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A produção de sentido nos hipertextos

 

22/09/2013

Autor e Coautor(es)
ROGERIO DE CASTRO ANGELO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias, Lazuita Goretti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que são hipertextos;
  • entender como se dá a construção de sentido nos hipertextos.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades de leitura e escrita.
  • Interpretação textual
Estratégias e recursos da aula

Estratégias

  • Discussão oral;
  • apresentação de hipertextos;
  • pesquisa na internet;
  • leitura de textos acadêmicos;
  • estudos dirigidos.

 

Recursos

  • computador;
  • datashow;
  • laboratório de informática;
  • handout com textos e questionários.

 

Módulo 1 - Exposição aos Hipertextos

Atividade 1

Primeiramente o professor discutirá oralmente com os alunos o que são hipertextos. Em seguida, o professor irá apresentar alguns hipertextos, de forma a trabalhar com os alunos as principais características dessa modalidade de textos.

www

Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/-RgFyTvDP7F4/TYVqqbT3dsI/AAAAAAAACOA/Yz8aC7VZpis/s400/Ofertas-de-trabalho-na-Internet.jpg>. Acesso em 19 set. 2013.

Para exemplificação inicial, o professor deverá pedir para que os alunos tentem identificar o que os sites que serão mostrados têm em comum (sobretudo no que se refere à maneira de se ler/interagir com o texto). Para evidenciar  as características dos hipertextos nas páginas apresentadas, o professor deverá não apenas abrir as páginas dos sites sugeridos abaixo, mas também passar o mouse sobre diferentes pontos da página, clicar em alguns links, explorar as páginas com os alunos, acatando sugestões dos alunos sobre onde clicar e o que fazer em cada uma das páginas da internet.

O professor poderá projetar no datashow alguns sites, tais como:

http://g1.globo.com

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Página_principal

http://www.chicobuarque.com.br/index.html

http://rogeriocoelhoilustrador.blogspot.com.br

http://www.submarino.com.br

(Todos os sites acima relacionados foram acessados em 19 set. 2013)

 

Atividade 2

Após essa primeira apresentação dos sites (que a maioria dos alunos já deve conhecer, (porém possivelmente não com o nome de hipertexto), o professor deverá evidenciar com os alunos características semelhantes ou diferentes entre os diferentes sites visitados. Para isso, os alunos deverão anotar no caderno os aspectos recorrentes, tais como:

  1. Presença ou não de imagem e/ou textos;
  2. presença ou não de sons/arquivos sonoros;
  3. presença ou não de arquivos de vídeo;
  4. possibilidades de clicar com o mouse tanto nas imagens quanto nos textos;
  5. possibilidade de ser redirecionados para outras páginas ou para outros locais do mesmo site;
  6. conteúdo estático (parado) ou dinâmico (em constante rotatividade/atualização);
  7. possibilidade ou não de interação com o texto/site;
  8. linearidade ou não de leitura;
  9. outros aspectos recorrentes nos diferentes sites visitados.

 

Atividade 3

Para uma definição mais específica sobre o que são hipertextos, o professor entregará aos alunos um texto explicativo, com as definições sobre o que são hipertextos e quais suas principais características. 

hipertexto

Disponível em: <http://www.pucsp.br/~cimid/4lit/longhi/hipertexto.htm>. Acesso em 19 set. 2013.

 

O professor deverá pedir para que diferentes alunos façam a leitura do texto, em voz alta, sendo que a cada parágrafo o professor sanará as eventuais dúvidas.

 

Em seguida, o professor levará os alunos para o laboratório de informática ou para alguma sala onde cada aluno ou cada dupla de alunos tenha um computador com acesso à internet disponível.

 

Cada aluno ou dupla deverá acessar um dos sites que já haviam sido apresentados pelo professor, e analisar em quais partes do hipertexto podemos identificar cada um dos "princípios abstratos" presentes nos hipertextos.

Os alunos deverão criar um documento de texto no qual eles deverão registrar qual dos sites está sendo analisado, e como podemos perceber cada uma das características do hipertexto naquele site que está sendo analisado.

O professor deverá sortear 3 ou 4 duplas para apresentarem quais das características de hipertextos eles conseguiram identificar na página de internet visitada pela dupla. Caso houver alguma dúvida quanto às características dos hipertextos, pedir primeiramente para que outro grupo ajude, se ainda assim os alunos não conseguirem identificar, o professor passará a uma demonstração para toda a classe.

 

Módulo 2 - Como se dá a construção de sentido nos hipertextos?

Atividade 1

Para o segundo módulo, o professor deverá voltar para a sala de aula, onde agrupará os alunos em duplas para fazer a leitura de um texto.

O professor começará o segundo módulo, já com os alunos de volta à sala de aula, fazendo uma discussão sobre a diferença da forma de construção de sentido em textos e em hipertextos. O professor deverá questionar os alunos sobre quais diferenças de produção de sentido ou possibilidades de leitura são possibilitadas por essa forma diferente de texto que são os hipertextos.

O professor deverá salientar com os alunos que, diferentemente de um texto impresso, nos hipertextos a informação é mais fragmentada, e a produção de sentido vai depender muito mais do interesse do "hiperleitor", uma vez que é o próprio leitor quem decidirá quais links irá acessar, qual caminho irá percorrer, dependendo do objetivo de leitura, dependendo do seu interesse ou não em aprofundar cada vez mais a leitura sobre determinado assunto. Além disso, diferentemente dos textos impressos, a ordem de leitura dos hipertextos não é pré-estabelecida pelo autor do texto, é o próprio leitor quem vai selecionando quais links acessar, links esses que podem redirecionar para outras partes de uma mesma página na internet, ou até redirecionar para outros sites.

 

jovens lendo

Disponível em: <http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2009/08/jovens-lendo.jpg>. Acesso em 19 set. 2013.

Para compreender melhor sobre como se dá a construção de sentido nos hipertextos, o professor distribuirá um trecho do artigo "Hipertexto e construção do sentido" de Ingedore G. Villaça KOCH. Sugerimos principalmente que o professor distribua para os alunos a parte do artigo denominada "Demandas linguísticas e cognitivas" (p. 28-33).

Texto disponível em: <http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CC4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fseer.fclar.unesp.br%2Falfa%2Farticle%2Fdownload%2F1425%2F1126&ei=aOI7UtPBEIbq8QScu4GoBA&usg=AFQjCNFp1F7NVWaDI4w7YaxbI2kkR_-pTg&sig2=J2oXoXXFiFwTIZmwMSbNWA&bvm=bv.52434380,d.eWU>. Acesso em 19 set. 2013.

Os alunos deverão ser agrupados em duplas para facilitar a discussão das partes do texto.

Para direcionar a leitura do texto, o professor pedirá para os alunos que respondam, com base na leitura do texto, às seguintes questões:

  1. Os hipertextos são produzidos para serem lidos do início ao fim? Comente.
  2. O que significa o hipertexto ser um texto elástico?
  3. Para que servem os links nos hipertextos?
  4. Por que as palavras "linkadas" devem servir como palavras-chave?
  5. Explique o que a autora chama de conexão em cascata.
  6. Comente a citação feita pela autora: "Snyder (1997) afirma que 'o hipertexto obscurece os limites entre leitores e escritores'".
  7. Por que não podemos dizer que o produtor de um hipertexto conduz o leitor do início até o fim?
  8. O que são os suportes de navegação e para que servem?
  9. O que são coerência estática e coerência dinâmica? (Exemplifique)
  10. Explique com suas palavras quais as diferenças no estabelecimento da coerência em textos fechados e lineares (impressos) e os hipertextos.

 

Atividade 2

O professor mediará a correção dos exercícios, pedindo para que uma dupla compartilhe sua resposta à primeira questão, e então abrindo espaço para as outras duplas poderem complementar, e assim sucessivamente.

Recursos Complementares

Para o professor:

 

Aulas do Portal

Acesso em: 20 set. 2013.

Acesso em: 20 set. 2013.

Avaliação
  • O professor deverá realizar uma avaliação processual qualitativa, ou seja, avaliar o interesse e a participação dos alunos nas discussões. Poderá também avaliar as respostas dadas aos questionários propostos, fazendo, assim, uma avaliação qualitativa.
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