18/09/2009
Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Nesse encontro repetiremos os jogos de tica-tica e tica-cola (consulte a aula “Brincando de tica I”), a partir da retomada na avaliação realizada pelas crianças, no intuito de ter maior clareza e consciência das regras que os orientam.
O professor, sentado na quadra e reunido em círculo com os alunos, retomará a aula anterior, pedindo que os alunos descrevam o que foi realizado e como foi realizado. A fala das crianças deverá ser complementada com as anotações que foram feitas.
O professor combinará com os alunos a repetição das brincadeiras de tica-tica e tica-cola. Reforçar as regras estabelecidas e a importância de cumpri-las, no intuito de promover o sucesso na realização.
As crianças receberão uma ficha de registro das brincadeiras. Nela, deverão ter a oportunidade de desenhar e escrever a forma como brincaram.
MATERIAL:
- fichas de registro;
- lápis grafite;
- borracha;
- lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor.
Com as crianças agrupadas no chão e em círculo, o professor fará uma rodada de socialização dos registros, por meio das falas. Deverá ficar atento para o que cada criança representou, como o representou e porque o representou, fazendo problematizações desse conhecimento.
Caso não dê tempo de cumprir toda a pauta sugerida para este encontro, as crianças poderão levar a ficha de registro para ser feita em casa e o professor realizará o momento de avaliação na aula seguinte.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!