Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Cérebro: uma máquina genial – Parte 2

 

19/09/2013

Autor e Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender os processos efetivos de integração das tecnologias na sala de aula, conforme a competência de área 9 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Explorar a atividade lúdica, conforme habilidade H30 da matriz de Referência de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas sobre o sistema nervoso (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Viajando no conhecimento

Essa aula, como seu próprio título indica, representa a continuidade da aula Cérebro: uma máquina genial – Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula.

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar a página http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/17813/inicio.html?sequence=19, por meio da qual poderão, de forma lúdica, aprender um pouco mais sobre diferentes aspectos do funcionamento do cérebro.

Figura 1: Viagem ao cérebro: escrever e argumentar

5

Fonte: Disponível: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/17813/inicio.html?sequence=19 (Acesso em 06/09/2013)

 

 


Segundo momento: Criando um blog

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula também poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula, e será destinado à criação de um blog para a divulgação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos a respeito, especificamente, das doenças estudadas anteriormente, na aula Cérebro: uma máquina genial – Parte 1, disponível no Portal do Professor.

Inicialmente, será necessário um computador com acesso à internet e um projetor multimídia para a exibição dos vídeos indicados abaixo, que tratam dos tutoriais para a criação de um blog.

Figura 2: Vídeo 1: Criando um blog – Motivação (3:37)

28

Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0  (Acesso em 06/09/2013)

Figura 3: Vídeo 2: Como criar um blog - Passo a Passo (2:36)

29

Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related  (Acesso  em 06/09/2013)
 

Comentário: Cabe ao professor esclarecer, após a exibição dos vídeos, eventuais dúvidas dos alunos de forma a garantir que o conteúdo sobre a criação de um blog possa ser consolidado.

Observação: O professor pode também fazer o download dos vídeos previamente e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula.

Após a apresentação dos vídeos, para o desenvolvimento da atividade, o professor deve solicitar aos alunos que mantenham os grupos já definidos anteriormente, na aula Cérebro: uma máquina genial – Parte 1, disponível no Portal do Professor, para a criação dos blogs.

Será necessário, no mínimo, um computador por grupo com acesso à internet.

Caso necessário, o professor pode indicar para os grupos o endereço https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 06/09/2013), para que os mesmos criem os seus blogs.

 Figura 4: Blogger

30

Fonte: Disponível: https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso feito em 06/09/2013)

Inscritos os blogs, os grupos deverão iniciar a inclusão das informações selecionadas a partir da pesquisa on-line realizada anteriormente na aula Cérebro: uma máquina genial – Parte 1, disponível no Portal do Professor, as quais foram arquivadas previamente em um documento de um editor de texto. De qualquer forma, os grupos poderão ainda editar tal documento, se considerarem necessário fazer alguma correção ou acréscimo, por exemplo.

Finalizada a tarefa de inclusão das informações, o professor deverá orientar cada um dos grupos a inserirem em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os mesmos poderão ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.

Os alunos deverão ser orientados pelo professor a navegar nos blogs dos colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os alunos deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs para explorar mais esse recurso digital.

Observação: A criação dos blogs poderá ser utilizada pelo professor em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos alunos nas atividades escolares.


Terceiro momento: “Exercitando” o cérebro

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula também pode ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula.

Os alunos deverão trabalhar individualmente ou em duplas e serão convidados pelo professor a acessar alguns links por meio dos quais poderão, de forma lúdica, “exercitar” o cérebro.

Os links apresentam “releituras” digitais de atividades amplamente conhecidas. Esse tipo de atividade estimula a capacidade de antecipação e execução, assim como o raciocínio lógico e abstrato, ajudando o cérebro a aprender a pensa.

Figura 5: Palavras Cruzadas

6

Fonte: Disponível: http://passatempo.ig.com.br/jogos/palavras-cruzadas/(Acesso em 06/09/2013)

Figura 6: Caça Palavras

7

Fonte: Disponível: http://passatempo.ig.com.br/jogos/caca-palavras/(Acesso em 06/09/2013)

Figura 7: Cubo Mágico

8

Fonte: Disponível: http://passatempo.ig.com.br/jogos/cubo-magico/(Acesso em 06/09/2013)

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Viagem ao cérebro - Escrever e argumentar Animação/simulação
Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Artigo: Cérebro Humano, site Revista Superinteressante
Fonte: Disponível: http://super.abril.com.br/saude/cerebro-humano-endereco-inteligencia-439229.shtml     (Acesso em 06/09/2013)

Artigo: “Cientistas criam primeira interface para conectar cérebros humanos”, site Revista Veja
Fonte: Disponível: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/cientistas-criam-primeira-interface-para-conectar-cerebros-humanos  (Acesso em 06/09/2013)

Sugestões de links para alunos:

Texto, “15 curiosidades sobre o cérebro humano”, site Universidade Castelo Branco
Fonte: Disponível: http://www.castelobranco.br/blog/?p=1324 (Acesso em 06/09/2013)

Texto: “Cérebro”, site Info Escola
Fonte: Disponível: http://www.infoescola.com/anatomia-humana/cerebro/(Acesso em 06/09/2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições da turma como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas ou, mais especificamente, no desempenho na elaboração e na criação dos blogs.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.