Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O valor dos hábitos saudáveis - UCA/ Metodologia Científica

 

09/01/2013

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Saúde Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Saúde Alimentação: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

.         Compreender a importância de se adquirir e manter hábitos saudáveis;

·         Identificar hábitos saudáveis para ter uma melhor qualidade de vida;

·         Confrontar informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;

·         Localizar, registrar e analisar informações;

·         Desenvolver a capacidade de ler, escrever e compreender conteúdos por meio de Pesquisa Científica;

·         Organizar dados de forma que possam ser apresentados a outros grupos, pertencentes ou não à comunidade escolar;

·         Desenvolver competências e habilidades para propor, executar, avaliar e socializar Projeto de Iniciação Científica;

·         Interagir com os pares;

·         Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades
A previsão é de um semestre, ou seja, de 4 a 6 meses de duração, pode variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do Projeto e das atividades que forem inseridas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta atividade é necessário que já tenham sido desenvolvidas habilidades relativas à leitura, escrita e utilização de recursos do tablet, celular, gravador de áudio, do laptop Classmate através do uso dos programas: Tux Paint, Mozilla Firefox, KWord, bem como algumas estratégias: WebQuest, Quiz, dentre outras. É importante que os alunos sejam capazes de exporem oralmente suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 

uca todos

 

Professor, acreditamos que o trabalho com Projetos de Pesquisa na Educação Básica valoriza a construção do conhecimento de forma significativa, uma vez que os alunos se envolvem no processo de aprendizagem.  

Sugerimos que as atividades sejam realizadas a partir da Metodologia de Pesquisa Científica, incentivando os alunos a construírem seus próprios questionamentos, levantarem suas hipóteses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar coletivamente com os alunos algumas etapas, descritas a seguir.

 

  1. Escolha do tema
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Problematização
  5. Levantamento de hipóteses
  6. Seleção das fontes de pesquisa
  7. Execução e realização
  8. Depuração de hipóteses
  9. Socialização (apresentação e exposição dos resultados)
  10. Avaliação

 

simbolo pesquisa

Fonte: http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index. Acesso 09/09/2012.

 

Professor, como se trata de um Projeto de Iniciação Científica é importante que você tenha conhecimentos sobre como desenvolvê-lo. Você poderá utilizar os sítios a seguir para adquirir algumas dicas pedagógicas de como ensinar por meio da Pesquisa.

 

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. (Artigo - Projeto de Pesquisa.).

http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/modalidades-organizativas.shtml. (Texto - Quando usar Projetos, atividades permanentes e sequências didáticas.).

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. (Slides - Como elaborar um Projeto de Pesquisa?).

Acessados em 16/09/2012.

 

Ressalte para turma a importância da organização das informações no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos Resultados da Pesquisa. É importante criar momentos para dialogar, trocar informações e ideias no decorrer de cada etapa do desenvolvimento do Projeto. Decida juntamente com a turma o “local” onde serão registradas as atividades desenvolvidas. Durante a exposição dessa aula, apresentaremos diferentes estratégias para cada etapa da Pesquisa, veja alguns exemplos  abaixo:

 

  • Manualmente no caderno de Projeto ou em folhas de papel para serem anexadas;
  • Digitalizadas utilizando o laptop do Projeto UCA por meio do programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou o tablet;
  • Utilizando outros recursos tecnológicos como: Blog, Wiki, Webquest, Fotolog, dentre outros.

 

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. As tecnologias digitais oferecem possibilidades para selecionar informações significativas, organizar as memórias da aprendizagem e transformar em novos conhecimentos, expandindo os poderes cognitivos. Desta forma, sugerimos que você faça a leitura dos textos, postados nos sítios abaixo, e defina algum/uns recurso/s para trabalhar com seus alunos. Nestes textos você terá acesso a um conjunto de informações sobre diferentes “Ferramentas de Ensino”, que buscam incluir os alunos no mundo digital.

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015325.pdf. (Artigo - Tecnologias na escola: Como explorar o potencial das tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem.).

http://opatifundio.com/glossolalia/?p=111. (Texto - Novas tecnologias na sala de aula: possibilidades didáticas para um ensino construtivista.).

 Acessados 15/09/2012.

 

1ª Atividade:

 

 DESENCADEANDO O TEMA

 

Professor, o tema poderá surgir de alguma curiosidade dos alunos sobre um fato ocorrido ou ter relação com o conteúdo estudado.

 

Exemplo:

·         Alguma criança faltou vários dias porque passou mal devido a uma alimentação incorreta;

·         Os alunos ficaram curiosos para investigarem se as atividades físicas (jogos e brincadeiras) melhoram a saúde;

·         Os alunos assistiram uma reportagem na TV local, sobre hábitos saudáveis e se interessaram pelo assunto, dentre outras possibilidades.

 

Se surgirem vários temas, realize uma votação para proceder a escolha, visto que o trabalho realizado com a eleição contribui para que os alunos percebam a importância de exercerem o direito de escolha, garantindo responsabilidade e autonomia, além de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, tais como:

 

Ética: debates, diálogos, valores, respeito;

Língua Portuguesa: gêneros textuais (propagandas dos temas, reportagens, relatórios);

Matemática: tratamento de informação (tabela e gráfico com o resultado da eleição), resolução de problemas a partir dos dados obtidos;

 

Portanto, para que o Projeto seja significativo, é importante que os alunos tenham interesse e curiosidade pelo tema proposto. Você poderá utilizar diversas formas para “detonar” o tema, ou seja, motivar e/ou despertar o interesse dos alunos.

Com o tema “O valor dos hábitos saudáveis”, você poderá utilizar diferentes recursos:

 

  • Contar uma história sobre o tema;
  • Apresentar imagens;
  • Ler uma reportagem;
  • Discutir uma notícia;
  • Assistir a um filme ou documentários, dentre outros.

 

Neste caso, para convidar os alunos à pesquisa, apresentaremos uma história divertida sobre Hábitos Saudáveis disponibilizada no canal Kids que retrata a história de um corpo que foi parar no Procon (orgão oficial de defesa do consumidor). Abaixo, segue o início da história, para conferi-la na íntegra acesse: http://www.canalkids.com.br/saude/habitos/index.htm.

 

                                                                               CANAL KIDS

canal kids

Fonte:http://www.canalkids.com.br/saude/habitos/index.htm. Acesso 10/09/2012.

 

 

Professor, organize a turma em duplas peça para desenharem a partir da história:

 

COMO CUIDAR DO CORPO

 

 

 

 

 

 

 

 

COMO NÃO CUIDAR DO CORPO

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresente os trabalhos no mural da turma.

 

2ª Atividade:

 

Professor, a partir do tema da Pesquisa “O valor dos hábitos saudáveis”, converse com os alunos sobre o porquê estudar o tema escolhido. Cada aluno poderá fazer sua justificativa. Se preferir, peça para a turma fazer um texto coletivo justificando o projeto.

 

justificativa habitos

Fonte da imagem: http://nossospequenosleitores.blogspot.com.br/2012/01/dia-do-leitor.html#!/2012/01/dia-do-leitor.html. Acesso 08/08/2012.

 

3ª Atividade:

 

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre: “O valor dos hábitos saudáveis”.

Professor, os alunos deverão registrar os objetivos em uma folha de papel A3 para ser anexada ao “Dossiê”, ou realizar essa atividade diretamente no recurso tecnológico escolhido, caso seja essa a forma de registro.  Você pode realizar esta atividade em grupo ou individualmente, assim trabalhará a escrita a partir de um contexto significativo.

Professor, os alunos poderão eleger os objetivos pela Wiki. (A Wiki é uma ferramenta para aplicações colaborativas da Web que possibilita, dentre outras, a edição coletiva de conteúdos na rede.).

Veja mais detalhes pelos links abaixo:

 

Sugestões de vídeo e sites sobre informações do que é uma Wiki:

http://www.youtube.com/watch?v=jaZESDWmm-c. (Vídeo - O que é uma Wiki?).

http://pt.wiktionary.org/wiki/Wikcion%C3%A1rio:O_que_%C3%A9_um_Wiki. (Wikcionário: O que é uma Wiki?).

http://www.futuroprofessor.com.br/wiki-e-ensino. (Sítio que fala sobre Wiki e a aplicação no ensino.).

Acesso em 17/09/2012.

 

Com a atividade proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de uma Wiki. É essencial a participação e o acompanhamento do professor, durante a realização do Projeto. Com essa tecnologia os alunos poderão atualizar a postagem de cada etapa do Projeto.

 Veja alguns exemplos abaixo de objetivos:

 

Objetivos do Projeto: o que nós queremos com esta Pesquisa

 

.         Compreender a importância de se adquirir e manter hábitos saudáveis;

·         Identificar hábitos saudáveis para ter uma melhor qualidade de vida;

 .         Aprender a realizar uma Pesquisa;

 .         Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

 

 

 

4ª Atividade:

 

Nesse momento da Pesquisa, os alunos já sabem o tema a ser investigado, porém cabe descobrir o que eles querem saber desse tema e quais dúvidas têm.

Essa é a etapa da Problematização. É preciso elencar os problemas a serem resolvidos e/ou descobertos.

É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que são próximas, que tenham o mesmo teor de conteúdo.

Para isso, organize os alunos, em uma roda de conversa e questione-os sobre o que querem saber sobre “O valor dos hábitos saudáveis”.

 

Sugestão de atividade:

 

·                  Represente sua curiosidade por meio de desenho/recortes e escrita:

 

O que eu quero saber sobre o valor dos hábitos saudáveis é...

 

          _________________________________________________________________

         __________________________________________________________________

         __________________________________________________________________

 

 

(DESENHO/RECORTES)

 

 

                                                                                                                                                                                       

 

Se preferir, os alunos poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint  (Metasys > Edusyst > Arte > Música > Pintura digital) no laptop. Eles também poderão utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.

Professor, no próprio quadro ou em uma tabela do programa KWord, faça um agrupamento dos questionamentos levantados.

 

 

 

 

ALUNO

 

QUESTIONAMENTO

João Emanuel 

·         O que devemos comer para ficarmos saudáveis?

Isabella

·         Nosso corpo precisa se exercitar ou descansar?

 

 

Se optar por registrar a pesquisa em um Blog, sugira que cada aluno insira seu questionamento.

 

Sítios para auxiliar a construção de um Blog:

 

Utilize a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. (Aula do Portal - Vamos criar um blog da turma?).

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. (Aula do Portal -  Criando um blog.).

Acesso 10/09/2012.

 

Você também poderá utilizar os sítios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s, que corresponde/m ao nível dos seus alunos.

 

http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related. (Vídeo -  Cursos de Blogs - Aula 1.).

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY (Vídeo -  Cursos de Blogs - Aula 2.).

http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=results_video&playnext=1&list=PLB0C8F1A57C00D2F9. (Vídeo - Como criar um Blog.).

http://fazendo-blogs.blogspot.com.br/2006/11/blog-da-turma.html (Blog que traz texto sobre o blog da turma.).

Acesso 11/09/2012

 

Professor, é importante que os alunos percebam a função do Blog e a sua relevância para o registro e a divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que a turma deverá acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observação que você necessita desempenhar.

 

5ª Atividade:

 

Professor, ao iniciar a etapa de Levantamento de Hipóteses você deverá ter em mente a seguinte pergunta:

 

“O que os alunos já sabem sobre os hábitos saudáveis?”

 

É o momento ideal para os alunos dizerem os seus conhecimentos prévios sobre o tema, tentando responderem as perguntas que foram feitas na etapa anterior.

Ao final do Projeto os alunos terão, por meio das hipóteses levantadas, a possibilidade de verificarem seu desenvolvimento a respeito do tema.

 

- Como pensávamos quando iniciamos o Projeto e como pensamos agora?

- O que aprendemos com a Pesquisa?

 

Para tanto, solicite que cada aluno busque responder a questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma Hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Se preferir, troque a problematização para que os colegas tentem responder a questão do outro. Não se esqueça de criar um momento para a socialização das ideias. Veja o exemplo a seguir:

 

 

 

ALUNO

 

QUESTIONAMENTO            

 

HIPÓTESES

João Emanuel 

·         O que devemos comer para ficarmos saudáveis?

Isabella – Frutas e bolachas.

Isabella

·         Nosso corpo precisa se exercitar ou descansar?

João Emanuel – Precisa fazer os dois.

 

 6ª Atividade:

 

Professor, discuta com a turma sobre o processo investigativo: “Onde podemos achar as respostas para as nossas perguntas?”.

O envolvimento dos pais é muito importante, pois além da parceria enriquecer o trabalho é também um fator motivador. Por isso, no dia anterior a esta atividade, solicite que os alunos discutam com seus familiares se eles sabem como  poderão descobrir as respostas para suas questões, ou seja, as Fontes de Pesquisa.

 

ATIVIDADE DE CASA PARA A FAMÍLIA

 

  • Prezada família!!! Estamos desenvolvendo um Projeto sobre “O valor dos hábitos saudáveis”. Converse com seu filho sobre quais Fontes de Pesquisas serão importantes para descobrir as respostas para as dúvidas e questionamentos.
  • Anote abaixo as suas indicações:

 

______________________________________

______________________________________

_______________________________________

_______________________________________

 

 

No dia da aula organize uma rodinha com os alunos e solicite que cada um socialize as respostas que trouxeram de casa. Veja quais respostas  se repetiram. A partir das respostas você pode trabalhar algumas atividades, oralmente ou mesmo registrando, tais como:

 

Matemática- tratamento da informação: gráficos, tabelas, situações-problema envolvendo as operações que está trabalhando.

 

Para isso, à medida que forem relatando, registre na lousa o resultado. Veja um exemplo:

 

FONTES DE PESQUISA

NÚMERO DE PAIS  QUE CITARAM

01-Jornais

12

02-Livros

16

03-Revistas

08

04-Internet

15

05-Entrevista

07

06-Trabalho de Campo

03

07-Fotos

03

08-Vídeos

06

 

Para elaborar o gráfico, verifique se eles já conhecem. Se necessário leve para a sala de aula, jornais ou revistas usadas que tenham gráficos e solicite que analisem, depois explore com eles o objetivo do gráfico. Outra possibilidade é pedir que acessem na internet um sitio sobre gráficos.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops por meio da ferramenta Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet, os quais consistem em recursos tecnológicos móveis, mas se não participam deste Projeto, leve-os até ao Laboratório de Informática e solicite que acessem um artigo sobre a construção de diferentes tipos de gráficos:

 http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx. Acesso em 15/08/2012.

Veja a seguir um exemplo de gráfico criado a partir das respostas dos pais, para isso utilizamos uma tabela, na qual os alunos foram colorindo de acordo com a tabulação dos dados, na mesma. Você pode utilizar também uma folha de papel quadriculada.

 

tema s e graficox

Fonte: Acervo da autora. 

 

Situações-problema elaboradas a partir do gráfico:

 

  • Se juntarmos os pais que citaram jornais e os que citaram livros, quantos pais teremos?

Estimativa                                                  Resolução

 

 

 

  • Se em nossa turma temos 25 alunos e 08 pais citaram as revistas, quantos pais não citaram as revistas como Fonte de Pesquisa?

Estimativa                                                Resolução

 

 

 

  • Se  6  pais citaram os vídeos como Fonte de Pesquisa, quantos pais seriam se fossem o dobro desta quantidade?

Estimativa                                                Resolução

 

 

 

 

7ª Atividade:

 

pesquisa

 

Professor, de acordo com OMS (Organização Mundial da Saúde) “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

Com base nesse conceito, pretendemos, com as atividades seguintes, abordar a temática da saúde que é muito ampla, a partir do trabalho sobre “HÁBITOS SAUDÁVEIS”.

Professor, solicite que os alunos expliquem o que entendem sobre saúde. Eles poderão produzir um acróstico da palavra saúde e construírem um cartaz utilizando desenhos e gravuras para ilustrarem a explicação. O objetivo nesse momento é verificar os conhecimentos prévios que os alunos já trazem sobre a temática.

 

Exemplo:

 

saude

Fonte: Acervo da autora.

 

A seguir, dialogue com a turma, veja um exemplo:

 

 

“Cada um sabe o que pode fazer para cuidar da sua saúde?”

Escovar os dentes e visitar o dentista regularmente, dormir bem, praticar atividade física, estar atento aos alimentos que comem... Ufa, a lista parece não ter fim!

Mas uma forma de resumir toda essa lista é dizer somente uma coisa: Para cuidar do nosso corpo devemos ter HÁBITOS SAUDÁVEIS, isto é, que fazem bem para nós.

Quando somos crianças, nossos pais precisam a todo o momento nos lembrar deles:

_ Menina, vá escovar os dentes!

_ Menino, deixe de comer tantas guloseimas...

Mas, à medida que ficamos mais velhos nos tornamos responsáveis por nós mesmos. “Passamos a nos cuidar, dia após dia, sem que nossos pais precisem nos lembrar”.

 

Indague aos alunos:

 

·         Quais dos seus hábitos são importantes para o bem-estar do seu corpo?

·         Existe algo que você considera importante para o seu bem-estar e que os seus pais ainda precisam lembrá-lo de fazer?

 

Adiante, apresente uma história em quadrinhos:

Vocês conhecem o Cascão, não conhecem? Será que, como ele, você também tem algum hábito que não deve servir de exemplo para ninguém?

Leia esta história em quadrinhos, que mostra mais uma das aventuras do Cascão, que não costuma tomar banho.

 


cascao certo

Fonte: NIGRO, Rogério G., CAMPOS, Maria Cristina da C.. Aprendendo sempre ciências: 2º ano do Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 2008.

 

Em seguida, solicite que cada aluno faça uma história em quadrinhos para mostrar, de forma bem-humorada, um hábito que ele sabe que deve mudar ou um hábito que ele acha que deve adquirir.

 

SASD

Fonte: Acervo da autora.

 

Através dessa atividade estimulamos o aluno a fazer uma análise de seus hábitos e assumir o que faz e o que tem consciência de que não deveria fazer. Ao mesmo tempo, estimulamos o aluno a refletir sobre hábitos que considera que deveria começar a desenvolver. Isso pode representar um primeiro passo para uma mudança consciente de hábitos. Incentive os alunos a compartilharem suas produções com os colegas.

Para isso, eles podem afixar as histórias em quadrinhos produzidas no MURAL DA TURMA. Os alunos podem ainda serem encorajados a explicarem aos colegas as histórias que fizeram, explicitando assim a análise que fazem dos seus hábitos.

A seguir proponha à turma um jogo chamado HÁBITOS OPOSTOS.

 

O objetivo desse jogo pode servir muito bem para a nossa própria vida: acumular uma série de hábitos que podem contribuir para o nosso bem-estar.

 

Conheça o jogo:

 

1.      Primeiro organize a turma em duplas e oriente os alunos a fazerem as cartas do baralho. Serão dois tipos de cartas: um de hábitos recomendados (por exemplo, tomar banho frequentemente), outro de hábitos não recomendados (por exemplo, não tomar banho).

 

 

baralho

Fonte: Acervo da autora.

 

 

2.      Para cada carta criada, faça uma cópia idêntica. Assim o baralho sempre terá uma carta repetida.

 

Oriente a dupla como jogar:

 

·         Com um colega embaralhe as cartas e coloque todo o baralho sobre uma mesa, com as cartas viradas para baixo.

·         Sorteie uma carta. Seu colega sorteia outra. Virem as cartas ao mesmo tempo.

·         Quem tirou uma carta de hábito recomendado fica com essa carta. Quem tirou uma carta de hábito não recomendado devolve essa carta ao monte e embaralha novamente.

·         Faça um novo sorteio e compare as cartas. Se um de vocês retirar uma carta de um hábito recomendado repetida, deve devolvê-la ao baralho.

·         O objetivo de cada jogador é acumular o maior número de cartas de diferentes hábitos recomendados.

 

A partir dos conhecimentos prévios dos alunos e das atividades anteriores, os alunos já identificarão alguns hábitos saudáveis, como: alimentar-se bem, cuidar da higiene, praticar atividade física, dentre outros.

Desse modo, apresentaremos atividades que abordarão essas temáticas:

 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

Professor, explique à turma que o nosso corpo é comparado a um carro que precisa de combustível para funcionar, ou seja, precisamos de alimentos para crescer, movimentar, ter saúde e energia para viver.

 

Providencie folhetos de propagandas de supermercados, mercearias, sacolões, padarias e outros lugares que vendem alimentos. Organize uma folha de papel com duas tabelas e peça para cada aluno responder por meio de recortes e colagens. Mais adiante, voltaremos nessa atividade.

 

  •          EU GOSTO DE COMER.....

 

 

 

 

 

 

 

 

  •          EU NÃO GOSTO DE COMER.....

 

 

 

 

 

 

 

 

Antes de apresentar imagens ou vídeos que evidenciam diferentes tipos de alimentação, formule alguns questionamentos para a turma:

 

  1. O que vocês mais gostam de comer?
  2. Precisamos nos alimentar? Por quê?
  3. Como uma alimentação poderá ser saudável?
  4. Como saber o que comer e a quantidade certa?
  5. Quais alimentos devemos comer mais?
  6. Quais alimentos temos que reduzir em nossa alimentação?
  7. O que acontece se uma pessoa comer muito? O que acontece se uma pessoa comer pouco? (Estimule os alunos a refletirem sobre as pessoas que não têm o que comer.).

 

Para esclarecer sobre estas questões, segue abaixo vários vídeos sobre alimentação saudável, escolha de acordo com a faixa etária dos alunos e solicite que os alunos utilizem seus laptops ou tablets para acessarem os sítios.

 

Vídeo - A importância dos alimentos

http://www.youtube.com/watch?v=uZAf9XMwqfg&feature=related.

 

Vídeo - Alimentação saudável e não saudável

http://www.youtube.com/watch?v=M0gsuQtNZ4I&feature=related

 

Vídeo - Educação Nutricional

http://www.youtube.com/watch?v=nwssAbMMq5Y&feature=related

 

Vídeo - Você é o que você come - TV SAÚDE

http://www.youtube.com/watch?v=drDcYtwFYyM&feature=related

 Acessados em 10/09/2012.

 

ATIVIDADE


Sugira que os alunos montem uma tabela com os alimentos que eles ingerem ao longo de uma semana, como mostra o modelo abaixo:

 

quadro certo

Fonte: Acervo da autora.

 

Oriente a turma a acrescentar no espaço de observações os alimentos ingeridos nos intervalos entre as refeições, como balas, chocolates e salgadinhos. Ao final da semana de coleta de dados, discuta a qualidade da alimentação do grupo e o que ainda falta melhorar para que todos garantam a quantidade de nutrientes necessária ao bom funcionamento do organismo.
 

 Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/prato-bem-feito-687723.shtml. Acesso 10/09/2012.

 

Professor, para trabalhar com conceitos como pirâmide alimentar e função dos alimentos, acesse uma aula de minha autoria: O que é pirâmide alimentar e qual a importância de se ter uma alimentação saudável e balanceada?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34699. Acesso 10/09/2012.

 

 

  • Entrevista com nutricionista

 

Professor, convide um profissional da área da nutrição para explicar sobre os alimentos que devemos consumir em maior quantidade e o quais devemos moderar. Peça para os alunos escreverem suas perguntas/dúvidas antecipadamente, e estabeleça com eles os combinados da turma durante a realização da entrevista. Converse com o profissional e verifique com ele se ele autoriza gravar a entrevista. Se não tiver problema, peça para os alunos registrarem o momento utilizando o tablet ou alguns recursos do laptop, como, por exemplo: câmera para fotografar, filmar e KRecord (gravador de áudio).

Para fotografar utilize a Câmera dos laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O botão “máquina de retrato” tira uma foto através da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez e em momentos diversos.

Se preferir, registre em forma de vídeo ( Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Professor, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a gravação de sons. Para acessar o programa, KRecord, siga as orientações: (Metasys > Aplicativos > Multimídia > Editores de Áudio > KRecord).

 

K RECORD 2

Fonte: Acervo da autora.

 

Para salvar o som, clique no menu Arquivo, escolha a opção Salvar, escolha a pasta desejada e então digite um nome para o som. Em seguida, pressione OK.

 

Após, a entrevista, retome à primeira atividade: EU GOSTO DE COMER X EU NÃO GOSTO DE COMER ou se preferir, retome a atividade anterior – Tabela de alimentos durante a semana.

Peça para a turma analisar a seguinte questão:

 

  •   A turma tem uma boa alimentação?

 

Peça para os alunos voltarem às atividades e circularem de azul o que eles devem consumir menos e de laranja o que devem consumir mais.

Em seguida, oriente os alunos a completarem com desenhos ou colagens, os seguintes quadros:

 

A TURMA PRECISA COMER MAIS:

 

 

 

 

 

 

 

 

A TURMA PRECISA COMER MENOS:

 

 

 

 

 

 

 

 

O resultado final, poderá ser apresentado para a turma em um mural da sala ou por meio de álbum online, como por exemplo, o Fotolog (Fotolog: é semelhante aos Blogs convencionais com a diferença de que no Fotolog a predominância é de fotos, em vez de texto.).

Além da busca de imagens existentes na internet, que podem ser fotografias, pinturas, ilustrações, ícones, também é importante a digitalização de fotos/imagens em papel, para poderem ser trabalhadas, retocadas e editadas no computador.

Para sua digitalização é geralmente usado um equipamento chamado Scanner. (Scanner: é um aparelho de leitura ótica que permite converter imagens, fotos, ilustrações e textos em papel para um formato digital que pode ser manipulado em computador.).

Nesse sentido, se na sua escola possuir um Scanner, organize as imagens dos alunos para serem scanneadas e posteriormente serem apresentadas no Fotolog.

 

Outras atividades:

 

 

  1. Peça que a turma elabore uma dieta ideal, que contemple todos os nutrientes ao longo das refeições de um dia.

 

  2. Sugira a comparação dos cardápios de lanchonetes fast food com o cardápio de uma alimentação considerada saudável.

 

Professor, abaixo exemplificaremos sugestões para se trabalhar com frutas, uma vez que  partimos do princípio de que as crianças precisam comer de três a quatro  porções de fruta por dia. No entanto, você poderá adaptar as atividades para se trabalhar outros tipos de alimentos, como: verduras, legumes e/ou trabalhar esses alimentos juntamente com as frutas.

 

Um Hábito Saudável: comer frutas

 

Organize a turma em pares e peça para os alunos dialogarem sobre as seguintes questões:

 

  •   Qual é a sua fruta preferida?
  •   Como você acha que elas são consumidas: cruas, na forma de sucos ou de doces?
  •   Onde será que as crianças consomem frutas com mais frequência: em casa, na escola ou em outros lugares?
  •   Em sua opinião, quantas frutas as crianças devem comer por dia?

 

Em seguida, divida a turma em trios. Cada trio entrevistará dois alunos para descobrir que frutas fazem parte de seus hábitos alimentares. (Poderá entrevistar um colega de outra turma.). Providencie um roteiro de entrevista.

 

Exemplo:

 

ENTREVISTA

 

  1. Qual é o seu nome?
  2. Em que ano/série você estuda?
  3. Quantas frutas você consome por dia?
  4. Cite três frutas que você consome com mais frequência.
  5. Que outras frutas você gosta de comer?
  6. De que maneira você consome frutas: cruas, em forma de sucos, doces, geleias, bolos?
  7. As frutas são consumidas em casa, na escola ou em outro lugar? Qual?
  8. Alguém na sua casa o estimula a comer frutas? Quem? E na sua escola?
  9. Se você não come frutas, conte o motivo.

 

 

A seguir, comece analisar os dados da entrevista:

 

  1. Foi citada alguma fruta de que vocês nunca tinham ouvido falar? Qual é o nome dessa fruta?
  2. Há alguma resposta que tenha aparecido em várias entrevistas? Qual resposta? Por que isso aconteceu?

 

Diga aos alunos que os dados obtidos nas entrevistas podem ser organizados em gráficos. Os gráficos são representações que nos ajudam a observar e a comparar dados.

Peça para cada trio elaborar 3 gráficos sobre:

 

1)      Como consomem frutas

2)       Onde consomem frutas

3)       Fruta preferida

 

Observe o exemplo:

 

graficos 1                                         grafico 22

 

 

metade 1metade 2

Fonte das imagens: Acervo da autora.

 

Professor, juntamente com os alunos, descubram, nos gráficos, informações sobre o consumo de frutas no grupo de alunos entrevistados.

 

Veja a resposta a partir do exemplo de gráfico acima:

 

A maioria dos alunos consome frutas na forma de sucos;

A maioria dos alunos consome frutas na escola;

As frutas preferidas são: laranja e uva;

A fruta que os entrevistados gostam menos é cupuaçu.

 

 

  • Degustação de frutas

 

Professor, elabore um bilhete para os pais pedindo que enviem duas frutas para realizar a atividade (duas laranjas, duas bananas,...). Organize o bilhete de forma que as variedades e quantidades de frutas sejam proporcionais. Depois de recolhidas as frutas, com o objetivo de observar e experimentar, organize com os alunos, um ambiente para degustação.

Peça que eles observem todas elas atentamente. Após a observação, peça que os alunos, um por vez, peguem uma determinada fruta, observem suas características e no final respondam:

 

  • Que cor é esta fruta?
  • Ela tem cheiro?
  • O cheiro é bom ou ruim?
  • Qual será o gosto desta fruta?
  • Sua casca é lisa ou áspera?
  • De que cor é a fruta que você mais gosta?
  • Será que esta fruta tem sementes? Se sim, muitas ou poucas?

 

Adiante, prepare/corte as frutas para degustação.(Professor, pode ser que alguns alunos experimentem determinadas frutas pela primeira vez. É possível que, ao observarem os colegas provando as frutas, sintam-se animados a apreciarem também.).

Terminadas as degustações, se possível, leve os alunos até a cozinha da escola, para preparar uma salada de frutas. Lave as frutas na frente dos alunos, inclua-os nesta tarefa e, com isso, trabalhe a importância de lavar as mãos e higienizar os alimentos, antes do seu preparo e consumo, relacione esses hábitos a manutenção da saúde. Você poderá pedir ajuda aos alunos apenas para descascar algumas frutas e você descascará as outras, mais difíceis para eles. Em seguida, prepare com os alunos, a salada. Depois de pronta, sirva-a para todos (se preferir deixe-a gelar por alguns minutos.).

Para finalizar, converse com a turma sobre a importância de se comer frutas, para a saúde. Ouça os comentários e pergunte se a salada de frutas ficou boa. Sugira que façam essa receita em casa com os pais. 

 

  • Pomar escolar – Hábitos saudáveis de vida

 

Professor, explique que pomar é um espaço onde se tem árvores frutíferas. Proponha a construção de um pomar na escola juntamente com os alunos. Para tanto, eleja pelo menos duas frutas preferidas da turma e se na sua escola tiver um espaço com terra, providencie mudas para o plantio.

 

 

                                            LARANJA                                                          MORANGO

 

pe de laranja  pe de morango

Fonte:

Imagem laranjas - http://flickrhivemind.net/Tags/laranja,pomar/Interesting. Acesso 10/09/2012.

Imagem morangos - http://leituragastronomica.wordpress.com/2009/10/20/morangos-romanov/pe-de-morango/.Acesso 10/09/2012

 

HIGIENE

 

Professor, solicite que os alunos acessem o seguinte sítio http://www.canalkids.com.br/higiene/index.php3 por meio do laptop ou tablet e leiam uma história divertida sobre a higiene. Acesso 10/09/2012.

 

higiene canal kids

Fonte: http://www.canalkids.com.br/higiene/index.php3.  Acesso 10/09/2012.

 

 

    Professor, oriente os alunos a realizarem uma atividade sobre higiene por meio de uma WebQuest.

A WebQuest é uma atividade didática para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade.

O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a Pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos.  Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos.

 

Os sítios abaixo ajudarão a compreender melhor sobre WebQuest.

 

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=233. (Texto -  O que é WebQuest?.).

http://www.slideshare.net/marise/o-que-webquest. (Slides -  O que é WebQuest.).

http://webeduc.mec.gov.br/webquest/. (Portal do Ministério da Educação - Recursos da internet para a educação.).

Acessados 15/09/2012.

 

O sítio abaixo mostra como criar uma WebQuest:

http://www.youtube.com/watch?v=Hgz8lZgNJMM. Acesso 15/09/2012.

 

A seguir, o exemplo de uma WebQuest sobre "HÁBITOS SAUDÁVEIS" abordando a temática da higiene, com as seguintes orientações: INTRODUÇÃO - TAREFAS - PROCESSO - AVALIAÇÃO - CONCLUSÕES

 

web higiene 1  web higiene 2  web higiene 3

web 4 higiene  web 5 higiene

Fonte das imagens:

http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=14659&id_pagina=1.  (WebQuest - Introdução)

http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=14659&id_pagina=2.  (WebQuest - Tarefas)

http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=14659&id_pagina=3.  (WebQuest - Processo)

http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=14659&id_pagina=4.  (WebQuest - Avaliação)

http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=14659&id_pagina=5.  (WebQuest - Conclusões)

Acesso 15/09/2012.

 

Professor, nesse momento, proponha uma avaliação dos hábitos de higiene e saúde, por meio de um jogo de pontuação.

Providencie a folha abaixo para cada aluno.

 

jogo pontuação

Fonte: Acervo da autora.

 

 

A seguir, sugerimos algumas atividades:

 

ati 1  ati 2 ati 3

Fonte das imagens: https://sites.google.com/site/diariodaprofaglauce/higiene. Acesso 10/09/2012.

 

 

Professor, o vídeo da música trabalhada na atividade acima se encontra disponível no sítio: http://www.youtube.com/watch?v=cTycyMhBPY8

 

ratinho

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cTycyMhBPY8. Acesso 10/09/2012.

 

Professor nos sítios abaixo você encontra diversas atividades sobre higiene:

 

http://viverarteeducar.blogspot.com.br/p/alfabetizacao-higiene-e-saude.html. (Blog que oferece atividades sobre higiene e saúde.).

http://paraisodaalfabetizacao.blogspot.com.br/2011/07/bingo-da-higiene-pessoal.html. (Blog que apresenta um bingo sobre a higiene pessoal.).

http://paraisodaalfabetizacao.blogspot.com.br/2011/07/trilha-da-higiene-pessoal.html. (Blog que disponibiliza o jogo: trilha da higiene pessoal.).

Acesso 10/09/2012.

 

Exemplos:

 

ati pesquisa       ari produção

Fonte das imagens:http://viverarteeducar.blogspot.com.br/p/alfabetizacao-higiene-e-saude.html. Acesso 10/09/2012.

 

faça bom usos

ATIVIDADE FÍSICA:

 

Professor, para propor momentos em que os alunos vivenciem atividade física, trabalhe interdisciplinarmente com professor da área de Educação Física.

Como sabemos alimentação saudável e higiene, não garantem sozinhas, qualidade de vida, é necessário se MEXER. Veja uma reportagem:

 

reportagem

Fonte: http://pioxiicolegio.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/Figura11.jpg. Acesso 10/09/2012.

 

Professor, durante o Projeto propicie momentos para os alunos praticarem atividades físicas. Sugerimos:

 

atividade fisica

 

As atividades seguintes têm a finalidade de desenvolver e conscientizar os alunos e a comunidade, sobre a importância da atividade física para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.

 

  •          Caminhada com a família

 

Professor, organize no calendário da escola duas caminhadas com a família. Esse momento é oportuno para aproximar a família da escola, bem como garantir aos alunos e comunidade momentos de atividade física. A caminhada poderá ser realizada em um parque ou praça que disponibilize pista para caminhar.

Professor, para fechar a caminhada com chave de ouro, seria interessante solicitar que as famílias levassem frutas, para que ao final da caminhada todos se confraternizassem.

 

Observação: No dia da caminhada são necessárias algumas pessoas para ficarem responsáveis pelo preparo das frutas, enquanto os alunos/família caminham.

 

 Na semana da caminhada, prepare um bilhete para as famílias lembrando:

 

·         dia da caminhada;

·         horário;

·         como os alunos devem se vestir  (camisa fresca, short, tênis, boné);

·         o que não se pode esquecer: protetor solar e garrafa d’água;

·         frutas.

 

Abaixo, algumas fotos da caminhada com a família realizada com os alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA/UFU

 

alongamento  foto caminhada  frutasdsaf

Fonte das imagens: http://www.eseba.ufu.br/interna.php?referencia=fotos&galeria=23. Acesso 10/09/2012.

 

 

 

  •          Jogos cooperativos

 

“Os Jogos Cooperativos, ao promoverem um tipo de relação com o outro baseado não na competição, mas antes na capacidade de cooperar, poderão constituir um valioso instrumento na formação do cidadão. Em lugar de um modelo de atuação em que o indivíduo está em competição com o mundo, os Jogos Cooperativos ajudam a desenvolver uma relação com o exterior, baseada no respeito e no agir com o outro em prol de um objetivo coletivo”.

Fonte: http://www.jogoscooperativos.com.br/Revista_na_Escola.htm. Acessado em 05/09/2012.

 

Exemplos:

  1. Dança da cadeira
  2. Pega-pega cooperativo
  3. Brincadeira com corda
  4. Brincadeira com bola
  5. Coelho sai da toca

 

O sítio http://educrianca.blogspot.com.br/2011/01/jogos-cooperativos.html  explica os exemplos acima e os sítios seguintes trazem novos exemplos e informações:

 

http://ludiconaeducacao.blogspot.com.br/2008/05/jogos-cooperativos.html. (Blog que traz informações sobre jogos cooperativos.).

http://www.projetocooperacao.com.br/2010/10/26/tipos-e-categorias-de-jogos-cooperativos-terry-orlick/. (Blog que disponibliza o projeto sobre cooperação.).

 

 

  •          Campeonatos – torneios

 

Professor, ao sugerirmos atividades como torneios e/ou campeonatos é com o objetivo de estimularmos a prática de atividade física e não somente a competição exacerbada.

Lembramos que o momento deve ser prazeroso, o que implica em uma saúde completa (física-mental).

Nesse sentido, converse com a turma e deixe os alunos proporem sobre qual modalidade será o torneio e/ou campeonato. Se necessário, realize uma votação.

Uma dica para contemplar diversas opiniões, seria realizar a cada mês um torneio.

 

PETCA    BASQUETE

FUTSAL       VOLEI

Fonte das imagens:

Peteca - http://www.kitsegifts.com.br/loja/peteca-p-344.html

Bola de Basquete - http://www.edukbr.com.br/kiagito/quadra_de_esportes/janela_basquete.asp

Bola de Futsal - http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/futsal/futsal.php

Bola de Vôlei - http://educacaofisicabb.blogspot.com.br/2011/07/voleibol.html

Acessadas em 09/09/2012.

 

Professor, depois que os alunos já vivenciaram diferentes atividades, você poderá construir um “Quiz” sobre todos os conteúdos abordados na temática:  HÁBITOS SAUDÁVEIS. O mesmo pode ser compreendido como um tipo de material didático que funciona como uma espécie de jogo de perguntas e respostas, o qual estimula diversas habilidades dos participantes.

 

Para aprender como criar um Quiz acesse:

 

http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/. (O texto comenta o que é um Quiz e contém instruções de como criar um.).

http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8. (Vídeo: Como fazer um Quiz/jogo com o Power Point.).

http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html. ( Blog que explica como criar um QUIZ - joguinho legal.).

http://www.youtube.com/watch?v=5GiZmUQ5LRM&feature=related. (Vídeo: Quiz - Apresentação Power Point.).

Acessados 10/09/2012.

 

Professor, o Quiz poderá ser utilizado individualmente ou de forma colaborativa, que neste caso, gera uma competição entre os participantes, que poderão se sentir estimulados ao desafio de aprender na interação com os pares. O mesmo pode ser produzido, por exemplo, por múltipla escolha, verdadeiro ou falso.

Nesse sentido, organize a turma em dois grupos e peça para cada grupo elaborar perguntas para o outro responder.

 

VEJA UM EXEMPLO DE QUIZ:

 

QUIZ

 

Fonte:http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/infografico/quiz-voce-mantem-habitos-saudaveis-35816.html . Acesso 10/09/2012.

 

Professor, nesse momento, organize a turma em três grupos, pois os estudantes farão um registro que deve ser organizado em três blocos: dicas de higiene, de alimentação e de atividade física.

Peça que elaborem cartazes, panfletos ou folder com imagens que representem HÁBITOS SAUDÁVEIS. Antes, porém, é preciso orientá-las quanto à adequação da mídia impressa.

 

  •   Quem vai lê-lo?
  •   Qual deve ser o tamanho do texto?

 

 

Solicite que cada grupo explique o panfleto que produziu e avalie o trabalho dos outros. No dia da apresentação do trabalho acontecerá a panfletagem.

 

Para aprender como criar um panfleto acesse:

 

http://www.youtube.com/watch?v=0lc7u6sFdXQ&feature=related. (Vídeo: Criar Folheto no Word para Fundamental 1.mp4.).

http://mediugorie.wordpress.com/2006/09/29/panfletos-folders-livretos-convites-flyers-como-fazer-no-word/. (Blog que explica como fazer no word - Panfletos, folders, livretos, convites, flyers.).

Acesso 09/09/2012.

 

Auxilie os alunos ao elaborarem as dicas. Faça intervenções que possibilitem a reflexão dos alunos acerca das descobertas feitas durante a Pesquisa, testando assim, seus conhecimentos.

Ao terminar salve em um pendrive e imprima o texto que os alunos digitaram para serem divulgados e distribuídos pela escola.

 

panfleto

Fonte: Acervo da autora.



Com o término das atividades peça para os alunos escreverem um pequeno texto com base na questão: "Você mudou algum hábito no seu dia a dia desde o início da aula?". Peça que expliquem quais foram as mudanças e por que elas ocorreram.

 

8ª Atividade:

 

CONFRONTANDO AS HIPÓTESES COM OS DADOS PESQUISADOS 

 

Professor, depois de realizar as investigações, retome com seus alunos as hipóteses que eles levantaram no início da Pesquisa e solicite que as confrontem com os dados obtidos, assim vão perceber quais hipóteses são verdadeiras e quais são falsas. Para facilitar entregue um quadro com as hipóteses e solicite que escrevam na frente o que descobriram.

 

                                     Escola de Educação Básica da UFU –                                                  

 Projeto de Iniciação Científica Discente: O valor dos hábitos saudáveis

Hipóteses

Descobertas

 

 

 

 

 

 

 

Retome com os alunos se todas as questões foram respondidas, se houver alguma dúvida  solicite aos alunos, que busquem outras fontes e concluam o trabalho.

 

 9ª Atividade:

 

SOCIALIZAÇÃO DOS RESULTADOS/CULMINÂNCIA DO PROJETO

 

Esta etapa é tão importante quanto a realização das Pesquisas, pois ela propiciará ao aluno perceber  que a Pesquisa é importante e que todo conhecimento só tem validade se for aplicado por outras pessoas. Por isso, organize-os em uma rodinha e discuta com eles sobre como vão socializar o que aprenderam. Algumas sugestões podem ser discutidas com eles, tais como:

 

  • Oficina 1:  Os alunos irão ensinar a fazer sucos e saladas de frutas.

 

  • Oficina 2:  Os alunos irão ensinar sobre hábitos de higiene.

 

  • Oficina 3:  Os alunos vão desenvolver atividades físicas como, por exemplo, jogos.

 

  • Oficina 4:  Comunicação sobre as Pesquisas realizadas e os resultados.

 

É importante lembrar que esta culminância deve envolver a família e a escola, para isso, algumas atividades antecedem esta realização:

 

Planejamento

Defina com os alunos, o que cada um fará no dia da apresentação, quem se responsabilizará por dizer aos convidados quais as diferentes etapas vivenciadas no desenrolar da Pesquisa, inclusive os avanços e as dificuldades enfrentadas e também o agradecimento pelo envolvimento da família e demais colaboradores. É importante que todos participem desse processo.

 

  • Como vamos socializar o que descobrimos?
  • Onde será?
  • Quando?
  • Quais serão as equipes de trabalho?
  • Vamos elaborar convites? Quem vai se responsabilizar pela elaboração e distribuição?
  • Quem vai divulgar o Projeto no jornal da escola?
  • Quem vai confeccionar cartazes? Quantos cartazes deverão ser confeccionados? Onde serão afixados? Dentre outras questões.

 

Se possível, filme as apresentações e depois assista com os alunos para que analisem suas posturas e atuações em apresentações ao público.

Para filmar acesse no laptop Classmate: (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou ( Área de Trabalho > Câmera). O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”. Para visualizar o vídeo, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

 

 10ª Atividade:

 

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

 

Conhecimento do tema estudado;

Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;

Participação nas atividades propostas;

Compreensão do processo de Pesquisa. 

 

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o que significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Ao longo do trabalho, analise se houve envolvimento, se compreenderam as estratégias de Pesquisa e os conhecimentos que construíram. Prepare um pequeno questionário avaliativo sobre o processo da Pesquisa.

 

Exemplo:

 

  •      Como foi ser pesquisador?
  •      Pesquisar contribuiu para conhecer mais sobre o tema? Por quê?
  •      Você participou ativamente do projeto?



Ou se preferir, prepare uma ficha para os alunos responderem sobre o projeto.

 

 

·                 QUE BOM (O que foi interessante)
 

 

 

 

 

·                 QUE PENA (O que não deu certo ou poderia ser revisto)

 

 

 

 

·                 QUE TAL (Sugestões)

 

 

 

 

Recursos Complementares

Sugestão de links para os alunos

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html .(Jogo da pirâmide alimentar.).

Acesso 10/09/2012.

 

Sugestão de links para os professores

http://transdisciplinaridade.wordpress.com/category/textos-rapidos/. (Texto que fala sobre os desafios da escola moderna, seu currículo, sua didática, seus mecanismos de avaliação e controle.).

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/cuidando-proprio-corpo-623358.shtml. ( Sequência didática - Cuidando do próprio corpo.).

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/saude-bucal-623077.shtml. (Sequência didática - Saúde Bucal.).

Acesso 10/09/2012.

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e as novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto/Aula “O valor dos hábitos saudáveis”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.