20/10/2013
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
- Experimentar os movimentos básicos do jogo de vôlei;
- Aprender a trabalhar em equipe no momento em que o jogo se realiza;
- Aprender alguns elementos da matemática.
É importante que o professor propicie habitualmente ao seu grupo experiências com o corpo e o movimento, e sempre que possível aproxime as crianças de jogos cooperativos, em equipe, com regras adaptadas às especificidades da faixa etária com que atua. A sugestão é indicada para crianças a partir dos 04 anos de idade.
http://pt.clipartlogo.com/premium/detail/boy-character-playing-volleyball_83527852.html
PRIMEIRA ETAPA: “Vamos conhecer o jogo de voleibol ”
Duração: Aproximadamente trinta minutos.
Material: Equipamento para reprodução de áudio e vídeo, uma máquina fotográfica.
Local: Na sala de aula ou local apropriado onde as crianças possam assistir a reprodução do DVD, sentadas em almofadas ou tapetes.
Proposta: O professor proporá uma roda e solicitará que as crianças se alonguem, sendo que ele puxará os movimentos e as crianças o imitarão.
Sugestão de alongamento com crianças:
http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts
Na sequência, inicia uma conversa a respeito da importância de se alongar antes de iniciar um jogo ou brincadeira e ao despertar pela manhã, para aquecer a musculatura e despertar o corpo, direcionando a conversa mais também instigando para que as crianças participem. Na sequência perguntará às crianças quais os esportes que elas conhecem e finaliza falando sobre o Voleibol. Neste momento o professor indaga as crianças sobre o que elas conhecem sobre este desporto, se sabem como se joga, quais os materiais utilizados e sobre as regras básicas.
Sugestão sobre o Voleibol:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Volei bol
http://www.youtube.com/watch?v=a0wmo4VdyRs
SEGUNDA ETAPA: “Vamos brincar com uma bola grande e um lençol?”.
Duração: Em torno de trinta minutos.
Material: Um lençol de casal, uma bola grande e leve em torno de trinta centímetros de diâmetro.
Duração: 20 a 30 minutos.
Local: Parque, pátio ou quadra.
Proposta: O professor reunirá o grupo em uma roda e solicitará que as crianças se alonguem indagando se elas lembram dos movimentos de alongamento sugeridos na Primeira Etapa, podendo sugerir outros movimentos.
O professor abrirá o lençol e sugerirá que as crianças em pé, segurem nas pontas do lençol, formando um círculo em volta dele. Neste momento ele colocará a bola no centro da roda, sobre o lençol, e solicitará que as crianças façam o movimento propiciando que a bola seja jogada para cima. O professor poderá sugerir que este movimento no início seja suave e a medida que as crianças forem se familiarizando com o movimento, instigará para que ele se torne mais vigoroso de forma que a bola possa atingir diferentes alturas. Depois, como variação, poderá solicitar que as crianças arremessem a bola a diferentes distâncias, sempre utilizando o lençol e o trabalho grupal.
TERCEIRA ETAPA: “ Vamos jogar Volençol”.
Duração: Em torno de uma hora.
Material:- Em torno de 25 metros de corda a fim de fazer a delimitação do campo de vôlei, no solo. Dependendo do local escolhido para a realização do jogo e do número de crianças participantes, o material poderá variar entre barbante, fita adesiva ou giz;
- Uma rede de vôlei ou outro material que possibilite dividir campo em dois;
- Dois lençóis de casal;
- Um quadro de pontuação, que pode ser um quadro negro, papel pardo, cartolina ou algo que seja bem visível, para que as crianças consigam perceber e acompanhar a pontuação do jogo ali registrada.
Local: No pátio da Instituição ou uma quadra de vôlei.
Proposta: O professor deve organizar o espaço escolhido de forma que lembre uma quadra ou um campo de vôlei, ou seja, um espaço dividido igualitariamente em dois, tendo no centro, se possível, uma rede, separando-os. O solo deverá ser marcado nas laterais e nos fundos, de uma forma bem visível (corda, barbante, fita adesiva ou giz, o que dependerá do local escolhido). Importante observar o espaço do campo, de modo a não ficar apertado para a movimentação do grupo.
O professor conduz o grupo ao local, propõe uma roda e inicia um alongamento inspirado nos movimentos dos gatos ou cães, de forma bem humorada. Em seguida, pergunta às crianças se elas lembram de algumas regras do voleibol, já conversada anteriormente, e explica que neste momento o jogo se dará com auxílio de um lençol, explicando-lhes como farão. Por fim, convida-as: "Vamos jogar Volençol?".
O professor deve ficar atento ao momento do jogo para interferir se for necessário. Deverá chamar a atenção quando uma equipe pontuar e para que as crianças acompanhem esta marcação.
O jogo consiste em:
- Dividir o grupo de crianças em dois;
- Cada equipe ocupar um lado do campo;
- Cada criança segurar uma das pontas do lençol;
- Caso as crianças queiram poderão dar nome à equipe.
- Ao sinal do professor a equipe de posse da bola no centro do lençol deverá arremessá-la para o outro lado do campo por cima da rede ou do delimitador do campo e da mesma forma a equipe adversária deverá arremessar a bola para o outro campo. Este movimento deverá se repetir até que uma das equipes cometa um erro deixando a bola cair dentro de seu campo ou arremessando a bola para fora do campo da outra equipe.
A contagem deve ser feita junto com as crianças! O quadro de pontuação deve ser usado para auxiliar a compreensão de quantidades e a visualização de números. Sugere-se fazer interrupções entre as partidas para combinar "planos" com as crianças, na tentativa de buscar junto com elas, suas estratégias para conquistar um ponto.
O professor deve ter um olhar atento no sentido de construir esta brincadeira em sintonia com o que vai acontecendo no momento do jogo, sempre percebendo o que pode aproveitar nas "pistas" que as crianças e o jogo vão nos apresentando. O professor deverá conversar com as crianças a respeito da competividade presente neste jogo e que o mais importante é poder participar de uma brincadeira ao lado dos colegas da turma do que propriamente do ganhar ou perder.
Sobre Volei bol:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Volei bol
http://www.youtube.com/watch?v=a0wmo4VdyRs
Sobre Alongamento:
No final da atividade, o professor convidará as crianças para uma última roda e faz um espreguiçar com elas, alongando algumas partes do corpo (pernas, braços, costas). Em seguida, instigará uma conversa sobre como foi a atividade, promovendo a reflexão sobre a importância do trabalho em equipe.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!