Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Introdução aos jogos pré-desportivos

 

18/09/2009

Autor e Coautor(es)
Saimonton Tinôco da Silva
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Experimentar algumas possibilidades de ação do seu corpo num tempo e num espaço delimitados;
  • Compreender e respeitar as regras e limites dos jogos;
  • Participar das atividades de forma cooperativa e solidária;
  • Realizar as atividades com interesse lúdico.
Duração das atividades
1 encontro de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Tendo em vista os jogos desportivos serem um interesse constante entre as crianças a partir dos 6 anos de idade, propomos atividades de introdução a estes, de forma a prepará-los para um contato mais adequado e proveitoso com as modalidades.

Estratégias e recursos da aula

1º momento:A turma será disposta livremente na quadra. Ao comando do professor os alunos deverão:

-        Caminhar livremente, de forma lenta e depois rápida. O mediador chamará atenção para os espaços vazios, de forma que os alunos possam se distribuir adequadamente, preenchendo todo o espaço disponível no local.

-        Em seguida, o mediador continuará a intervenção, propondo os seguintes desafios para a caminhada: saltar com o pé direito, saltar com o pé esquerdo, andar nas pontas dos pés e andar sobre os calcanhares, etc.

2º momento:Após esse momento inicial de sensibilização, o professor convida os alunos para sentaram-se no chão, formando um círculo, e inicia uma conversa sobre a atividade realizada. Poderá propor perguntas do tipo:

a)    O que acharam desse jogo que fizemos?

b)    Foi difícil participar dele? Por quê?

c)    Qual eram as regras que precisavam ser cumpridas?

d)    Quando deixávamos de prestar atenção na regra, o que acontecia?

A partir dessa problematização da fala dos alunos, mostrar a importância das regras na execução dos jogos.

3º momento: Pedir que as crianças registrem individualmente a atividade realizada, ou seja, as suas percepções sobre ela. O professor entregará uma folha em branco e lápis (lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor) e pedirá para as crianças desenharem. Outra opção é realizar o registro no computador, utilizando-se do programa Paint. Se o professor optar por isso, deverá imprimir os desenhos ao final da atividade.

MATERIAL:

- folhas de papel sulfite;

- lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor;

- computador;

- impressora colorida.

Avaliação

A partir da mostra dos desenhos e das falas, o que cada criança representou (que momento da atividade), como o representou (se desenhou o espaço onde a atividade foi desenvolvida e todos os atores envolvidos) e porque o representou (o que foi significativo para ela).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 0/5 - 0%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Thais, UNIFOR , Ceará - disse:
    thaismoreirapersonaltrainer@hotmail.com

    06/11/2011

    Cinco estrelas

    excelente


  • Maria da Conceição Nunes., E. M. E. F. Nabor Wanderley da Nóbrega. , Paraíba - disse:
    ceica_sweetgirl@hotmail.com

    01/08/2010

    Cinco estrelas

    A atividade proposta permite-nos um trabalho contextualizado, focando a expressão corporal, a criticitude, a adaptação as regras para um convívio harmonioso além de despertar a expressão artística através do desenho.


  • Jane Rossarolla, Escola Manuel Bandeira , Rondônia - disse:
    janercc_colorado@hotmail.com

    08/05/2010

    Três estrelas

    Penso que a avaliação deveria ser no final da aula como uma volta a calama dialogada, e a movimentação deveria ter uma motivação ligada a realidade da criança, como por exemplo um passeio, no qual haveriam obstáculos, que se relacionassem aos movimentos pedidos.


  • Marony Veronice Ficagna, Escola Estadual Luiz Crlos Ceconelo , Mato Grosso - disse:
    maronivf@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei!! Vai ficar até mesmo como sugestão para mim trabalhar com os alunos nas series iniciais, ja que minha abilidade é pedagogia e não educação fisica. Sendo que ali posso trabalhar varios conceitos como o respeito, cooperação de uma forma lúdica onde com certeza os alunos vão gostar.


  • rodrigo luis da silva lopes, EE SENADOR DINARTE MARIZ , Rio Grande do Norte - disse:
    rodrigopedagogo@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    otima aula. embora eu tenho pouco conhecimento sobre educação fisica nos anos iniciais do ens. fundamental.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.