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Leitura e produção de infográficos

 

22/04/2014

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e interpretar infográficos.
  • Comparar um infográfico com outro texto de mesmo assunto.
  • Formalizar as recorrências de ordem estrutural, temática e estilística dos infográficos.
  • Produzir coletivamente uma definição para o infográfico.
  • Produzir e divulgar infográficos.
Duração das atividades
4 aulas de 100 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Texto expositivo.
  • Conhecimento básico de como elaborar questões de interpretação textual.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos:

  • discussão oral e coletiva;
  • texto coletivo;
  • análise textual em duplas;
  • leitura e produção de infográficos;
  • data show;
  • computadores com internet;
  • montagem de mural.

 

Módulo 1

Atividade 1

  • Essa atividade objetiva aos alunos um primeiro contato com o infográfico para responder a demanda informacional proposta pelo professor.

 

O professor iniciará a aula, perguntando aos alunos o que sabem sobre PIB.

  • Professor, muito provavelmente, os alunos terão poucas informações sobre o Produto Interno Bruto (PIB), haja vista que se trata de um assunto da área econômica. Esse assunto foi escolhido propositalmente, porque demandará dos alunos a busca por maior nível informacional nos infográficos, o que os levará a maior atenção em relação ao que está posto no texto.

Após a pergunta inicial, o professor dividirá os alunos em duplas e dirá: "Por meio do texto abaixo, vocês terão 10 minutos para realizar a leitura e comentar oralmente sobre o que seja o PIB".

Professor, exponha o texto abaixo por meio de data show ou peça aos alunos para acessarem o link abaixo:

http://g1.globo.com/economia/pib-o-que-e/platb/. Acesso em 15 set. 2013.

 

1

 

Após o acesso dos alunos ao texto, o professor proporá uma roda de conversa cujo objetivo é não somente entender o que seja o PIB, mas, sobretudo, comentar sobre o estilo e organização do texto lido. Para tanto, seguem algumas orientações quanto às perguntas:

CONTEÚDO

  1. O que vocês entenderam por PIB?
  2. O que orienta o cálculo do PIB?
  3. Como se calcula o PIB?
  4. Quais as consequências do PIB alto?
  5. O que dificulta o crescimento do PIB?

 

ARQUITETURA DO TEXTO

  1. Qual a função desse texto?
  2. A quem ele é dirigido?
  3. Como o texto está organizado? Comentem, também, sobre suas partes: há título, autoria, estrutura em geral.
  4. Há outros modos de significar para além da escrita?
  5. Quais são esses modos? 
  6. Qual a importância desses outros modos de significar para o texto lido ou para o assunto discutido? Em outras palavras: qual a importância de sua articulação com a escrita?
  7. O uso desses outros modos de significação colaboram para a leitura? Como? Descrevam sua experiência.

 

  • Professor, a ideia é que os alunos percebam que o infográfico é um texto que tem por função informar públicos diversos sobre diversas temáticas e abarca necessariamente outros modos de significação, como o uso de imagens, cores, layouts, vídeos, gráficos etc. Em muitos casos, essa junção entre várias semioses permite que o texto seja mais acessível ao público. 

 

Atividade 2

O objetivo dessa atividade é comparar o infográfico com outro texto de mesmo assunto.

O professor exibirá aos alunos e lerá com eles outro texto que também objetiva, assim como o primeiro, explicar o que seja PIB.

Produto Interno Bruto

Por Anna Adami

Texto disponível em: http://www.infoescola.com/economia/produto-interno-bruto/. Acesso em 15 set. 2013

PIB (Produto Interno Bruto) é caracterizado pelo total de valores contabilizados a partir dos bens e serviços produzidos por regiões, sendo Cidade, Estado ou País, em certo período, que pode ser anual, mensal ou trimestral. É um indicador bastante difundido e aplicado nas análises sócio-econômicas com o fim de mensurar o nível de desenvolvimento e economia de determinadas localidades. Os bens de consumo não são incluídos na margem de contagem.

 

O PIB possui duas vertentes, conhecidas como Nominal e Real. O PIB Nominal é relacionado ao valor dos preços atuais, o Real é calculado sobre o valor constante, ou seja, de acordo com o ano-base escolhido para análise. Para se calcular estes dois indicativos, é utilizado o deflator do PIB, cuja estatística é mensurada pela divisão do PIB Nominal com o Real e multiplicado pelo valor de Cem. O deflator do PIB irá analisar quais mudanças foram significativas para a alteração do fator somado e serve como base para monitorar o nível básico dos preços. Este indicador também é usado como base para o cálculo da Taxa de Inflação.

Além do PIB existe o PIL (Produto Interno Líquido), que é a base de referência para se calcular o valor da depreciação do capital. A diferença destes dois indicadores é justamente o índice Depreciação. Também se difere do indicador PNB (Produto Interno Bruto), o qual utiliza como base de análise a renda líquida enviada ao exterior (RLEE), pois o resultado do PNB é gerado pela soma do valor do PIB contabilizados com os valores de entrada e saída de capital.

Por ser uma medida com base no fluxo de produção não considera o estoque de capital (denominado Economia), tampouco o capital social, natural e humano. O índice de PIB Per Capita é mensurado com base em estatísticas de desenvolvimento humano, como os cidadãos que se beneficiaram do desenvolvimento e crescimento do país, e tiveram um incremento em suas rendas (porém não em renda mensal). Com o intuito de esclarecer a linha de medição do PIB, não leva em consideração a Distribuição de Riqueza, trata a Qualidade de Bens e Serviços como aditivos cujos registros são registrados da mesma forma. Exclui as transações que não sejam com base na economia do mercado, como serviços voluntários e serviços da internet.

O indicador de Renda Per Capita se baseia nos índices de despesa, renda e produtos, os quais somados atingem um montante absoluto, sendo dividido pelo número da população do país.  O termo per capita foi o primeiro a ser utilizado para quantificar e analisar a qualidade de vida de determinado país, portanto uma região pode obter um elevado PIB, por ser populoso, no entanto isso não significa que seu PIB Per Capita seja alto, pois a soma da renda deve ser dividida pelo número de pessoas. Países com índices baixos são China e Índia, já Dinamarca, Noruega e Suiça apresentam PIB moderado, o que garante uma excelente qualidade de vida a seus poucos habitantes.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Produto_interno_bruto
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/pib/produto-interno-bruto-pib.shtml

Após a exibição e leitura, o professor questionará:

  1. O que trata esse texto?
  2. Podemos afirmar que o objetivo desse texto é similar ao primeiro?
  3. O que muda em relação à arquitetura dos textos?
  4. O que muda em relação à apreensão do conteúdo desse segundo texto? Acharam mais fácil o primeiro ou o segundo texto? Por quê?
  5. O lugar de ocorrência dos textos é o mesmo? Comentem.

 

Professor, o esperado é que os alunos concluam que o infográfico, primeiro texto, seja de compreensão mais acessível em relação ao segundo texto, devido à mobilização de recursos de que dispõe: os vários modos de significar. Além disso, o esperado é que os alunos compreendam que a esfera na qual os textos circulam pode ser a mesma: jornalística, mas os textos podem ter suportes variados, como a internet (mídia virtual), a revista e ou o jornal (mídia impressa).

 

Módulo 2

Atividade 1

Essa atividade tem por objetivo a formalização das recorrências de ordem estrutural, temática e estilística dos infográficos, bem como a produção coletiva de uma definição para esse tipo de texto.

Ainda trabalhando em duplas, os alunos terão de selecionar cinco infográficos disponibilizados em algum dos endereços listados abaixo:

http://www1.folha.uol.com.br/infograficos/. Acesso em 15 set. 2013.  

http://g1.globo.com/infograficos/. Acesso em 15 set. 2013.  

http://www.estadao.com.br/especiais/. Acesso em 15 set. 2013. 

http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos. Acesso em 15 set. 2013. 

http://noticias.uol.com.br/infograficos/. Acesso em 15 set. 2013. 

http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/tag/infograficos/. Acesso em 15 set. 2013.  

Após a escolha, os alunos deverão redigir um breve texto expositivo em que discorram sobre as características (estruturais, temáticas e estilísticas) recorrentes nos cinco infográficos analisados. Por exemplo:

Todos os infográficos apresentam:

  • imagem?
  • palavra?
  • vídeo?
  • layout idêntico (uma página apenas, modelos iguais?)
  • mesmo tema?
  • linguagem padrão?
  • destinação a um mesmo público?
  • mesmo lugar de veiculação?
  • mesma esfera de atividade humana?

 

Professor, caso sinta necessidade, ao invés de os alunos buscarem por si próprios infográficos diferentes para proceder à comparação e escrever o texto expositivo, eleja os cinco infográficos abaixo comuns a todas as duplas de alunos que farão as análises. Nesse sentido, a condução é facilitada.

 

http://www.estadao.com.br/especiais/lojas-fisicas-investem-em-compra-conectada,209607.htm. Acesso em 15 set. 2013.  

2

 

http://veja.abril.com.br/multimidia/infograficos/sucessao-real. Acesso em 15 set. 2013.  

3

 

http://educacao.uol.com.br/infograficos/2013/09/06/algumas-gafes-na-historia-da-diplomacia-brasileira.htm. Acesso em 15 set. 2013.  

4

 

http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/files/2013/01/info1.jpg. Acesso em 15 set. 2013.  

 

http://g1.globo.com/am/amazonas/guerra-na-selva/platb/ Acesso em 15 set. 2013.  

5

 

Ao término da redação dos textos, eles serão lidos pelas duplas aos colegas da sala para que possam ser comparados e avaliados em relação à sua pertinência. Após a leitura e comentário dos textos, os alunos deverão redigir um texto coletivo sobre as regularidades dos infográficos, utilizando a lousa digital Twiddla, disponível no seguinte endereço: http://www.twiddla.com/

Professor, acesse a aula do Portal, UCA - Twiddlando? A ferramenta Twiddla para a criação de textos coletivos,para ter contato com um tutorial sobre a lousa digital.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38881. Acesso em 15 set. 2013. 

 

Uma vez terminado o texto, ele deverá ser salvo em arquivo pessoal dos alunos e, caso haja necessidade, impresso e colado no caderno para servir de fonte de consulta quanto à estrutura do gênero estudado. Depois, os alunos deverão formalizar, com a ajuda do professor, um conceito para o infográfico.

Professor, para orientar sua intervenção sobre o gênero discursivo estudado, busque maiores informações em:

 

Atividade 2

O objetivo é interpretar infográficos.

 

O professor pedirá que cada dupla de alunos, a partir de um infográfico selecionado (preferencialmente atual em relação à aula ministrada), montem questões interpretativas. A ideia é que cada dupla troque suas questões com outra dupla e as responda. Ao final, o que se terá é uma avaliação entre as duplas acerca de questões de leitura e interpretação textual de infográficos.

Professor, solicite a atividade em folha separada para que depois de discutidas e avaliadas as questões pelos colegas, você possa olhar todo o trabalho desenvolvido e alertar sobre possíveis incoerências ou inadequações.

 

Módulo 3

Atividade 1

A meta é produzir infográficos.

Continuando com o trabalho em duplas, os alunos deverão se organizar para a produção de um infográfico impresso.

Professor, para que essa atividade tenha êxito, os módulos 1 e 2 dessa sequência didática devem ser muito bem trabalhados para que os alunos sintam-se seguros em relação ao texto.

O professor junto com os alunos decidirão sobre o tema que constará o infográfico.

Professor, escute as ideias dos alunos, mas direcione a decisão no sentido de facilitar a primeira produção do gênero. 

Uma vez eleito o tema, os alunos deverão, seguir os passos abaixo.

  • 1º. pesquisar e buscar por informações confiáveis e imprescindíveis sobre o tema.
  • 2º. definir a mídia em que será produzido o infográfico: impressa ou virtual. Professor, veja em Recursos Complementares indicações de como produzir infográficos, inclusive a indicação de endereços onde realizar o infográfico virtualmente.
  • 3º. escolher o tipo de infográfico que trabalharão o tema.

Tipos de infográficos

Infográfico diagrama- Tem o mesmo conteúdo informativo que uma tabela, mas é muito mais claro, fácil de captar e cumpre o objetivo da infografia. 

Carto-infográfico - os mapas econômicos e temáticos(turismo) são exemplos que introduze a combinação de ícones(mapas) contexto. Alguns são uma mera aplicação da técnica cartográfica usando o mapa e o texto, o mínimo necessário par a correta interpretação. 

infográfico iluminista- o texto continua sendo o mais importante, acompanhado de ícones que o ilustram. É considerado infográfico por seu aspecto geral: unidade visual determinada por uma marco retangular que tem textos e imagens, mas o texto porém não segue os princípios habituais da seqüência discursiva única. É chamado iluminista por referência ao estilo dos manuscritos da idade média que incluíam ilustrações e texto. O texto tem tanta importância que poderia ser suficiente sem ilustração, é um proto-infográfico.

Outros exemplos:
http://img.terra.com.br/i/2003/07/03/57544_in.gif

Quadro de resumos  é um infográfico mais complexo com abundante informação que não respeita regra máxima de economia de componentes, nem é estritamente gráfico. Se trata de quadros que pretendem resumir um conjunto de informações a cerca de uma sequência histórica, um processo ou uma dada situação. 

Outros exemplos:
http://img.terra.com.br/i/2003/09/10/73011_in.gif

http://img.terra.com.br/i/2003/03/31/42031_in.gif


Segundo nível – Mais bem elaborado. Utiliza e explora recursos multimídia, agrega texto e imagens de forma equilibrada.

Outros exemplos:

http://www.usabilidoido.com.br/o_que_fazer_depois_de_uma_pancada.html

http://www.usabilidoido.com.br/o_voto_indeciso_e_o_de_protesto.html
 
Texto disponível em:  http://infograficos.blogspot.com.br/ Acesso em 15 set. 2013

 

  • 4º. selecionar informações relevantes para o infográfico.
  • 5º. planejar o texto escrito e o uso de imagens e ou vídeos relacionados ao tema do infográfico.
  • 6º. elaborar um layout do infográfico, pensando nos textos e nos arranjos das imagens, vídeos e contornos.
  • 7º. produzir a primeira versão do infográfico.
  • 8º. ter a aprovação da 1ª versão pelo professor.
  • 9º. produzir versão final do infográfico.

 

Atividade 2

A meta é divulgar os infográficos produzidos.

Com os infográficos prontos, os alunos deverão criar ou um mural na escola para divulgação dos trabalhos ou a disponibilização do infográfico no blogue da turma ou em sítio virtual específico. Os infográficos impressos poderão ser digitalizados e disponibilizados virtualmente.

Recursos Complementares

Para criação de infográficos:

Artigos:

Aula Portal do Professor:

Avaliação

Na produção dessa sequência didática, a avaliação é processual e deve ser feita a cada final de módulo, conforme observação da participação dos alunos nas atividades desenvolvidas. Em suma, ao final da sequência, todas as avaliações desenvolvidas nos módulos deverão dar conta de verificar a aprendizagem do aluno em relação à função do infográfico, à sua constituição e aos espaços e mídias disponíveis para sua circulação.

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