06/10/2013
Pedro de Castro Lüscher; Anna Flávia Arruda Lanna; Mauro Mendes Braga
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Caracteristicas e transformações das estruturas produtivas |
A proposta desta aula é oferecer ao aluno a possibilidade de analisar um dos principais eventos políticos do nosso período republicano. O petróleo brasileiro mobilizou o cenário político e praticamente toda a sociedade desde os anos 1930. Mas o projeto político em torno do “ouro negro” adquiriu sua maior envergadura com A Campanha do Petróleo, no final da década de 1940 e início dos anos 1950, culminando com a criação da Petrobras, que é, ainda hoje, a maior empresa estatal brasileira. Com o slogan “O Petróleo é Nosso!”, a campanha ajustava-se ao contexto após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no qual as soberanias nacionais eram reafirmadas. Neste ensejo, também estavam no centro das discussões os rumos que o Brasil deveria adotar para o seu desenvolvimento, após o fim do Estado Novo (1937-1945). A campanha, iniciada na presidência de Eurico Gaspar Dutra (1946-1951), adquiriu maior dimensão durante o segundo governo do presidente Getúlio Vargas (1951-1954) e foi marcada por divergências entre os que defendiam o monopólio estatal e os que apoiavam a participação de capital privado na extração do petróleo. Espera-se, a partir deste estudo, que os alunos sejam capazes de compreender tanto o processo que deu origem à Petrobras, quanto de analisarem o jogo político por detrás da criação desta estatal. O aluno poderá perceber, também, como a força da mobilização popular pode intervir nos rumos do País.
O aluno deverá conhecer, mesmo que de maneira superficial, o contexto político da presidência de Dutra e do segundo governo de Vargas. É interessante, também, que o aluno conheça um pouco do quadro geopolítico mundial após a Segunda Grande Guerra.
INTRODUÇÃO
A Campanha do Petróleo, apesar de ser uma das maiores mobilizações políticas da história brasileira, ainda é abordada de forma sucinta pelos professores do Ensino Médio. Associada quase sempre à figura de Getúlio Vargas, desconsiderandotodo o processo que antecedeu ao slogan “O Petróleo é Nosso!”. Outras questões que ainda são pouco detalhadas em sala de aula se referem à participação popular neste debate e as divergências quanto ao monopólio da extração do petróleo. Para que o assunto seja tratado de maneira aprofundada, é necessário que o educador apresente uma breve introdução expositiva da conjuntura política e econômica do período, para retomar conhecimentos previamente adquiridos.
DESENVOLVIMENTO
1ª AULA
Atividade 1: Nesta primeira aula, os alunos deverão assistir ao pequeno vídeo que relata a criação da Petrobras, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BJt3tJWrAlM
Atividade 2: Em seguida, o professor deverá propor a leitura do texto disponível no site do Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV): http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas2/artigos/EleVoltou/Petrobras.
Atividade 3: Após a leitura do texto, o educador poderá sugerir aos alunos que naveguem nas páginas Nossa História (http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/nossa-historia/) e Memória Petrobras (http://memoria.petrobras.com.br).
2ª AULA:
Atividade 4: Os alunos deverão ser orientados a pesquisar no site do Jornal do Brasil e a elaborar pequenos relatórios da investigação. Como sugestão, o professor poderá indicar as seguintes páginas: “29 de abril de 1938 – A Nacionalização da Indústria do Petróleo” (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=26631); “1939 – Descoberto Petróleo em Lobato” (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=11133); “1951: Projeto de Criação da Petrobrás” (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=6238); “6 de dezembro de 1951: Getúlio Vargas propõe criação da Petrobrás ao Congresso” (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=28899); “1953 – O Petróleo é Nosso!” (http://www.jblog.com.br/hojenahistoria.php?itemid=5050).
3ª AULA:
Atividade 5: Neste momento, o professor deverá apresentar algumas imagens e propor aos alunos que tentem relacionar o documento que estão observando com o contexto histórico que o produziu. Caberá ao educador incentivar um debate, no qual os alunos deverão retomar os conteúdos já trabalhados nas duas primeiras aulas.
“O Escândalo do petróleo” foi lançado originalmente em 1936, durante o primeiro mandato de Getúlio Vargas. Fonte: http://blog.biarnesa.com/br/index.php/?2008/09/06/27-o-petroleo-e-nosso-ja-dizia-monteiro-lobato
“O Poço do Visconde” foi lançado em 1937. Sua primeira edição tinha o subtítulo “Geologia para Crianças”.Fonte: http://blog.biarnesa.com/br/index.php/?2008/09/06/27-o-petroleo-e-nosso-ja-dizia-monteiro-lobato
“O Petróleo é Nosso!”, filme brasileiro, dirigido por Watson Macedo e lançado em 1954.Fonte: http://www.emilinhaborba.com.br/ebopetn.htm
Lançamento do Centro Nacional de Estudos e Defesa do Petróleo durante o Governo Dutra.Fonte: http://veja.abril.com.br/historia/israel/brasil-campanha-petroleo-e-nosso.shtml
Cartaz da III Convenção Nacional de Defesa do Petróleo, ocorrida em 5 de junho de 1952.Fonte: http://memoria.petrobras.com.br/depoentes/maria-augusta-de-toledo-tibiria-miranda/campanha-o-petroleo-e-nosso#.UimFeNI3skF
Fotografia icônica do presidente Getúlio Vargas com a mão suja de petróleo, em 1952. Fonte: http://www.flb-ap.org.br/espaco-interativo/producao-de-texto/
Selo comemorativo do 5º aniversário da criação da Petrobras. Fonte: http://www.flb-ap.org.br/noticia/petrobras-58-anos-vida-longa-a-petrobras/
Em 1956 foi realizado um concurso para escolher a logomarca da empresa. Fonte: http://acervo.oglobo.globo.com/fotogalerias/petrobras-criacao-do-governo-vargas-9678287
Capa de um Boletim da Petrobras com a primeira logomarca da empresa. Fonte: http://memoria.petrobras.com.br/acervo/boletim-petrobras-agosto-19581#.UimGO9I3skF
4ª AULA/ 5ª AULA
Atividade 6: O professor deverá dividir a sala em grupos e propor aos alunos que, com base nas pesquisas das aulas anteriores e nas discussões em sala de aula, eles elaborem pequenos roteiros simulando depoimentos de pessoas que vivenciaram o período da Campanha do Petróleo. Estes roteiros servirão de base para a gravação de vídeos, nos quais os alunos, não necessariamente todos, deverão representar esses personagens criados por eles. Caso o resultado seja satisfatório, o professor poderá publicá-los em sites de compartilhamento de vídeo (http://www.youtube.com).
CONCLUSÃO
Ao final dessas atividades, o aluno terá adquirido maior conhecimento sobre a história do Brasil e conhecerá mais sobre o processo que deu origem à Petrobras. Espera-se também que, a partir dessas atividades, os alunos tenham aprimorado a capacidade de direcionar um olhar crítico aos documentos históricos.
Com o intuito de ampliar o conhecimento sobre o período, pode-se ler o artigo “O Tesouro Malcheiroso”, de Daniel Rebouças (disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/tesouro-malcheiroso)e o livro A Inserção da Petrobrás no Recôncavo Baiano, de Cristóvão Brito (disponível em: http://books.scielo.org/id/jpst2/pdf/brito-9788523209216-07.pdf).
Além de avaliar a participação dos alunos nas aulas, os professores também poderão avaliar os roteiros produzidos para os depoimentos. Os alunos deverão demonstrar nesses pequenos textos, com coerência e coesão, a capacidade de mobilizar os conteúdos estudados.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/10/2013
Cinco estrelasA aula contem conteudos que podem ser utilizados em varias disciplinas. Parabéns ao professor Leonardo .