20/10/2013
Graziela Maria Beretta Lopez.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
• Avançar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimensões humanas;
• Compartilhar um espaço de expressão com crianças e adultos, por meio da contação de história;
• Desfrutar de momentos lúdicos e de muita imaginação;
• Desenvolver respeito e cuidado com os livros;
• Desenvolver responsabilidade, por meio do compromisso de emprestar e pegar livros emprestados com os colegas;
• Criar o hábito de compartilhar com os familiares, situações relacionadas ao cotidiano escolar.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Primeiras considerações:
Essa proposta é indicada para crianças entre 3 e 5 anos. Seu objetivo é ampliar o repertório literário das crianças, por meio da socialização de livros que cada criança trará de sua casa para a escola, uma vez por semana. Esses livros também poderão, se a criança desejar, e com o consentimento e envolvimento das famílias, ser trocados temporariamente com um colega.
Primeiro Momento: Envolvendo as famílias na proposta
Duração: 30 minutos.
Chame as famílias para conversar sobre a proposta de trabalho. O ideal é marcar um horário com todos juntos, mas se isso não for possível converse individualmente com cada família, esclarecendo a proposta a ser desenvolvida e certificando-se se todos estão de acordo. Explique que a ideia central é a seguinte: Nas segundas feiras (pode ser todas, ou uma vez por mês), cada criança trará para a escola um livro de seu interesse, identificado com seu nome, para socializar com os colegas. E caso alguma criança deseje trocar o livro com um colega, poderá fazê-lo, trazendo-o de volta na próxima segunda feira.
Segundo Momento: Confeccionando sacolas para carregar os livros
Materiais: máquina de costura, linha, tesoura, TNT ou outro tecido.
Duração: aproximadamente 30 minutos para a confecção de cada sacola.
Corte o TNT em um pedaço de 35cm de largura por 70cm de comprimento e 2 tiras de 3cm por 40cm para fazer as alças. Essa etapa pode ser feita somente pelo professor, ou por algum familiar que tenha máquina de costura e se disponha a fazer as sacolas. Ou então costurada a mão por cada família, ou seja, o professor corta o tecido na medida certa e combina com as famílias que tragam a sacola costurada.
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia: Roseli Cunha
Terceiro Momento: Decorando as sacolas
Materiais: tinta guache, pincel e a sacola costurada.
Duração: aproximadamente 30 minutos.
Essa etapa pode ser feita de duas maneiras: Na primeira, cada família costura a sacola de seu filho(a) e a decora em casa com a participação da criança. Na segunda, as sacolas seriam decoradas, pelas crianças, na escola, por meio de pintura com tinta guache. Ou seja, o professor organizaria uma mesa com os materiais e todos pintariam suas sacolas.
Fonte: Fotos, arquivo institucional NDI-2013
Fotografia: Roseli Cunha
Quarto Momento: Socializando os livros.
Materiais: cada criança trará sua sacola contendo um livro.
Duração: aproximadamente 1 hora.
Combine com as famílias previamente a data para trazerem os livros. É interessante que, no dia anterior , o professor amarre a sacola do livro na mochila da criança e escreva um pequeno bilhete feito com as próprias crianças, lembrando de trazerem o livro no dia seguinte.
Para a socialização dos livros, organize um espaço com almofadas e tapetes e convide as crianças a acomodarem-se para mostrar os livros trazidos. Cada uma pode mostrar seu livro e falar rapidamente sobre ele. Depois o professor deverá conversar com as crianças sugerindo uma votação, no intuito de eleger 2 ou 3 histórias para serem contadas, naquele dia, pelo professor ou pela criança que trouxe o livro. E assim, no decorrer da semana, ou do mês, todas as histórias serão contadas. Contudo, independente desse momento direcionado pelo professor, as crianças deverão ter acesso as suas sacolas, para manusearem seus livros a vontade, para reunirem-se em pequenos grupos e contarem a história para os colegas, para trocarem os livros umas com as outras. Por isso a importância de todos os livros estarem identificados. Depois que todas as histórias forem contadas na grande roda, é hora de levarem o livro de volta para casa. Então, nesse momento, as crianças poderão optar por trocar temporariamente o livro com um colega. Sugerimos que os livros sejam levados para casa numa sexta feira e quem optou por levar o livro de um colega, deverá trazê-lo de volta na segunda. Quando todos os livros forem devolvidos aos respectivos donos, deverá ser feita uma nova rodada, de socialização de novos livros, que deverá ser avisada para as famílias pelo professor.
Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013
Fotografia: Roseli Cunha
Sacola de leitura: Incentivando pequenos leitores
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48621
A avaliação se dará de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da criança e do grupo. Para tanto, será realizado observação e registro, que auxiliarão o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a criança mais participou; como interagiu com os colegas; manifestou interesse e concentração no momento de ouvir as histórias; na hora de tomar a decisão de contar sua história na roda e ou trocar ou não o livro com um colega, manteve-se segura diante de suas escolhas, ou influenciou-se facilmente pelas opiniões dos colegas. E as famílias, envolveram-se na atividade proposta; contribuíram para o bom andamento do trabalho; mostraram-se participativas e empenharam-se para ajudar a fazer essa proposta acontecer. Os registros feitos pelo professor servirão também de subsídios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua prática pedagógica.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!