22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
· Aprender a escrita de novas palavras;
· Reconhecer a necessidade da concentração para realizar um ditado;
· Conhecer clássicos da Literatura Infantil Brasileira;
· Conhecer o que é um autoditado;
· Formular hipóteses sobre o tema da aula;
· Reconhecer a leitura como uma forma de auxiliar na descoberta de novos conhecimentos;
· Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
· Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
· Respeitar diferentes pontos de vista, que as pessoas possuem sobre o assunto.
Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br >. Clique em: "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013.
Esta aula tem como parâmetro o ditado como meio eficaz de trabalhar a concentração e a escrita.
1º Momento: aproximadamente 60 minutos.
A importância do ditado: informações ao professor
Blog: “A língua nossa de cada dia”. Disponível em: <http://heloizaportuguesmarques.blogspot.com.br/2011/05/resumo-do-livro-reinacoes-de-narizinho.html>. Acesso em: 06 de set. 2013.
Professor, o ditado é uma atividade muito frequente em sala de aula. É importante para desenvolver a concentração, verificar o vocabulário e a ortografia dos alunos e ainda pode servir de ferramenta para a construção de textos.
O ditado não é um processo de ensinar a escrever, mas para verificar o resultado dos exercícios feitos em sala de aula. Trabalha a coordenação auditiva motora da criança e auxilia na fixação da grafia por parte da criança.
Professor, para aplicar a atividade do ditado, ele deve ser bem preparado. A preparação é a parte que deve preceder a atividade. Consiste na escolha de palavras e ou de trechos de boa linguagem, conhecidos dos alunos, extraídos de uma atividade realizada em sala de aula e que transmita: conhecimentos, regras, conceitos, dentre outros. Dependendo a etapa da escrita que os alunos estiverem, poderão ser trabalhados grupos de palavras, por exemplo: nomes de brinquedos, de animais, ou outros.
A execução propriamente dita é a leitura uma a uma, do trecho escolhido, com voz pausada e inflexões corretas. As palavras devem ser bem articuladas, especialmente as letras finais.
Professor, a atividade do ditado tem mais relevância quando se relaciona com algum tema que está sendo trabalhado por você. Faça o teste: proponha um ditado sem ter trabalhado o tema anteriormente. Em seguida, trabalhe um tema relacionado com algum texto que utilizou ou mesmo com conteúdos ligados a diferentes áreas que esteja trabalhando, por exemplo: se estiver trabalhando com animais em Ciências, faça o ditado com os nomes dos animais. Certamente o desempenho deles será melhor com o texto trabalhado previamente.
Professor, os ditados devem ser direcionados para um foco específico: palavras com NH ou LH, SS, RR ou outra particularidade, conforme o exemplo abaixo que focou o uso do NH e do LH.
Reescrita: aprendendo com o ditado
Professor, tão importante quanto aplicar corretamente um ditado é o que faremos com ele, ou seja, é fundamental que após avaliarmos o ditado, os alunos façam a reescrita do mesmo, das palavras ou frases que tiveram dificuldades. Para isso, você poderá utilizar a correção coletiva ou escrever na atividade do próprio aluno para ele observar e reescrever a palavra ou frase da forma convencional. A reescrita tem que ser realizada pelo aluno, se você somente escrever no ditado e entregar para ele guardar, não estará contribuindo para que ele confronte a forma que escreveu e a escrita convencional da palavra.
Autoditado
Professor, uma oportuna variação do ditado é o autoditado. É a atividade em que a criança escreve a partir de uma figura, esse tipo de atividade é de suma importância, pois, quanto mais a criança escreve e tenta nomear objetos, mais ela pensa, elabora hipóteses de escrita e aumenta o vocabulário. Quando a criança está fazendo o autoditado ela tende a repetir várias vezes a palavra para descobrir que letras e sílabas deve usar. Veja a seguir algumas sugestões:
Fonte: Sitio “Atividades para colorir”. Disponível em: <http://www.atividadesparacolorir.com.br/2010/10/atividades-de-auto-ditado.html >. Acesso em: 06 de set. 2013.
Outra possibilidade: o ditado recortado.
Explique que o ditado recortado, ao invés de escrever, o aluno deve recortar a palavra e colar nos espaços correspondentes à imagem.
Blog: “Marlene Sapucaia”. Disponível em: <http://marlenesapucaia.blogspot.com.br/2010/06/modelos-de-ditado-e-fichas-para-ditado_20.html>. Acesso em: 06 de set. 2013.
2º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Aprendendo e se divertindo
Professor, os alunos do Ensino Fundamental gostam de aprender e de brincar. Se puderem aprender brincando é melhor ainda. Assim, a arte de aprender torna-se significativa para o aluno, fazendo com que fixe muito melhor o referido aprendizado. Dessa maneira, proponha aos alunos, que realizem atividades lúdicas com as quais seus alunos exercitarão a prática do ditado.
Professor, conduza seus alunos ao Laboratório de Informática ou projete em um projetor multimídia o jogo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Durante a exibição, permita que eles interajam com o vídeo.
Jogo 1. Sítio: “Escola games”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/ditado/>. Acesso em: 06 de set. 2013.
Jogo 2. Sítio: “SmartKids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/ditado-do-x-ch.html>. Acesso em: 06 de set. 2013.
3º Momento: aproximadamente 60 minutos.
Alternando as técnicas de se aplicar o ditado
Professor, vimos anteriormente que o ditado não é uma maneira de ensinar novos conteúdos, mas reforçar aquilo que já foi ensinado. Ele é apenas uma ferramenta que possui esse caráter. Mas, seu uso contínuo pode desmotivar os alunos. Por isso, é sempre necessário que alterne as técnicas para utilizá-los. Experimente algumas das técnicas abaixo que poderão ser somadas às já utilizadas por você.
A caixa surpresa.
Blog: “Christina Azul”. Disponível em: <http://christinazul.blogspot.com.br/2011/03/caixa-surpresa-em-eva.html>. Acesso em: 06 de set. 2013.
Professor, leve uma caixa para a sala de aula com vários objetos dentro dela, brinquedos, por exemplo: peteca, bola, boneca, carrinho, dado, dentre outros. À medida que tirar os objetos da caixa, marque 30 segundos e solicite que seus alunos escrevam o nome do referido objeto em seus cadernos, eles devem visualizar, mas não podem falar em voz alta, apenas pensar no nome do objeto e escrever. Depois, solicite que façam a autocorreção, para isso escreva na lousa para que observem a forma que escreveram e confrontem com a escrita convencional.
Fragmentos de filmes.
Sítio: “Portal de jornalismo”. Disponível em: <http://portaldejornalismo-sp.espm.br/2011/08/05/os-smurfs-chegam-aos-cinemas/>. Acesso em: 06 de set. 2013.
Exiba por meio de um projetor, fragmentos de filmes que já trabalhou com seus alunos. Assim que os alunos descobrirem o nome do filme, devem escrever em seus cadernos de Língua Portuguesa.
Imagens de famosos.
Sítio: “Folha de São Paulo”. Disponível em: <http://f5.folha.uol.com.br/televisao/1086817-aos-nove-anos-menina-maisa-avisa-estou-solteira.shtml>. Acesso em: 06 de set. 2013.
Professor, exiba imagens de personalidades famosas na mídia (jogadores de futebol, atores, cantores). Assim que os alunos descobrirem o nome dos mesmos, devem no prazo máximo de 30 segundos, escrevê-los em seus cadernos de Língua Portuguesa (caso alguém não saiba o nome, dite posteriormente.).
Nomes próprios
Sítio: “Assim se faz”. Disponível em: <http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/significado-do-nome-lucas>. Acesso em: 06 de set. 2013.
Professor, para os nomes próprios, você deverá ditá-los a seus alunos. Dite nomes comuns e próprios (para que coloquem letra maiúscula) lembre-os dos acentos.
Lendo e aprendendo
Professor, é notório que muitos adultos que concluíram o Ensino Médio, inclusive, possuem dificuldades na escrita de muitas palavras. Um dos fatores é que não foram suficientemente estimulados a ler e escrever enquanto crianças, o que amplia de forma significativa o seu repertório linguístico. Quanto mais o aluno lê e escreve, melhor é seu desempenho no ditado.
Este hábito deve ser estimulado constantemente, pois a leitura deve permear as diversas áreas do conhecimento: Geografia, História, Ciências, Matemática, portanto não é uma função exclusiva da área de Língua Portuguesa. Porém, sabemos da importância da Literatura para despertar o gosto pela leitura, por isso sugerimos a seguir algumas leituras. Com certeza elas contribuirão para melhor desempenho da escrita de seus alunos.
Solicite que visitem os sítios abaixo e leiam os clássicos infantis sugeridos. Crie um ambiente propício, estimule os alunos por meio de perguntas sobre as histórias que vão ler. Aguce a curiosidade deles com questionamentos com os quais devem buscar as respostas na leitura da história.
Para realizarem a leitura, você poderá levá-los à biblioteca da escola, pois estes livros fazem parte do acervo enviado pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD 2013 para as escolas públicas. Mas, você poderá também conduzi-los ao Laboratório de Informática ou projetar em um projetor multimídia, mas, se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Veja a seguir nossas sugestões:
- “Marcelo, marmelo, martelo”. Blog: “Pausa pra leitura”. Disponível em: <http://pausapraleitura.blogspot.com.br/2011/04/marclo-marmelo-martelo.html>. Acesso em: 06 de set. 2013.
- “Reinações de Narizinho”. Disponível em: Blog: “A língua nossa de cada dia”. Disponível em: <http://heloizaportuguesmarques.blogspot.com.br/2011/05/resumo-do-livro-reinacoes-de-narizinho.html>. Acesso em: 06 de set. 2013.
- “Bisa Bia, Bisa Bel”. Sítio: “Leituras e livros”. Disponível em: <http://leituraselivros.wordpress.com/2007/08/31/bisa-bia-bisa-bel/>. Acesso em: 06 de set. 2013.
Professor, certamente você já trabalhou alguns clássicos da Literatura Infantil Brasileira com seus alunos. Para verificar a memória deles, aplique a seguinte atividade:
1) Professor, para jogar, conduza-os ao Laboratório de Informática ou projete em um projetor multimídia o jogo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Durante a exibição do vídeo sobre o jogo, permita que eles interajam, pois o jogo apresentado no vídeo é autoexplicativo.
Sítio: “Educar para crescer”. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/classico-infantil/>. Acesso em: 06 de set. 2013.
- “Notícia sobre a importância do ditado”. Disponível em: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2013/09/ditado-de-30-palavras-reprova-368-dos-candidatos-estagio.html. Acesso em: 06 de set. 2013.
- “Aprenda a decorar a caixa surpresa”. Sítio: “Portal do Professor MEC”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50312>. Acesso em: 06 de set. 2013.
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se aprenderam a escrita de novas palavras, se verificaram a necessidade da concentração para realização de uma atividade de ditado, se interessaram pelos clássicos da Literatura Infantil Brasileira e se tiveram um bom desempenho nas diferentes formas de realizar ditados e autoditado. Estas observações serão úteis para que elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.
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27/08/2014
Cinco estrelasÓtima aula