19/09/2013
Angela Cristina dos Santos, Antomar Araújo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Recursos Materiais
A presente aula foi elaborada como atividade complementar à proposta intitulada “Educação Física e Matemática: um bate bola nas grandes áreas”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50346>. Acesso em: 22 ago. 2013.
Na referida proposta, sugere-se que o professor disponibilize fitas métricas para que os alunos realizem medidas durante o trabalho de campo de visita ao estádio de futebol. Conforme abordada na sugestão e no vídeo "Matemática no Futebol" da série "Matemática em toda parte" da TV Escola do Ministério da Educação. O vídeo está disponível no seguinte endereço: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=2349>. Acesso em: 05 jul. 2103.
Em sala de aula, esclareça aos alunos que eles verificarão as medidas realizadas na atividade de campo na proposta de aula “Educação Física e Matemática: um bate bola nas grandes áreas”. Porém, para isso, utilizarão outros recursos, inclusive com uso da Internet e recursos online. Conforme defendem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN): "O computador pode ser usado como elemento de apoio para o ensino (banco de dados, elementos visuais), mas também como fonte de aprendizagem e como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades. O trabalho com o computador pode ensinar o aluno a aprender com seus erros e a aprender junto com seus colegas, trocando suas produções e comparando-as" (BRASIL, 1997, p. 35).
Professor, para iniciar a discussão, retome o seguinte questionamento já abordado na proposta anterior:
– Será que as medidas do campo correspondem às medidas oficiais da Fifa (Federação Internacional de Futebol)?
Assim, solicite que os alunos utilizem o computador com acesso à Internet e façam uma busca das recomendações da Fifa sobre as dimensões para construção de um campo de futebol.
Comentário: No endereço <http://constelacoes.candian.com.br/2012/09/o-tamanho-dos-gramados-do-brasileirao-2012/>, acessado em: 22 ago. 2013, há uma perspectiva visual de campos construídos com as dimensões mínimas recomendadas pela Fifa, que pode ser explorado, juntamente com o texto do site, para discussão com os alunos. Para isso, suscite reflexões sobre a influência do mando de campo na determinação da vitória de um time, tais como:
- Conhecer e estar habituado às dimensões de seu campo pode favorecer no estabelecimento de estratégias de posicionamento em campo e na forma de atuação dos jogadores?
- Ao jogar em um campo menor, os jogadores se cansam menos?
- Ao jogar em um campo menor, o time se fecha mais?
- Ao jogar em um campo maior, os jogadores cansam mais?
- Ao jogar em um campo maior, fica mais espaço entre os jogadores?
Após o momento de discussão, solicite que os alunos utilizem o GoogleEarth ou o Google mapas e localizem o estádio visitado e busquem a máxima aproximação do campo possível.
Comentário: Espera-se que os alunos consigam visualizar o campo de futebol de forma tão aproximada que seja possível identificar as marcações das linhas do campo, tal como na ilustração a seguir (Figura 1).
Comentário: Caso os alunos tenham dificuldade para aproximar a visualização do estádio escolhido, torna-se necessário usar o recurso de aproximação e afastamento de visualização da imagem na tela localizado na reta vertical no lado esquerdo da tela. Este recurso está em destaque na figura a seguir (Figura 2). Outra opção para a realização dessa ação é usar o botão de rolagem do mouse.
Professor para dar prosseguimento à aula, é necessário orientar os alunos a habilitarem a função de realização de medidas disponível no site: os alunos devem dar um clique no link identificado com a inscrição "Labs do Google Maps", localizado na página no canto inferior esquerdo, conforme ilustrado a seguir (Figura 3).
Ao clicar neste atalho, abre-se uma nova página, em que é necessário selecionar a opção “Ferramenta para medição de distância” que permite a realização da medida da distância entre dois pontos. Após a seleção é preciso salvar as alterações, conforme destaques na figura a seguir (Figura 4).
Com essas ações, o site disponibiliza a ferramenta de medida que se localiza no canto inferior esquerdo do site, assemelhando-se como um pedaço de régua, conforme destaque na ilustração a seguir (Figura 5).
Após a realização dessas ações, solicite que os alunos realizem as medidas do campo de futebol do estádio visitado e anotem os resultados. Usando nosso exemplo anterior, Estádio Serra Dourada em Goiânia, espera-se que os alunos realizem e visualizem as medidas do comprimento e da largura do campo, conforme ilustrado nas figuras a seguir (Figura 6 e 7).
Comentário: Professor, aproveite a atividade de realização das medidas das dimensões do campo para resgatar com os alunos as regras de arredondamento dos números decimais.
Após a realização das medidas das dimensões do campo de futebol, questione os alunos se outras marcações do campo obedecem às recomendações oficiais para a construção de um campo de futebol determinadas pela Fifa, tais como dimensões da grande área, da pequena área, do círculo central (ou do diâmetro para se determinar o raio), entre outras medições.
Comentário: Professor, se preferir, pode-se recomendar a leitura do texto disponível no endereço <http://ipemsp.wordpress.com/2011/09/26/medidas-do-campo-de-futebol/>. Acesso em 23 ago. 2013. Nesse endereço é possível visualizar as medidas recomendadas pela Fifa para a construção de campos de futebol.
Posteriormente, questione os alunos se a marcação do meio de campo encontra-se realmente no centro das suas dimensões. Instigue os alunos a realizarem a medida para verificação do questionamento.
Comentário: Nesse caso, as distâncias do centro até as extremidades devem ser constantes.
Como atividade final, proponha situações problemas para que os alunos apliquem as medidas realizadas, tais como: a área e o perímetro do campo de futebol, a área e o perímetro de outras marcações do campo de futebol, como a área do círculo do meio de campo, seu comprimento, da meia lua da grande área, entre outras situações.
ENRIQUEÇA SUA AULA
Como forma de enriquecer a proposta de aula, sugere-se que os alunos realizem uma busca do processo histórico de construção do estádio visitado, fatos e acontecimentos históricos que podem ter ocorrido, bem como se o estádio visitado faz parte do calendário oficial da copa do mundo de 2014, no Brasil.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Como recurso complementar, o professor pode explorar a lista de estádios de futebol do Brasil, disponível em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_est%C3%A1dios_de_futebol_do_Brasil>. Acesso em: 23 ago. 2013. Ressalta-se a importância de se abordar a confiabilidade das informações disponíveis no site da Wikipédia, pois, como o próprio site se apresenta, trata-se de uma “enciclopédia livre que todos podem editar" . Quanto à confiabilidade das informações contidas, em seu texto de apresentação, o próprio site alerta que por “sua estrutura aberta, a Wikipédia ‘não dá nenhuma garantia de validade’ do seu conteúdo, já que ninguém é responsável por quaisquer reivindicações que nela figuram”. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia>. Acesso em: 23 ago. 2013.
Sugere-se, ainda, o documento oficial da Fifa, “Estádios de Futebol: recomendações e requisitos técnicos”. Disponível em: <http://pt.fifa.com/mm/document/tournament/competition/01/37/17/76/p_sb2010_stadiumbook_ganz.pdf>. Acesso em: 24 ago. 2013. Nesse documento, além das especificações técnicas das medidas das dimensões e marcações no campo, trata-se de recomendações sobre impactos ambientais de maneira sustentável para as construções oficiais, possibilitando, inclusive a percepção da influência de conhecimentos matemáticos e físicos no estabelecimento dessas recomendações, tais como ângulo de incidência dos raios solares, do campo de visão, da propagação de ondas sonoras, entre outros.
Recomenda-se, no processo avaliativo, que o professor observe o interesse, a motivação e o envolvimento dos alunos na realização das atividades, na discussão e emissão de opinião durante as situações propostas. O professor pode, ainda, adotar como critério avaliativo formal a medidas realizadas e anotadas, bem como dos cálculos solicitados pelo professor.
Aconselha-se, ainda, a utilização de uma autoavaliação, por ser um instrumento que permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realização das atividades propostas. É importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcançados e quais as mudanças necessárias a serem adotadas em situações semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.
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