Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Romantismo

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Recitar poesias;
  • experienciar a estética por meio de poesias;
  • identificar e diferenciar texto romântico de não-romântico;
  • identificar características do romantismo em alguns textos;
  • produzir poesias.
Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecer a estrutura formal do poema;
  • Distinguir texto romântico de não-romântico;
  • Conhecer funções da linguagem, principalmente a referencial e a poética.
Estratégias e recursos da aula
                   
  •  Utilização da internet no laboratório de informática.

AULA 1

ATIVIDADE 1

Como forma de motivação e para sensibilizar a turma para a apreciação de textos literários, o professor, primeiramente, deverá fazer uma sondagem para descobrir os temas de maior interesse dos alunos, o que proporcionará uma maior participação de todos. Para tanto, este levantamento poderá ser feito de forma direta, através de pequenas fichas de cartolina. O professora vai anotando com caneta hidrocor ou pincel atômico os temas preferidos dos alunos, nas fichas, como por exemplo:

AMOR - SEXO - FUTEBOL - FOFOCA - MORTE - AMIZADE - VIOLÊNCIA - NAMORO - ALEGRIA - DOR , etc. 

Na sequência,  o professor deverá recitar o poema¨Se eu morresse amanhã,¨ de Álvares de Azevedo, com ritmo e expressão adequados.

TEXTO: Se Eu Morresse Amanhã

 Álvares de Azevedo


Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!
Que sol! que céu azul! que doce n’alva
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito
Se eu morresse amanhã!
Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã…
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!
Álvares de Azevedo
(1831-1852)

Disponível em:

http://blog.sitedepoesias.com.br/poemas/se-eu-morresse-amanha/comment-page-1/


Em seguida, entregar uma cópia xerocada do poema aos alunos e promover uma discussão sobre o conteúdo e sobre os aspectos formais do poema. Essa discussão deverá acontecer em caráter informal, em cóirculos o professor vai conduzindo a discussão se baseando nas perguntas abaixo.

Sugestões de perguntas para discussão:
a) Esse texto pode ser considerado como literário? Por quê?
b) Esse texto é um poema? Por quê?
c) Qual o tema central do texto?
d) A visão da morte é tratada de maneira objetiva ou subjetiva? Explique.
e) A linguagem predominante é conotativa ou denotativa?
f) Qual a função de linguagem predominante nesse poema?

AULA 2

ATIVIDADE 1

Levar os alunos ao laboratório de Informática para escolherem outros poemas para leitura. A professora deverá sugerir que busquem outros textos de Álvares de Azevedo e de outros autores românticos, tais como Castro Alves e Gonçalves Dias. Na sequência, as duplas poderão ler em voz alta as poesias escolhidas para os colegas.

É interessante mostrar aos alunos as fotos dos autores, disponíveis em sites consultados. Se possível, montar uma galeria de fotos de autores do Romantismo para visitação na escola. Para que a galeria de fotos seja bem informativa, sugere-se imprimir uma biografia pequena de cada autor e que essa seja afixada abaixo de cada foto. Exemplo:

Fotos disponíveis nos sites:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/castro-alves/index.php

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/goncalves-dias/index.php

http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2009/04/28/alvares-de-azevedo-o-jovem-grande-poeta-brasileiro-morto-aos-21-anos-editoria/

AULA 3

ATIVIDADE 1

Em sala de aula, em um grande círculo, o professor  organizará uma discussão sobre a pesquisa realizada. Nesse momento, as duplas poderão ler as poesias escolhidas para ilustrar o trabalho. Essa atividade será avaliada segundo a participação e envolvimento dos alunos nas discussões.

ATIVIDADE

Entregar aos alunos cópias de textos diversos para que eles os analisem indicando as características presente s em cada um que permitam classificá-los como românticos e não-românticos.
Sugestão de textos.

Texto 1
"A moreninha" De Joaquim Manuel de Macedo,
- Eis a injustiça, Carolina. Desde sábado à noite que Augusto está na cama, prostrado por uma enfermidade cruel.
- Doente?! exclamou a linda Moreninha, extremamente comovida. Doente?... Em perigo?...
- Graças a Deus, há dois dias ficou livre dele; hoje já pôde chegar à janela, assim me mandou dizer Felipe.
- Oh! pobre moço!...se não fosse isso, teria vindo ver-nos!...
E, pois, todos o s antigos sentimento s de ciúme e temor da inconstância do amante se trocaram por ansiosas inquietações a respeito de sua moléstia.
No dia seguinte, ao amanhecer, a amorosa menina despertou, e buscando o toucador, há uma semana esquecido, dividiu seus cabelos nas duas costumadas belas tranças, que tanto gostava de fazer ondear pelas espáduas, vestiu o estimado vestido branco e correu para o rochedo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Texto 2
"Sinal fechado" de Chico Buarque
– Olá! Como vai?
– Eu vou indo. E você, tudo bem?
– Tudo bem! Eu vou indo, correndo pegar meu lugar no futuro... E você?
– Tudo bem! Eu vou indo, em busca de um sono tranqüilo...
Quem sabe?
– Quanto tempo!
– Pois é, quanto tempo!
– Me perdoe a pressa - é a alma dos nossos negócios!
– Qual, não tem de quê! Eu também só ando a cem!
– Quando é que você telefona? Precisamos nos ver por aí!
– Pra semana, prometo, talvez nos vejamos...Quem sabe?
– Quanto tempo!
– Pois é...quanto tempo!
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Texto 3
"Os Sapos" Manuel Bandeira
Enfunando os papos,
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.

Em ronco que aterra,
Berra o sapo-boi:
- "Meu pai foi à guerra!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!". ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Texto 4
"Canção do Exílio" Gonçalves Dias
"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como l á.
Nosso céu tem mais estrela s,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossas flores têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
___________________________ ________________________________________________________________________________
"Datas" Murilo Mendes

Os magos janeiram dia 6
Os peixes abrilam dia 1
A Virgem setembra dia 8
Os mortos novembram dia 2.


ATIVIDADE 5

Produção de texto:
O professor traz para a sala de aula um saco em papel ou plástico cheio de palavras recortadas de revistas, propõe a cada aluno que retire do saco quatro ou cinco palavras e a partir delas criem um poema com características do Romantismo.
Sugestão de palavras: amor, morte, separação, alegria, dor, vida, carinho, saudade, ventura, etc.
Os alunos deverão entregar à professora para correção. Após a correção, os textos serão devolvidos aos alunos para que eles se preparem para declamação em sala de aula.
O professor deverá destinar uma aula para a apresentação das declamações.

Avaliação

Avaliação


Avaliação dar-se-á de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e individualmente por meio da correção das produções dos alunos de acordo com a proposta apresentada.
A avaliação da declamação das poesias em sala de aula obedecerá aos seguintes critérios abaixo:
Memorização, expressão e gestos de acordo com o conteúdo, postura e dicção.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 20 classificações

  • Cinco estrelas 11/20 - 55%
  • Quatro estrelas 9/20 - 45%
  • Três estrelas 0/20 - 0%
  • Duas estrelas 0/20 - 0%
  • Uma estrela 0/20 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • wallas santhiago, Esc. Dom Júlio Mattioli , Acre - disse:
    wallassanthiago90@gmail.com

    04/03/2015

    Cinco estrelas

    Excelente rotina. Bem elaborada faz com que o aluno desenvolva muitas habilidades e tenham um contato bem expressivo sobre o romantismo.


  • Valdirene, EREM Severino Farias , Pernambuco - disse:
    valeaxavier@hotmail.com

    26/04/2014

    Cinco estrelas

    Muito boa, vou adaptá-la nas minhas turmas.


  • valquiria silvano Doro, EEB IGNACIO STAKOWSKI , Santa Catarina - disse:
    valquiriasilvano@hotmail.com

    19/04/2013

    Cinco estrelas

    MUITO BOA SUA SUGESTÃO TBM VOU TRABALHAR NAS MINHAS AULAS!


  • Edilene silva neris, Colégio Estadual Mamédio Batista Lobão , Bahia - disse:
    dillya2008@hotmail.com

    17/04/2013

    Cinco estrelas

    sugestões muito boas para trabalharem em sala de aula, odorei! Muito obrigada!


  • claudia jacinto de medeiros santos, Instituto Padre Miguelinho , Rio Grande do Norte - disse:
    claudiajacintodemedeirossantos@gmail.com

    16/04/2013

    Quatro estrelas

    Ótima proposta para trabalhar literatura com os alunos de ensino médio. Parabéns! Informo que irei utilizar parte da proposta .


  • Eliane Maria Diniz Campos, COLEGIO PEDRO II-UNIDADE ESCOLAR SAO CRISTOVAO III , Rio de Janeiro - disse:
    elianemariadc@gmail.com

    16/04/2013

    Cinco estrelas

    Otimo ! Muito criativo !


  • ROSIMEIRE POMBO, Educandário Oliveira Brito , Bahia - disse:
    rpsantana2000@hotmail.com

    08/03/2013

    Cinco estrelas

    Aula excelente! vou trabalhar com meus alunos. Parabéns!


  • margarette gonçalves bezerra andrade, EE - COLEGIO ESTADUAL DESEMBARGADOR JULIO VIRGINIO DE SANTANA , Bahia - disse:
    margarete3@gmail.com

    17/08/2011

    Quatro estrelas

    a aula está muito bem estruturada e contexrualizada. Gostei


  • Elza Ormonde, Colégio Estadual Tiradentes , Bahia - disse:
    elza_ormonde@yahoo.com.br

    09/05/2011

    Cinco estrelas

    Parabens! òtima sugestão para se trabalhar Romantismo. Orientou-me bastante no planejamento das minhas aulas. Obrigada


  • Maria de Fátima Santos Rocha, E.E. "Dr. José Mesquita Netto" , Minas Gerais - disse:
    mariafsr@hotmail.com

    28/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei todas atividades... estava msm procurando algo diferente das minhas. Obrigada.


  • DINALVA, E>E.Engenheiro caldas , Minas Gerais - disse:
    dinalvacorrea@hotmail.com

    07/03/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito, vou aplicar todas atividades acredito que será um sucesso.


  • Muritchello, abc , Paraná - disse:
    Muritchello@hotmail.com

    11/11/2010

    Cinco estrelas

    estas poesias me ajudaram a identificar caracteristicas do Romantismo contida nelas,por isso,gostei do conteudo.


  • João Mattos, CEMPAS , Bahia - disse:
    jmfob@hotmail.com

    05/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante a proposta da aula.ja copiei.Abraço


  • ana paula de sousa, FRANCISCA MOREIRA DE SOUZA EEM , Ceará - disse:
    anapaulamsjaguar@hotmail.com

    06/09/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a dica ,alunos me aguarde!!!Obrigada professora...


  • edilson dos reis torres, Centro de Ensino Médio 02 de Planaltina-DF , Distrito Federal - disse:
    esontorres@hotmail.com

    17/05/2010

    Cinco estrelas

    Gostei da aula de Literatura. A professora é criativa. A aula enriquecerá meu plano de aula. Obrigado professora!


  • Marina Niceia Cunha, Col Estadual de Marmeleiro-Ens Fund e Médio , Paraná - disse:
    marina_tvescola@hotmail.com

    25/03/2010

    Quatro estrelas

    Há momentos que necessitamos de outras ideias para ampliar as que já trabalhamos em sala de aula. Essas sugestões contribuirão para minhas aulas. Obrigada, colegas.


  • Maria Elianete Andrade Borges, U.E. Prof. antônio Tarciso , Piauí - disse:
    MEA@CLICK21.COM.BR

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante essa proposta. Torna as aulas de literatura mais interessantes e dinâmicas.


  • Ivonê DE OLiveira Carneiro Alves, Colégio da Polícia Militar - CPM Diva Portela , Bahia - disse:
    neifuturo@yahoo.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    MUito boa a proposta. Fiz uma atividade parecida, mas utilizando a TV Pendrive. Os alunos amaram. Estamos tentando organizar nosso laboratóario para assim aproveitarmos bem esta interação


  • Flavia Reboredo, Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos , Rio de Janeiro - disse:
    flavialcr@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito, pois é dinâmica e sai da forma tradicional de aula de lituratura.


  • Ivanete Aparecida Cardoso, Colégio Estadual de Tanque Novo , Bahia - disse:
    ivaneteac@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei ótima a sua sugestão de aula.Muito dinâmica e interativa.Vou aplicar em minhas aulas de Literatura. Um abraço, Ivanete


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.