21/09/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Não há necessidade de conhecimentos prévios sobre a temática.
Atividade 01 – Ampliando nossos conhecimentos sobre nascimento.
1 - Professor essa aula tem como objetivo geral instigar a pesquisa sobre os conceitos que definem o nascimento. Sendo assim, para iniciar faça uma roda de conversa e pergunte aos alunos:
2 - Organize as ideias dos alunos em cartazes com os títulos:
Veja o exemplo:
O QUE JÁ SABEMOS SOBRE NASCIMENTO?
A VACA NASCE DA BARRIGA DA MÃE. O NENEM NASCE DA BARRIGA DA MÃE. DINOSSAURO NASCE DO OVO. COELHO NASCE DO OVO. BORBOLETA NASCE DO CASULO QUE ELA FAZ. PASSARINHO NASCE DO OVO IGUAL DINOSSAURO E PINTINHO. PASSARINHO MORA NO NINHO. BEBE NASCE PORQUE TEM UMA AGULHA PEQUENA QUE AJUDA A SAIR DA BARRIGA DA MÃE. HIPOPÓTAMO NASCE NO RIO. RINOCERONTE NASCE DE UM OVO GIGANTE. |
O QUE GOSTARÍAMOS DE SABER SOBRE NASCIMENTO? COMO AS BORBOLETAS NASCEM? COMO O PASSARINHO NASCE? COMO OS PINGUINS NASCEM? COMO O DINOSSAURO NASCE? COMO OS BEBES NASCEM? COMO A VACA NASCE? COMO OS COELHOS DE PÁSCOA NASCEM? COMO AS PLANTAS NASCEM? COMO O SOL NASCE? |
COMO FAREMOS PARA DESCOBRIR? PESQUISAR NOS LIVROS. NA BIBLIOTECA. PERGUNTAR NO ZOOLÓGICO. PERGUNTAR PARA O VETERINÁRIO. PERGUNTAR PARA MÉDICA E ENFERMEIRA. NO COMPUTADOR E NA INTERNET. PERGUNTAR PARA O JARDINEIRO. |
Cartaz produzido pelos alunos do 1º período “B” 2013 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da própria autora.
3 - Depois de trabalhar esses conceitos em sala e organizar as curiosidades dos alunos, envie uma tarefa pedindo a ajuda dos pais e/ou familiares para auxiliar na pesquisa sobre essas curiosidades elencadas anteriormente em sala de aula. Veja o exemplo:
TAREFA DE CASA
A NOSSA TURMA DECIDIU INICIAR UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE NASCIMENTO. ESSE TEMA SURGIU EM FUNÇÃO DAS CURIOSIDADES DE ALGUMAS CRIANÇAS E, POR CONSENSO, DECIDIMOS EXPLORAR O ASSUNTO. NESSA SEMANA, ORGANIZAMOS AS NOSSAS IDEIAS. VEJAM ABAIXO:
O QUE JÁ SABEMOS SOBRE NASCIMENTO:
A VACA NASCE DA BARRIGA DA MÃE. O NENEM NASCE DA BARRIGA DA MÃE. DINOSSAURO NASCE DO OVO. COELHO NASCE DO OVO. BORBOLETA NASCE DO CASULO QUE ELA FAZ. PASSARINHO NASCE DO OVO IGUAL DINOSSAURO E PINTINHO. PASSARINHO MORA NO NINHO. BEBE NASCE PORQUE TEM UMA AGULHA PEQUENA QUE AJUDA A SAIR DA BARRIGA DA MÃE. HIPOPÓTAMO NASCE NO RIO. RINOCERONTE NASCE DE UM OVO GIGANTE. |
O QUE GOSTARÍAMOS DE SABER SOBRE NASCIMENTO: COMO AS BORBOLETAS NASCEM? COMO O PASSARINHO NASCE? COMO OS PINGUINS NASCEM? COMO O DINOSSAURO NASCE? COMO OS BEBES NASCEM? COMO A VACA NASCE? COMO OS COELHOS DE PÁSCOA NASCEM? COMO AS PLANTAS NASCEM? COMO O SOL NASCE? |
COMO FAREMOS PARA DESCOBRIR: PESQUISAR NOS LIVROS. NA BIBLIOTECA. PERGUNTAR NO ZOOLÓGICO. PERGUNTAR PARA O VETERINÁRIO. PERGUNTAR PARA MÉDICA E ENFERMEIRA. NO COMPUTADOR E NA INTERNET. PERGUNTAR PARA O JARDINEIRO. |
PARA BUSCAR AS INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS QUE O GRUPO DESEJA, PRECISAMOS MUITO DA AJUDA DOS FAMILIARES! NESSE SENTIDO, PARA COMEÇARMOS NOSSAS INVESTIGAÇÕES, SELECIONE UMA DAS PERGUNTAS LISTADAS ACIMA E BUSQUE INFORMAÇÕES EM: LIVROS, REVISTAS, JORNAIS, INTERNET E OUTROS. EM SEGUIDA, CONVERSEM SOBRE AS INFORMAÇÕES IDENTIFICADAS. POR FIM, OS PAIS PODEM ESCREVER (EM LETRA DE FORMA MAIUSCULA) O ENTENDIMENTO DESSE DIÁLOGO. DESSE MODO, A CRIANÇA PODERÁ CONTAR, A SEU MODO, A DESCOBERTA AO GRUPO.SE CONSIDERAREM INTERESSANTE, ENVIEM IMAGENS OU OS TEXTOS RELACIONADOS AO TEMA PARA COMPOSIÇÃO DE UM MURAL DAS NOSSAS INVESTIGAÇÕES. DESTACAMOS QUE, SE ALGUM FAMILIAR PUDER CONTRIBUIR DE OUTRAS FORMAS COM ESSE ESTUDO, ESTAREMOS ABERTOS A CONVERSAS E A PLANEJAMENTOS. AGUARDAMOS A SUA PARTICIPAÇÃO NESSA INVESTIGAÇÃO JUNTO A TURMA!
Atividade 02 - Organizando nossas descobertas
1 - Antes de retomar a tarefa de casa, conte aos alunos que, cientificamente, existe uma forma de organização dos conceitos que define nascimento. Explique que o conceito de nascer é diferente para cada tipo de ser vivo, traga essas informações em cartazes separadamente. Veja o exemplo:
NASCIMENTO NA LINGUAGEM VULGAR, O NASCIMENTO É O MOMENTO EM QUE UM SER VIVO INICIA A SUA VIDA |
BACTÉRIAS NAS BACTÉRIAS E OUTROS ORGANISMOS UNICELULARES, O NASCIMENTO CORRESPONDE À SEPARAÇÃO DAS DUAS CÉLULAS QUE RESULTAM DA DIVISÃO CELULAR. |
PLANTAS NAS PLANTAS, O NASCIMENTO CORRESPONDE À GERMINAÇÃO DA SEMENTE OU DO ESPORO. |
ANIMAIS OVÍPAROS NOS ANIMAIS OVÍPAROS, O NASCIMENTO CORRESPONDE À ECLOSÃO DO OVO. |
ANIMAIS VIVÍPAROS NOS ANIMAIS VIVÍPAROS, É O MOMENTO DA SAÍDA DO FETO DE DENTRO DO ÚTERO MATERNO, COMO RESULTADO DUM PROCESSO DENOMINADO PARTO. |
NO SENTIDO FIGURADO FALA-SE TAMBÉM DO NASCIMENTO DAS ESTRELAS OU DO NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO. |
Informações retiradas do site da Wikipédia; Nascimento. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Nascimento. Acesso em 17 de setembro de 2013.
2 - Ao trazer esses conceitos, palavras desconhecidas ao vocabulário infantil aparecerão, por isso, traga o dicionário para que, juntamente com os alunos, possa pesquisar o significado das mesmas, ampliando o conhecimento, o vocabulário dos mesmos e, proporcionar o contato com o dicionário.
3 - Após conversar sobre os conceitos, coloque os cartazes dispostos no chão da sala e, em roda, retome a tarefa de casa, lendo sobre qual a pergunta que o aluno pesquisou. Como toda pergunta estava relacionada ao nascimento de algum ser vivo, vá organizando e separando as informações colocando a tarefa em cima do cartaz que corresponde ao nascimento descrito. Exemplo: o aluno trouxe informações sobre o pinguim, este é um animal ovíparo portando deve ficar em cima do cartaz dos animais ovíparos.
4 - O professor também pode trazer o nome dos seres vivos descritos nas tarefas para depois serem separados pelos alunos e colados no cartaz correspondente, como forma de trabalhar identificação, classificação e comparação com os alunos.
Classificando os tipos de nascimento. Turma: 1º período “B” 2013- ESEBA/UFU. Fonte: Imagens da própria autora.
Atividade 03 – Aprofundando nossos conhecimentos em relação ao nascimento e metamorfose da borboleta.
1 - Após conversar sobre várias formas de nascimento, eleja um deles para aprofundar o estudo. Isso deve ser feito juntamente com os alunos através de uma votação ou mesmo de uma conversa na qual se entre em consenso sobre o que estudar.
2 - No caso dessa turma o tema escolhido foi borboleta. Para iniciar a conversa traga para os alunos a história: “O nascimento da borboletinha”:
História retirada do site: http://educandocomamor1.blogspot.com.br/2010/08/o-nascimento-da-borboletinha.html. Acesso em 17 de setembro de 2013.
3 - Após contar a história peça aos alunos que individualmente desenhem a sua versão sobre o nascimento da borboleta. Exemplo:
AS BORBOLETAS NASCEM ASSIM...
ALUNO: ________________ |
4 - Depois em roda retome os desenhos feitos pelos alunos e para fazer a comparação do desenho com o processo correto do nascimento da borboleta, traga imagens do processo recortadas separadamente, para que juntamente com eles, em um cartaz, possam organizá-las na sequência correta em que acontecem os fatos. Com o objetivo de observar as hipóteses dos alunos representadas pelo desenho, com o processo real do nascimento da borboleta.
Sugestão de imagens:
Imagens retiradas do site: http://relatosdametamorfose.blogspot.com.br/2012/09/a-metamorfose-da-borboleta-do-manaca.html. Acesso em 17 de setembro de 2013.
5 - Após os alunos terminarem a atividade, o professor retoma o cartaz produzido e traz a explicação referente a cada momento. Utilize as informações abaixo. Sugestão: Professor você pode fazer um cartaz com essas informações, ampliando as imagens na folha A3, ou utilizar o data show para apresentá-las.
Imagem retirada do site: http://relatosdametamorfose.blogspot.com.br/2012/09/a-metamorfose-da-borboleta-do-manaca.html. Acesso em 17 de setembro de 2013.
Atividade 04 - Trabalhando o poema: As Borboletas.
1- Para esta aula, traga impresso para os alunos o poema As Borboletas de Vinicius de Morais.
AS BORBOLETAS
Vinícius de Morais
BRANCAS
AZUIS
AMARELAS
E PRETAS
BRINCAM
NA LUZ
AS BELAS
BORBOLETAS
BORBOLETAS BRANCAS
SÃO ALEGRES E FRANCAS.
BORBOLETAS AZUIS
GOSTAM DE MUITA LUZ.
AS AMARELINHAS
SÃO TÃO BONITINHAS!
E AS PRETAS, ENTÃO
OH, QUE ESCURIDÃO!
Poema retirado do site: http://pensador.uol.com.br/frase/OTI1MTc3/. Acesso em 17 de setembro de 2013.
2 - É importante disponibilizar o poema para os alunos para que eles possam observar a estrutura bem como acompanha-la. Trabalhe as características da estrutura do poema, faça a leitura e interpretação juntamente com os alunos, observe a quantidade de estrofes e linhas, o formato como o poema é estruturado, quem o escreveu. Explore a escrita da palavra borboleta, mostre aos alunos quais letras são necessárias para a escrita da palavra. Observe também com eles que o poema nos conta sobre as cores das borboletas, e que podemos encontrar na natureza diversas borboletas de diversas cores.
3 - Ao terminar de explorar o poema peça aos alunos que façam a tentativa de escrita da palavra Borboleta e depois ilustrem, através de um desenho, o poema.
Atividade 05 - Construindo borboletas com garrafa PET.
1 - Para finalizar a aula, proponha aos alunos uma oficina de construção de borboletas. Utilize material reutilizado como garrafas PET. Antes de iniciar a oficina, converse sobre a reutilização de materiais e destaque a importância disso para o meio ambiente. Para saber mais sobre como trabalhar o tema de reutilização de matérias com os alunos acesse o blog 3Rs Eseba. Disponível em: http://3rsnaescola.blogspot.com.br/. Acesso em 15 de setembro de 2013.
2 - O professor deve trazer as borboletas cortadas em garrafas PET para os alunos, visto que são crianças pequenas e poderão ter dificuldades em cortar a garrafa. Veja como fazer esse corte no vídeo Programa Artes e Ofícios – Aprenda a fazer borboletas de garrafa PET. Duração de 10min33seg. Disponível no link: http://www.youtube.com/watch?v=OKJT8dlffo0. Acesso em 17 de setembro de 2013. Traga uma borboleta para cada aluno e disponibilize tinta, cola coloridas, canetinhas permanentes, lantejoulas e brilho para que eles possam decorar suas borboletas.
Imagem retirada do site: http://coisaspraver.blogspot.com.br/2012/10/borboleta-feita-com-garrafa-pet.html. Acesso em 17 de setembro de 2013.
3 - Depois faça uma exposição das borboletas confeccionadas pelos alunos, dos desenhos feitos por eles, dos cartazes produzidos sobre o nascimento da borboleta e, convide os familiares e outros alunos da escola para prestigiar o trabalho. Divida as crianças em grupos de trabalho para que cada grupo possa explicar aos visitantes como nascem as borboletas. O professor pode registrar o momento com filmagem e fotos para que depois possam assistir juntos, em sala de aula, cada momento da exposição.
Sugestões de links para professores:
Professor você pode encontrar mais atividades para trabalhar essa temática no site:
FERREIRA, Ivani. Plano de aula “O nascimento da borboletinha”. Disponível em: http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/2011/10/borboletinha-ta-na-cozinhamp4.html. Acesso em 15 de setembro de 2013.
Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:
SILVA, Mariane Éllen da. Como compreender o processo da metamorfose, tendo como referência o exemplo de transformação da lagarta em borboleta? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35536. Acesso em 17 de setembro de 2013.
PAIVA, Núbia Silvia Guimarães. Bichos que nascem do ovo... parte 2. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13118. Acesso em 17 de setembro de 2013.
A avaliação será feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observações do envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observações devem ser registradas no momento da realização das atividades, com anotações individuais de cada criança e do grupo como um todo.
Avalie também se através das atividades propostas se os alunos conseguiram:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/03/2014
Cinco estrelasExcelente sequência didática! Vai me auxiliar muito. Parabéns!