Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O toyotismo e a flexibilização do processo produtivo industrial no século XX

 

21/09/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Ensino Médio História Trabalho
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar e situar historicamente as origens do sistema toyotista de produção, identificando suas principais características.
  • Apontar as principais transformações ocorridas na indústria japonesa e mundial, a partir da adoção do toyotismo.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de industrialização ocorrido entre os séculos XVIII e XX.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de fontes escritas, imagens e vídeos.
  • Elaboração de síntese e esquema de textos.
  • Produção de texto argumentativo.
  • Produção de Quiz.
  • Debate.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • Programa Quizlet
  • Programa PowerPoint.

 

Módulo 1 - Origens e características do modelo de produção denominado TOYOTISMO

 

 

Imagem disponível em: http://aparenciadoespaco.blogspot.com.br/2012/10/fordismo-vs-toyotismo.html

Acesso em: 16/09/2013

 

Atividade 1

Leitura de texto, elaboração de síntese e discussão coletiva

Dinâmica - Trabalho em Grupo

 

Orientações para a atividade:

a. A proposta para esta atividade é que os alunos reúnam textos que permitam refletir sobre as seguintes questões:

1. O que é Toyotismo?

2. Qual a origem do termo?

3. Quem foram seus idealizadores? Onde e quando surgiu?

4. Quais as principais características do modelo toyotista de produção?

b. Divida os alunos em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável pelo trabalho de leitura, interpretação e apresentação de um texto, focalizando principalmente as questões apresentadas. 

b. Utilizando computadores com internet, os alunos devem selecionar textos sobre o tema. Textos impressos de livros, revistas e jornais também podem e devem ser utilizados na atividade. Abaixo, algumas sugestões de textos que podem ser encontrados na internet:  

 

Grupo 1

Texto 1

Por Rodolfo Alves Pena. http://www.brasilescola.com/geografia/toyotismo-acumulacao-flexivel.htm

Grupo 2

Toyotismo

Texto 2

Por Jonathan Souza Rocha. http://www.coladaweb.com/administracao/toyotismo

Grupo 3

 Texto 3

Por Tiago Dantas. http://www.mundoeducacao.com/geografia/toyotismo.htm

Grupo 4

Texto 4

Por Eduardo de Freitas. http://www.mundoeducacao.com/geografia/producao-flexivel.htm

Todos os textos selecionados possibilitam a discussão das questões apresentadas acima.

Acesso em: 16/09/2013

 

c. Individualmente, cada aluno deve fazer uma leitura atenta e silenciosa do texto selecionado para o seu grupo. Em seguida, deve registrar no caderno as palavras e/ ou expressões desconhecidas, procurando o significado das mesmas ou recorrendo ao professor, quando necessário. Após uma segunda leitura individual, cada aluno deve fazer uma síntese do texto, anotando no caderno as ideias centrais.

Para fazer a síntese, os alunos podem seguir as orientações contidas em:http://www.vestibular1.com.br/revisao/r296.htm (Acesso em: 16/09/2013)

d. Organizados nos grupos, é o momento dos alunos discutirem as ideias sintetizadas, destacando aquelas que serão apresentadas posteriormente aos colegas da turma. Caso existam dúvidas acerca do conteúdo, é o momento de solicitar os esclarecimentos do professor. 

e. Dispostos em círculo na sala, cada grupo deve expor as ideias centrais do texto trabalhado para os demais colegas.

f. Depois das apresentações, cada grupo deve encaminhar as ideias centrais do texto trabalhado para o professor que reunirá o trabalho de todos os grupos, reproduzirá  e entregará para todos os alunos.

 

 

Atividade 2

Elaboração de quadro com as principais características do toyotismo

Dinâmica - Trabalho em dupla

 

a. A partir das leituras e discussões realizadas na Atividade 1, os alunos, em duplas, devem elaborar um quadro com as principais características do toyotismo. Confira os dois exemplos abaixo:

As principais características do modelo toyotista são:

Flexibilização da produção - produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques ao mínimo.

Automatização - utilizando máquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionário poderia manusear várias máquinas ao mesmo tempo, diminuindo os gastos com pessoal.

Just in time (na hora certa) - sem espaço para armazenar matéria-prima e mesmo a produção, criou-se um sistema para detectar a demanda e produzir os bens, que só são produzidos após a venda.

Kanban (etiqueta ou cartão) - método para programar a produção, de modo que o just in time se efetive.

Team work (trabalho em equipe) - os trabalhadores passaram a trabalhar em grupos, orientados por uma líder. O objetivo é de ganhar tempo, ou eliminar os “tempos mortos”.

Controle de qualidade total: todos os trabalhadores, em todas as etapas da produção, são responsáveis pela qualidade do produto e a mercadoria só é liberada para o mercado após uma inspeção minuciosa de qualidade. A ideia de qualidade total também atinge diretamente os trabalhadores, que devem ser “qualificados” para serem contratados. (...)

Por Thais Pacievitch. InfoEscola. http://www.infoescola.com/industria/toyotismo/

Acesso em: 16/09/2013

http://ricardocarvalho.blog.terra.com.br/2008/04/02/fordismo-x-toyotismo/

Acesso em: 16/09/2013

b. Oriente os alunos a destacarem as ideias centrais no quadro elaborado, utilizando canetas/pincéis de diferentes tipos e cores.

c. Os alunos devem elaborar os quadros em papel apropriado, para que possam ser fixados em sala de aula, após a apresentação dos mesmos pelas duplas.  

d. A leitura e a interpretação dos textos na Atividade 1 são as referências para a elaboração do quadro na Atividade 2. Desta forma, ao levantar as principais características do toyotismo no quadro (confira acima), as duplas devem ser capazes de explicar como funciona cada uma delas no sistema toyotista de produção.

 

Módulo 2 - O Just in Time e o método Kanban no sistema toyota de produção

  

Atividade 1

Leitura, interpretação e debate de texto sobre o Just in Time e o método Kanban

Dinâmica - Produção de esquema e discussão coletiva

 

 

O Just in Time (JIT) surgiu no Japão em meados da década de 70, sendo sua ideia básica e seu desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.

O sistema de "puxar" a produção a partir da demanda, produzindo em casa somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido no Ocidente como sistema Kanban. Este nome é dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo produtivo.

Just in Time e Kanban. Por Gustavo Carvalho

http://www.coladaweb.com/administracao/just-in-time-jit-e-kanban

Acesso em: 16/09/2013

Orientações para a atividade:

a. Utilizando computadores com internet, os alunos devem acessar o texto no link indicado. Oriente-os a fazerem uma primeira leitura coletiva e atenta do texto. Enquanto um aluno lê em voz alta, os demais acompanham em leitura silenciosa.

b. Após a leitura coletiva, os alunos devem fazer, em duplas, um esquema das ideias centrais do texto, as quais devem ser destacadas, a partir dos itens propostos pelo autor:

  • O que é o Just in Time e os seus objetivos.
  • Aspectos de diferenciação entre o Just in Time e a abordagem tradicional de administrar.
  • Características e vantagens do Just in Time.
  • Kanban: conceitos básicos, funcionamento e vantagens.

No link: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_esquema.htm, os alunos encontrarão orientações de como fazer um esquema, seja utilizando setas, chaves, mapa conceitual ou outros formatos. Confira também as orientações contidas na aula publicada no seguinte endereço webhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914 (Acesso em: 16/09/2013)

c. Após a elaboração dos esquemas, os alunos estarão preparados para debater as ideias centrais do texto, em discussão coletiva, coordenada pelo professor. Promova a socialização, entre os alunos, dos esquemas produzidos pelas duplas.

 

 

Atividade 2

Projeção, análise e debate de vídeo

Dinâmica - Análise individual e discussão coletiva

Just in time

Vídeo postado por Assis Junior. http://www.youtube.com/watch?v=VQaN8eCSwX0

Acesso em: 16/09/2013

Orientações para a atividade:

a. Proponha aos alunos o debate do vídeo indicado acima. Caso a escola tenha uma sala de vídeo onde os alunos possam assistir juntos, o professor deverá escolher esta opção. Ou se achar melhor, os alunos também poderão acessar o vídeo pelo computador, conectados à internet.

b. Oriente os alunos para que assistam ao vídeo, observando:

  • Características do Just in time (JIT) e do Kanban.
  • Exemplos concretos de aplicação do sistema JIT e do método Kanban.
  • Aspectos positivos dos sistemas JIT e Kanban sob a perspectiva da produção capitalista na linha de montagem.

 

c. Após a projeção, promova um debate entre os alunos acerca das ideias centrais do vídeo. O professor deve ser o coordenador do debate, colocando as regras para a dinâmica, controlando o tempo das falas, levantando questões que devem ser priorizadas na discussão e anotando questões que devem ser retomadas para esclarecimentos ao final da dinâmica. 

d. Oriente os alunos a registrarem as suas conclusões, por escrito, no caderno.

 

 

Atividade 3

Produção de texto argumentativo a partir de imagem

Dinâmica - Trabalho individual e socialização

http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2012_10_01_archive.html

Acesso em: 16/09/2013

O toyotismo é um sistema de produção Empurrada ou Puxada?

a. Oriente os alunos a observarem com muita atenção as imagens acima, em todos os seus detalhes. Chame a atenção para o fato de que o primeiro esquema refere-se à produção empurrada e o segundo à produção puxada.

b. Em seguida, os alunos devem responder a questão formulada, produzindo um texto argumentativo, a partir do esquema escolhido para justificar a resposta apresentada.

c. Os textos devem ser socializados entre os alunos.

 

Módulo 3 - Produção de Quiz pelos alunos

 

Para concluir as atividades desta proposta didática, oriente os alunos para a produção de um Quiz sobre o tema "O toyotismo e a flexibilização do processo produtivo industrial no século XX”.

Atividade 1

Produção de Quiz sobre o Toyotismo

Dinâmica - Trabalho em grupo

 

a. Divida os alunos em grupos para a realização da atividade.

b. Inicialmente, os grupos devem analisar questões de diferentes autores sobre o tema. Os alunos devem ler e resolver as questões propostas. Esta atividade deve ser feita com a utilização de computadores ligados à internet. Abaixo, uma sugestão:

Exercícios sobre Toyotismo. Brasil Escola. Por Rodolfo F. Alves Pena. http://exercicios.brasilescola.com/geografia/exercicios-sobre-toyotismo.htm (Acesso em: 16/09/2013)

Atenção: oriente os alunos a responderem as questões acima sem conferir as respostas previamente. Depois de respondidas, em grupo, os alunos conferem as respostas fornecidas pelo autor e discutem possíveis dúvidas.

c. Os termos, conceitos, perguntas, respostas, imagens que utilizarão na produção do Quiz sobre o tema proposto devem ser, a princípio, elaborados individualmente, em casa. É fundamental considerar as fontes trabalhadas nas atividades anteriores. Posteriormente, em aula definida pelo professor, os alunos devem socializar no grupo as suas sugestões, para que as questões consideradas mais pertinentes sejam escolhidas.

d. Em seguida, os alunos devem procurar informações sobre como produzir um Quiz. Existem boas informações sobre o passo a passo da atividade, as quais estão disponíveis em sites da internet. Inicialmente, o grupo deverá decidir qual ferramenta utilizará. Abaixo, indicamos dois tutoriais, cada um utilizando uma ferramenta diferente. Os grupos devem assistir aos dois vídeos, socializar as conclusões e, na sequência, definir a ferramenta que utilizarão para produzir o Quiz.

1. Como usar o Quizlet 2- Crie um Quiz em PowerPoint
Quizlet Quiz em Power Point

Links acessados em: 15/09/2013

1. http://www.historiadigital.org/tutoriais/como-usar-o-quizlet/

2. http://videos.bol.uol.com.br/#view/crie-um-quiz-no-power-point-0402336CC4999346

e. Com todas as informações em mãos, os grupos estarão preparados para realizar a tarefa proposta, bastando seguir o passo a passo contido nas fontes. Para esta atividade, caso haja na escola um professor da Área de Informática ou de outra Área que seja mais familiarizado com as ferramentas indicadas, o professor deverá solicitar a sua colaboração.

f.  Finalmente, os grupos apresentarão e testarão os seus quizzes com os demais colegas da turma.

Recursos Complementares

Para alunos e professores:

O sistema Toyota de produção. Por Miguel Afonso Sellitto. http://www.tga-online.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=132&Itemid=55                 

Administração enxuta ou sistema toyota de produção. Por Izabel Lima. Slides. http://www.slideshare.net/izalima733/toyotismo-16755880                                                                                                                                       

Para os professores:

As arapucas do toyotismo. Por Altamiro Borges. http://alainet.org/active/8041&lang=es      

Educação, Sociedade e Trabalho: abordagem sociológica da educação. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/05educsocietrab.pdf

As metamorfoses do mundo do trabalho no final do século XX e a atualidade da questão social. Por Marco Aurélio Lustosa Caminha. http://jus.com.br/artigos/21058/as-metamorfoses-do-mundo-do-trabalho-no-final-do-seculo-xx-e-a-atualidade-da-questao-social

Todos os links foram acessados em 16/09/2013

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: interpretação de fontes escritas; interpretação de imagens e vídeos; elaboração de síntese e esquema de textos; produção de texto argumentativo; produção de Quiz; debate.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.