01/09/2008
EZIQUIEL MENTA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Filosofia | Lógica e filosofia geral: problemas metafísicos |
Iniciar as atividades dialogando com os estudantes, no sentido de registrar o que os alunos sabem sobre a filosofia. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre as concepções dos alunos sobre o tema proposto. A seguir, Professor, anote quais as curiosidades que os estudantes possuem sobre o tema e o que gostariam de discutir?
Diante das questões levantadas pela turma, irão surgir várias concepções sobre o que seja Filosofia. É importante neste momento, que o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.
Sugestões de questões que podem ser colocadas no quadro de giz para incentivar a turma sobre o tema:
• Dimensão filosófica: O que é filosofia? Existem várias maneiras de pensar a filosofia? Existe uma classificação para as formas de pensar?
• Dimensão histórica: Quando surgiu a filosofia? Qual a importância da filosofia para a humanidade?
• Dimensão social: Qual o papel da filosofia na sociedade brasileira, em minha comunidade, na escola?
• Dimensão científica: Existe relação entre o pensamento filosófico e a ciência?
Passe este pensamento no quadro de giz:
"Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto, de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos..." (DESCARTES apud COTRIN, 1999, p. 47)
Vamos discutir esse pensamento de Descartes:
• Quem concorda com ele?
• O que o levou a concordar ou discordar?
• Porque esta angústia nos invade os pensamentos? Essa incerteza sobre o que é ou não certo?
• A humanidade sempre teve a mesma forma de pensar?
• Como evolui o pensamento?
• Qual a relação do pensamento do senso comum com o filosófico?
Vamos assistir o ví deo do Youtube, sobre "O que é Filosofia", apresentado pelo Prof. Paulo Ghiraldelli, disponível em http://br.youtube.com/watch?v=fGxrFw9RBQk
• Diante da apresentação do Filósofo, o que é Filosofia?
• Como nos distanciamos do mundo para compreender se nos preocupamos com coisas banais ou não?
• Quem pode filosofar? Todos nós ou apenas os filósofos?
• Quantas vezes nos espantamos diante de tantos problemas da sociedade?
• Como o personagem "Mafalda" nos leva a pensar, será que não estamos esperando algo muito complexo da Filosofia?
Estas discussões certamente vão levar os estudantes a perceberem que todos nós, de certa forma, temos um princípio de filosofia em nossos pensamentos, mas nos falta o conhecimento para que possamos argumentar sobre nossa opinião de forma mais consistente.
À medida que o ser humano passa a conhecer a evolução do pensamento do homem, suas principais idéias, correntes teóricas, a relação do pensamento com o momento histórico-cultural, vamos compreendendo a organização do mundo atual.
Quando Ghiraldelli nos chama a atenção para a desbanalização do banal, ele propõe uma iniciação filosófica acessível a qualquer nível de estudante.
Precisamos refletir sobre nossas idéias:
Voltando um pouco nas questões levantadas na problematização, proponha aos estudantes uma atividade de pesquisa on-line, utilizando a metodologia de webquest, sugerimos ao professor esta metodologia, pois possibilita o estudante seguir um roteiro de sites, pré-selecionados por você, de forma que estes não se percam diante de tantas informações na internet, organize a tarefa e as demais atividades propostas. Sugerimos que utilize o site da Escolabr http://www.escolabr.com/portal/modules/planet/ para criar e postar sua webquest em http:// www.livre.escolabr.com/ferram entas/wq/ , onde há orientações para esse processo, e o site é gratuito. Você poderá utilizar a webquest “Introdução à filosofia” ou criar uma de acordo com as necessidades de sua turma.
Lembre-se de sempre solicitar aos estudantes que registrem em seus cadernos suas idéias, por mais banais que possam parecer, desde o início das atividades, como se fosse um diário, pois é apartir delas que ele perceberá o quanto mudou sua forma de pensar, quais os conteúdos mais significativos desta aula. É uma forma de se auto-avaliar, posteriormente.
É chegado o momento em que o aluno expressa a solução encontrada no problema inicial. Passaremos a elaboração teórica da síntese, isto é, da nova postura mental. Os estudantes deverão elaborar um texto dissertativo que expresse suas reflexões sobre o tema proposto.
A questão do pensar filosoficamente é um tema que merece ser discutido e entendido por todos. É muito importante, neste momento, que cada indivíduo faça uma reflexão sincera e expresse suas idéias.
Vamos pesquisar os provérbios, frases e ditos populares mais comuns e relacioná-los com o com os preconceitos existentes, ditos do senso comum e o conhecimento filosófico.
Pense:
Visite os sites abaixo:
• Provérbios classificados por categorias: http://www.pititi.com/passatempos/proverbios/proverbios.htm
• Ditos populares ilustrados: http://www.culturabrasil.pro.br/literais.htm
• Perguntas cretinas: arquivo de ditados populares: http://www.perguntascretinas.com.br/piadas/humor/ditados-populares/
• Ditos populares e seus significados: http://www.geocities.com/sylviosalema/filhos_do_rei/frases.html
• Entendendo os ditos populares: http://www.saopaulominhacidade.com.br/list.asp?ID=1258
COTRIN, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: ser, saber e faz er. São Paulo: Saraiva, 1999.
Toda a atividade precisa ser acompanhada, no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração mental diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto-ava liação e indique o nível em que se en quadra. É opcional colocar valores em cada nível.
Como você, situa-se diante das seguintes questões?
INICIANTE: 4,0 pontos - Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas
APRENDIZ: 6,0 pontos - Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos.
PROFISSIONAL: 8,0 pontos - Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo a concepção de vários filósofos e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema.
MESTRE: 10,0 pontos - Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo a concepção de vários filósofos e apresentou argumentos sensacionais para fundamentar sua opinião sobre o tema
Quatro estrelas 35 classificações
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05/12/2015
Quatro estrelasÓtima aula, foi de grande proveito para me auxiliar na elaboração do trabalho docente.
20/03/2015
Cinco estrelasExcelente! Parabéns! Um abraço
01/12/2014
Quatro estrelasMuito boa sua aula.
26/05/2014
Cinco estrelasExcelente aula, estou iniciando, o conteúdo irá me ajudar muito.
19/05/2014
Cinco estrelasbom demais esta aula
14/04/2014
Quatro estrelasgostei muito da sua aula!!!
11/02/2014
Cinco estrelasMuito bem colocado o tema.
16/01/2014
Cinco estrelasExcelente material para ser trabalhado na série inicial do Ensino Médio. Parabéns! Sucesso.
12/09/2013
Cinco estrelasQuero externar minha total alegria em perceber, no método do Prof. Ghiraldeli, a medida para o aprendizado de maneira lúdica e simples. Hoje, mais do que nunca, precisamos de métodos que prendam a atenção e leve a participação do nosso estudante em sala de aula. Obrigado, professor.
03/06/2013
Cinco estrelasótima estratégia para explicar o que é filosofia para quem não sabe parabéns
03/05/2013
Quatro estrelasQual foi a contribuição de Aristóteles, filósofo grego, na criação da lógica como ramo autónomo da filosofia.
28/04/2013
Cinco estrelasExcelente proposta de trabalho. Gostei!!
18/08/2012
Cinco estrelasSOU ALUNO DO CURSO SERVIÇO SOCIAL DA FSM EM CAJAZEIRAS PB. ESTA DISCIPLINA É APLICADA AQUI NO PRIMEIRO SEMESTREO CURSO SÓ QUE HÁ UMA PEQUENAS DIFERENÇAS BASICAS ENTRE O CONTEUDO LINDO AQUI NO SITE.
26/03/2012
Uma estrelaEscolaBr: Site que disponibiliza muitas webquest: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/ Ministério da Educação: Webquest: http://www.webeduc.mec.gov.br/webquest/index.php Gilian Cristina Barros – Artigo sobre Webquest: http://www.gilian.escolabr.com/textos/webquest_giliancris.pdf Avaliação A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o processo de formação de conceitos nos estudantes, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, através do di
12/03/2012
Cinco estrelasParabens, gostei do plano escolar.
25/02/2012
Cinco estrelasExcelente!As explicações com conteúdos simples e ilustrados com as tiras da Mafalda .Parabéns!Sua ajuda é fundamental para professores como eu que gosta de ensinar de maneira acessível a todos.Meus alunos agradecem.
31/08/2011
Cinco estrelasÓtima aula
09/08/2011
Cinco estrelasotima aula parao meu entendimento e aprendizagem!
13/07/2011
Cinco estrelasmuito EXCELENTE!
10/02/2011
Cinco estrelasEspecial. Parabéns!
14/06/2010
Três estrelasCaros, como uma introdução ao filosofar, acredito ser coerente as estatégias propostas pela colega na busca de provocar o estudante a refletir sobre a configuração da Filosofia. Parabéns.
05/06/2010
Cinco estrelasBastante interessante e interativa.
31/03/2010
Cinco estrelasmuito bom, pra mim que vou trabalhar pela primeira vez com filosofia vai ser d +
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da forma como foi construinda a aula. Noas ajuda muito a utilizar as tecnologias na sala de aula e incluir na vida escola doas alunos o uso da intenet com sites orientados.
24/03/2010
Cinco estrelasDe uma forma clara e objetiva, é esclarecido o que é filosofia. Muitas vezes tentamos explicar para os alunos e no momento da aula eles falam que entenderam, porém na próxima aula sempre tem algum perguntando e pedindo esclarecimentos sobre o que realmente é a filosofia.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei maravilhoso o video do Prof. Paulo Ghiraldelli sobre o que é Filosofia, onde ele fala sobre a banalização utilizando quadrinhos da Mafalda. Além de divertido dá margem para a reflexão.
24/03/2010
Quatro estrelasTema bastante abrangente
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula foi baseada no roteiro proposto pelo Prof. João Luiz Gasparin. Livro: GASPARIN, João Luiz. Uma didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados, 2007.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente, de fácil compreensão
24/03/2010
Cinco estrelasO EDUCADOR COMPROMETIDO COM A MUDANÇA DE PARADIGMA DO CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO É DESAFIADO A TORNAR AS AULAS UM MOMENTO AGRADÁVEL E MÁGICO QUE SEJA UNICO E CONTRIBUA PARA O DESEJO DO ALUNO BUSCAR DESENVOLVER SUAS CAPACIDADES. PARABÉNS PELA COMPANHEIRA QUE PARTILHOU DAS SUAS EXPERIENCIAS DE SALA DE AULA QUE COM CERTEZAS PRODUZIRÁ MUITOS FRUTOS, TENDO PRESENTE AS CARACTERISTICAS DIVERSAS DOS EDUCADORES E EDUCANDOS... VALEU!!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente aula! Didatica e promove a compreensao dos alunos!!!
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito do plano de aula para trabalhar o tema "introdução à filosofia. Uma observação é a de que duas aulas sejam insuficientes para explorar todas as possibilidades sugeridas no roteiro.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela sugestão de aula. Gostei muito e com a sua autorização gostaria de executá-la. Sou professora de Filosofia a pouco tempo e disponho de pouco material. Trabalho com alunos do Ensino Médio.
24/03/2010
Cinco estrelasADOREI.....
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente! Estou trabalhando na área da Filosofia da Educação da escola infantil curso normal.Gostaria de sugestões. obrigada. Paz e Bem! Cristina