22/09/2013
Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções de números e quantidade, através de diferentes estratégias, a fim de que o aluno seja capaz de reconhecer números no calendário: dias, meses e ano. Além da utilização dos recursos das TICs como: tablet, laptop, máquina fotográfica.
INFORMAÇÕES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as ações dos docentes que estão participando do programa de formação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o qual tem como objetivo a formação docente crítica, reflexiva e problematizadora. O Pacto é constituído por um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualificá-los para assegurarem que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sítio: “E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog você encontrará informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Acesso em: 06 de set. 2013.
Sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de set. 2013.
Professor, é importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a você professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedagógico a melhor maneira de realização das atividades propostas nesta aula.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, sugerimos que você apresente um calendário do mês para a turma, com o relato de uma criança de 6 anos, no qual consta a seguinte informação:
Fonte: Imagem da própria autora.
Em seguida, prepare algumas questões para serem discutidas após a leitura do texto.
Posteriormente, questione os alunos:
Professor, é fundamental valorizar e aproveitar os conhecimentos prévios dos alunos como ponto de partida para a construção de novos conceitos. Converse com os alunos sobre as noções que eles possuem do uso do calendário como: dia; mês e ano.
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade em sala de aula. Direito gerais de aprendizagem: Matemática, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de desenvolvimento do raciocínio lógico matemático como:
(BRASIL, 2012, p. 20-24.).
Agora, é a sua vez!
Com a ajuda do professor preencha o calendário do mês de setembro e destaque nele as datas mais importantes para a sua turma. Como registro, proponha aos alunos para preencherem o calendário abaixo no caderno de Matemática.
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, caso sua escola possua os laptops, você poderá sugerir que os alunos façam o calendário utilizando o programa KWord seguindo os passos: KWord (Área de trabalho > Processador de Textos). Imprima o material digitado pelos alunos e cole em seus cadernos de Matemática.
Professor, prepare um momento para socialização das datas mais marcantes para cada aluno nesse mês. Após, as apresentações marque no calendário da sala os destaques importantes de cada aluno e coloque no mural da sala de aula.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, converse com os alunos sobre como o calendário pode ser usado, qual a sua finalidade. Explique que podemos consultar o calendário em diferentes momentos: aniversários, datas importantes como: passeios, entrega de uma tarefa, compromisso com amigos e familiares, feriados e festas comemorativas.
Apresente um calendário tipo folhinha anual que contenha todos os meses do ano em uma página e deixe-o em um lugar visível.
Fonte: GAY, Mara Regina Garcia. Projeto Buriti: Matemática. 1º Ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011. p. 144.
Posteriormente, questione os alunos:
Providencie o poema abaixo para os alunos, faça a leitura com os mesmos.
Outro dia, meu amigo
fez uma pergunta bem complicada:
"Domingo é o começo da próxima semana
ou é o fim da semana passada?"
"Não vale a pena discutir isso,"
disse meu pai.
" A resposta é: tanto faz!"
o que importa, percebam bem, é:
uma semana quantos dias tem?"
MACHADO, José de Nílson. Contando de um a dez. São Paulo: Scipione, 2003.
Logo após, formule questionamentos:
CURIOSIDADE DA SEMANA
Professor, Caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá sugerir aos alunos que façam uma pesquisa para responder a seguinte pergunta: POR QUE A SEMANA TEM 7 DIAS?. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), os sítios abaixo:
Logo após, os alunos assistirem ao vídeo e fazerem a leitura do texto informativo, questione-os sobre:
Professor, proponha aos alunos para organizar a agenda semanal com as atividades diárias dentro da escola. Para isso, organize-os em pequenos grupos. Cada grupo ficará responsável por um dia da semana para descrever todas as atividades realizadas na escola pela turma. Providencie as folhas de papel para a escrita.
Fonte: Imagem da própria autora.
Professor, você poderá trabalhar o que se pode fazer nos finais de semana, pois não temos atividades na escola, mas realizamos atividades em casa, com os familiares e amigos.
No momento da produção em grupos você deverá orientar os alunos quando a escrita. Faça revisões dos textos coletivos em roda, destacando os elementos que exigem maior atenção.
Disponibilize em papel Kraft ou cartolina todos os dias da semana, para que cada grupo faça a reescrita no cartaz para ser fixado na sala de aula.
Fonte: Imagem própria da autora.
Em seguida, prepare o ambiente da sala de aula para que cada grupo possa compartilhar suas ideias e contar as atividades de cada dia da semana.
Faça uma pesquisa com a ajuda de seus familiares. Observe por uma semana as atividades e acontecimentos importantes em sua casa.
Registre na tabela abaixo os acontecimentos da semana que você e seus familiares fizeram.
Fonte: Imagem própria da autora.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a sala de aula para os alunos apresentarem a pesquisa que fizeram como “Atividade de Casa”. Peça que cada aluno exponha o que aprendeu com a pesquisa e leia a sua ficha. Em seguida, coloque as fichas no mural da sala de aula para que todos possam visualizar.
É importante que você explique como será organizado esse momento e como os colegas devem se comportar durante as apresentações.
Professor, para que o aluno construa a noção temporal de dia, mês e ano é fundamental trabalhar o calendário diariamente com questionamentos como: Que dia é hoje? Que dia foi ontem? Quantos dias faltam para terminar o mês? Ou para chegar a uma data importante para a turma (um passeio/ trabalho de campo) em que mês estamos? Quais os meses já se passaram? Quantos meses faltam para terminar o ano? Ao fazer esses questionamentos diários em sua sala de aula os alunos perceberam a passagem do tempo, construindo essas noções gradativamente.
DESCOBRINDO OS ANIVERSARIANTES DO MÊS
Professor, explore as datas dos aniversariantes do mês. Para isso, elabore com os alunos uma tabela e registre o mês e o dia do aniversário de cada aluno.
Caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laboratório de Informática você poderá construir com os alunos a tabela utilizando o programa KWord. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). Solicite que criem uma tabela com aproximadamente 15 linhas e 3 colunas. Se utilizar o laptop, imprima o material digitado pelos alunos e coloque no varal da sala de aula para apreciação de todos os alunos.
Em seguida, elabore com os alunos, um gráfico a partir das informações da tabela - Aniversariantes por mês.
CENTURIÓN, Marília; SCALA, Júnia La; RODRIGUES, Arnaldo. Porta Aberta: Alfabetização Matemática. 1º Ano. São Paulo: FTD, 2011. p. 130.
RESOLVENDO PROBLEMAS
Professor, formule problemas para os alunos resolverem com as datas dos aniversariantes do mês. Veja algumas sugestões:
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize um calendário que acompanhará os alunos durante o ano letivo. Nesse calendário deverão ser marcados os compromissos do ano todo como: passeios, aniversários, festas escolares, feriados, datas comemorativas, trabalho de campo e outros. Para isso, providencie um calendário anual e coloque-o em um lugar visível aos alunos.
GAY, Mara Regina Garcia. Projeto Buriti: Matemática. 1º Ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2011. p. 144.
Observando o calendário indague os alunos:
Professor, marque no calendário anual os acontecimentos marcantes juntamente com os alunos. É importante você elaborar uma legenda com símbolos e cores diferentes para fazer o destaque. Exponha-o no mural da sala de aula. Depois, disponibilize um calendário anual com os destaques dos acontecimentos e cole-o no caderno de Matemática.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Currículo na Alfabetização: Concepções e Princípios, Brasília: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de escrita são relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
(BRASIL, 2012, p. 23.).
Professor, proponha aos alunos a produção de um texto que conte os acontecimentos que os marcaram neste mês. Não se esqueça de escrever o nome do mês, dia e os fatos marcantes. Observe se eles conseguiram escrever fatos envolvendo: dia, mês e ano. Assim, estarão utilizando a noção de tempo.
Fonte: Imagem da própria autora.
Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam ilustrações para representar seu texto, utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orientações: (Metasys < Aplicativos < Edusyst < Arte e Música < Pintura Digital).
Professor, organize o ambiente escolar para que todos os alunos se sintam à vontade para apresentarem o seu texto. Se achar oportuno, filme as apresentações e depois assista com os alunos.
Sugestão de vídeo para os alunos:
Sugestões de links para os professores:
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenos textos; identificar os números em calendário; conhecer todos os meses do ano; explorar as noções de tempo: dia, mês e ano; identificar a função do calendário nas atividades diárias; desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante analisar as considerações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!