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Introdução à Filosofia

 

01/09/2008

Autor e Coautor(es)
ROSANGELA MENTA MELLO
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TELEMACO BORBA - PR WOLFF KLABIN CE E FUND MED NOR E PROF

EZIQUIEL MENTA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Filosofia Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nesta atividade de introdução ao estudo da Filosofia os estudantes vão poder distinguir o pensamento filosófico do senso comum, estabelecendo relações com o seu cotidiano. Compreender o conceito de filosofia e sua importância na história da humanidade.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula
1 PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO



Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos sabem sobre a filosofia. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre as concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir?



2. PROBLEMATIZAÇÃO:



Diante das questões levantadas pela turma, irão surgir várias concepções sobre o que seja Filosofia. É importante neste momento, que o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.

Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma sobre o tema:

• Dimensão filosófica: O que é filosofia? Existem várias maneiras de pensar a filosofia? Existe uma classificação para as formas de pensar?
• Dimensão histórica: Quando surgiu a filosofia? Qual a importância da filosofia para a humanidade?
• Dimensão social: Qual o papel da filosofia na sociedade brasileira, em minha comunidade, na escola?
• Dimensão científica: Existe relação entre o pensamento filosófico e a ciência?


3 INTRUMENTALIZAÇÃO:



Passe este pensamento no quadro de giz:

"Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto, de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos..." (DESCARTES apud COTRIN, 1999, p. 47)

Vamos discutir esse pensamento de Descartes:

• Quem concorda com ele?
• O que o levou a concordar ou discordar?
• Porque esta angústia nos invade os pensamentos? Essa incerteza sobre o que é ou não certo?
• A humanidade sempre teve a mesma forma de pensar?
• Como evolui o pensamento?
• Qual a relação do pensamento do senso comum com o filosófico?

Vamos assistir o ví deo do Youtube, sobre "O que é Filosofia", apresentado pelo Prof. Paulo Ghiraldelli, disponível em http://br.youtube.com/watch?v=fGxrFw9RBQk

• Diante da apresentação do Filósofo, o que é Filosofia?
• Como nos distanciamos do mundo para compreender se nos preocupamos com coisas banais ou não?
• Quem pode filosofar? Todos nós ou apenas os filósofos?
• Quantas vezes nos espantamos diante de tantos problemas da sociedade?
• Como o personagem "Mafalda" nos leva a pensar, será que não estamos esperando algo muito complexo da Filosofia?

Estas discussões certamente vão levar os estudantes a perceberem que todos nós, de certa forma, temos um princípio de filosofia em nossos pensamentos, mas nos falta o conhecimento para que possamos argumentar sobre nossa opinião de forma mais consistente.

À medida que o ser humano passa a conhecer a evolução do pensamento do homem, suas principais idéias, correntes teóricas, a relação do pensamento com o momento histórico-cultural, vamos compreendendo a organização do mundo atual.

Quando Ghiraldelli nos chama a atenção para a desbanalização do banal, ele propõe uma iniciação filosófica acessível a qualquer nível de estudante.

Precisamos refletir sobre nossas idéias:

  • Será que não somos carregados de preconceitos?
  • O nosso orgulho e vaidade nos deixa refletir sobre o que concebemos como certo ou errado?
  • A dúvida é importante?

Voltando um pouco nas questões levantadas na problematização, proponha aos estudantes uma atividade de pesquisa on-line, utilizando a metodologia de webquest, sugerimos ao professor esta metodologia, pois possibilita o estudante seguir um roteiro de sites, pré-selecionados por você, de forma que estes não se percam diante de tantas informações na internet, organize a tarefa e as demais atividades propostas. Sugerimos que utilize o site da Escolabr http://www.escolabr.com/portal/modules/planet/ para criar e postar sua webquest em http:// www.livre.escolabr.com/ferram entas/wq/ , onde há orientações para esse processo, e o site é gratuito. Você poderá utilizar a webquest “Introdução à filosofia” ou criar uma de acordo com as necessidades de sua turma.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/520/imagens/WQ1.jpg

Lembre-se de sempre solicitar aos estudantes que registrem em seus cadernos suas idéias, por mais banais que possam parecer, desde o início das atividades, como se fosse um diário, pois é apartir delas que ele perceberá o quanto mudou sua forma de pensar, quais os conteúdos mais significativos desta aula. É uma forma de se auto-avaliar, posteriormente.

  

Atividade de aprofundamento teórico:



Sites:

 

 

4 CATARSE:



É chegado o momento em que o aluno expressa a solução encontrada no problema inicial. Passaremos a elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental. Os estudantes deverão elaborar um texto dissertativo que expresse suas reflexões sobre o tema proposto.


5 PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO:



A questão do pensar filosoficamente é um tema que merece ser discutido e entendido por todos. É muito importante, neste momento, que cada indivíduo faça uma reflexão sincera e expresse suas idéias.

Vamos pesquisar os provérbios, frases e ditos populares mais comuns e relacioná-los com o com os preconceitos existentes, ditos do senso comum e o conhecimento filosófico.
 

Pense:

  • O que podemos fazer para despertar a consciência crítica nas pessoas?
  • Como podemos levar a nossa comunidade perceber que temos muitas idéias equivocadas?
  • Vamos organizar cartazes fazendo nossas proposições?

 

Visite os sites abaixo:


• Provérbios classificados por categorias: http://www.pititi.com/passatempos/proverbios/proverbios.htm
• Ditos populares ilustrados: http://www.culturabrasil.pro.br/literais.htm
• Perguntas cretinas: arquivo de ditados populares: http://www.perguntascretinas.com.br/piadas/humor/ditados-populares/
• Ditos populares e seus significados: http://www.geocities.com/sylviosalema/filhos_do_rei/frases.html
• Entendendo os ditos populares: http://www.saopaulominhacidade.com.br/list.asp?ID=1258


REFERÊNCIA BILBIOGRÁFICA



COTRIN, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: ser, saber e faz er. São Paulo: Saraiva, 1999.

 

AUTO-AVALIAÇÃO

 

Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto-ava liação e indique o nível em que se en quadra. É opcional colocar valores em cada nível.

Como você, situa-se diante das seguintes questões?

INICIANTE: 4,0 pontos - Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas

APRENDIZ: 6,0 pontos - Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos.

PROFISSIONAL: 8,0 pontos - Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo a concepção de vários filósofos e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema.

MESTRE: 10,0 pontos - Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo a concepção de vários filósofos e apresentou argumentos sensacionais para fundamentar sua opinião sobre o tema

 

Recursos Complementares
EscolaBr: Site que disponibiliza muitas webquest: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/ Ministério da Educação: Webquest: http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php Gilian Cristina Barros – Artigo sobre Webquest: http://www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf
Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o processo de formação de conceitos nos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos e uma mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere à superação de idéias do senso comum para a dimensão filosófica. O professor acompanhará a leitura das produções dos estudantes, fazendo as intervenções necessárias, sugerindo leituras e a retomada de conteúdos, se necessário.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 35 classificações

  • Cinco estrelas 28/35 - 80%
  • Quatro estrelas 5/35 - 14.29%
  • Três estrelas 1/35 - 2.86%
  • Duas estrelas 0/35 - 0%
  • Uma estrela 1/35 - 2.86%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Júlio César Rodrigues Silva, Escola Estadual Rocca Dordall , São Paulo - disse:
    juliocs49@hotmail.com

    05/12/2015

    Quatro estrelas

    Ótima aula, foi de grande proveito para me auxiliar na elaboração do trabalho docente.


  • Claiton Prinzo, Escola Inácio Montanha , Rio Grande do Sul - disse:
    claiton.prinzo@gmail.com

    20/03/2015

    Cinco estrelas

    Excelente! Parabéns! Um abraço


  • Maria de Fátima Lima Martins, Barjonas Lobão , Maranhão - disse:
    maria_flm@hotmail.com

    01/12/2014

    Quatro estrelas

    Muito boa sua aula.


  • Elisabete, Anhanguera , São Paulo - disse:
    emabattistini@yahoo.com.br

    26/05/2014

    Cinco estrelas

    Excelente aula, estou iniciando, o conteúdo irá me ajudar muito.


  • Silma albuquerque, s.,d d,v , Maranhão - disse:
    Silma.albuquerque.@hotmeiu.com

    19/05/2014

    Cinco estrelas

    bom demais esta aula


  • lilian, CEF Vila Areal , Distrito Federal - disse:
    lilians299@gmail.com

    14/04/2014

    Quatro estrelas

    gostei muito da sua aula!!!


  • Jorge, SEDF , Distrito Federal - disse:
    jorgeribe@gmail.com

    11/02/2014

    Cinco estrelas

    Muito bem colocado o tema.


  • César Romero A. das Neves, EREM Desembargador Renato Fonseca , Pernambuco - disse:
    carneves28@hotmail.com

    16/01/2014

    Cinco estrelas

    Excelente material para ser trabalhado na série inicial do Ensino Médio. Parabéns! Sucesso.


  • Valmir Jose de Sousa, Sociedade Beneficente Sta. Rita de Cássia , Piauí - disse:
    valmirjoseinstitutoprosaberpi@gmail.com

    12/09/2013

    Cinco estrelas

    Quero externar minha total alegria em perceber, no método do Prof. Ghiraldeli, a medida para o aprendizado de maneira lúdica e simples. Hoje, mais do que nunca, precisamos de métodos que prendam a atenção e leve a participação do nosso estudante em sala de aula. Obrigado, professor.


  • maria elizete de oliveira , semusa , Piauí - disse:
    elizeteoliveira_59@hotmail.com.br

    03/06/2013

    Cinco estrelas

    ótima estratégia para explicar o que é filosofia para quem não sabe parabéns


  • Cherska, Angola - disse:
    lucerciadesousa@gmail.com

    03/05/2013

    Quatro estrelas

    Qual foi a contribuição de Aristóteles, filósofo grego, na criação da lógica como ramo autónomo da filosofia.


  • Elis Regina, CEMER , Ceará - disse:
    elisreginac@yahoo.com.br

    28/04/2013

    Cinco estrelas

    Excelente proposta de trabalho. Gostei!!


  • ALUNO UNI, FSM , Paraíba - disse:
    yahoo.ar@hotmail.com

    18/08/2012

    Cinco estrelas

    SOU ALUNO DO CURSO SERVIÇO SOCIAL DA FSM EM CAJAZEIRAS PB. ESTA DISCIPLINA É APLICADA AQUI NO PRIMEIRO SEMESTREO CURSO SÓ QUE HÁ UMA PEQUENAS DIFERENÇAS BASICAS ENTRE O CONTEUDO LINDO AQUI NO SITE.


  • rafael, Bósnia e Herzegovina - disse:
    afds@hotmail.com

    26/03/2012

    Uma estrela

    EscolaBr: Site que disponibiliza muitas webquest: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/ Ministério da Educação: Webquest: http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php Gilian Cristina Barros – Artigo sobre Webquest: http://www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf Avaliação A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o processo de formação de conceitos nos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do di


  • isabella, pessoa fisica , São Paulo - disse:
    aris.assuncao@hotmail.com

    12/03/2012

    Cinco estrelas

    Parabens, gostei do plano escolar.


  • Daisy Mattos, Colégio Estadual Caetano Belloni , Rio de Janeiro - disse:
    daisy.mattos@hotmail.com

    25/02/2012

    Cinco estrelas

    Excelente!As explicações com conteúdos simples e ilustrados com as tiras da Mafalda .Parabéns!Sua ajuda é fundamental para professores como eu que gosta de ensinar de maneira acessível a todos.Meus alunos agradecem.


  • José Aparecido, EE Apolonio Bouret , Mato Grosso - disse:
    aparecidovieiraj@yahoo.com

    31/08/2011

    Cinco estrelas

    Ótima aula


  • cacau, escola , Mato Grosso - disse:
    claudiacanarana@hotmail.com

    09/08/2011

    Cinco estrelas

    otima aula parao meu entendimento e aprendizagem!


  • maria, colegio estadual joão XXIII , Paraná - disse:
    maria-b-lima@hotmail.com

    13/07/2011

    Cinco estrelas

    muito EXCELENTE!


  • Rose cristina lopes da silva Carvalho ferreira, EE DE CONSELHEIRO PENA , Minas Gerais - disse:
    prof.rose2009@hotmail.com

    10/02/2011

    Cinco estrelas

    Especial. Parabéns!


  • Ramires Fonseca Silva, INSTITUTO SOCIAL DA BAHIA , Bahia - disse:
    ramiresfs@hotmail.com

    14/06/2010

    Três estrelas

    Caros, como uma introdução ao filosofar, acredito ser coerente as estatégias propostas pela colega na busca de provocar o estudante a refletir sobre a configuração da Filosofia. Parabéns.


  • DEBORAH ADRIANA TONINI MARTINI CESAR, LEONICE DE AQUINO OLIVEIRA , São Paulo - disse:
    mundodedeborah@gmail.com

    05/06/2010

    Cinco estrelas

    Bastante interessante e interativa.


  • tita lira, Centro Educacional Criança Feliz , Maranhão - disse:
    titalagodapedra@hotmail.com

    31/03/2010

    Cinco estrelas

    muito bom, pra mim que vou trabalhar pela primeira vez com filosofia vai ser d +


  • Maria corina da Conceição, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E DO DESPORTO , Alagoas - disse:
    corina_conceicao@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da forma como foi construinda a aula. Noas ajuda muito a utilizar as tecnologias na sala de aula e incluir na vida escola doas alunos o uso da intenet com sites orientados.


  • Maria Teresinha Lourenço Piñeiro, EEB SANTOS DUMONT , Santa Catarina - disse:
    pineiro.jl@pop.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    De uma forma clara e objetiva, é esclarecido o que é filosofia. Muitas vezes tentamos explicar para os alunos e no momento da aula eles falam que entenderam, porém na próxima aula sempre tem algum perguntando e pedindo esclarecimentos sobre o que realmente é a filosofia.


  • Ana Suely Ramos Feijó, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    suefeijo@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei maravilhoso o video do Prof. Paulo Ghiraldelli sobre o que é Filosofia, onde ele fala sobre a banalização utilizando quadrinhos da Mafalda. Além de divertido dá margem para a reflexão.


  • CICELAINE GLAYSE AZEVEDO SILVA COUTO, CESEC PROFA ZAIRA B TEIXEIRA , Minas Gerais - disse:
    cicebd@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Tema bastante abrangente


  • ROSANGELA MENTA MELLO, WOLFF KLABIN C E E FUND MEDIO NORMAL , Paraná - disse:
    rosangelamenta@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta aula foi baseada no roteiro proposto pelo Prof. João Luiz Gasparin. Livro: GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados, 2007.


  • gisely maria de rezende melo, Nély Amaral , Minas Gerais - disse:
    gmrezendemelo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente, de fácil compreensão


  • DEOCLECIO TADEU ALVES BARROSO, ESCOLA DOM CARLOS COELHO , Pernambuco - disse:
    dadeoclecio@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O EDUCADOR COMPROMETIDO COM A MUDANÇA DE PARADIGMA DO CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO É DESAFIADO A TORNAR AS AULAS UM MOMENTO AGRADÁVEL E MÁGICO QUE SEJA UNICO E CONTRIBUA PARA O DESEJO DO ALUNO BUSCAR DESENVOLVER SUAS CAPACIDADES. PARABÉNS PELA COMPANHEIRA QUE PARTILHOU DAS SUAS EXPERIENCIAS DE SALA DE AULA QUE COM CERTEZAS PRODUZIRÁ MUITOS FRUTOS, TENDO PRESENTE AS CARACTERISTICAS DIVERSAS DOS EDUCADORES E EDUCANDOS... VALEU!!


  • rosiane aparecida bessa, ANTONIO BARREIROS PROF , São Paulo - disse:
    roabessa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula! Didatica e promove a compreensao dos alunos!!!


  • HAROLDO BORGES, NTE/CEFAPRO - (São Félix do Araguaia) , Mato Grosso - disse:
    haroldobg@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito do plano de aula para trabalhar o tema "introdução à filosofia. Uma observação é a de que duas aulas sejam insuficientes para explorar todas as possibilidades sugeridas no roteiro.


  • Marileide santos Almeida, EE JOSE GORUTUBA , Minas Gerais - disse:
    marileidevida@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela sugestão de aula. Gostei muito e com a sua autorização gostaria de executá-la. Sou professora de Filosofia a pouco tempo e disponho de pouco material. Trabalho com alunos do Ensino Médio.


  • EDSON MENDES, ESCOLA ESTADUAL PEDRO GARDES , Mato Grosso - disse:
    P.EMS@HOTMAIL.COM

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI.....


  • maria cristina baiao poggiali gasparoni, SRE - UBÁ , Minas Gerais - disse:
    crisbaiao@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente! Estou trabalhando na área da Filosofia da Educação da escola infantil curso normal.Gostaria de sugestões. obrigada. Paz e Bem! Cristina


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