29/09/2013
Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga; Vinicius Garzon Tonet
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Disponível em: http://vivipara.blogspot.com.br/2010/08/jean-victor-frond-e-o-brasil-pitoresco.html
Imagem 2. A economia cafeeira começou a prosperar significativamente na
região do Vale do Paraíba fluminense e paulista na década de 1840
e entrou em decadência a partir de 1870. Disponível em: http://clio21.blogspot.com.br/2012/06/primeiro-reinado-periodo-regencial-e.html
Imagem 3. Fazenda do Secretário. Litografia de Fazenda de Victor Frond – meados do século XIX.
Disponível em: http://onossograndequintal.wordpress.com/
Imagem 4. Panfleto estimulando a imigração para o Brasil.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil
Imagem 5. Navio com italianos no porto de Santos (1907).
Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil
2ª. AULA
Atividade 2
Na segunda aula, o professor deverá organizar um debate entre os alunos, colocando como tema central os motivos que levaram à imigração branca europeia e o imaginário que existia na época a respeito do negro. O professor deverá problematizar as imagens dos atores históricos do contexto sobre a população negra, vista como “boçal”, “menos racional”, “bárbara”, “bruta”, etc., bem como sobre a população branca europeia, tida como detentora de “genes bons” e “sabedora do valor do trabalho”.
Um paralelo com nossos dias deverá ser feito. Incentivar nos alunos a percepção de como o preconceito foi construído socialmente e que os reflexos dessa construção existem até hoje. A contextualização dos personagens históricos é importante, mas o professor deverá conduzir o tema a fim de construir uma educação inclusiva e cidadã. Fazer com que os alunos se percebam como agentes históricos capazes de construir uma identidade que aceite as pluralidades culturais.
3ª. AULA
Na terceira aula, o professor deverá ensinar aos alunos a diferença entre a teoria e a prática dos sistemas imigratórios. Demonstrar como os latifundiários levavam vantagem com os sistemas de parceria, meação e barracão, e como os trabalhadores, livres em teoria, ficavam cada vez mais atrelados aos fazendeiros por conta de dívidas, na maioria das vezes, impossíveis de serem sanadas. Após essa primeira parte, o professor deverá mostrar aos alunos como os maus-tratos dados aos imigrantes levaram ao rompimento diplomático entre Brasil e Itália, e como D. Pedro II conseguiu restabelecer a relação criando o sistema de colonato. O professor deverá problematizar a estratégia do imperador e refletir se houve mudança real no trato com os imigrantes por parte dos cafeicultores.
Ao final da aula, o professor deverá propor uma pesquisa individual, extraclasse, para a aula seguinte sobre as condições de trabalho no campo hoje. O objetivo da pesquisa é traçar um paralelo entre nossas tradições agrárias e a realidade contemporânea. Os alunos poderão recorrer a sites na Internet. O professor poderá incentivar os alunos a perguntarem dentro do círculo familiar se algum conhecido já trabalhou em condições similares aos imigrantes do XIX. Não há necessidade de entrega da pesquisa, uma vez que ela será o suporte para um debate na quarta aula.
4ª. AULA
Apresentação da pesquisa dos alunos para a classe.
5ª. AULA
Debate sobre o tema das aulas passadas, a fim de verificar semelhanças e diferenças no trabalho do campo no Brasil do final do século XIX e nos dias atuais.
Sites:
http://www.brasilescola.com/historiab/a-chegada-dos-imigrantes.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imigra%C3%A7%C3%A3o_italiana_no_Brasil
http://clio21.blogspot.com.br/2012/06/primeiro-reinado-periodo-regencial-e.html
http://onossograndequintal.wordpress.com/
http://vivipara.blogspot.com.br/2010/08/jean-victor-frond-e-o-brasil-pitoresco.html
O professor deverá avaliar a participação do aluno nas aulas e, sobretudo, nos seminários. Comentários, perguntas, sugestões e dúvidas deverão sempre ser avaliados positivamente. O critério de avaliação, levando-se em conta a participação e o envolvimento do aluno com a disciplina, é fundamental para que se possa valorizar o estudante que se dedica à matéria.
Cinco estrelas 1 classificações
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09/10/2013
Cinco estrelasAula bastante criativa e interessante. Gostei muito da excelente contextualização sócio-econômica do período. Também, dignas de nota, são as sugestões de análise das imagens contidas neste plano de aula, já que permitem uma visualização do conteúdo.