Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Vamos fazer uma revista em quadrinhos com as crianças?”.

 

29/10/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Ampliar o seu universo cultural e vivencial;

- A função social da escrita;

- Desenvolver a criatividade e a imaginação;

- Expor e ouvir a opinião do outro.

Duração das atividades
A atividade deverá ser dividida em três etapas, com duração entre 20 e 40 minutos, cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A proposta prevê que o professor habitualmente leia histórias de diferentes temas para as crianças, abrindo espaço para reflexão do que foi lido. A proposta é indicada para crianças a partir de 05 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 adultos.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos o registro fotográfico dos vários momentos de cada proposta. Ao final, o professor poderá montar um painel de fotos para apresentação posterior às famílias, como também revisitar o arquivo fotográfico para auxiliá-lo no acompanhamento do processo pedagógico de cada criança em particular.

 

PRIMEIRA ETAPA: “Vamos caçar um Tesouro que está escondido aqui na escola?”.

Duração: Em torno de 20 minutos

Material: Revistas em quadrinhos de diferentes autores e temas.

Local: Na sala de aula.

Proposta: Neste início de atividade, o professor convidará as crianças para participarem de um Caça ao Tesouro.  

O professor deve articular com alguém, de preferência alguém desconhecido das crianças, para colocar roupas que lembrem um pirata (Tapa olho, um braço de gancho, cordões, pano na cabeça etc.).

O (A) convidado (a) deverá fazer uma encenação como se levasse um grande susto ao ver as crianças. Neste momento, sai correndo, meio que fugindo e vai embora, não aparecendo mais, encerra-se assim a participação deste personagem na proposta. Porém, ao fugir, o Pirata deixa cair um mapa e uma pista. O professor se aproxima, encenando: pega o mapa e a 1ª pista e convida as crianças de uma forma desafiadora e instigante para “Caçarem um Tesouro”.

Esta atividade tem um tom de um circuito, em que as pistas serão dirigidas para áreas do local onde será desenvolvido o “Caça ao Tesouro”. A cada novo local as crianças serão desafiadas pelo Pirata, por meio das pistas deixadas, a executarem alguma tarefa. Ao cumprirem o desafio (equilíbrio, expressão corporal, interatividade, entre outras possibilidades), elas avançam para a pista seguinte até acharem o Tesouro, que será uma cesta com diversas revistas em quadrinhos. 

Os espaços escolhidos para os desafios devem ser pensados e organizados previamente. A escolha dos locais deve ser cuidadosa para eliminar qualquer ambiente que exponha as crianças ao perigo. 

 

SEGUNDA ETAPA: “Vamos ver estas histórias em quadrinhos e interpretar?”.

O professor deverá preparar as revistas em quadrinhos antes da aula. Ele deverá fazer cópias coloridas e neste material reproduzido apagar as falas, pensamentos ou qualquer outra forma de escritas, preservando somente os desenhos e figuras.

Duração: em torno de 40 minutos

Material: Diversas revistas em quadrinhos.

Local:Na sala de aula.

Proposta: O professor reunirá o grupo em uma roda e colocará a cesta do Caça ao Tesouro no centro. Solicitará que as crianças escolham as histórias que estão na cesta e sentem-se. Na sequência o professor solicitará que as crianças interpretem a história escolhida somente com base nos desenhos e figuras. O professor poderá solicitar que esta proposta seja executada individualmente ou em duplas e garantir que as crianças tenham espaço adequado para pensar e conversar sem atrapalhar os demais. 

 

http://sandrasilvacruz.blogspot.com.br/2011/11/atividade-34-desenvolvimento-de-projeto.html

 

TERCEIRA ETAPA: “Vamos apresentar a nossa história para o grupo?”.

Duração: Em torno de 30 minutos.

Local: Na sala de aula.

Material: As histórias originais e as cópias, almofadas ou tapetes, máquina fotográfica.

Proposta: O professor solicitará que as crianças se sentem na forma de um “U” para que possam ver uns aos outros. Para isso deverá ter colocado no chão, almofadas e ou tapetes para deixar o ambiente mais confortável. O professor conduzirá uma conversa sobre esta proposta encaminhando que uma história possui vários jeitos de ser contada e interpretada. Esta conversa terá um tom reflexivo para que as crianças pensem a respeito.

As histórias disponibilizadas deverão ser curtas. Inicialmente ele solicitará que as crianças apresentem a versão da história em quadrinhos como elas entenderam a sequência dos desenhos e figuras.

A partir de cada apresentação o professor apresentará a versão do autor correspondente a da apresentada por cada criança. Ao final das apresentações o professor poderá instigar uma última roda de conversas sobre como foi para as crianças criarem as histórias a partir somente de desenhos e gravuras, ou se houve coincidência com a história do autor, entre outras perguntas pertinentes a exploração das crianças.

 

 

                               gibi7

                                                                         

Figura 1: Revista feita com as crianças, a partir de fotos do grupo, com o tema da reforma do ônibus.

Acervo Institucional/NDI/UFSC

Autores: professor Gilberto Lerina, estagiária Luiza dos Reis. 

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da atividade o professor organizará o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir comentários acerca da imaginação de cada um, sobre a criatividade do autor e das crianças, de forma que todos possam falar e escutar a opinião dos colegas da turma. O professor deve ressaltar a importância de participar de brincadeiras desta natureza com outros colegas da turma.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Karine da Costa, ESC MUN DE ENS FUND DOM PIO DE FREITAS , Santa Catarina - disse:
    kc@unerj.br

    17/11/2013

    Cinco estrelas

    Olá, parabéns achei a ideia de usar uma pessoa vestida de pirata para o casa tesouro muito legal, provavelmente seus alunos adoraram...parabéns


  • Katty Romero Pelegrini, CEINF - VO FINA , Mato Grosso do Sul - disse:
    k_tty@hotmail.com

    11/11/2013

    Quatro estrelas

    Parabéns professor, seu projeto é enriquecedor....


  • GLEDSON DOS SANTOS FERREIRA, UNIDADE INTEGRADA DONA IZABEL ANDRADE , Maranhão - disse:
    gledsound@gmail.com

    07/11/2013

    Cinco estrelas

    muito bom...excelente aula


  • SANDRA NÁDIA KUNTZE, Secretaria Municipal de Educação de BALNEARIO ARROIO DO SILVA , Santa Catarina - disse:
    sanavaiana@hotmail.com

    31/10/2013

    Cinco estrelas

    muito interessante


  • Niuzangela Rodrigues da Cunha, Proinfo , Goiás - disse:
    niugyn@gmail.com

    19/10/2013

    Cinco estrelas

    Após a análise da aula “Vamos fazer uma revista em quadrinhos com as crianças?” percebe-se a grande importância dessa ferramenta para "facilitar" o trabalho do professor.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.