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Realizando medidas de comprimento com recursos online disponíveis na Internet

 

19/09/2013

Autor e Coautor(es)
EDERSON DE OLIVEIRA PASSOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem, conforme habilidade H2 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos, conforme habilidade H3 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas, conforme habilidade H4 da matriz de referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM.
Duração das atividades
1 a 2 horas/aulas (50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Arredondamento de números decimais;
  • Cálculo de área e perímetro;
  • Reconhecimento e medida de elementos do círculo e circunferência;
  • Arredondamento de medidas de comprimento;
  • Cálculo da área do círculo e comprimento da circunferência.
Estratégias e recursos da aula

Recursos Materiais

  • Computadores com acesso à Internet, preferencialmente com o software GoogleEarth.

 

A presente aula foi elaborada como atividade complementar à proposta intitulada “Educação Física e Matemática: um bate bola nas grandes áreas”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50346>. Acesso em: 22 ago. 2013.

Na referida proposta, sugere-se que o professor disponibilize fitas métricas para que os alunos realizem medidas durante o trabalho de campo de visita ao estádio de futebol. Conforme abordada na sugestão e no vídeo "Matemática no Futebol" da série "Matemática em toda parte" da TV Escola do Ministério da Educação. O vídeo está disponível no seguinte endereço: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2349>. Acesso em: 05 jul. 2103.

Em sala de aula, esclareça aos alunos que eles verificarão as medidas realizadas na atividade de campo na proposta de aula “Educação Física e Matemática: um bate bola nas grandes áreas”. Porém, para isso, utilizarão outros recursos, inclusive com uso da Internet e recursos online. Conforme defendem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): "O computador pode ser usado como elemento de apoio para o ensino (banco de dados, elementos visuais), mas também como fonte de aprendizagem e como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades. O trabalho com o computador pode ensinar o aluno a aprender com seus erros e a aprender junto com seus colegas, trocando suas produções e comparando-as" (BRASIL, 1997, p. 35).

Professor, para iniciar a discussão, retome o seguinte questionamento já abordado na proposta anterior:

 

– Será que as medidas do campo correspondem às medidas oficiais da Fifa (Federação Internacional de Futebol)?

 

Assim, solicite que os alunos utilizem o computador com acesso à Internet e façam uma busca das recomendações da Fifa sobre as dimensões para construção de um campo de futebol.

 

Comentário: No endereço <http://constelacoes.candian.com.br/2012/09/o-tamanho-dos-gramados-do-brasileirao-2012/>, acessado em: 22 ago. 2013, há uma perspectiva visual de campos construídos com as dimensões mínimas recomendadas pela Fifa, que pode ser explorado, juntamente com o texto do site, para discussão com os alunos. Para isso, suscite reflexões sobre a influência do mando de campo na determinação da vitória de um time, tais como:

 

- Conhecer e estar habituado às dimensões de seu campo pode favorecer no estabelecimento de estratégias de posicionamento em campo e na forma de atuação dos jogadores?

 

- Ao jogar em um campo menor, os jogadores se cansam menos?

 

 

- Ao jogar em um campo menor, o time se fecha mais?

 

- Ao jogar em um campo maior, os jogadores cansam mais?

 

Ao jogar em um campo maior, fica mais espaço entre os jogadores?

 

Após o momento de discussão, solicite que os alunos utilizem o GoogleEarth ou o Google mapas e localizem o estádio visitado e busquem a máxima aproximação do campo possível.

 

Comentário: Espera-se que os alunos consigam visualizar o campo de futebol de forma tão aproximada que seja possível identificar as marcações das linhas do campo, tal como na ilustração a seguir (Figura 1).

 

Figura 1: Vista superior do Estádio Serra Dourada, Goiânia-GO.
Estádio Serra Dourada, Goiânia-GO
Disponível em: < https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl>. Acesso em: 22 ago. 2013.

 

Comentário: Caso os alunos tenham dificuldade para aproximar a visualização do estádio escolhido, torna-se necessário usar o recurso de aproximação e afastamento de visualização da imagem na tela localizado na reta vertical no lado esquerdo da tela.  Este recurso está em destaque na figura a seguir (Figura 2). Outra opção para a realização dessa ação é usar o botão de rolagem do mouse.

 

Figura 2: Visualização do munícipio de Uberlândia
Munícipio de Uberlândia
Fonte: < https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR>. Acesso em: 25 jul. 2013.
 

Professor para dar prosseguimento à aula, é necessário orientar os alunos a habilitarem a função de realização de medidas disponível no site: os alunos devem dar um clique no link identificado com a inscrição "Labs do Google Maps", localizado na página no canto inferior esquerdo, conforme ilustrado a seguir (Figura 3).

 
Figura 3: Visualização do atalho para habilitação da ferramenta de medida de distância.
Ferramenta de medida de distância
Fonte: < https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR>. Acesso em: 25 jul. 2013.

 

Ao clicar neste atalho, abre-se uma nova página, em que é necessário selecionar a opção “Ferramenta para medição de distância” que permite a realização da medida da distância entre dois pontos. Após a seleção é preciso salvar as alterações, conforme destaques na figura a seguir (Figura 4).

 

Figura 4: Visualização da habilitação da ferramenta de medida do site.
Habilitação da ferramenta de medida do site.
Fonte: < https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR>. Acesso em: 25 jul. 2013.

 

Com essas ações, o site disponibiliza a ferramenta de medida que se localiza no canto inferior esquerdo do site, assemelhando-se como um pedaço de régua, conforme destaque na ilustração a seguir (Figura 5).

 

Figura 5: Visualização da ferramenta de medida.
Visualização da ferramenta de medida
Fonte: < https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR>. Acesso em: 25 jul. 2013.

 

Após a realização dessas ações, solicite que os alunos realizem as medidas do campo de futebol do estádio visitado e anotem os resultados. Usando nosso exemplo anterior, Estádio Serra Dourada em Goiânia, espera-se que os alunos realizem e visualizem as medidas do comprimento e da largura do campo, conforme ilustrado nas figuras a seguir (Figura 6 e 7).

 

Figura 6: Medida do comprimento do campo.
Medida do comprimento do campo
Disponível em: < https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl>. Acesso em: 22 ago. 2013

 

Figura 7: Medida da largura do campo.
Medida da largura do campo
Disponível em: < https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl>. Acesso em: 22 ago. 2013.
 

Comentário: Professor, aproveite a atividade de realização das medidas das dimensões do campo para resgatar com os alunos as regras de arredondamento dos números decimais.

 

Após a realização das medidas das dimensões do campo de futebol, questione os alunos se outras marcações do campo obedecem às recomendações oficiais para a construção de um campo de futebol determinadas pela Fifa, tais como dimensões da grande área, da pequena área, do círculo central (ou do diâmetro para se determinar o raio), entre outras medições. 

 

Comentário: Professor, se preferir, pode-se recomendar a leitura do texto disponível no endereço <http://ipemsp.wordpress.com/2011/09/26/medidas-do-campo-de-futebol/>. Acesso em 23 ago. 2013. Nesse endereço é possível visualizar as medidas recomendadas pela Fifa para a construção de campos de futebol.

 

Posteriormente, questione os alunos se a marcação do meio de campo encontra-se realmente no centro das suas dimensões. Instigue os alunos a realizarem a medida para verificação do questionamento. 

 

Comentário: Nesse caso, as distâncias do centro até as extremidades devem ser constantes.

 

Como atividade final, proponha situações problemas para que os alunos apliquem as medidas realizadas, tais como: a área e o perímetro do campo de futebol, a área e o perímetro de outras marcações do campo de futebol, como a área do círculo do meio de campo, seu comprimento, da meia lua da grande área, entre outras situações.

 

 ENRIQUEÇA SUA AULA

 

Como forma de enriquecer a proposta de aula, sugere-se que os alunos realizem uma busca do processo histórico de construção do estádio visitado, fatos e acontecimentos históricos que podem ter ocorrido, bem como se o estádio visitado faz parte do calendário oficial da copa do mundo de 2014, no Brasil.

 

 

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

Recursos Complementares

Como recurso complementar, o professor pode explorar a lista de estádios de futebol do Brasil, disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_est%C3%A1dios_de_futebol_do_Brasil>. Acesso em: 23 ago. 2013. Ressalta-se a importância de se abordar a confiabilidade das informações disponíveis no site da Wikipédia, pois, como o próprio site se apresenta, trata-se de uma “enciclopédia livre que todos podem editar" . Quanto à confiabilidade das informações contidas, em seu texto de apresentação, o próprio site alerta que por “sua estrutura aberta, a Wikipédia ‘não dá nenhuma garantia de validade’ do seu conteúdo, já que ninguém é responsável por quaisquer reivindicações que nela figuram”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia>. Acesso em: 23 ago. 2013.

Sugere-se, ainda, o documento oficial da Fifa, “Estádios de Futebol: recomendações e requisitos técnicos”. Disponível em: <http://pt.fifa.com/mm/document/tournament/competition/01/37/17/76/p_sb2010_stadiumbook_ganz.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2013. Nesse documento, além das especificações técnicas das medidas das dimensões e marcações no campo, trata-se de recomendações sobre impactos ambientais de maneira sustentável para as construções oficiais, possibilitando, inclusive a percepção da influência de conhecimentos matemáticos e físicos no estabelecimento dessas recomendações, tais como ângulo de incidência dos raios solares, do campo de visão, da propagação de ondas sonoras, entre outros. 

Avaliação

Recomenda-se, no processo avaliativo, que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante as situações propostas. O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a medidas realizadas e anotadas, bem como dos cálculos solicitados pelo professor.

Aconselha-se, ainda, a utilização de uma autoavaliação, por ser um instrumento que permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realização das atividades propostas. É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.

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