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A Campanha do Petróleo

 

06/10/2013

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Pedro de Castro Lüscher; Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A proposta desta aula é oferecer ao aluno a possibilidade de analisar um dos principais eventos políticos do nosso período republicano. O petróleo brasileiro mobilizou o cenário político e praticamente toda a sociedade desde os anos 1930. Mas o projeto político em torno do “ouro negro” adquiriu sua maior envergadura com A Campanha do Petróleo, no final da década de 1940 e início dos anos 1950, culminando com a criação da Petrobras, que é, ainda hoje, a maior empresa estatal brasileira. Com o slogan “O Petróleo é Nosso!”, a campanha ajustava-se ao contexto após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no qual as soberanias nacionais eram reafirmadas. Neste ensejo, também estavam no centro das discussões os rumos que o Brasil deveria adotar para o seu desenvolvimento, após o fim do Estado Novo (1937-1945). A campanha, iniciada na presidência de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), adquiriu maior dimensão durante o segundo governo do presidente Getúlio Vargas (1951-1954) e foi marcada por divergências entre os que defendiam o monopólio estatal e os que apoiavam a participação de capital privado na extração do petróleo. Espera-se, a partir deste estudo, que os alunos sejam capazes de compreender tanto o processo que deu origem à Petrobras, quanto de analisarem o jogo político por detrás da criação desta estatal. O aluno poderá perceber, também, como a força da mobilização popular pode intervir nos rumos do País.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá conhecer, mesmo que de maneira superficial, o contexto político da presidência de Dutra e do segundo governo de Vargas. É interessante, também, que o aluno conheça um pouco do quadro geopolítico mundial após a Segunda Grande Guerra.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

A Campanha do Petróleo, apesar de ser uma das maiores mobilizações políticas da história brasileira, ainda é abordada de forma sucinta pelos professores do Ensino Médio. Associada quase sempre à figura de Getúlio Vargas, desconsiderandotodo o processo que antecedeu ao slogan “O Petróleo é Nosso!”. Outras questões que ainda são pouco detalhadas em sala de aula se referem à participação popular neste debate e as divergências quanto ao monopólio da extração do petróleo. Para que o assunto seja tratado de maneira aprofundada, é necessário que o educador apresente uma breve introdução expositiva da conjuntura política e econômica do período, para retomar conhecimentos previamente adquiridos.

DESENVOLVIMENTO

1ª AULA

Atividade 1: Nesta primeira aula, os alunos deverão assistir ao pequeno vídeo que relata a criação da Petrobras, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BJt3tJWrAlM

Atividade 2: Em seguida, o professor deverá propor a leitura do texto disponível no site do Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV): http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/EleVoltou/Petrobras.

Atividade 3: Após a leitura do texto, o educador poderá sugerir aos alunos que naveguem nas páginas Nossa História (http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/nossa-historia/) e Memória Petrobras (http://memoria.petrobras.com.br).

2ª AULA:

Atividade 4: Os alunos deverão ser orientados a pesquisar no site do Jornal do Brasil e a elaborar pequenos relatórios da investigação. Como sugestão, o professor poderá indicar as seguintes páginas: “29 de abril de 1938 – A Nacionalização da Indústria do Petróleo (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=26631);  “1939 – Descoberto Petróleo em Lobato” (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=11133); “1951: Projeto de Criação da Petrobrás” (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=6238); “6 de dezembro de 1951: Getúlio Vargas propõe criação da Petrobrás ao Congresso” (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=28899);  “1953 – O Petróleo é Nosso!” (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=5050).

3ª AULA:

Atividade 5: Neste momento, o professor deverá apresentar algumas imagens e propor aos alunos que tentem relacionar o documento que estão observando com o contexto histórico que o produziu. Caberá ao educador incentivar um debate, no qual os alunos deverão retomar os conteúdos já trabalhados nas duas primeiras aulas.

“O Escândalo do petróleo”

“O Escândalo do petróleo” foi lançado originalmente em 1936, durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas.  Fonte: http://blog.biarnesa.com/br/index.php/?2008/09/06/27-o-petroleo-e-nosso-ja-dizia-monteiro-lobato

“O Poço do Visconde”

“O Poço do Visconde” foi lançado em 1937. Sua primeira edição tinha o subtítulo “Geologia para Crianças”.Fonte: http://blog.biarnesa.com/br/index.php/?2008/09/06/27-o-petroleo-e-nosso-ja-dizia-monteiro-lobato

“O Petróleo é Nosso!”

“O Petróleo é Nosso!”, filme brasileiro, dirigido por Watson Macedo e lançado em 1954.Fonte: http://www.emilinhaborba.com.br/ebopetn.htm

Lançamento do Centro Nacional de Estudos e Defesa do Petróleo durante o Governo Dutra.Fonte: http://veja.abril.com.br/historia/israel/brasil-campanha-petroleo-e-nosso.shtml

III Convenção Nacional de Defesa do Petróleo

Cartaz da III Convenção Nacional de Defesa do Petróleo, ocorrida em 5 de junho de 1952.Fonte: http://memoria.petrobras.com.br/depoentes/maria-augusta-de-toledo-tibiria-miranda/campanha-o-petroleo-e-nosso#.UimFeNI3skF

s/tílulo 
Fotografia icônica do presidente Getúlio Vargas com a mão suja de petróleo, em 1952. Fonte: http://www.flb-ap.org.br/espaco-interativo/producao-de-texto/

s/tílulo

Selo comemorativo do 5º aniversário da criação da Petrobras. Fonte: http://www.flb-ap.org.br/noticia/petrobras-58-anos-vida-longa-a-petrobras/

s/tílulo

Em 1956 foi realizado um concurso para escolher a logomarca da empresa. Fonte: http://acervo.oglobo.globo.com/fotogalerias/petrobras-criacao-do-governo-vargas-9678287

s/tílulo

Capa de um Boletim da Petrobras com a primeira logomarca da empresa. Fonte: http://memoria.petrobras.com.br/acervo/boletim-petrobras-agosto-19581#.UimGO9I3skF

4ª AULA/ 5ª AULA

Atividade 6: O professor deverá dividir a sala em grupos e propor aos alunos que, com base nas pesquisas das aulas anteriores e nas discussões em sala de aula, eles elaborem pequenos roteiros simulando depoimentos de pessoas que vivenciaram o período da Campanha do Petróleo. Estes roteiros servirão de base para a gravação de vídeos, nos quais os alunos, não necessariamente todos, deverão representar esses personagens criados por eles. Caso o resultado seja satisfatório, o professor poderá publicá-los em sites de compartilhamento de vídeo (http://www.youtube.com).

CONCLUSÃO

Ao final dessas atividades, o aluno terá adquirido maior conhecimento sobre a história do Brasil e conhecerá mais sobre o processo que deu origem à Petrobras.  Espera-se também que, a partir dessas atividades, os alunos tenham aprimorado a capacidade de direcionar um olhar crítico aos documentos históricos.

Recursos Complementares

Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o período, pode-se ler o artigo “O Tesouro Malcheiroso”, de Daniel Rebouças (disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/tesouro-malcheiroso)e o livro A Inserção da Petrobrás no Recôncavo Baiano, de Cristóvão Brito (disponível em: http://books.scielo.org/id/jpst2/pdf/brito-9788523209216-07.pdf).

Avaliação

Além de avaliar a participação dos alunos nas aulas, os professores também poderão avaliar os roteiros produzidos para os depoimentos. Os alunos deverão demonstrar nesses pequenos textos, com coerência e coesão, a capacidade de mobilizar os conteúdos estudados.

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