19/09/2013
Lérida de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Conhecer as funções do cérebro, conforme competência 4 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Reconhecer a importância do cérebro para a saúde humana, conforme a habilidade H14 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Relacionar as doenças que acometem o cérebro, conforme a habilidade H19 da matriz de referência de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM.
Delinear a importância da redação no processo de aprendizagem, conforme a competência de área 7 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.
Noções básicas sobre o sistema nervoso (Ensino Fundamental).
Noções básicas de Informática.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos, que esclarecem importantes aspectos do funcionamento do cérebro.
Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir aos vídeos nos computadores acessando os links abaixo.
Comentário: Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download dos vídeos e gravá-los em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.
Fica a critério do professor a interrupção parcial dos vídeos para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa dos vídeos seguida da discussão. Segue abaixo, o endereço dos vídeos: figuras 1 e 2.
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=BatWbd2CM7Y (Acesso em 17/09/2013)
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=vDkMxZJJS30 (Acesso em 17/09/2013)
O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo dos vídeos.
Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.
O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição dos vídeos poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.
Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto – como, por exemplo, o software Microsoft Word – e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.
1 – Qual é a principal função do cérebro?
2 – Por que o cérebro humano é considerado o ponto mais alto da evolução?
3 – Qual a função da medula espinhal e qual estrutura a protege?
4 – O que ocorre com o cérebro quando estamos pensando?
5 – Qual é o “combustível” do cérebro? Explique como ele funciona.
6 – Como ocorre o desenvolvimento cerebral de uma criança?
7 – Qual é a função dos hemisférios direito e esquerdo?
8 – Quais são as regiões do corpo mais sensíveis ao toque? Qual é a ligação dessas partes do corpo com cérebro?
9 – Qual é a área do cérebro responsável pela linguagem?
Comentário: Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.
Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.
O professor deverá organizar a turma em seis grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.
Observação:
Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.
Como se vê abaixo, cada um dos seis grupos ficará responsável por coletar dados sobre uma dentre as mais comuns doenças que acometem o cérebro, consultando, para tanto, sites específicos.
Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos seis grupos a coletar dados referentes:
- aos sintomas da doença designada para o grupo
- ao diagnóstico da doença designada para o grupo
- à prevenção da doença designada para o grupo
- ao tratamento da doença designada para o grupo
Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.
Grupo 1: Mal de Alzheimer
Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/alzheimer (Acesso feito em 06/09/2013)
Disponível: http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/alzheimer-2/ (Acesso feito em 06/09/2013)
Disponível: http://www.doencadealzheimer.com.br/ (Acesso feito em 06/09/2013)
Grupo 2 : Mal de Parkinson
Disponível: http://www.parkinson.org.br/firefox/index.html (Acesso feito em 06/09/2013)
Disponível: http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/doenca-de-parkinson/ (Acesso feito em 06/09/2013)
Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/mal-de-parkinson (Acesso feito em 06/09/2013)
Grupo 3: Doença de Huntington
Disponível: http://www.ivdn.ufrj.br/kb_ivdn_v01_03_Doencas_11_huntington_01.htm (Acesso feito em 06/09/2013)
Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/doenca-de-huntington (Acesso feito em 06/09/2013)
Disponível: http://www.infoescola.com/doencas/doenca-de-huntington/ (Acesso feito em 06/09/2013)
Grupo 4: Esclerose Múltipla
Disponível: http://www.abem.org.br/ (Acesso feito em 06/09/2013)
Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/esclerose-multipla (Acesso feito em 06/09/2013)
Disponível:http://www.einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/entenda-a-esclerose-multipla.aspx (Acesso feito em 06/09/2013)
Grupo 5: Acidente Vascular Cerebral
Disponível: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?6 (Acesso feito em 06/09/2013)
Disponível: http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/tabagismo/avc-acidente-vascular-cerebral/ (Acesso feito em 06/09/2013)
Disponível: http://www.abc.med.br/p/240320/acidente+vascular+cerebral+o+que+e+como+e+feito+o+diagnostico+qual+o+tratamento.htm (Acesso feito em 06/09/2013)
Grupo 6: Epilepsia
Disponível: http://www.epilepsia.org.br/arquivos/site/index.php (Acesso feito em 06/09/2013)
Disponível: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/epilepsia (Acesso feito em 06/09/2013)
Disponível: http://drauziovarella.com.br/letras/e/epilepsia/ (Acesso feito em 06/09/2013)
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.
Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.
O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario (Acesso em 06/09/2013).
A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.
Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.
Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos em documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.
Texto 1 - Projeto pioneiro une neurociência à educação em escolas no Brasil
Disponível: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/03/projeto-pioneiro-une-neurociencia-educacao-em-escolas-no-brasil.html (Acesso feito em 06/09/2013)
Texto 2 - Exercício cerebral constante pode levar à excelência no que se faz
Disponível: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/03/exercicio-cerebral-constante-pode-levar-excelencia-no-que-se-faz.html (Acesso feito em 06/09/2013).
O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o texto 2.
Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:
Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.
Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.
Aula: “Cérebro: a máquina humana – UCA”, site Portal do Professor - MEC
Disponível: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30979(Acesso feito em 06/09/2013)
Texto: “O funcionamento do cérebro no processo de aprendizagem”, site Psicopedagogia Online
Disponível: http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=223(Acesso feito em 06/09/2013)
Site: Cérebro nosso de cada dia
Disponível: http://www.cerebronosso.bio.br/(Acesso feito em 06/09/2013)
Texto: Cérebro, site Saúde IG
Disponível: http://saude.ig.com.br/cerebro/ (Acesso feito em 06/09/2013)
Texto: Cérebro, site Wikipédia
Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9rebro(Acesso feito em 06/09/2013)
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização, no seminário de pesquisa ou mesmo na redação.
Os resultados dessa avaliação servirão de subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Cérebro: uma máquina genial – Parte 2, disponível no Portal do Professor.
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