22/09/2013
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Atividade 01 - Conhecendo o Jogo de Boliche.
1- Professor, essa aula tem como objetivo trabalhar os números (até 10) e as letras do alfabeto, de uma forma lúdica, através do jogo de boliche.
2- Para iniciar a conversa e instigar essa discussão, sugerimos que o professor organize os alunos em roda e converse sobre o jogo de boliche. Questione se alguém conhece o jogo ou já jogou boliche, se sabe como se joga, o lugar onde se joga, quais materiais são necessários para jogar (pinos, bola, marcação da pista) e como são as regras. Esse deve ser um momento onde o professor precisa ouvir todas as crianças e anotar, em uma prancheta, tudo o que eles foram dizendo. Logo depois, organize com os alunos as ideias ditas, dialogando e definindo coletivamente como é que se joga o boliche, quais são as suas regras e o como é que se faz para ganhar este jogo.
O professor pode sugerir que os alunos registrem através de um desenho as regras do jogo de boliche, conforme relatado e definido por eles nessa roda de conversa. Depois oportunize espaço para que os alunos expliquem sobre o desenho, pois é uma forma de perceber se internalizaram as regras combinadas para se jogar boliche.
A seguir, proponha aos alunos a construção de um cartaz contendo o desenho e as regras do jogo de boliche. Trabalhe como podemos organizar essas regras para que todos compreendam o que está registrado no cartaz. Trabalhe também a escrita do nome jogo, auxiliando os alunos a perceberem quais letras são necessárias para esse registro. Veja abaixo o exemplo do cartaz construído pelos alunos:
BOLICHE
MATERIAIS:
COMO JOGAR:
GANHADOR:
3 - Após trabalhar o que os alunos já sabem sobre o boliche e construir as regras para jogar, amplie seus conhecimentos, trazendo a história do jogo. O professor pode encontrar informações no link - Origens do Boliche, disponível em: http://www.cbbol.org.br/historia.htm. Acesso em 14 de setembro de 2013, este site da Confederação Brasileira de Boliche informa sobre a história oficial do Boliche.
O professor pode confeccionar um cartaz para compartilhar essas informações com os alunos, neste pode conter origem e significado da palavra boliche, origens do jogo, acontecimentos do tempo enfatizando como este foi disseminado no Brasil. É importante que o professor faça a diferenciação do boliche praticado como esporte (regras universais – no mundo inteiro se joga no mesmo local com as mesmas regras) e o boliche praticado como jogo (basta o grupo combinar onde e com que vai jogar e as regras podem ser modificados de acordo com o combinado dos participantes).
Para ampliar os conhecimentos dos alunos traga palavras utilizadas no jogo bem como seus significados, veja abaixo o glossário de palavras utilizadas do jogo, escolha algumas mais utilizadas e trabalhe com os alunos.
Informações retiradas do site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Boliche#Gloss.C3.A1rio. Acesso em 14 de setembro de 2013.
Imagens retiradas do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Boliche. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Observações: A imagem acima mostra o local onde o boliche é praticado como esporte (regras universais – no mundo inteiro se joga no mesmo local com as mesmas regras) e as imagens abaixo mostram o lugar e o material usado no jogo boliche (basta o grupo combinar onde e com que vai jogar).
- Mostrando diferentes materiais para confeccionar um jogo de boliche.
Imagem retirada do site: http://www.fazermatematica.com.br/wp-content/uploads/2011/01/boliche_quantidades-300x225.jpg. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Imagem retirada do site: http://blogs.cicbh.com.br/edufisica/files/2011/05/infantil-leite-300x242.jpg. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Atividade 2 – Construindo um Jogo de Boliche.
1 - Após conhecer a história do boliche, bem como suas regras, proponha a construção de um boliche com garrafas pet com os alunos, mas antes de construir é importante conversar sobre a preservação do meio ambiente através da reutilização de materiais. Para isso sugerimos como leitura para os alunos o livro “Reciclando com os coelhinhos.” da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen , publicado pela editora DCL, no ano de 2010, que pode ser encontrado nas livrarias da sua cidade. Nesse livro os coelhinhos mostram como preservar o meio ambiente sem criar um novo problema. Numa divertida aventura, esses pequenos animais ensinam às crianças como reaproveitar materiais usados, despertando a consciência ecológica.
Livro: Reciclando com os coelhinhos. Imagem retirada do site http://www.megabook.com.br/resources/images/livro/capas/literatura-infantil/reciclando-com-os-coelhinhos.jpg. Acesso em 14 de setembro de 2013.
Sugestão: Caso o professor não encontre esse livro disponível nas livrarias de sua cidade, pode optar por contar outra história de sua preferência relacionada à temática da reciclagem, ou trabalhar o vídeo: É preciso reciclar da Turma da Mônica, com duração de 2min28seg. Disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=NgV7O_fJsD8. Acesso em 19 de setembro de 2013.
2- Depois de ler a história para os alunos e discutir sobre a importância de reaproveitar materiais, convide-os a produzir cartazes e fazer uma campanha pela escola para arrecadar garrafas PET. Os alunos também podem produzir panfletos para fazer a campanha de arrecadação das garrafas PET fora da escola, com os familiares e amigos.
3- Terminada a campanha, construa um boliche para cada criança utilizando garrafas pet, papel crepom, papel A4 colorido, jornal e fita adesiva colorida.
Como fazer:
Depois é só jogar e se divertir.
Imagem retirada do site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001634/md.0000019175.jpg. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Atividade 03 - Jogando Boliche.
1- Defina inicialmente com os alunos como querem jogar o boliche. Como esporte ou como jogo? A partir desta definição proponha aos alunos a construção de uma pista de boliche na sala de aula (ela pode ser construída tomando como referência à pista do esporte ou conforme os alunos definam – é importante envolver os alunos na construção). Projete a pista antes e depois construa de acordo com as regras que já foram feitas acima. Utilize fita crepe para demarcá-la, organize os pinos de forma triangular e traga a bola. Relembre o cartaz construído na atividade 01 com os alunos, com os combinados de como jogar, materiais necessários para o jogo e como define o vencedor. Produza um placar com o nome das crianças, contendo um espaço para que eles marquem a quantidade de pontos na primeira jogada, na segunda jogada e no final, um espaço para representar essa quantidade com número. Veja o exemplo:
JOGADOR |
PONTOS 1ª JOGADA |
PONTOS 2ª JOGADA |
TOTAL |
JOGADOR 1 |
I I I I |
I I I |
7 |
JOGADOR 2 |
I |
I I |
3 |
|
|
|
|
Jogador com maior pontuação: ___________________________________
Jogando Boliche. Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
2 - Durante o jogo observe se a criança faz a contagem certa dos pinos derrubados, se representa essa quantidade no placar do jogo, bem como se no final consegue somar os pontos da primeira jogada com os pontos da segunda jogada e escrever o numeral correspondente a essa soma.
3 - Após todos jogarem observe e identifique com os alunos, qual foi o jogador que mais fez pontos. E depois o convide para fazer a escrita do seu nome no cartaz.
4 - Convide os alunos a representar a quantidade de pontos obtidos através da representação com tampinhas. Coloque os alunos dispostos em roda e as fichas com o nome das crianças dispostas no centro da roda. Leve uma quantidade de tampinhas suficiente para que eles representem, ao lado das fichas, a quantidade de pontos. É importante deixar o cartaz com as anotações dos pontos, disponível e com fácil acesso, pois os alunos podem utilizá-los para recordar a quantidade de pontos obtidos. Veja o exemplo:
Representando com tampinhas, a quantidade de pontos obtidos no jogo de boliche. Turma: 1º período “B” 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
5- Após todos os alunos representarem a quantidade de pontos, questione: Quantos pontos fizeram todos juntos? Esse momento é importante instigar os alunos a observar que se contarem todas as tampinhas representadas chegará ao numero total de pontos. Assim que perceberem, façam a contagem com eles e depois proponha a tentativa de escrita no numero que corresponde ao total de pontos obtidos por todos.
Atividade 04- Jogando Boliche de Letras.
1- Professor traga para esta aula outra forma de jogar boliche, feito com material diferente (garrafas PET), no qual cada garrafa tem letras de EVA representando as letras do alfabeto. Diga aos alunos que o objetivo do jogo é nomear as letras das garrafas derrubadas. Nesta idade a nomeação das letras do alfabeto é importante para ajudar o aluno a buscar a letra que necessita para escrever as palavras. Como são muitas garrafas proponha que a regra desse jogo em específico, seja o de uma jogada para cada jogador. Quem nomear mais letras é o vencedor. Portanto o professor deve registrar quantas letras cada jogador nomeou para se ter o resultado final.
Jogando Boliche de Letras. Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
Atividade 05– Campeonato de Boliche.
1- Para socializar o aprendizado da turma com outros alunos da escola, promova um campeonato de boliche na hora do recreio, para que os alunos de outras turmas tenham contato com o jogo e aprendam a jogar. Registre esses momentos com fotos e filmagem, logo depois edite esses momentos e convide a todos para assistirem a filmagem e observar as fotos.
Sugestões de links para professores:
Sugestão de artigo.
CARDOSO, Fabrício Bruno; MACHADO, Sergio Eduardo; MORRA, Raphael. A prática do boliche como elemento facilitador da aprendizagem. Disponível em: http://www.boliche.com.br/criticas/melhorar037.htm. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Para saber mais sobre o jogo com regras.
GURGEL, Thais. Brincado com regras. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincando-regras-428034.shtml. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
PAIVA, Núbia Silvia Guimarães. Boliche: pontaria, diversão e aprendizado. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15605. Acesso em 08 de setembro de 2013.
Avaliação:
A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações do envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observações devem ser registradas no momento da realização das atividades, com anotações individuais de cada aluno e do grupo como um todo.
Avalie também se através das atividades propostas os alunos conseguiram:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/06/2015
Três estrelasadorei a sua ideia, vou adaptar para a minha turma de pré II
27/05/2015
Cinco estrelasFOI BEM INTERESSANTE TODO O PLANEJAMENTO CONSTRUÍDO PARA O JOGO,POIS É FEITA TODA UMA PREPARAÇÃO PARA QUE AS CRIANÇAS REALMENTE APRENDAM E NÃO SOMENTE DERRUBE OS PINOS.