Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Passa-passa a bola

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Thompson P. da Costa Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender e respeitar as regras e os limites dos jogos;
  • Participar das atividades de forma cooperativa e solidária;
  • Realizar as atividades com interesse lúdico.

Duração das atividades
1 encontro de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tendo realizado algumas vivências com jogos, nas quais as crianças conheceram a importância de se ter regras claras e uma adequada distribuição no espaço para o sucesso dos jogos desportivos, continuaremos o trabalho na perspectiva dos jogos pré-desportivos, acrescentando outros desafios, novas regras.

Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor combinará com os alunos as atividades que serão realizadas na aula (passa-passa a bola aéreo e passa-passa a bola no túnel). Perguntar quem já conhece essas brincadeiras e pedir que uma criança possa explicá-las. Após ouvir a criança, deverá discutir com o grupo as regras que direcionarão o jogo, verificando se os passos estão corretos, se querem adicionar ou retirar alguma regra, etc. Caso não conheçam ainda, o professor a explicará ao grupo.

2º MOMENTO:

Serão realizadas as brincadeiras sugeridas, quando o professor estará atento à forma como as crianças brincam, ajudando-as na resolução dos conflitos que surgirem, se necessário for.

Passa-passa a bola aérea

  • Os alunos serão dispostos em colunas lado a lado (filas indianas), com no mínimo 8 crianças cada;
  • O primeiro aluno de cada coluna ficará com a posse de uma bola;
  • Ao sinal do professor, a bola deverá ser passada com os braços ao colega de trás, por cima da cabeça, até o último colega da coluna;
  • O último aluno, ao apanhar a bola, deverá correr para a posição do início da coluna, reiniciando a passagem.
  • O professor pode definir o término da brincadeira de duas formas: ao completar a 1ª rodada de passagem da bola ou deixar acumular algumas rodadas, ganhando o grupo que conseguiu completá-las mais vezes.

Passa-passa a bola no túnel

  • Os alunos serão dispostos em colunas;
  • O primeiro aluno de cada coluna ficará com posse de uma bola;
  • Ao sinal do professor, a bola deverá ser passada com os braços ao colega de trás, por baixo das pernas, até o último colega da coluna;
  • O último aluno ao apanhar a bola deverá correr para a posição do início da coluna reiniciando a passagem e assim sucessivamente.

3º MOMENTO:

As crianças receberão uma ficha de registro das brincadeiras. Nela, deverão ter a oportunidade de desenhar e escrever a forma como brincaram, passo a passo.

MATERIAL:

- bolas de futebol ou de basquete;

- fichas de registro;

- lápis grafite;

- borracha;

- lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor.

Avaliação

Agrupados no chão e em círculo, o professor fará uma rodada de socialização dos registros, por meio das falas. Deverá ficar atento para o que cada criança representou, como o representou e porque o representou, fazendo problematizações desse conhecimento.

            Caso não dê tempo de cumprir toda a pauta sugerida para este encontro, as crianças poderão levar a ficha de registro para casa ser feita em casa e o professor realizar o momento de avaliação na aula seguinte.

É importante que o professor organize e problematize as falas dos alunos, fazendo sínteses orais e anotações.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 1/5 - 20%
  • Uma estrela 1/5 - 20%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alessandra, Universidade Federal de Santa Maria , Rio Grande do Sul - disse:
    ale.spaim@hotmail.com

    24/03/2010

    Duas estrelas

    A aula esta boa, pena que não aparece a faixa etária ou a serie mais recomendada para estas atividades.


  • Marony Veronice Ficagna , Escola Estadual Luiz Carlos Ceconelo , Mato Grosso - disse:
    maronyvf@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Otimo!!!! Esta aula é bem dinamica interativa onde aprange não só o ensino de educação fisica como também posso trabalhar outros tema de forma dinamica e prazerosa . Não só esta aula como as demais aulas postadas pelo professor são muito interessante gostei.


  • MARIA DALVA GONÇALVES DE CARVALHO IZIDORIO, UNIDADE ESCOLAR JEREMIAS PEREIRA DA SILVA , Piauí - disse:
    dalvinha49@gmail.com

    24/03/2010

    Uma estrela

    Percebe-se que o professor utilizou estratégias significativas para o sucesso da aula, unindo teoria e prática.Parabéns.


  • Saimonton Tinôco da Silva, NÚCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI , Rio Grande do Norte - disse:
    saimontonts@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Cara Alessandra, como fora dito acima, esta aula é indicada para as séries iniciais do ensino fundamental, ou seja, do 1º ao 3º ano, que corresponde a crianças de 06 a 09 anos de idade. Obrigado pela visita e pelo comentário!


  • Juracy Lima da Silva, Escola Estadual Severiano Neves , Mato Grosso - disse:
    jlimadasilva7@gmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    A aula é bem dinamica, mas podemos fazer os passos ao mesmo tempo. da seguinte forma: o primeiro aluno passa bola sobre a cabeça o segundo aluno por baixo das pernas... o proximo sobre a cabeça e vai revesando até ao ultimo aluno... que corre para a frente.... podendo comparar entre duas colunas quem chega primeiro.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.