18/09/2009
Thompson P. da Costa Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Tendo realizado algumas vivências com jogos, nas quais as crianças conheceram a importância de se ter regras claras e uma adequada distribuição no espaço para o sucesso dos jogos desportivos, continuaremos o trabalho na perspectiva dos jogos pré-desportivos, acrescentando outros desafios, novas regras.
O professor organizará a turma em duplas e entregará a cada uma um balão de aniversário, para que eles encham-no de ar e o amarrem. As duplas que tiverem dificuldade em amarrar poderão ser auxiliadas pelo adulto. É interessante ter uma quantidade de balões maior que o número de alunos, uma vez que estes podem estourar durante a realização da atividade, precisando ser repostos.
As crianças da dupla ficarão uma de frente para a outra e deverão se movimentar pela quadra com o balão ligando os seus corpos, sem deixá-lo cair no chão. O professor dará alguns comandos, como por exemplo: barriga com barriga, olho com olho, bumbum com bumbum, etc.
A turma será disposta livremente na quadra e uma bola de encher será dada para cada aluno. Ao comando do professor, os alunos deverão se movimentar pela quadra, sem deixar a bola cair no chão, jogando a bola para cima coma mão, com o pé, com o ombro esquerdo, com o ombro direito, com a cabeça, com o queixo, etc.
Foto: Bola de encher. Fonte: Arquivo do 1ºAno-2009 NEI-CAp/UFRN
MATERIAL:
- balões de aniversário (bolas de encher).
Sentados em círculo, o professor fará uma rodada de falas, na qual os alunos responderão, um a um, às seguintes perguntas:
a) O que mais gostei na aula de hoje? Por quê?
b) O que não gostei na aula de hoje? Por quê?
É importante que o professor organize e problematize as falas dos alunos, fazendo sínteses orais e anotações.
Observar se os alunos compreenderam as regras das brincadeiras.
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
16/08/2012
Três estrelasé uma actividade interessante porque estimula o desenvolvimento motor, a socializacao, a linguagem entre outros, mas sobretudo por ser uma actividade que a crianca pode jogar em casa, no seu bairro com outros amigos e acrescentar outros itens. Parabéns
02/08/2010
Quatro estrelasMuito legal esta atividade. Nossos alunos estão carentes de brincadeiras que lhes sejam interessantes e relevantes, uma vez que, para a criança o conhecimento vem através do lúdico.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei desta atividade,posso utiliza-la também para desenvolver o equilibrio,noção de espaço,já que tinha a quadra como limite,socialização. Obrigada por esta colaboração colega !