18/09/2009
Thompson P. da Costa e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Tendo em vista os jogos desportivos serem um interesse constante entre as crianças a partir dos 6 anos de idade, propomos atividades de introdução a estes, de forma a prepará-los para um contato mais adequado e proveitoso com as modalidades.
1º momento:A turma será disposta livremente na quadra. Ao comando do professor os alunos deverão:
- Caminhar livremente, de forma lenta e depois rápida. O mediador chamará atenção para os espaços vazios, de forma que os alunos possam se distribuir adequadamente, preenchendo todo o espaço disponível no local.
- Em seguida, o mediador continuará a intervenção, propondo os seguintes desafios para a caminhada: saltar com o pé direito, saltar com o pé esquerdo, andar nas pontas dos pés e andar sobre os calcanhares, etc.
2º momento:Após esse momento inicial de sensibilização, o professor convida os alunos para sentaram-se no chão, formando um círculo, e inicia uma conversa sobre a atividade realizada. Poderá propor perguntas do tipo:
a) O que acharam desse jogo que fizemos?
b) Foi difícil participar dele? Por quê?
c) Qual eram as regras que precisavam ser cumpridas?
d) Quando deixávamos de prestar atenção na regra, o que acontecia?
A partir dessa problematização da fala dos alunos, mostrar a importância das regras na execução dos jogos.
3º momento: Pedir que as crianças registrem individualmente a atividade realizada, ou seja, as suas percepções sobre ela. O professor entregará uma folha em branco e lápis (lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor) e pedirá para as crianças desenharem. Outra opção é realizar o registro no computador, utilizando-se do programa Paint. Se o professor optar por isso, deverá imprimir os desenhos ao final da atividade.
MATERIAL:
- folhas de papel sulfite;
- lápis cera, hidrocor e/ou lápis de cor;
- computador;
- impressora colorida.
A partir da mostra dos desenhos e das falas, o que cada criança representou (que momento da atividade), como o representou (se desenhou o espaço onde a atividade foi desenvolvida e todos os atores envolvidos) e porque o representou (o que foi significativo para ela).
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/11/2011
Cinco estrelasexcelente
01/08/2010
Cinco estrelasA atividade proposta permite-nos um trabalho contextualizado, focando a expressão corporal, a criticitude, a adaptação as regras para um convívio harmonioso além de despertar a expressão artística através do desenho.
08/05/2010
Três estrelasPenso que a avaliação deveria ser no final da aula como uma volta a calama dialogada, e a movimentação deveria ter uma motivação ligada a realidade da criança, como por exemplo um passeio, no qual haveriam obstáculos, que se relacionassem aos movimentos pedidos.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei!! Vai ficar até mesmo como sugestão para mim trabalhar com os alunos nas series iniciais, ja que minha abilidade é pedagogia e não educação fisica. Sendo que ali posso trabalhar varios conceitos como o respeito, cooperação de uma forma lúdica onde com certeza os alunos vão gostar.
24/03/2010
Cinco estrelasotima aula. embora eu tenho pouco conhecimento sobre educação fisica nos anos iniciais do ens. fundamental.