Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cavernas: dinâmica de um ecossistema singular

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico Florestal
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando  medidas de conservação da biodiversidade.

  • Analisar perturbações ambientais, prevendo efeitos em sistemas naturais.

  • Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.

  • Compreender o papel da evolução na produção de padrões e processos biológicos dos seres vivos.

  • Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.

  • Identificar cavernas como ecossistemas com condições ambientais e componente bióticos singulares.

  • Avaliar os fatores que colocam os ecossistemas cavernícolas em risco e apontar medidas de preservação.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ecossistema: fatores bióticos e abióticos e as interações entre eles.

  • Relações entre seres vivos

  • Cadeias alimentares.

Estratégias e recursos da aula
morcegos

Imagem disponível em: http://www.vocecurte.com/wp-content/uplouds/2010/05/mishi007-497x372.jpg. Acesso em: 17/09/2013.

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisas na internet; estudo de textos; produção de textos.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; imagens, vídeos, áudios e textos digitais.

caverna 3

Imagem  disponível em: http://infograficos.estadao.com.br/uploads/galerias/4124/42463.jpg. Acesso em: 17/09/2013.

Módulo 1- Introdução ao tema

Atividade 1 - Reportagem do Fantástico

Para introdução ao estudo deste tema, sugerimos que os alunos assistam ao vídeo que apresenta uma reportagem exibida no programa "Fantástico" da Rede Globo de Televisão, edição de 26/05/2013 21h32 - Atualizado em 27/05/2013 10h52.

Visita em caverna proibida revela morcegos vampiros. Disponível em: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/05/visita-em-caverna-proibida-revela-morcegos-vampiros-e-especies-em-extincao.html. Acesso em 16/09/2013. A caverna visitada é uma caverna proibida. Os biólogos consideram que ninguém deve ir. Morcegos brancos são raríssimos e estão ameaçados de extinção.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.

Antes de iniciar a discussão, o professor deverá tecer comentários a respeito do tema, enfatizando a importância dos morcegos no ecossistema de cavernas, motivo pelo qual é comum a associação de morcegos à cavernas.

Questões para discussão

  • Quais são as características de um ambiente de caverna?

  • Se a maioria dos morcegos que vivem na caverna do Catimbau se alimenta de néctar das flores de cactos, de frutos e de insetos, eles encontram estes alimentos dentro da  caverna? Como conseguem estes alimentos?

  • Por que é importante preservar as cavernas?

  • A reportagem mostra apenas morcegos; eles são os únicos habitantes das cavernas?

  • Como os morcegos vivem neste ecossistema? Quais nichos ecológicos podem ser destacados?

  • Quais são os componentes bióticos deste ecossistema de caverna?

  • E os componentes abióticos?

  • Em um ecossistema de caverna onde há ausência de luz solar, quais são os produtores nas cadeias alimentares?

  • Que características adaptativas podem apresentar os animais habitantes de cavernas?

Atividade 2- Discussão

A discussão deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

caverna 4

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-lHPdebO5hgM/TWULY1uIw7I/AAAAAAAAALA/Vxy0hfNg2kE/s1600/Caverna+Maroaga.jpg. Acessado em 17/09/2013.

Atividade 3 - Cavernas: visualizando o mundo subterrâneo

Sugerimos que os alunos visualizem esta série de imagens feitas por cientistas e fotógrafos em diferentes partes do mundo. As fotos apresentam legendas explicitando a localização e outras informações a respeito de cada caverna, que devem ser lidas pelos alunos

Fotos revelam beleza das cavernas subterrâneas. Disponível em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/02/fotos-revelam-beleza-das-cavernas-subterraneas.html. Acessado em 16/09/2013. Em nome da ciência, exploradores vencem escaladas, descidas, cachoeiras e rios dezenas de metros abaixo da superfície da Terra.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar as imagens diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar as imagens em seu computador e projetá-lo, utilizando o aparelho data show.

Os alunos deverão ter um tempo para observação e o professor deverá tecer comentários no final da visualização no sentido da importância dos estudos de espeleologia e bioespeleologia para que possamos conhecer estes ecossistemas. Para sabermos mais sobre as cavernas, ambientes pouco explorados devido à dificuldade de acesso e das condições ambientais, o trabalho de pessoas como as que aparecem nas fotos é de  fundamental importância.

Atividade 4 - Cavernas no Brasil

Para ampliar a visão dos alunos sobre as cavernas do Brasil e sensibilizá-los sobre a necessidade de preservação destes ecossistemas frágeis e singulares, sugerimos a leitura de textos, visualização de vídeos e audição de áudio, como os sugeridos a seguir.

Brasil tem mais de 10 mil cavernas conhecidas. Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/brasil-tem-mais-10-mil-cavernas-conhecidas-676345.shtml. Acessado em 16/09/2013.

Cavernas. Disponível em: /http://www.cavernas.com.br/. Acessado em 16/09/2013.

Cientista busca bactérias em cavernas para criar novos antibióticos. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/cientista-busca-bacterias-em-cavernas-para-criar-novos-antibioticos.html. Acessado em 17/09/2013. Hazel Barton diz que micro-organismos isolados podem ajudar a combater 'superbactérias' resistentes a medicamentos atuais - 03/08/2012 22h39 - Atualizado em 07/08/2012 20h48. Exemplifica as especificidades dos organismos que vivem em cavernas.

A biodiversidade das cavernas brasileiras. Disponível em: http://tvcultura.cmais.com.br/reportereco/a-biodiversidade-das-cavernas-brasileiras--1http://www.youtube.com/watch?v=LSM-kf7B_mw . Acessados em 16/09/2013. Pesquisadores fazem levantamento de espécies que vivem no mundo subterrâneo da Serra do Ramalho, na Bahia. A região é rica em grutas e cavernas.

A conservação das Cavernas Brasileiras. http://www.youtube.com/watch?v=m4KQsJcf_ek. Acessados em 16/09/2013. Por lei ,as cavernas devem ter um plano de manejo, ou seja , regras para controlar a exploração desse ecossistema frágil. Mas a lei não é cumprida.

Recurso Educacional

 

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos e os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los, utilizando o aparelho data show.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa dos textos e de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.

Questões para registro e discussão

  • Como se forma uma caverna?

  • Qual é o bioma brasileiro que mais concentra cavernas?

  • Qual é o objetivo do Cecav?

  • Os ecossistemas de cavernas são bem estudados? Explique.

  • Quais são os animais encontrados na caverna Lapa dos Peixes da Serra do Ramalho?

  • Qual é a origem dos animais cavernícolas?

  • Como são as cadeias alimentares no ecossistema de caverna?

  • Como são as condições ambientais dentro de uma caverna?

  • Que tipos de adaptações dos seres vivos decorrem destas destas condições?

  • Como era a ideia sobre o turismo em cavernas há décadas atrás e como é visto hoje?

  • O que é o PETAR? Que cavernas o compõe?

  • Por que cientistas buscam bactérias específicas de cavernas para produção de novos antibióticos?

Atividade 5- Discussão de textos, áudio e vídeos

A discussão deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

caverna 2

Imagem disponível em: http://www.biotabrasil.com.br/wp-content/uploads/2012/06/de_fora.jpg. Acessado em 17/09/2013.

Possibilidade de interdisciplinaridade

Nossa proposta é a abordagem do conteúdo biológico, pautado nos estudos da espeleobiologia, mas o tema é multidisciplinar e quanto mais aspectos forem explorados, mais ampla será a compreensão.  Neste sentido, o ideal é que os professores de Geografia, Química e Biologia façam um trabalho conjunto e explorem o maior número de aspectos relativos às cavernas: origem, constituição química, localização geográfica, espeleotemas, climatologia, etc.  Todos estes aspectos estão relacionados entre si e determinam a dinâmica da vida nestes ecossistemas.

Uma sugestão é que cada professor trabalhe os aspectos relativos ao seu conteúdo em sua aula e que haja uma culminância deste trabalho em momento único.

Outra sugestão é que os professores organizem uma excursão a uma caverna ou gruta mais próxima ao lugar onde residem. Há lugares de visitação abertas ao público, como a Gruta de Maquiné, rica em espeleotemas,  em Minas Gerais.

O espeleoturismo acontece em várias regiões do Brasil, como por exemplo, nas cidades Bonito/MS, Bodoquena/MS, Mambaí/GO, São Domingos/GO e Nobres/MT.

No Cerrado o número de cavernas é maior do que todos os outros biomas somados.Os professores poderão fazer um levantamento das cavernas mais próximas pesquisando em páginas de espeleologia, como: i)  AS MAIORES CAVERNAS DO BRASIL. Disponível em http://www.sbe.com.br/cavernas_maiores.asp. Acessado em 18/09/2013. ii) As cavernas. Disponível em: http://www.cavernasdobrasil.com.br/cavernas.htm. Acessado em 18/09/2013.

Módulo 2 - Cavernas: ecossistemas dinâmicos

Atividade 1- Documentário BBC - Planeta Terra: cavernas

Para que os alunos tenham uma percepção da dinâmica da vida em ecossistemas cavernícolas, sugerimos este documentário que prima pela qualidade de som, imagens e conteúdo

Narrado por Sir David Attenborough, o documentário Planeta Terra é um olhar sobre a diversidade da Terra. Dos cumes das montanhas do Nepal até o verde intenso da Amazônia, das áridas esculturas do Saara até as brilhantes calotas polares, nenhuma parte do nosso planeta ficou inexplorada. As sequências testemunham a evolução do meio ambiente através dos tempos. Graças aos recursos da tecnologia, os espectadores podem chegar a lugares inimagináveis - de um vulcão em erupção até o centro da Terra.

SINOPSE do episódio "Cavernas" - Isoladas do mundo e de tamanhos surpreendentes, revelam surpresas fascinantes. O episódio nº. 4 da Série “Planeta Terra” apresenta, com riqueza de imagens, alguns exemplos de grandes ecossistemas característicos de cavernas. Evidencia as especificidades de cada tipo de caverna quanto às condições ambientais e dos seres vivos que as habitam. Além da riqueza de detalhes sobre a fauna, explicita, além de outras interações entre seres vivos, as cadeias alimentares e diversas outras adaptações físicas e comportamentais dos seres vivos presentes nesse ambiente.

Este documentário está disponível em DVD que poderá ser adquirido pela internet ou em revistarias - SÉRIE: PLANETA TERRA – DVD 2 – CAVERNAS. ABRIL/SUPER INTERESSANTE.

Está disponível também em 6 episódios no endereço: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/videos-de-espeleologia/planeta-terra-cavernas.php; ou completo em http://www.4shared.com/video/nqTT3ISF/Cavernas_completo.html  (47:54 min.). Acessados em 17/09/2013.

INSTRUÇÕES: Ao assistir ao documentário “Cavernas” cada aluno deverá fazer seus registros no caderno. Na aula seguinte haverá a discussão em grupos de três alunos e a elaboração de um relatório, contendo as informações apontadas no roteiro a seguir. O relatório do grupo deverá ser redigido manuscrito em folha de bloco, e entregue ao professor para a avaliação

ROTEIRO (itens a serem contemplados no relatório)

  • Três exemplos de adaptações dos seres vivos às condições de vida nos ambientes apresentados.

  • Importância dos morcegos nesses ecossistemas.

  • Guano: formação e importância no ecossistema de caverna.

  • Microrganismos e importância no ecossistema de caverna.

  • Dois, ou mais, exemplos de cadeias alimentares presentes nos ecossistemas apresentados no vídeo.

  • Quatro exemplos de animais desses ecossistemas e de suas adaptações ao ambiente cavernícola.

 

caverna 5

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_lERrJQfvMgM/S0iv6WLdMII/AAAAAAAAdyI/4rkXBABMRQs/s400/cavernas-de-marmore-1.jpg. Acessado em 17/09/2013.

Atividade 2- Discussão do episódio "Cavernas"

Antes de discutir os destaques já apontados no roteiro, o professor deverá dialogar com os alunos sobre o documentário, percebendo as impressões gerais e chamando a atenção para a dinamicidade dos ecossistemas apresentados, com a presença de fatores bióticos bastante específicos e suas adaptações às condições ambientais (fatores abióticos) do ambiente cavernícola.

A discussão do documentário a partir dos itens propostos deverá acontecer  primeiramente em grupos pequenos de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Terminada a discussão, cada grupo de três alunos deverá se reunir novamente e produzir o relatório a ser entregue ao professor para avaliação.

caverna 1

Imagem disponível em: http://download.ultradownloads.com.br/wallpaper/163912_Papel-de-Parede-Caverna--163912_2048x1536.jpg. Acessado em 17/09/2013.

Módulo 3- Ampliando conhecimentos

Atividade 1- Pesquisas na internet

Tendo como referência as informações apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.

Abaixo, sugerimos alguns textos e endereços para acesso, mas se os alunos manifestarem curiosidades ou dúvidas, deverão ser orientados a buscar referências para acesso em sítios de busca, como o Google. Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Todos os alunos deverão ler todos os textos e registrar o que considerarem mais importante. O professor deverá sugerir alguns itens para serem destacados na leitura e registrados, como os sugeridos a seguir.

  • Bioespeleologia- conceito e objetivos.
  • Seres vivos cavernícolas: microrganismos; fungos; morcegos e guano, fauna do guano)
  • Classificação e características da fauna cavernícola.
  • Partes de uma caverna e características ambientais e dos seres vivos que a habitam.
  • Características do ecossistema cavernícola.
  • Origem dos recursos alimentares presentes nas cavernas.
  • Perturbações ambientais que têm ameaçado ecossistemas subterrâneos ao longo do mundo também representam perigo sério para a fauna de hipógeo (subterrânea) brasileira. Que tipos de perturbações? E que perigos oferecem?
  • Fatores desencadeadores de desequilíbrio no ambiente de cavernas.
  • Importância das cavernas e da preservação destes ecossistemas.
  • Adaptações físicas, fisiológicas e/ou comportamentais dos organismos troglóbios ao meio ambiente cavernícola

Fontes para pesquisa

Bioespeleologia. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cavernas/bioespeleologia.php (páginas 1, 2 e 3). Acessado em 17/09/2013.

Espeleobiologia. Disponível em: http://www.jornalufgonline.ufg.br/pages/30618. Acessado em 17/09/2013.

Cavernas: Um Tesouro ainda Desconhecido. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/20738/cavernas-um-tesouro-ainda-desconhecido. Acessado em 17/09/2013.

Fauna e flora das cavernas. Disponível em: http://biobras.org.br/portal/?p=1344. Acessado em 17/09/2013.

Cavernas no Brasil - Vida nas Cavernas. Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/cavernas_no_brasil/cavernas_no_brasil_-_vida_nas_cavernas.html. Acessado em 17/09/2013.

Cavernas: Fauna da caverna conta com morcegos e animais troglóbios. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/cavernas-fauna-da-caverna-conta-com-morcegos-e-animais-troglobios.htm. Acessado em 17/09/2013.

Cavernas. Disponível em: http://www.ecoa.unb.br/probioea/guia/index.php/os-temas-especiais/18-cavernas/88-cavernas. Acessado em 17/09/2013.

PEIXES & CAVERNAS. Disponível em: http://editoramarcelonotare.com/page_34.html. Acessado em 17/09/2013.

De 2700 cavernas registradas no Brasil apenas 10% foram biospeleologicamente inspecionados por especialistas. Disponível em: http://comciencia.br/entrevistas/trajano.htm. Acessado em 17/09/2013.

CAVERNAS BRASILEIRAS - PATRIMÔNIO NACIONAL. Disponível em: http://www.vivabrazil.com/cavernas.htm. Acessado em 17/09/2013.

Atividade 2 - Socialização e discussão da pesquisa.

Depois do momento de estudo individual por meio da pesquisa na internet, o professor deverá organizar os alunos em grupos de 4 componentes para socialização e discussão dos destaques de cada um. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Módulo 4 - Fechamento do estudo sobre ecossistemas de cavernas

Atividade 1 - Produção de textos

Após a discussão, o grupo formado na atividade anterior deverá produzir um texto que sintetize este estudo sobre cavernas e sua dinâmica proporcionada pela sua biodiversidade. Para a produção deste texto, os alunos deverão retomar todas as anotações realizadas ao longo desta proposta e trazer para o texto todos os aspectos abordados.

O texto deverá ter uma organização que contemple os seguintes tópicos: uma introdução que  aponte o assunto a ser tratado justificando a importância do tema; o desenvolvimento, no qual devem ser expostos argumentos, conceitos, exemplos etc.; e uma conclusão, em poucas linhas, que reforce ainda mais a visão do aluno sobre o assunto específico e aponte soluções para os problemas apontados.

O texto deverá contemplar, no mínimo, os seguintes aspectos a serem explorados:

  • Origem das cavernas.
  • Tipos de ecossistemas de cavernas e suas características.
  • Componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas de cavernas.
  • Partes de uma caverna e características dos seres vivos que as habitam.
  • Classificação dos seres vivos cavernícolas e exemplos.
  • Biodiversidade de cavernas
  • Biologia dos morcegos e sua importância nos ecossistemas de cavernas.
  • Cadeias alimentares presentes em ecossistemas de caverna.
  • Adaptações dos seres vivos ao ambiente cavernícola.
  • Importância dos ecossistemas de caverna e da sua preservação.
  • Turismo e preservação de cavernas.

 

proteus

Proteus anguinus. Imagem disponível em: http://www.lneg.pt/download/1358.Acessado em 17/09/2013. Estes seres vivos, dada a sua especificidade ao meio ambiente cavernícola, são extremamente sensíveis a qualquer perturbação. Assim sendo, a preservação deste ambiente é fundamental para a sua sobrevivência.

Atividade 2- Biologia em exercício - questões de processos seletivos

Propomos que o professor forneça aos alunos, impressas ou on line, as questões selecionadas sobre adaptações dos seres vivos aos ecossistemas de cavernas. Após responderem às questões, o professor deverá discutir cada uma delas com eles.

 

peixe caverna

Imagem disponível em: http://msalx.viajeaqui.abril.com.br/2013/06/05/1030/5tY2z/2.jpeg?1370442601. Acessado em 17/09/2013.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Caverna Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo.

Deverão ser consideradas para avaliação qualitativa e quantitativa, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.

O texto produzido na atividade 1 do módulo 4 e o relatório do episódio "Cavernas" do módulo 2, deverão ser os principais instrumentos de avaliação quantitativa.

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.