21/09/2013
Giandréa Reuss Strenzel.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Reconhecer e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora de identidade;
• Avançar em seu processo de controle dos esfíncteres;
• Desenvolver respeito e cuidado em relação ao seu e ao corpo do outro;
• Desenvolver hábitos de higiene corporal;
• Desfrutar de momentos lúdicos e imaginativos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeiras considerações:
Essa aula foi pensada para trabalhar a questão do desfralde das crianças na escola. Geralmente, quando a criança está com idade aproximada de 2 anos, começa-se a pensar se já não é hora de ela deixar de usar fraldas. Mas destacamos que a idade cronológica não é o fator principal para iniciar esse processo com a criança. Mais importante do que a idade, são as capacidades que ela precisa desenvolver para iniciar o controle dos esfíncteres, tais como: perceber sua necessidade de fazer xixi e cocô e saber comunicá-la ao adulto; entender o que o adulto quer ao conduzi-la ao banheiro; conseguir manter-se sentada no penico sem a ajuda do adulto. Outro aspecto a ser levado em consideração, é iniciar o desfralde em uma época do ano mais quente, como primavera ou verão; além de ter o cuidado de não iniciar junto com outras mudanças na rotina da criança, como a retirada da chupeta ou o ingresso na escola, por exemplo. É muito importante que haja uma conversa prévia entre família e escola, no sentido de iniciarem o desfralde juntas e conduzirem o processo por meio de atitudes semelhantes: Ter paciência com a criança, convida-la constantemente a ir ao banheiro, destacar fatores relacionados a higiene e ter em mente que esse é um processo que pode levar algum tempo, variando de criança para criança.
Como as crianças de um mesmo grupo geralmente estão em um processo de desenvolvimento similar, constantemente as professoras dos grupos 2 e 3 (crianças entre 18 meses e 3 anos), deparam-se com esse processo do desfralde, incluindo várias crianças nele ao mesmo tempo. Foi pensando nisso que elaboramos essa aula, propondo algumas atividades e situações que pudessem orientar e contribuir para esse período.
Primeiro Momento: Conversa e história
Materiais: tapete, almofadas, livro de histórias.
Duração: aproximadamente 30 minutos
Organize a sala com tapete e almofadas, de maneira acolhedora e convidativa para uma história. Sente-se em roda com as crianças e mostre a história escolhida: Hora de Usar o Peniquinho. Essa é uma história muito interessante que trata, de maneira divertida, exatamente sobre a questão do desfralde, mas tendo como personagem principal um ursinho, que está na mesma idade das crianças e passando pela mesma experiência. Após a contação, as crianças poderão fazer comentários sobre a história e a professora, deverá conduzir a conversa no sentido de ajudá-las a compreender que assim como o ursinho, elas também já não precisam mais usar fraldas, pois agora estão crescendo, começando a deixar de ser bebês e tornando-se meninas e meninos. Portanto, começarão a usar calcinhas e cuequinhas, e ir ao banheiro para fazer xixi e cocô. Fale também sobre a importância da higiene nesse momento, e que algumas vezes o cocô e o xixi podem escapar, mas não tem problema, pois assim como o ursinho, eles também estão aprendendo a controlar seu corpo.
Fonte: Foto, arquivo institucional -NDI- 2013
Fotografia: Roseli Cunha
Segundo Momento: Confeccionando fraldinhas para os bebês (bonecas)
Materiais: TNT, cola quente, tesoura e velcro.
Duração: aproximadamente 1 hora para a confecção de 5 fraldas.
Essa etapa da proposta deve ser desenvolvida individualmente pelo professor. A ideia dessa proposta é organizar um espaço na sala onde as crianças possam brincar de ajudar os bebês (bonecas) a aprenderem a fazer xixi e cocô no penico e não mais na fralda. Para isso vamos confeccionar fraldas para os bebês e também peniquinhos. Para fazer as fraldas, corte o TNT no formato de uma fralda, mas um pouco menor, dependendo do tamanho das bonecas. Em seguida cole nas quatro pontas da fralda, pedaços de velcro, conforme a ilustração.
Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI- 2013
Fotografia: Roseli Cunha
Para confeccionar o peniquinho utilize pequenas caixas de papelão, fazendo uma abertura em cima e colando um papel arredondado em sua extremidade conforme ilustração.
Fonte: Foto, arquivo institucional -NDI- 2013
Fotografia: Roseli Cunha
Terceiro Momento: Organizando o cantinho dos bebês
Materiais: As fraldas e os peniquinhos confeccionadas, bonecas, algodão, trocadores, toalhas higiênicas, banheirinhas, bercinhos ou paninhos para os bebês dormirem, pequenos frascos com hidratante.
Duração: 30 minutos para separar os materiais e 30 para organizar o espaço.
Escolha na sala um espaço que achar apropriado para organizar a brincadeira. Ali vá montando o cenário, de forma que fique atrativo para as crianças e que tenha espaço para estas se movimentarem a vontade. Organize um espaço com o trocador, as fraldas, hidratante e algodão; outro com os peniquinhos e um com as caminhas, para os bebês dormirem depois de limpinhos. Veja ilustração.
Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI- 2013
Fotografia: Roseli Cunha
Quarto Momento: Brincando de ensinar os bebês a fazerem xixi e cocô no penico.
Materiais: cenário organizado pelo professor.
Duração: aproximadamente 40 minutos.
Após o espaço organizado, convide as crianças para brincarem. É importante que haja um bebê para cada criança. Explique para as crianças que é preciso conversarem com os bebês e explicarem que eles não precisam mais usar fralda. Depois convide as crianças a tirar as fraldas dos bebês e conduzi-las até os peniquinhos. Deixe que as crianças brinquem livremente com os bebês, mas vá trazendo novos elementos para a brincadeira, por meio de perguntas e observações, que ajudem as crianças a perceberem a dinâmica do processo de desfralde.
Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI- 2013
Fotografia: Roseli Cunha
OBS: Esse cenário pode ficar montado na sala durante alguns dias, e a brincadeira pode acontecer novamente, tanto por meio da mediação do professor, como de maneira espontânea por parte das crianças; agora que já reuniram elementos suficientes para desenvolver essa brincadeira.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41181 Organização de espaço da sala de aula: como/o que fazer.
Literatura utilizada na aula: CORDEROY, Tracey. Hora de Usar o Peniquinho! Ciranda Cultural. São Paulo, 2012.
A avaliação se dará de forma contínua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, serão realizados observações e registros diários, que auxiliarão o professor, ao final de cada dia, avaliar se, e o quanto a criança se envolveu na atividade proposta: quais os momentos que mais participou, como relacionou-se com os colegas. A história e a brincadeira ajudaram a criança em seu processo de desfralde? Essa brincadeira influenciou, a partir de novos elementos disponíveis no espaço escolar, nos processos criativos e imaginativos das crianças? Contribuiu para a ampliação da noção de higiene? Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar também sua prática pedagógica.
Cinco estrelas 1 classificações
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27/05/2014
Cinco estrelasexcelentes ideias, pois esse momento de transição exige bastante cuidado, paciência dos profissionais e da família tb. E dessa forma como foi apresentada o lúdico está presente facilitando a aprendizagem da cç.