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Cérebro: uma maquina genial – Parte 1

 

19/09/2013

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as funções do cérebro, conforme competência 4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Reconhecer a importância do cérebro para a saúde humana, conforme a habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Relacionar as doenças que acometem o cérebro, conforme a habilidade H19 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.

Delinear a importância da redação no processo de aprendizagem, conforme a competência de área 7 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o sistema nervoso (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos, que esclarecem importantes aspectos do funcionamento do cérebro.

Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir aos vídeos nos computadores acessando os links abaixo.

Comentário: Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download dos vídeos e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

Observação:

Fica a critério do professor a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa dos vídeos seguida da discussão. Segue abaixo, o endereço dos vídeos: figuras 1 e 2.

Vídeo 1: O Cérebro - Parte 1 de 2 (7:01)

3

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=BatWbd2CM7Y  (Acesso em 17/09/2013)

Vídeo 2: O Cérebro - Parte 2 de 2 (13:30 )

4

Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=vDkMxZJJS30 (Acesso em 17/09/2013)


O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo dos vídeos.

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição dos vídeos poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto – como, por exemplo, o software Microsoft Word – e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.

Questionário de Contextualização
 

1 – Qual é a principal função do cérebro?

2 – Por que o cérebro humano é considerado o ponto mais alto da evolução?

3 – Qual a função da medula espinhal e qual estrutura a protege?

4 – O que ocorre com o cérebro quando estamos pensando?

5 – Qual é o “combustível” do cérebro? Explique como ele funciona.

6 – Como ocorre o desenvolvimento cerebral de uma criança?

7 – Qual é a função dos hemisférios direito e esquerdo?

8 – Quais são as regiões do corpo mais sensíveis ao toque? Qual é a ligação dessas partes do corpo com cérebro?

9 – Qual é a área do cérebro responsável pela linguagem?


Comentário: Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.


Segundo momento: Pesquisa on-line

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.

O professor deverá organizar a turma em seis grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.


Observação:

Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.

Como se vê abaixo, cada um dos seis grupos ficará responsável por coletar dados sobre uma dentre as mais comuns doenças que acometem o cérebro, consultando, para tanto, sites específicos.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos seis grupos a coletar dados referentes:

 

- aos sintomas da doença designada para o grupo

- ao diagnóstico da doença designada para o grupo

- à prevenção da doença designada para o grupo

- ao tratamento da doença designada para o grupo
 

Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.

Sites indicados para consulta:

Grupo 1: Mal de Alzheimer

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/alzheimer (Acesso feito em 06/09/2013)

Disponível: http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/alzheimer-2/ (Acesso feito em 06/09/2013)

Disponível: http://www.doencadealzheimer.com.br/ (Acesso feito em 06/09/2013)


Grupo 2 : Mal de Parkinson

Disponível: http://www.parkinson.org.br/firefox/index.html (Acesso feito em 06/09/2013)

Disponível: http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/doenca-de-parkinson/ (Acesso feito em 06/09/2013)

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/mal-de-parkinson (Acesso feito em 06/09/2013)


Grupo 3: Doença de Huntington

Disponível: http://www.ivdn.ufrj.br/kb_ivdn_v01_03_Doencas_11_huntington_01.htm (Acesso feito em 06/09/2013)

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/doenca-de-huntington (Acesso feito em 06/09/2013)

Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/doenca-de-huntington/ (Acesso feito em 06/09/2013)


Grupo 4: Esclerose Múltipla

Disponível: http://www.abem.org.br/ (Acesso feito em 06/09/2013)

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/esclerose-multipla (Acesso feito em 06/09/2013)

Disponível:http://www.einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/entenda-a-esclerose-multipla.aspx (Acesso feito em 06/09/2013)


Grupo 5: Acidente Vascular Cerebral

Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6 (Acesso feito em 06/09/2013)

Disponível: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/tabagismo/avc-acidente-vascular-cerebral/ (Acesso feito em 06/09/2013)

Disponível: http://www.abc.med.br/p/240320/acidente+vascular+cerebral+o+que+e+como+e+feito+o+diagnostico+qual+o+tratamento.htm (Acesso feito em 06/09/2013)


Grupo 6: Epilepsia

Disponível: http://www.epilepsia.org.br/arquivos/site/index.php (Acesso feito em 06/09/2013)

Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/epilepsia (Acesso feito em 06/09/2013)

Disponível: http://drauziovarella.com.br/letras/e/epilepsia/ (Acesso feito em 06/09/2013)

 

Terceiro momento: Organizando um seminário de pesquisa


Preparação do ambiente:


Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.

Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 06/09/2013).

A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.


Quarto momento: Redação

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos em documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.


Texto 1 - Projeto pioneiro une neurociência à educação em escolas no Brasil
Disponível: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/03/projeto-pioneiro-une-neurociencia-educacao-em-escolas-no-brasil.html  (Acesso feito em 06/09/2013)


Texto 2 - Exercício cerebral constante pode levar à excelência no que se faz
Disponível: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/03/exercicio-cerebral-constante-pode-levar-excelencia-no-que-se-faz.html  (Acesso feito em 06/09/2013).

O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o texto 2.

Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:


- Cérebro: limites e possibilidades
 

Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.

Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Aula: “Cérebro: a máquina humana – UCA”, site Portal do Professor - MEC
Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30979(Acesso feito em 06/09/2013)

Texto: “O funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem”, site Psicopedagogia Online
Disponível: http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=223(Acesso feito em 06/09/2013)


Sugestões de links para alunos:
 

Site: Cérebro nosso de cada dia
Disponível: http://www.cerebronosso.bio.br/(Acesso feito em 06/09/2013)

Texto: Cérebro, site Saúde IG
Disponível: http://saude.ig.com.br/cerebro/ (Acesso feito em 06/09/2013)

Texto: Cérebro, site Wikipédia
Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rebro(Acesso feito em 06/09/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização, no seminário de pesquisa ou mesmo na redação.

Os resultados dessa avaliação servirão de subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Cérebro: uma máquina genial – Parte 2, disponível no Portal do Professor.

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