20/09/2013
Thaís Cristina de Oliveira, Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais |
Ensino Fundamental Inicial | Saúde | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Esta aula é adequada para alunos de 3° e 4° do Ensino Fundamental, pois demanda leitura, escrita e interpretação de textos.
Para sensibilizar os alunos para o tema convide-os a assistirem ao vídeo “Esporte na Escola – Hábitos Saudáveis” no Laboratório de Informática ou utilizando cada um o seu Notebook da escola – Projeto Um Computador por Aluno/UCA. Informe aos alunos que logo após haverá um debate sobre a temática abordada. É importante que localizem no vídeo às seguintes questões:
1- Conceito de hábitos saudáveis.
2- Identificar quais são os hábitos saudáveis citados no vídeo.
3- A importância da prática esportiva para manter o corpo saudável.
4- Hábitos que não fazem bem ao organismo.
Vídeo “Esporte na Escola - Pgm. 02 - Hábitos Saudáveis”. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5054. Duração: 13min. Acesso em 2 de setembro de 2013.
Sinopse do Vídeo
A série "Esporte na Escola" enfoca as atividades físicas realizadas nas escolas sob outro ângulo: atletas, professores e especialistas falam sobre a prática esportiva realizada além das aulas de Educação Física e como isso pode contribuir para a formação da cidadania. O segundo programa mostra como se pratica o “handboliche”, jogo que mistura as regras do handebol e do boliche. O material usado no jogo é uma bola de borracha pequena e garrafas plásticas de refrigerantes, coloridas pelos alunos. O objetivo é mostrar que alimentação equilibrada, higiene, sono adequado são fundamentais para todos e que a prática esportiva também ajuda a adquirir hábitos saudáveis. O jogador de futebol Dunga é o convidado deste programa.
Após assistirem ao vídeo, solicite aos alunos que organizem as cadeiras da sala de aula em círculo, inicie um debate sobre o que são “Hábitos Saudáveis” abordando os aspectos apresentados no vídeo TV Escola. Oportunize espaço nesse momento para que todos os alunos exponham suas opiniões.
Posteriormente, entregue uma folha e um lápis para cada aluno e nesse momento, os alunos individualmente, deverão escrever palavras relacionadas a este assunto.
Exemplo:
HÁBITOS SAUDÁVEIS:
Imagem 1. Imagem 2.
Imagem 1. Disponível em: http://paraisomodabebe.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/08/frutas-diversas-620x465.jpg. Acesso em 2 de setembro de 2013.
Imagem 2. Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-8JtvVuBiw5U/UBl1I2zZ6lI/AAAAAAAACWY/38k3cd_vONE/s1600/F%C3%8DSICA+CRIAN%C3%87A.jpg. Acesso em 2 de setembro de 2013.
Os alunos ainda sentados em roda, fazem um giro para o lado direito e colam nas costas do colega a folha que escreveram utilizando um pedaço de fita adesiva entregue antecipadamente para cada aluno. Após colarem, todos os alunos ficarão em pé e cada um fará a leitura das palavras que estão nas costas dos colegas aleatoriamente. Professor, você poderá monitorar o tempo para esta atividade ou esperar até que todos os alunos leiam de todos os colegas.
Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_xVOkx9Nr3JA/S_u2uFL-GqI/AAAAAAAACnk/VW5PGyiIE-s/s320/DSC04579.JPG. Acesso em 02 de setembro de 2013.
Professor aproveite este momento para abordar temáticas desconhecidas pelos alunos como, por exemplo: alimentação balanceada e nutritiva; tomar água filtrada; praticar regularmente atividades físicas; ter contato com a natureza; ter boas noites de sono; não ter vícios (álcool, cigarro e outras drogas); buscar se envolver em atividades sociais prazerosas e construtivas; evitar o estresse; valorizar a convivência social; estimular o cérebro com atividades como: leitura, escrita, teatro e etc.; ir ao médico para prevenir doenças; usar protetor solar e etc. Caso seja necessário explique cada um desses exemplos e pergunte se eles colocam em prática algum desses.
Cada aluno com a folha que estava colada em suas costas fará a leitura de todas as palavras e no verso da mesma folha construirão um texto com o Tema: “Hábitos saudáveis”. Poderão utilizar as palavras que estão escritas nesta folha e abordar o que foi discutido. Cada aluno fará a leitura do texto que produziu.
Nesse momento o professor juntamente com os alunos identificará os “Hábitos Saudáveis” abordados em cada texto listando-os no quadro. Propor aos alunos que após a leitura de todos os textos e de posse dos tópicos identificados farão a construção de um texto coletivo. A leitura final será coletiva para a concordância e correção.
Observação: Professor avise aos alunos que todas as atividades serão fotografadas e/ ou filmadas pelos alunos para posteriormente publicar no site da escola.
Para que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre o tema, solicite que cada um de posse de seu Notebook pesquise na internet o significado de “hábitos saudáveis”, leiam atentamente e registrem em seu caderno os diferentes conceitos que encontraram em suas pesquisas.
Professor inicie esta atividade conversando com a turma sobre os benefícios obtidos, de forma geral, quando se tem Hábitos Saudáveis no dia a dia. A partir dessa discussão proponha para a turma construir a “Agenda Saudável”, uma individual.
A agenda individual será construída por cada aluno com a finalidade de descrever todas as atividades desenvolvidas durante o seu dia e semana: o que e quanto comeu; quais as atividades que fez durante o dia e o tempo de cada uma; quanto tempo dormiu em cada dia; quais as atividades realizadas na escola e em todos os lugares que forem. Primeiramente cada aluno constrói sua “Agenda Saudável” individual na sala de aula com auxílio do professor e esta servirá para o preenchimento dos demais dias da semana.
A cada dia o professor deverá ler as atividade da agenda e fazer a correção ortográfica das palavras juntamente com o aluno que escreveu.
Sugestão de “Agenda Saudável” individual:
|
|
Fonte: Imagem do próprio autor.
Para a construção da “Agenda Saudável” coletiva, cada aluno fará a descrição de sua “Agenda Saudável” individual para a coletiva de modo que todos preencherão o que fez no seu dia.
Na parede da sala aula terá um painel, onde cada aluno fará suas anotações na “Agenda Saudável” coletiva, preenchendo os Hábitos Saudáveis que incorporou em seu cotidiano durante aquele dia.
Observação: Professor poderá propor para a turma escolher entre a Agenda individual virtual ou no caderno, mas a Agenda coletiva deverá ser no cartaz, ou seja, mesmo que os alunos optem por criar a agenda individual no Notebook, deverão repassar todas as informações para o painel na parede da sala para desenvolverem a escrita manual.
Sugestão de “Agenda Saudável” coletiva:
“Agenda Saudável” Coletiva Semana 01/09/2013 a 07/09/2013
|
Fonte: Imagem do próprio autor.
Após o registro na “Agenda Saudável” coletiva a turma fará a leitura do painel e identificará se houve alguma mudança em seu cotidiano depois dessas aulas e explicar por quê.
Professor aproveite o debate para conversar com os alunos sobre as escolhas saudáveis que podemos fazer em todos os momentos da nossa vida: escolher alimentos naturais, escolher andar a pé, escolher frutas frescas, tomar mais água que refrigerantes, dormir bem e etc.
Ao final do mês, a turma terá 4 cartazes, um de cada semana. A seguir, divida os alunos em 5 grupos, sendo que 4 grupos ficarão responsáveis em produzir um texto, sobre determinado cartaz, ou seja, cada grupo terá que descrever o ocorrido na semana e deverão apresentar os hábitos da turma descritos no mesmo. Professor, essa atividade demanda muito tempo então proponha que construam um parágrafo para cada dia da semana. O quinto grupo fará um texto informando se os Hábitos Saudáveis registrados na Agenda Saudável coletiva da turma apresenta melhoras e em quais aspectos. Por exemplo: podem registrar que antes de aprenderem sobre hábitos saudáveis todos os alunos tomavam refrigerantes e agora nenhum aluno bebe; antes nenhum aluno praticava atividades físicas e agora todos praticam e etc. Os textos escritos deverão ter auxílio do professor, caso haja alguma palavra que os alunos não saibam escrever o professor deverá auxiliá-los escrevendo no quadro ou soletrando para o grupo.
Professor oriente para que o grupo observe o quadro e registre o que ocorreu com os alunos na semana de forma geral.
Sugestão de redação para a Agenda Coletiva
Agenda Coletiva Semana 01/09/2013 a 07/09/2013 Nesta primeira semana estamos aprendendo a ter hábitos mais saudáveis, por isso, ainda cometemos alguns erros como: tomar pouca água, beber refrigerantes, faltar à aula de natação, comer alimentos gordurosos. Acertamos em algumas atitudes como: praticar atividade física, comer verduras, legumes e tomar muita água. Grupo 1. |
Fonte: Texto do próprio autor.
Ao final dessa produção cada grupo apresentará o seu texto para a turma conforme a semana que registrou 1ª. Semana do mês, 2ª. Semana do mês e assim sucessivamente, mostrarão o painel colado na parede e farão a leitura do texto redigido. Professor, durante esta apresentação aproveite para fazer a correção coletiva, caso seja necessário e alguns comentários sobre os tópicos apresentados. Essa atividade é importante para que os alunos desenvolvam a escrita e leitura coletiva, além de expor suas opiniões para o grupo. Amplia também a capacidade de leitura e escrita dos alunos no momento de construção das frases e dos parágrafos.
Todas as atividades serão registradas com fotos e vídeos e postadas no site da escola. Essa tarefa deverá ser realizada pelos alunos, desde que também participem de todas as atividades propostas.
Para que isso seja possível, um aluno de cada grupo de posse de seu Notebook - UCA, deverá acessar o ícone da câmera na área de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em: Menu K Aba - Aplicativos Multimídia WxCam. O botão da “câmera fotográfica” tira uma foto através da webcam. O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato vídeo, através da webcam. O “visualizador de imagens” abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma mídia externa, como por exemplo, um pen drive. Caso a escola não faça parte do projeto UCA, o professor deverá disponibilizar de outros recursos como câmera fotográfica ou filmadora da escola, de algum aluno ou até mesmo do seu uso pessoal. As imagens e os vídeos serão assistidos e analisados pela turma para a avaliação final.
Posteriormente as imagens capturadas serão repassadas para o professor que encaminhará para a divulgação no site ou blog da escola.
Sugestões de leitura:
Revista Nova Escola. BIBIANO, Bianca. Qualidade de vida se aprende na escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/gente-saudavel-educacao-fisica-saude-qualidade-vida-528774.shtml. Acesso em 03 de setembro de 2013.
Revista Nova Escola. Ciências: Hábitos saudáveis. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/indice-fundamental-1.shtml?ensino-fundamental-1.ciencias.corpo-humano-e-saude.habitos-saudaveis. Acesso em 03 de setembro de 2013.
Revista Nova Escola. Plano de Aula: Decisões saudáveis. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/decisoes-saudaveis-623318.shtml. Acesso em 03 de setembro de 2013.
Aula Portal do Professor. SILVA, Mariane Éllen. O valor dos hábitos saudáveis - UCA/ Metodologia Científica. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=44215. Acesso em 01 de setembro de 2013.
Artigo: Exercícios físicos e alimentação adequada reduzem riscos cardiovasculares em crianças obesas. Universidade de São Paulo. Disponível em: http://www5.usp.br/24855/exercicios-fisicos-e-alimentacao-adequada-reduzem-riscos-cardiovasculares-em-criancas-obesas/. Acesso em 03 de setembro de 2013.
Professor observe a participação dos alunos nas atividades de escrita e leitura se conseguiram produzir textos a partir da leitura e escrita da agenda; se houve interesse e organização; se interagiram com os colegas no momento da exposição como também nos trabalhos coletivos. Por ser um assunto relacionado ao seu cotidiano todos devem ter participação efetiva em todas as atividades. Identifique o percurso da turma sobre a conscientização pela temática apresentada e a mudança de hábitos.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/10/2014
Cinco estrelasMuito interessante!