29/10/2013
Dalânea Cristina Flôr
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
- Ampliar o seu universo cultural e vivencial;
- A função social da escrita;
- Desenvolver a criatividade e a imaginação;
- Expor e ouvir a opinião do outro.
A proposta prevê que o professor habitualmente leia histórias de diferentes temas para as crianças, abrindo espaço para reflexão do que foi lido. A proposta é indicada para crianças a partir de 05 anos de idade e com a intervenção de, no mínimo, 02 adultos.
Sugerimos o registro fotográfico dos vários momentos de cada proposta. Ao final, o professor poderá montar um painel de fotos para apresentação posterior às famílias, como também revisitar o arquivo fotográfico para auxiliá-lo no acompanhamento do processo pedagógico de cada criança em particular.
Duração: Em torno de 20 minutos
Material: Revistas em quadrinhos de diferentes autores e temas.
Local: Na sala de aula.
Proposta: Neste início de atividade, o professor convidará as crianças para participarem de um Caça ao Tesouro.
O professor deve articular com alguém, de preferência alguém desconhecido das crianças, para colocar roupas que lembrem um pirata (Tapa olho, um braço de gancho, cordões, pano na cabeça etc.).
O (A) convidado (a) deverá fazer uma encenação como se levasse um grande susto ao ver as crianças. Neste momento, sai correndo, meio que fugindo e vai embora, não aparecendo mais, encerra-se assim a participação deste personagem na proposta. Porém, ao fugir, o Pirata deixa cair um mapa e uma pista. O professor se aproxima, encenando: pega o mapa e a 1ª pista e convida as crianças de uma forma desafiadora e instigante para “Caçarem um Tesouro”.
Esta atividade tem um tom de um circuito, em que as pistas serão dirigidas para áreas do local onde será desenvolvido o “Caça ao Tesouro”. A cada novo local as crianças serão desafiadas pelo Pirata, por meio das pistas deixadas, a executarem alguma tarefa. Ao cumprirem o desafio (equilíbrio, expressão corporal, interatividade, entre outras possibilidades), elas avançam para a pista seguinte até acharem o Tesouro, que será uma cesta com diversas revistas em quadrinhos.
Os espaços escolhidos para os desafios devem ser pensados e organizados previamente. A escolha dos locais deve ser cuidadosa para eliminar qualquer ambiente que exponha as crianças ao perigo.
O professor deverá preparar as revistas em quadrinhos antes da aula. Ele deverá fazer cópias coloridas e neste material reproduzido apagar as falas, pensamentos ou qualquer outra forma de escritas, preservando somente os desenhos e figuras.
Duração: em torno de 40 minutos
Material: Diversas revistas em quadrinhos.
Local:Na sala de aula.
Proposta: O professor reunirá o grupo em uma roda e colocará a cesta do Caça ao Tesouro no centro. Solicitará que as crianças escolham as histórias que estão na cesta e sentem-se. Na sequência o professor solicitará que as crianças interpretem a história escolhida somente com base nos desenhos e figuras. O professor poderá solicitar que esta proposta seja executada individualmente ou em duplas e garantir que as crianças tenham espaço adequado para pensar e conversar sem atrapalhar os demais.
http://sandrasilvacruz.blogspot.com.br/2011/11/atividade-34-desenvolvimento-de-projeto.html
Duração: Em torno de 30 minutos.
Local: Na sala de aula.
Material: As histórias originais e as cópias, almofadas ou tapetes, máquina fotográfica.
Proposta: O professor solicitará que as crianças se sentem na forma de um “U” para que possam ver uns aos outros. Para isso deverá ter colocado no chão, almofadas e ou tapetes para deixar o ambiente mais confortável. O professor conduzirá uma conversa sobre esta proposta encaminhando que uma história possui vários jeitos de ser contada e interpretada. Esta conversa terá um tom reflexivo para que as crianças pensem a respeito.
As histórias disponibilizadas deverão ser curtas. Inicialmente ele solicitará que as crianças apresentem a versão da história em quadrinhos como elas entenderam a sequência dos desenhos e figuras.
A partir de cada apresentação o professor apresentará a versão do autor correspondente a da apresentada por cada criança. Ao final das apresentações o professor poderá instigar uma última roda de conversas sobre como foi para as crianças criarem as histórias a partir somente de desenhos e gravuras, ou se houve coincidência com a história do autor, entre outras perguntas pertinentes a exploração das crianças.
Figura 1: Revista feita com as crianças, a partir de fotos do grupo, com o tema da reforma do ônibus.
Acervo Institucional/NDI/UFSC
Autores: professor Gilberto Lerina, estagiária Luiza dos Reis.
Sobre Caça ao Tesouro:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38795
Ao final da atividade o professor organizará o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir comentários acerca da imaginação de cada um, sobre a criatividade do autor e das crianças, de forma que todos possam falar e escutar a opinião dos colegas da turma. O professor deve ressaltar a importância de participar de brincadeiras desta natureza com outros colegas da turma.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
17/11/2013
Cinco estrelasOlá, parabéns achei a ideia de usar uma pessoa vestida de pirata para o casa tesouro muito legal, provavelmente seus alunos adoraram...parabéns
11/11/2013
Quatro estrelasParabéns professor, seu projeto é enriquecedor....
07/11/2013
Cinco estrelasmuito bom...excelente aula
31/10/2013
Cinco estrelasmuito interessante
19/10/2013
Cinco estrelasApós a análise da aula “Vamos fazer uma revista em quadrinhos com as crianças?” percebe-se a grande importância dessa ferramenta para "facilitar" o trabalho do professor.