Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Geografia dos supermercados: a localização dos produtos influencia nossa decisão de compra?

 

13/09/2013

Autor e Coautor(es)
IZABEL CASTANHA GIL
imagem do usuário

ADAMANTINA - SP EUDECIO LUIZ VICENTE PROF ETE

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer a organização espacial de um supermercado e os interesses que permeiam essa organização.

Reconhecer características comportamentais dos consumidores, como elas são captadas pelos fabricantes ou como elas podem contribuir para a independência e o consumo consciente.

Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Modo capitalista de produção: conceito, histórico e características

A formação da sociedade de consumo: histórico e características

Estratégias e recursos da aula

Aula sugerida para a 1ª série do ensino médio. Para esta atividade sugere-se a participação dos professores de Matemática, Língua portuguesa, Sociologia e Artes.

Atividade 1

Super11

http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-comida-para-colorir.html

O texto base para esta aula está disponível em espanhol, sugerindo um trabalho em conjunto com o professor desse idioma. Caso a escola não ofereça essa disciplina, o professor de Geografia poderá auxiliar os alunos na compreensão do texto, contando com o apoio de tradutores online.O título da matéria é Geografía de un súper: qué "secretos" esconde la ubicación de los productos y cómo influyen en sus decisiones de compra e olink para acesso ao texto éhttp://marketing.iprofesional.com/notas/136384-Geografa-del-supermercado-qu-secretos-esconde-la-ubicacin-de-los-productos-y-cmo-influyen-en-sus-decisiones-de-compra. O acesso a um tradutor online pode ser feito em http://tradutor.babylon.com/.

 

Caso os alunos não disponham de um computador ou de um tradutor online sugerem-se as seguintes fontes, em português, que tratam de assuntos semelhantes:

1- A influência do merchandising no comportamento de compra de produtos de higiene pessoal, disponível em http://www.ead.fea.usp.br/semead/13semead/resultado/trabalhosPDF/737.pdf

2- A ciência que faz você comprar mais, disponível em http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI317687-17579,00-A+CIENCIA+QUE+FAZ+VOCE+COMPRAR+MAIS.html

 

O professor deverá entregar o texto impresso ou solicitar que os alunos o acessem no laboratório de informática. Para o aproveitamento da leitura em espanhol, a leitura deverá ser feita vagarosamente, com a ajuda de um dicionário de espanhol impresso ou com o tradutor online e os alunos deverão anotar a tradução de palavras desconhecidas. Em grupos de dois alunos, eles deverão responder o roteiro a seguir:

1- Você costuma fazer compras em supermercados? Já havia observado a disposição dos produtos nas prateleiras e no espaço geral daquele ambiente?

2- Identifique as características apontadas no texto para a distribuição dos produtos.

3- Quem define essa distribuição espacial: o dono do supermercado e seu gerente, os fabricantes, ou os consumidores? Por que?

4- Estabeleça uma relação entre o comportamento dos consumidores e a distribuição espacial dos produtos.

5- Identifique os espaços mais valorizados num supermercado. Por que?

6- A distribuição espacial das marcas ocorre de modo aleatório? Explique.

7- Muitas empresas estudam minuciosamente o comportamento dos consumidores em três momentos: antes, durante e depois das compras.

a) Como esses diferentes comportamentos influenciam a distribuição espacial dos produtos?

b) Qual é a intenção desses estudos?

8- As estratégias das marcas para escolha da melhor localização para seus produtos podem fazer diferença em

a) consumidores desinformados? Comente.

b) consumidores informados? Comente.

Quadro 1:Questões para interpretação do textoGeografía del supermercado: qué "secretos" esconde la ubicación de los productos y cómo influyen en sus decisiones de compra

Gil, Izabel Castanha (Org.)

As respostas serão anotadas no caderno do aluno e a socialização ocorrerá por meio de um debate, com a turma disposta num grande círculo. Todos devem participar, contando também suas experiências pessoais como consumidores.

Atividade 2

Super12

http://colunistas.ig.com.br/guilhermebarros/tag/comercio/

O professor deverá propor aos alunos, dispostos em grupo de quatro pessoas, que elaborem o croqui de um supermercado tendo como referência o texto que acabaram de ler. Para essa atividade, a integração com o professor de Artes facilita e enriquece o trabalho. Informações sobre elaboração de croqui podem ser acessadas emhttp://www.youtube.com/watch?v=NzxRZZYu9CQ

Caso haja possibilidade, o professor poderá propor a ida a um supermercado, quando os grupos confrontarão seus croquis com a organização espacial encontrada. A visita deverá ser agendada, pois os alunos precisarão circular pelo supermercado na condição de observadores e entrevistadores e tirar algumas fotos. Caso isso não seja possível, o professor poderá propor que os alunos realizem individualmente essa tarefa, em momento diferente do seu período escolar. Alerta-se para a necessidade de autorização para essa visita e, principalmente, para as fotos. Nesse caso, o professor deverá comunicar o proprietário sobre a visita dos alunos e solicitar autorização para as fotografias.

Além da observação, os alunos deverão entrevistar pessoas como: consumidores, funcionários, gerente, proprietário do estabelecimento e fornecedores. Se houver o consentimento, eles deverão fotografar aspectos que representem as constatações feitas durante a leitura. Algumas sugestões de questionamentos aos entrevistados estão dispostos no quadro 2.

Dona de casa experiente

1- Nome, idade e escolaridade da pessoa.

2- A senhora sempre vem a este supermercado? Por que?

3- Costuma trazer uma lista de compras ou já tem na cabeça o que deseja comprar?

4- A senhora mantém uma sequência de locais e produtos para a realização das compras ou cada dia começa por um lugar diferente? Por que?

5- A senhora compra sempre produtos das mesmas marcas ou gosta de variar? Por que?

6- O que mais chama sua atenção: preço, oferta, marca, ou outro fator?

7- Produtos como arroz, feijão, sal, alho, cebola, costumam ficar no fundo ou na lateral esquerda de quem entra no prédio. Saberia dizer por que?

8- A senhora sabe por que, geralmente, os refrigerantes e bebidas ficam do lado direito de quem entra no supermercado?

9- A senhora se sente atraída por produtos colocados próximo aos caixas, enquanto está aguardando para pagar a conta? Por que?

 

Funcionário

1- Nome e idade do funcionário.

2- Há quanto tempo trabalha neste supermercado? Qual é a sua função?

3- Você sabe quem define a localização espacial dos produtos dispostos nas prateleiras?

4- As pessoas pedem sua ajuda para localização dos produtos ou costumam saber onde estão?

5- Você saberia indicar alguma estratégia utilizada na distribuição dos produtos, que acabam resultando em maior quantidade de vendas?

6- Indique alguns hábitos dos consumidores quanto à escolha dos produtos, que você considera interessante.

 

 

 

 

 

 

 

Alguma pessoa visivelmente inexperiente

1- Nome, idade e escolaridade da pessoa.

2- Você sempre vem a este supermercado? Por que?

3- Costuma trazer uma lista de compras ou já tem na cabeça o que deseja comprar?

4- Você mantém uma sequência de locais e produtos para a realização das compras ou cada dia começa por um lugar diferente? Por que?

5- Você compra sempre produtos das mesmas marcas ou gosta de variar? Por que?

6- O que mais chama sua atenção: preço, oferta, marca, ou outro fator?

7- Produtos como arroz, feijão, sal, alho, cebola, costumam ficar no fundo ou na lateral esquerda de quem entra no prédio. Saberia dizer por que?

8- A senhora sabe por que, geralmente, os refrigerantes e bebidas ficam do lado direito de quem entra no supermercado?

9- A senhora se sente atraída por produtos colocados próximo aos caixas, enquanto está aguardando para pagar a conta? Por que?

 

 

Gerente ou dono do supermercado

1- Nome e idade do gerente ou proprietário.

2- Há quanto tempo trabalha ou é dono deste supermercado?

3- Quem define a localização espacial dos produtos dispostos nas prateleiras? Há marcas que fazem algum tipo de exigência? Comente.

4- A administração tem algum benefício com essas exigências?

5- As pessoas costumam pedir ajuda para localização dos produtos ou geralmente sabem onde estão?

6- Você saberia indicar alguma estratégia utilizada na distribuição dos produtos, que acabam resultando em maior quantidade de vendas?

7- Indique alguns hábitos dos consumidores quanto à escolha dos produtos, que você considera interessante.

8- Indique alguma iniciativa tomada pelos organizadores, que não deu o resultado esperado.

 

 

 

 

Repositor de estoque ou designer vinculado a algum fabricante

1- Nome, idade e escolaridade do profissional.

2- Qual é a sua função neste supermercado?

3- Para qual empresa você trabalha?

4- Quais critérios você utiliza para escolher o local onde colocará os produtos?

5- Há lugares mais e menos apropriados para os produtos? Explique.

6- A empresa paga para que seus produtos sejam colocados onde ela deseja?

7- Em relação à escolaridade e ao grau de informação, os consumidores têm reações diferentes quanto às estratégias de distribuição espacial dos produtos?

Itens para observação do comportamento dos consumidores

- Lado que as pessoas, espontaneamente, mais se dirigem quando entram no supermercado (direito, esquerdo ou centro).

- Se levam ou não uma lista de compra.

- Se iniciam suas compras por produtos de primeira necessidade, como alimentos básicos (arroz, feijão, óleo etc.) ou pelos chamados produtos supérfluos (refrigerantes, guloseimas etc.).

- Se observam o preço, o prazo de validade, a marca, ou se pegam o produto mecanicamente.

- Outros aspectos.

 

 

Quadro 3: Entrevistas com pessoas de diferentes perfis e segmentos

GIL, Izabel Castanha (Org.)

Além das entrevistas, os alunos deverão posicionar-se em pontos estratégicos do supermercado, de modo respeitoso e discreto, para observar o comportamento de alguns consumidores. Essa observação deverá ser feita num intervalo de, no máximo, dez minutos e descritas com detalhes. Eles deverão observar alguns hábitos, como: a) o lado que as pessoas, espontaneamente, mais se dirigem quando entram no supermercado (direito, esquerdo ou centro), b) se levam ou não uma lista de compra, c) se iniciam suas compras por produtos de primeira necessidade, como alimentos básicos (arroz, feijão, óleo etc.) ou pelos chamados produtos supérfluos (refrigerantes, guloseimas etc.), d) se observam o preço, o prazo de validade, a marca, ou se pegam o produto mecanicamente, entre outros itens.  

O professor de Matemática poderá contribuir indicando elementos que auxiliam na observação do lay-out do supermercado, tais ; como: a) altura, largura e profundidade das prateleiras; b) distância entre as gôndulas; c) área reservada para cada marca, entre outros.

O resultado das entrevistas deverá ser socializado por meio de um debate em sala de aula, com os alunos dispostos num grande círculo. O professor deverá estimular o relato das experiências vivenciadas, pois se trata também da construção de referenciais educacionais para a condição de consumidor dos adolescentes.

Atividade 3

Super13

http://gartic.uol.com.br/desenhos/microfone

Com a contribuição do professor de Artes, os alunos deverão organizar o lay-out de uma exposição no mural da escola utilizando os croquis, as fotografias tiradas no supermercado, e as sínteses impressas das informações adquiridas. Com o apoio da coordenação de área ou da direção, as fotos poderão ser impressas na secretaria da escola.

Em data pré-agendada com outros professores, os alunos ficarão ao lado do trabalho do seu grupo para explicar suas descobertas aos colegas. Essa atividade permitirá a interação e o compartilhamento do conhecimento, ao mesmo tempo em que servirá para estimular o exercício da comunicação oral e da síntese.

Atividade 4

Super14

Para encerramento da atividade o professor deverá solicitar que cada grupo redija uma síntese da experiência vivenciada e dos novos conhecimentos adquiridos, destacando aspectos que poderão incorporar aos seus hábitos cotidianos ou de que forma eles poderão contribuir com a comunidade e quais informações deverão ser disponibilizadas para ajudar no consumo consciente e na compra responsável.

O professor poderá selecionar alguns textos e, com a ajuda do professor de língua portuguesa, solicitar aos alunos para que transformem o conteúdo redigido em pequenas mensagens para divulgação na rádio local. O objetivo dessas mensagens é ampliar a escala de contribuição social da escola, estendendo para a comunidade algumas informações reflexivas. As rádios educativas ou comunitárias são emissoras ideais para esse tipo de comunicação. Mesmo as rádios comerciais costumam ser bastante receptivas a esse tipo de trabalho escolar. 

Recursos Complementares
Avaliação

Participação, interesse, pontualidade, são aspectos comportamentais e atitudinais que devem ser considerados na composição da média final. Em relação ao conhecimento, o professor deverá considerar o desempenho dos alunos nas interpretações propostas. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • gleude, Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira , Bahia - disse:
    gelude@gmail.com

    22/11/2013

    Quatro estrelas

    Gostei muito. Bem planejada. Permite à criatividade e o entendimento de que a geografia está no nosso dia a dia. parabéns.


  • LILIANE IEDA DRESCH TOMASI, Castelo Branco , Paraná - disse:
    lilianetomasi@hotmail.com

    15/09/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom trabalho. A interdisciplinaridade está bem organizada e as atividades são criativas.


  • maria helena da cunha ribeiro, COL EST DR HELIO SOUZA BUENO , Tocantins - disse:
    mcunharibeiro@uol.com.br

    15/09/2013

    Três estrelas

    Considero interessante a maneira como a professora organizou e expós as diversas atividades sobre o tema a ser trabalhado.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.