18/09/2009
Thompson P. da Costa Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Tendo realizado algumas vivências com jogos, nas quais as crianças conheceram a importância de se ter regras claras e uma adequada distribuição no espaço para o sucesso dos jogos desportivos, continuaremos o trabalho na perspectiva dos jogos pré-desportivos, acrescentando outros desafios, novas regras.
O professor combinará com os alunos as atividades que serão realizadas na aula (passa-passa a bola aéreo e passa-passa a bola no túnel). Perguntar quem já conhece essas brincadeiras e pedir que uma criança possa explicá-las. Após ouvir a criança, deverá discutir com o grupo as regras que direcionarão o jogo, verificando se os passos estão corretos, se querem adicionar ou retirar alguma regra, etc. Caso não conheçam ainda, o professor a explicará ao grupo.
Serão realizadas as brincadeiras sugeridas, quando o professor estará atento à forma como as crianças brincam, ajudando-as na resolução dos conflitos que surgirem, se necessário for.
As crianças receberão uma ficha de registro das brincadeiras. Nela, deverão ter a oportunidade de desenhar e escrever a forma como brincaram, passo a passo.
MATERIAL:
- bolas de futebol ou de basquete;
- fichas de registro;
- lápis grafite;
- borracha;
- lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor.
Agrupados no chão e em círculo, o professor fará uma rodada de socialização dos registros, por meio das falas. Deverá ficar atento para o que cada criança representou, como o representou e porque o representou, fazendo problematizações desse conhecimento.
Caso não dê tempo de cumprir toda a pauta sugerida para este encontro, as crianças poderão levar a ficha de registro para casa ser feita em casa e o professor realizar o momento de avaliação na aula seguinte.
É importante que o professor organize e problematize as falas dos alunos, fazendo sínteses orais e anotações.
Três estrelas 5 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2010
Duas estrelasA aula esta boa, pena que não aparece a faixa etária ou a serie mais recomendada para estas atividades.
24/03/2010
Cinco estrelasOtimo!!!! Esta aula é bem dinamica interativa onde aprange não só o ensino de educação fisica como também posso trabalhar outros tema de forma dinamica e prazerosa . Não só esta aula como as demais aulas postadas pelo professor são muito interessante gostei.
24/03/2010
Uma estrelaPercebe-se que o professor utilizou estratégias significativas para o sucesso da aula, unindo teoria e prática.Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasCara Alessandra, como fora dito acima, esta aula é indicada para as séries iniciais do ensino fundamental, ou seja, do 1º ao 3º ano, que corresponde a crianças de 06 a 09 anos de idade. Obrigado pela visita e pelo comentário!
24/03/2010
Três estrelasA aula é bem dinamica, mas podemos fazer os passos ao mesmo tempo. da seguinte forma: o primeiro aluno passa bola sobre a cabeça o segundo aluno por baixo das pernas... o proximo sobre a cabeça e vai revesando até ao ultimo aluno... que corre para a frente.... podendo comparar entre duas colunas quem chega primeiro.