Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é pirâmide alimentar e qual a importância de se ter uma alimentação saudável e balanceada?

 

25/08/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Pirâmide alimentar: é preciso ter uma alimentação saudável - UCA

MARIANE ELLEN DA SILVA, Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Perceber a importância de se alimentar bem;
  •   Identificar o significado de pirâmide alimentar;
  •   Trabalhar em grupo;
  •   Reconhecer alguns alimentos e suas funções;
  •   Fazer uma vitamina;
  •   Explorar a leitura e a escrita;
  •   Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Professor, para que você possa auxiliar o aluno a buscar compreender o que é pirâmide alimentar e qual a importância de se ter uma alimentação saudável e balanceada é necessário que ele tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Deverá também ser capaz de expor seu pensamento através da linguagem oral, bem como interagir com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

Estratégia e recursos da aula:

Para a quarta atividade, solicite que cada aluno traga de casa uma fruta para sala de aula.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, comece esse momento organizando a turma em uma roda de conversa. Indague aos alunos se comeram alguma coisa antes de chegarem a escola, e, em caso afirmativo, pergunte o que comeram. Dê oportunidade para todos falarem.

Continue questionando:    

  •      Algum aluno da turma não gosta de comer?
  •      Quem?
  •      O que vocês mais gostam de comer?
  •      Comer é bom?
  •      Por que?

 

 Estimule o diálogo abordando o assunto alimentação.

 

Em seguida, organize a turma em 4 grupos e disponibilize para cada um algumas imagens sobre alimentos. Se preferir, solicite que acessem a internet utilizando o laptop  e procurem diversas imagens de alimentos, seguindo os seguintes passos: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet). Em seguida, peça para digitarem com atenção os sítios abaixo:

 

http://caioogladiador.blogspot.com/2009/09/eu-quero-batata-frita-e-voce.html

 

http://www.akila.com.br/cgi-bin/index.pl?rm=Opina&a=21

 

http://todaperfeita.com.br/a-nova-dieta-das-frutas/

 

 http://kzateliernoivas.blogspot.com/2010/07/arroz-e-feijao.html

  

 

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=820&sid=8

  

 

 

http://matheusanapolino.blogspot.com/2011_05_01_archive.html

 

http://hidroponicocalderaro.com.br/receitas.html

 

 

Mediante a apresentação das imagens, solicite que cada aluno fale o que mais gosta de comer. Faça um levantamento com a turma sobre os alimentos mais desejados pelas crianças.

Nesse momento você poderá fazer um gráfico com os alunos utilizando o KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos).

Para essa atividade, solicite que criem uma tabela com 10 linhas e 10 colunas. Na medida em que os alunos forem falando os alimentos desejados, vão pintando os quadradinhos de acordo com a cor estabelecida na legenda, ao final toda a turma visualizará os alimentos mais desejados pelos colegas.

 

grafico alimentos

 

Fonte: Acervo da autora

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Em seguida, proponha um questionário para cada grupo responder:

 

1 – Precisamos nos alimentar? Por que?

2 – Como uma alimentação pode ser saudável?

3 – Por que as crianças estão ficando obesas?

4 – De que forma a atividade física é importante para a saúde?

 

A seguir, solicite aos alunos que utilizem o laptop para acessarem a internet: Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e providencie o vídeo: Obesidade infantil, produzido pela Revista Veja, o qual retrata: alimentação, obesidade infantil e atividade física.

 

Acesse o seguinte sítio:  http://www.youtube.com/watch?v=2NduL1EZBAo

 

video obesidade

 

 

Após o vídeo estabeleça um diálogo com a turma. Pergunte:

 

  • O que foi possível aprender?
  •  Porque as crianças estão acima do peso?
  • Quais são os hábitos alimentares mais saudáveis?
  • Atividade física é importante ou não?

 

Promova uma discussão sobre o assunto e em seguida, peça para os alunos fazerem um relatório sobre o vídeo. Esse relatório poderá ser feito no caderno de Português ou através do programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos). Se utilizar o laptop, imprima os relatórios e cole-os no caderno.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Professor, no sentido de oferecer uma alimentação mais equilibrada para as crianças, proponha uma reflexão sobre quantos e quais alimentos elas costumam ingerir. Para tanto, disponibilize para cada aluno a letra da música abaixo, ou utilizando a internet Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet), solicite que os alunos vejam o vídeo dessa música acessando o seguinte sítio:

 

http://www.youtube.com/watch?v=taU0_Y0QaTw

video musica alimentos

Para Ter Muita Saúde: A Turma do Nosso Amiguinho

 

Para ter muita saúde

 é preciso se cuidar

comer sempre na hora certa

beber água e descansar.

 E quem sai comendo tudo

 qualquer dia não sei não,

 pode engolir um sapo

 ou até lamber sabão.

 

Alimentos diferentes

 formam nossa refeição

 cada um tem seu trabalho

desempenha uma função.

 Uns regulam, uns constrói,

 outros dão muita energia

 pra crescer ficar bem forte

 e brincar com alegria!

 

A partir dessa música converse com os alunos sobre o que entenderam e questione como é importante ter uma alimentação balanceada para se ter saúde.

Como a música abordou os vários alimentos que formam a nossa refeição, então é de suma importância saber escolher os alimentos e comer na hora certa. Mostre para os alunos que a letra da música indicou três tipos de alimentos: “Uns que constroem, uns que regulam e outros que dão muita energia”. Indague, quais seriam esses alimentos.

Explique que os alimentos construtores são formados por uma grande quantidade de substâncias responsáveis pelo crescimento do corpo. Exemplos: feijão, ovo, leite, queijo e carnes (boi,ave,porco e aves dentre outras).

Os alimentos reguladores possuem grande quantidade de substâncias responsáveis pelo funcionamento do corpo. Exemplos: frutas e verduras. Explore os nomes que conhecem.

Os alimentos energéticos são aqueles que possuem grande quantidade de substâncias responsáveis pela reposição da energia para o corpo. Exemplos: massas, cereais, arroz, batata, manteiga, óleo e doces.

 

Professor, você poderá utilizar alguns sítios para trabalhar os seguintes temas: pirâmide alimentar; alimentos energéticos, reguladores e construtores.

http://nutricionistaclarissezanette.blogspot.com/2010/06/avalia-qualidade-da-sua-comida.html

http://www.bancodesaude.com.br/dieta/piramide-alimentar

http://www.weblaranja.com/nutricao/piramide_alimentar.htm

http://www.viaintegral.com/via2007/paginas/piramide.htm

 

Questione:      

  •      Como saber o que comer e a quantidade certa?   
  •      Quais alimentos devemos comer mais?      
  •      Quais alimentos temos que moderar em nossa alimentação?

A partir desses questionamentos apresente aos alunos uma pirâmide alimentar ou solicite que utilizem a internet de seus laptops e acessem o programa Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet)  e se dirijam ao seguinte sítio:

http://www.ramfit.com.br/blog/tag/piramide-alimentar/

 

 

 http://www.ramfit.com.br/blog/tag/piramide-alimentar/

 

 

Explique que a pirâmide alimentar é um tipo de gráfico que mostra quais alimentos devem ser consumidos e a quantidade ideal para uma alimentação saudável. Na pirâmide alimentar todos os alimentos (energéticos, reguladores e construtores) são indispensáveis para o bom equilíbrio e o funcionamento do corpo humano.

 Prepare uma pirâmide em branco, em um papel A3 e mostre à turma, veja:

 

                                                                                              Fonte:  Acervo da autora

 

Peça aos alunos para observarem que ela é dividida em 8 grupos. Cada grupo corresponde a um tipo de alimento. É importante destacar que os alimentos da base devem ser ingeridos com maior frequência, ao contrário do topo, que devem ter pouca ingestão.

Questione:

  • Já que os alimentos da base são os de maior consumo, quais seriam eles?
  • Quais seriam os alimentos do topo, já que devemos ingeri-los em menor quantidade?

 

Para saber quais alimentos correspondem a cada grupo da pirâmide alimentar, proponha a turma uma pesquisa na internet Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet)  acessando o sítio:

 

http://www.nestle.com.br/Site/ferramentas/naologado.aspx

site nestle

 

Em seguida, entre no link pirâmide alimentar.

Para tanto, organize a turma em 8 grupos, formando trios ou quartetos. Escreva em pedacinhos de papéis o nome dos 8 grupos de alimentos que compõem a pirâmide alimentar e depois solicite que um elemento de cada grupo pegue um papel.

 

ficha

Fonte: Acervo da autora

 

Organize um roteiro de pesquisa para os alunos colocarem os alimentos nos devidos lugares.

Sugerimos:

1- Qual é o seu grupo de alimentos? Desenhe um alimento correspondente ao seu grupo de alimentos da pirâmide alimentar, em um papel de 10 cm X 10 cm.

3- Em qual lugar da pirâmide alimentar o seu grupo de alimentos está localizado?   

Quando todos terminarem, peça para colarem os grupos de alimentos na pirâmide alimentar (em branco) e cole no mural da sala. Seria interessante também, cada aluno registrar a pirâmide alimentar no caderno. Se preferir, poderá registrar a atividade no programa Tux Paint ( Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) do laptop Classmate. Esse programa trabalha com pintura digital e oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros.

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

 

 

Professor, com as frutas que os alunos trouxeram de casa proponha  preparar com a turma uma vitamina. Para tanto, providencie uma receita e peça para registrarem no programa KWord ( Área de Trabalho, Processador de Textos ). Sugerimos que trabalhe a receita abaixo:

 

VITAMINA TODA FRUTA

 

 INGREDIENTES:

. UMA MAÇÃ

. UMA BANANA NANICA

 . UM PÊRA

. UM PEDAÇO PEQUENO DE MAMÃO

. DEZ MORANGOS

. TRÊS XÍCARAS DE CHÁ DE LEITE

. DUAS COLHERES DE SOPA DE AÇÚCAR

 

MODO DE PREPARO:

 

  • Descasque as frutas e pique-as em pedaços.
  • Bata as frutas, o leite e o açúcar no liquidificador.
  • Distribua em copos e sirva.

Professor, essa receita rende 4 porções, se a turma tiver 25 alunos, você deverá fazer 7 receitas ( aproveite para explorar com as crianças essas quantidades). Nesse sentido, serão necessárias as seguintes quantidades de frutas: 7 maçãs, 7 bananas, 7 pêras, 7 pedaços de mamão e 70 morangos.

 

http://yogacentrocivico.com/blog/?p=1664

 

 

5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Depois de tomarem a vitamina, proponha para os alunos um jogo sobre o tema trabalhado: Pirâmide Alimentar. Solicite que acessem o sítio abaixo pelo programa Mozilla Firefox ( Metasys > Favoritos > Navegador de Internet)

 

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html

 

 

 

 

Nesse jogo, os alunos deverão se concentrar, pois os alimentos vão ficar passando de um lado para outro e o objetivo é clicar no alimento e levá-lo ao lugar correto da pirâmide alimentar, a cada alimento correto ganha-se pontos e o jogo é controlado por tempo.

Após a realização do jogo pergunte aos alunos o que acharam das atividades realizadas, é de suma importância que justifiquem a resposta. Estabeleça um diálogo com o intuito de verificar se compreenderam o que é  pirâmide alimentar, bem como a importância de se ter uma alimentação saudável e balanceada.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma relevância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação deverá ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar por meio de observações e registros individuais se os alunos conseguiram: aprender a estrutura da pirâmide alimentar; reconhecer as funções dos alimentos; utilizar o laptop; bem como reconhecer a importância de uma alimentação saudável para ter uma melhor qualidade de vida. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Andréa Miranda, Colégio Amorim de França , São Paulo - disse:
    andreamirbilla@terra.com.br

    01/09/2013

    Cinco estrelas

    Adorei seu trabalho! Estou pesquisando para um projeto escolar e seu trabalho me deu várias ideias! Muito obrigada!


  • Rosa MAria , Escola Estadual "Presidente Olegário" , Minas Gerais - disse:
    rosasilvaduarte@bol.com.br

    24/03/2013

    Cinco estrelas

    Excelente sugestão para o trabalho na educação! Gostaria de usar esta sugestão em minha escola, se a autora permitir.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.