Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Vamos jogar uma partida de Vôlei com um grande lençol?”.

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Experimentar os movimentos básicos do jogo de vôlei;

- Aprender a trabalhar em equipe no momento em que o jogo se realiza;

- Aprender alguns elementos da matemática.

Duração das atividades
A atividade poderá ser dividida em três etapas, que podem durar entre 20 e 30 minutos, compreendendo um total de aproximadamente 90 minutos e em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É importante que o professor propicie habitualmente ao seu grupo experiências com o corpo e o movimento, e sempre que possível aproxime as crianças de jogos cooperativos, em equipe, com regras adaptadas às especificidades da faixa etária com que atua. A sugestão é indicada para crianças a partir dos 04 anos de idade.

Estratégias e recursos da aula

http://pt.clipartlogo.com/premium/detail/boy-character-playing-volleyball_83527852.html

 

PRIMEIRA ETAPA: “Vamos conhecer o jogo de voleibol ”

Duração: Aproximadamente trinta minutos.

Material: Equipamento para reprodução de áudio e vídeo, uma máquina fotográfica.

Local: Na sala de aula ou local apropriado onde as crianças possam assistir a reprodução do DVD, sentadas em almofadas ou tapetes. 

PropostaO professor proporá uma roda e solicitará que as crianças se alonguem, sendo que ele puxará os movimentos e as crianças o imitarão.

Sugestão de alongamento com crianças:

http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts

Na sequência, inicia uma conversa a respeito da importância de se alongar antes de iniciar um jogo ou brincadeira e ao despertar pela manhã, para aquecer a musculatura e despertar o corpo, direcionando a conversa mais também instigando para que as crianças participem. Na sequência perguntará às crianças quais os esportes que elas conhecem e finaliza falando sobre o Voleibol. Neste momento o professor indaga as crianças sobre o que elas conhecem sobre este desporto, se sabem como se joga, quais os materiais utilizados e sobre as regras básicas.

Sugestão sobre o Voleibol:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Volei bol

http://www.youtube.com/watch?v=a0wmo4VdyRs

 

SEGUNDA ETAPA: “Vamos brincar com uma bola grande e um lençol?”.

Duração: Em torno de trinta minutos. 

MaterialUm lençol de casal, uma bola grande e leve em torno de trinta centímetros de diâmetro.

Duração: 20 a 30 minutos. 

Local: Parque, pátio ou quadra.  

Proposta: O professor reunirá o grupo em uma roda e solicitará que as crianças se alonguem indagando se elas lembram dos movimentos de alongamento sugeridos na Primeira Etapa, podendo sugerir outros movimentos.

O professor abrirá o lençol e sugerirá que as crianças em pé, segurem nas pontas do lençol, formando um círculo em volta dele. Neste momento ele colocará a bola no centro da roda, sobre o lençol, e solicitará que as crianças façam o movimento propiciando que a bola seja jogada para cima. O professor poderá sugerir que este movimento no início seja suave e a medida que as crianças forem se familiarizando com o movimento, instigará para que ele se torne mais vigoroso de forma que a bola possa atingir diferentes alturas. Depois, como variação, poderá solicitar que as crianças arremessem a bola a diferentes distâncias, sempre utilizando o lençol e o trabalho grupal.

 

TERCEIRA ETAPA: “ Vamos jogar Volençol”.

Duração: Em torno de uma hora.

Material:- Em torno de 25 metros de corda a fim de fazer a delimitação do campo de vôlei, no solo. Dependendo do local escolhido para a realização do jogo e do número de crianças participantes, o material poderá variar entre barbante, fita adesiva ou giz;

- Uma rede de vôlei ou outro material que possibilite dividir campo em dois;

- Dois lençóis de casal;

- Um quadro de pontuação, que pode ser um quadro negro, papel pardo, cartolina ou algo que seja bem visível, para que as crianças consigam perceber e acompanhar a pontuação do jogo ali registrada.

Local: No pátio da Instituição ou uma quadra de vôlei.

Proposta: O professor deve organizar o espaço escolhido de forma que lembre uma quadra ou um campo de vôlei, ou seja, um espaço dividido igualitariamente em dois, tendo no centro, se possível, uma rede, separando-os. O solo deverá ser marcado nas laterais e nos fundos, de uma forma bem visível (corda, barbante, fita adesiva ou giz, o que dependerá do local escolhido). Importante observar o espaço do campo, de modo a não ficar apertado para a movimentação do grupo.

O professor conduz o grupo ao local, propõe uma roda e inicia um alongamento inspirado nos movimentos dos gatos ou cães, de forma bem humorada. Em seguida, pergunta às crianças se elas lembram de algumas regras do voleibol, já conversada anteriormente, e explica que neste momento o jogo se dará com auxílio de um lençol, explicando-lhes como farão. Por fim, convida-as: "Vamos jogar Volençol?".

O professor deve ficar atento ao momento do jogo para interferir se for necessário. Deverá chamar a atenção quando uma equipe pontuar e para que as crianças acompanhem esta marcação.

O jogo consiste em:

- Dividir o grupo de crianças em dois;

- Cada equipe ocupar um lado do campo;

- Cada criança segurar uma das pontas do lençol;

- Caso as crianças queiram poderão dar nome à equipe.

- Ao sinal do professor a equipe de posse da bola no centro do lençol deverá arremessá-la para o outro lado do campo por cima da rede ou do delimitador do campo e da mesma forma a equipe adversária deverá arremessar a bola para o outro campo. Este movimento deverá se repetir até que uma das equipes cometa um erro deixando a bola cair dentro de seu campo ou arremessando a bola para fora do campo da outra equipe.

A contagem deve ser feita junto com as crianças! O quadro de pontuação deve ser usado para auxiliar a compreensão de quantidades e a visualização de números. Sugere-se fazer interrupções entre as partidas para combinar "planos" com as crianças, na tentativa de buscar junto com elas, suas estratégias para conquistar um ponto.

O professor deve ter um olhar atento no sentido de construir esta brincadeira em sintonia com o que vai acontecendo no momento do jogo, sempre percebendo o que pode aproveitar nas "pistas" que as crianças e o jogo vão nos apresentando. O professor deverá conversar com as crianças a respeito da competividade presente neste jogo e que o mais importante é poder participar de uma brincadeira ao lado dos colegas da turma do que propriamente do ganhar ou perder.

http://quintoanocpd.blogspot.com.br/2011/10/ed-fisica.html

Recursos Complementares

Sobre Volei bol:                                                                                                                    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Volei bol

http://www.youtube.com/watch?v=a0wmo4VdyRs

Sobre Alongamento:

http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts

Avaliação

No final da atividade, o professor convidará as crianças para uma última roda e faz um espreguiçar com elas, alongando algumas partes do corpo (pernas, braços, costas). Em seguida, instigará uma conversa sobre como foi a atividade, promovendo a reflexão sobre a importância do trabalho em equipe.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.