24/10/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Módulo 1 - Conhecendo dicionários on line
ATIVIDADE 1
procurarem dicionários on line. Essa pesquisa é para que, apenas, saibam que esses dicionários existem.
Eles encontrarão:
1. Michaelis on line
http://michaelis.uol.com.br/ Acesso em: 21 out. 2013.
2. dicionário online de português
http://www.dicionariocriativo.com.br/ Acesso em: 21 out. 2013.
dentre outros.
ATIVIDADE 2 - Rodinha de conversa
Professor, forme um roda de conversa com os alunos e distribua para cada um uma letra do alfabeto feita em cartolina. O jogador que estiver com a letra A começa o jogo dizendo:
Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://tacansado.files.wordpress.com/2008/11/gloss.jpg&
2Pfa3M:&tbnh=90&tbnw=172&zoom=1&usg=__aYMIoKuRzErVT
gPvRk7Ine0ba8c=&docid=i9dq884Wfr1QjM&sa=X&ei=JvpfUp6yBqS3igKE24GwDw&ved=0CE4Q9QEwBQ
Ao final, o professor perguntará:
1. Por que é importante conhecer a ordem alfabética?
saber a ordem alfabética nos auxilia a consulta a dicionários, listas telefônicas, nomes de ruas, dentre outros.
Atividade disponível em: http://dicasdeportugueseredacao.blogspot.com.br/2011/02/uso-do-dicionario.html Acesso em: 17 out. 2013.
ATIVIDADE 3 - Vamos exercitar?
http://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/tag/uso-do-dicionario/ Acesso em: 17 out. 2013.
Reescreva as frases abaixo, trocando as palavras destacadas por sinônimos. Para tanto, use o dicionário impresso ou o on line e preste atenção para que a palavra fique adequada dentro do contexto da frase.
a. Devido à grande quantidade de peças, Luciano teve dificuldade para desmontar o quebra-cabeça.
_____________________________________________________________________________________________________________________
b. A ousadia o levou a responder dessa maneira ao delegado.
_____________________________________________________________________________________________________________________
c. Joaquim esterçou o volante até conseguir fazer a manobra.
______________________________________________________________________________________________________________________
d. As maxambombas chegaram no pavilhão ontem à noite.
_____________________________________________________________________________________________________________________
e. Muitas roupas estrambóticas estavam na vitrine daquela loja de grife.
_____________________________________________________________________________________________________________________
2. Com o objetivo de inferir sentido à palavras desconhecidas, usar o dicionário e construir frases, o professor deverá propor a seguinte atividade aos alunos.
A atividade foi retirada do blog da professora Fátima Pereira, disponível em: http://textoemmovimento.blogspot.com.br/2013/03/uso-do-dicionario-sugestao-de-atividade.html
Acesso em: 17 out. 2013.
Professor, você pode sugerir outras palavras. Escolhemos essas abaixo propositalmente porque não são do vocabulário ativo dos estudantes.
perfunctório /espatafúrdio / agorafobia
engodar / ostracismo / patacoada
casquinar/ macambúzio / dióspiro / magarefe /hirsuto
|
Módulo 2 - Produzindo um glossário
ATIVIDADE 1
PRODUÇÃO DE GLOSSÁRIO CRIATIVO
IMAGEM DISPONÍVEL EM: http://www.google.com.br/imgresimgurl=http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/
91PrvNl9-q69YeMENwOSltonzmU=&docid=5OIfGzhAwM8CdM&sa=X&ei=-MpfUp3aDtGIigK-j4G4Ag&sqi=2
&ved=0CC8Q9QEwAA Acesso em: 14 out. 2013.
Imagem disponível em: http://dicasdeportugueseredacao.blogspot.com.br/2011/02/uso-do-dicionario.html Acesso em: 17 out. 2013.
em duplas, criem um glossário com as palavras do texto que consideraram mais difíceis. Lembre aos seus alunos que podem fazer um glossário bem criativo e ilustrado. Na internet,
há imagens de domínio público que poderão copiar.
O que é Glossário:
Glossário é um dicionário com diversos termos desconhecidos, como palavras técnicas, em outro idioma e etc, e é um termo oriundo do latim. O glossário é uma lista, geralmente em ordem alfabética, que dá o significado das palavras. O glossário aparece geralmente no final de um livro ou texto, com o objetivo de explicar palavras que foram utilizadas durante a obra, e que não são todas as pessoas que conhecem seus significados. As palavras que aparecem no glossário são geralmente pouco conhecidas, em outros idiomas, termos tecnológicos, ou em línguas que já não existem mais etc.
Existem vários tipos de glossário, por exemplo, um glossário bilingue, que as palavras são explicadas e traduzidas para outro idioma, glossário de assuntos específicos, como finanças e administração, que explicam termos técnicos, utilizados por profissionais da área ou pessoas que têm interesse em descobrir os seus significados, além de termos científicos.
Texto disponível em: http://www.significados.com.br/glossario/ Acesso em: 17 out. 2013.
ATIVIDADE 2 - Socializando os glossários no blog da turma
o tutorial disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ciZvHCEBJFE os ajudará a criar um.
Para o professor:
1. Os vídeos disponíveis nos sites abaixo ajudarão o professor na sua tarefa de ensinar o léxico em sala de aula.
2. Coleção de aulas do Portal do professor
Uso do dicionário - disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=45
Acesso em: 17 out. 2013.
3. Workshop - Uso do dicionário em sala de aula - disponível em: http://www.fael.edu.br/arquivos/comunicados/Orientacoes-workshop-abril-2013.pdf
Acesso em: 17 out. 2013.
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo. O professor deverá observar a participação e o interesse dos estudantes ao realizarem as tarefas e, principalmente, se os alunos compreenderam que, para reconhecerem o significado mais próximo de uma palavra, devem analisar todas as acepções, antes de selecionar aquela que interessa no contexto.
Para avaliar se os objetivos foram alcançados, ao final da sequência didática, peça a seus alunos que respondam oralmente:
Por meio das respostas, o professor terá um feedback de suas aulas. É importante que o docente crie um caderninho para registrar os problemas que encontrou. Esse material dará apoio ao professor, caso seja necessário, retomar a temática trabalhada.
Em relação à produção do glossário, o professor deverá analisar os glossários antes de publicados no blog, no que diz respeito:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!