22/09/2013
Eliana Dias, Lazuita Goretti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias
Recursos
Primeiramente o professor discutirá oralmente com os alunos o que são hipertextos. Em seguida, o professor irá apresentar alguns hipertextos, de forma a trabalhar com os alunos as principais características dessa modalidade de textos.
Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/-RgFyTvDP7F4/TYVqqbT3dsI/AAAAAAAACOA/Yz8aC7VZpis/s400/Ofertas-de-trabalho-na-Internet.jpg>. Acesso em 19 set. 2013.
Para exemplificação inicial, o professor deverá pedir para que os alunos tentem identificar o que os sites que serão mostrados têm em comum (sobretudo no que se refere à maneira de se ler/interagir com o texto). Para evidenciar as características dos hipertextos nas páginas apresentadas, o professor deverá não apenas abrir as páginas dos sites sugeridos abaixo, mas também passar o mouse sobre diferentes pontos da página, clicar em alguns links, explorar as páginas com os alunos, acatando sugestões dos alunos sobre onde clicar e o que fazer em cada uma das páginas da internet.
O professor poderá projetar no datashow alguns sites, tais como:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia:Página_principal
http://www.chicobuarque.com.br/index.html
http://rogeriocoelhoilustrador.blogspot.com.br
(Todos os sites acima relacionados foram acessados em 19 set. 2013)
Após essa primeira apresentação dos sites (que a maioria dos alunos já deve conhecer, (porém possivelmente não com o nome de hipertexto), o professor deverá evidenciar com os alunos características semelhantes ou diferentes entre os diferentes sites visitados. Para isso, os alunos deverão anotar no caderno os aspectos recorrentes, tais como:
Para uma definição mais específica sobre o que são hipertextos, o professor entregará aos alunos um texto explicativo, com as definições sobre o que são hipertextos e quais suas principais características.
Disponível em: <http://www.pucsp.br/~cimid/4lit/longhi/hipertexto.htm>. Acesso em 19 set. 2013.
O professor deverá pedir para que diferentes alunos façam a leitura do texto, em voz alta, sendo que a cada parágrafo o professor sanará as eventuais dúvidas.
Em seguida, o professor levará os alunos para o laboratório de informática ou para alguma sala onde cada aluno ou cada dupla de alunos tenha um computador com acesso à internet disponível.
Cada aluno ou dupla deverá acessar um dos sites que já haviam sido apresentados pelo professor, e analisar em quais partes do hipertexto podemos identificar cada um dos "princípios abstratos" presentes nos hipertextos.
Os alunos deverão criar um documento de texto no qual eles deverão registrar qual dos sites está sendo analisado, e como podemos perceber cada uma das características do hipertexto naquele site que está sendo analisado.
O professor deverá sortear 3 ou 4 duplas para apresentarem quais das características de hipertextos eles conseguiram identificar na página de internet visitada pela dupla. Caso houver alguma dúvida quanto às características dos hipertextos, pedir primeiramente para que outro grupo ajude, se ainda assim os alunos não conseguirem identificar, o professor passará a uma demonstração para toda a classe.
Para o segundo módulo, o professor deverá voltar para a sala de aula, onde agrupará os alunos em duplas para fazer a leitura de um texto.
O professor começará o segundo módulo, já com os alunos de volta à sala de aula, fazendo uma discussão sobre a diferença da forma de construção de sentido em textos e em hipertextos. O professor deverá questionar os alunos sobre quais diferenças de produção de sentido ou possibilidades de leitura são possibilitadas por essa forma diferente de texto que são os hipertextos.
O professor deverá salientar com os alunos que, diferentemente de um texto impresso, nos hipertextos a informação é mais fragmentada, e a produção de sentido vai depender muito mais do interesse do "hiperleitor", uma vez que é o próprio leitor quem decidirá quais links irá acessar, qual caminho irá percorrer, dependendo do objetivo de leitura, dependendo do seu interesse ou não em aprofundar cada vez mais a leitura sobre determinado assunto. Além disso, diferentemente dos textos impressos, a ordem de leitura dos hipertextos não é pré-estabelecida pelo autor do texto, é o próprio leitor quem vai selecionando quais links acessar, links esses que podem redirecionar para outras partes de uma mesma página na internet, ou até redirecionar para outros sites.
Disponível em: <http://peregrinacultural.files.wordpress.com/2009/08/jovens-lendo.jpg>. Acesso em 19 set. 2013.
Para compreender melhor sobre como se dá a construção de sentido nos hipertextos, o professor distribuirá um trecho do artigo "Hipertexto e construção do sentido" de Ingedore G. Villaça KOCH. Sugerimos principalmente que o professor distribua para os alunos a parte do artigo denominada "Demandas linguísticas e cognitivas" (p. 28-33).
Texto disponível em: <http://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CC4QFjAA&url=http%3A%2F%2Fseer.fclar.unesp.br%2Falfa%2Farticle%2Fdownload%2F1425%2F1126&ei=aOI7UtPBEIbq8QScu4GoBA&usg=AFQjCNFp1F7NVWaDI4w7YaxbI2kkR_-pTg&sig2=J2oXoXXFiFwTIZmwMSbNWA&bvm=bv.52434380,d.eWU>. Acesso em 19 set. 2013.
Os alunos deverão ser agrupados em duplas para facilitar a discussão das partes do texto.
Para direcionar a leitura do texto, o professor pedirá para os alunos que respondam, com base na leitura do texto, às seguintes questões:
O professor mediará a correção dos exercícios, pedindo para que uma dupla compartilhe sua resposta à primeira questão, e então abrindo espaço para as outras duplas poderem complementar, e assim sucessivamente.
Para o professor:
Aulas do Portal
Acesso em: 20 set. 2013.
Acesso em: 20 set. 2013.
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