Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dicionários impressos x Dicionários on line

 

24/10/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Pesquisar na internet dicionários on line.
  • (Re)conhecer a estrutura do dicionário, relembrando a organização em ordem alfabética e perceber que há diferentes significados para uma mesma palavra.
  • Procurar palavras no dicionário on line ou no dicionário impresso.
  • Reconhecer a importância do dicionário para a ampliação vocabular.
  • Aprender a usar o dicionário para descobrir o significado mais preciso de uma palavra empregada em frases/ textos.
  • Produzir um glossário.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades de leitura e escrita
  • Ordem alfabética
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet.
  • Vídeo.
  • Trabalho em duplas.
  • Elaboração de um glossário.

 

Módulo 1 - Conhecendo dicionários on line

 

ATIVIDADE 1

  • Professor,  para iniciar as atividades sobre o uso do dicionário, leve seus alunos para o laboratório de Informática e peça a eles que entrem em sites de busca para 

procurarem dicionários on line. Essa pesquisa é para que, apenas, saibam que esses dicionários existem.

Eles encontrarão:

1. Michaelis on line

Dicionário Michaellis

http://michaelis.uol.com.br/ Acesso em: 21 out. 2013.

2. dicionário online de português

http://www.dicio.com.br/ Acesso em: 21 out. 2013.

 

3. DICIONÁRIO CRIATIVO

http://www.dicionariocriativo.com.br/  Acesso em: 21 out. 2013.

dentre outros.

 

ATIVIDADE 2 - Rodinha de conversa

 

Professor, forme um roda de conversa com os alunos e distribua para cada um uma letra do alfabeto feita em cartolina. O jogador que estiver com a letra A começa o jogo dizendo:

  • Fui ao clube e no caminho, vi .... e completará a frase com o nome de uma pessoa ou animal, objeto, ou o que preferir. A inicial da palavra tem que ser com a letra que ele está. Depois o jogador que estiver com a letra B e assim por diante...

alfabeto - letrinhas

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://tacansado.files.wordpress.com/2008/11/gloss.jpg&

imgrefurl=http://tacansado.wordpress.com/2008/11/24/glossario-de-bolonha/&h=261&w=500&sz=24&tbnid=xba_xHlY

2Pfa3M:&tbnh=90&tbnw=172&zoom=1&usg=__aYMIoKuRzErVT

gPvRk7Ine0ba8c=&docid=i9dq884Wfr1QjM&sa=X&ei=JvpfUp6yBqS3igKE24GwDw&ved=0CE4Q9QEwBQ

 

Ao final, o professor perguntará:

1. Por que é importante conhecer a ordem alfabética? 

  • Professor, elabore indagações que levem os estudantes à seguinte conclusão:

saber a ordem alfabética nos auxilia a consulta a dicionários, listas telefônicas, nomes de ruas, dentre outros.

Atividade disponível em: http://dicasdeportugueseredacao.blogspot.com.br/2011/02/uso-do-dicionario.html   Acesso em: 17 out. 2013.

 

ATIVIDADE 3 - Vamos exercitar? 

 

  • Professor, os estudantes poderão utilizar o dicionário on line ou o impresso para fazer as atividades abaixo. A atividade número 1 está disponível no blog da professora Janaína - link 

http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/tag/uso-do-dicionario/ Acesso em: 17 out. 2013.

 

Reescreva as frases abaixo, trocando as palavras destacadas por sinônimos. Para tanto, use o dicionário impresso ou o on line e preste atenção para que a palavra fique adequada dentro do contexto da frase.

a.    Devido à grande quantidade de peças, Luciano teve dificuldade para desmontar o quebra-cabeça.

_____________________________________________________________________________________________________________________

b.    A ousadia o levou a responder dessa maneira ao delegado.

_____________________________________________________________________________________________________________________

c.     Joaquim esterçou o volante até conseguir fazer a manobra.

______________________________________________________________________________________________________________________

d.    As maxambombas chegaram no pavilhão ontem à noite.

_____________________________________________________________________________________________________________________

              e.    Muitas roupas estrambóticas estavam na vitrine daquela loja de grife.

_____________________________________________________________________________________________________________________

 

2.  Com o objetivo de inferir sentido à palavras desconhecidas, usar o dicionário e  construir frases, o professor deverá propor a seguinte atividade aos alunos.

A atividade foi retirada do blog da professora Fátima Pereira, disponível em:  http://textoemmovimento.blogspot.com.br/2013/03/uso-do-dicionario-sugestao-de-atividade.html

Acesso em: 17 out. 2013.

  • Distribuir uma lista de palavras (sugestões abaixo). 

Professor, você pode sugerir outras palavras. Escolhemos essas abaixo propositalmente porque não são do vocabulário ativo dos estudantes.

perfunctório /espatafúrdio / agorafobia
engodar / ostracismo / patacoada
casquinar/ macambúzio / dióspiro / magarefe /hirsuto
  • Sem dicas ou consultas, pedir aos alunos que “criem” um significado para cada palavra;

 

  • Criar frases usando essas palavras conforme o significado criado para elas. Considerar a classe gramatical a qual pertencem, por exemplo, quando for verbo, pode estar conjugada;

 

  • Buscar o sentido real no dicionário impresso ou on line, anotar as acepções que mais próximas estão do sentido da palavra no contexto.

 

  • Criar frases com essas palavras considerando o sentido real.

 

Módulo 2 - Produzindo um glossário

 

ATIVIDADE 1

 

PRODUÇÃO DE GLOSSÁRIO CRIATIVO

atividade glossário

IMAGEM DISPONÍVEL EM: http://www.google.com.br/imgresimgurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/

12918/imagens/jospaulopaes.jpg&imgrefurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula%3D12918&h=400&w=319&sz=36&tbnid=DjO3ijWtRv7L6M:&tbnh=94&tbnw=75&zoom=1&usg=__

91PrvNl9-q69YeMENwOSltonzmU=&docid=5OIfGzhAwM8CdM&sa=X&ei=-MpfUp3aDtGIigK-j4G4Ag&sqi=2

&ved=0CC8Q9QEwAA Acesso em: 14 out. 2013.

 

 ORDEM ALFABÉTICA13

Imagem disponível em: http://dicasdeportugueseredacao.blogspot.com.br/2011/02/uso-do-dicionario.html Acesso em: 17 out. 2013.

  • Professor, peça aos estudantes que leiam o texto abaixo (reproduza cópias para eles). Depois de lido e explorado o texto, solicite que eles, no laboratório de Informática,

em duplas, criem um glossário com as palavras do texto que consideraram mais difíceis. Lembre aos seus alunos que podem fazer um glossário bem criativo e ilustrado. Na internet,

há imagens de domínio público que poderão copiar.

 

O que é Glossário:

Glossário é um dicionário com diversos termos desconhecidos, como palavras técnicas, em outro idioma e etc, e é um termo oriundo do latim. O glossário é uma lista,  geralmente em ordem alfabética, que dá o significado das palavras. O glossário aparece geralmente no final de um livro ou texto, com o objetivo de explicar palavras que foram utilizadas durante a obra, e que não são todas as pessoas que conhecem seus significados. As palavras que aparecem no glossário são geralmente pouco conhecidas, em outros idiomas, termos tecnológicos, ou em línguas que já não existem mais etc.

Existem vários tipos de glossário, por exemplo, um glossário bilingue, que as palavras são explicadas e traduzidas para outro idioma, glossário de assuntos específicos, como finanças e administração, que explicam termos técnicos, utilizados por profissionais da área ou pessoas que têm interesse em descobrir os seus significados, além de termos científicos.

Texto disponível em: http://www.significados.com.br/glossario/  Acesso em: 17 out. 2013.

 

ATIVIDADE 2 - Socializando os glossários no blog da turma

 

  • Professor, peça a seus alunos que divulguem os glossários no blog da turma. Se a turma ainda não tem um blog,

o tutorial disponível em  http://www.youtube.com/watch?v=ciZvHCEBJFE os ajudará a criar um.

Recursos Complementares

Para o professor:

1. Os vídeos disponíveis nos sites abaixo ajudarão o professor na sua tarefa de ensinar o léxico em sala de aula.


 

2. Coleção de aulas do Portal do professor

Uso do dicionário - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=45

Acesso em: 17 out. 2013.

 

3. Workshop - Uso do dicionário em sala de aula - disponível em: http://www.fael.edu.br/arquivos/comunicados/Orientacoes-workshop-abril-2013.pdf

Acesso em: 17 out. 2013.

Avaliação

A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo. O professor deverá observar a participação e o interesse dos estudantes ao realizarem as tarefas e, principalmente, se os alunos compreenderam que, para reconhecerem o significado mais próximo de uma palavra, devem analisar todas as acepções, antes de selecionar aquela que interessa no contexto.

Para avaliar se os objetivos foram alcançados, ao final da sequência didática, peça a seus alunos que respondam oralmente:

  • Qual a importância do dicionário para a ampliação vocabular?
  • Vocês sabem usar o dicionário? (   ) Sim   (   ) Não. Por quê?
  • O que devemos saber primeiro para procurar uma palavra no dicionário?

Por meio das respostas, o professor terá um feedback de suas aulas. É importante que o docente crie um caderninho para registrar os problemas que encontrou. Esse material dará apoio ao professor, caso seja necessário, retomar a temática trabalhada. 

Em relação à produção do glossário, o professor deverá analisar os glossários antes de publicados no blog, no que diz respeito:

  • à criatividade
  • às ilustrações
  • ao conteúdo (significados) condizentes com o sentido do texto.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.