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Acessibilidade na deficiência física: o caso das pessoas cadeirantes

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Sumaia Barbosa Franco Marra, Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Entender o conceito sobre Acessibilidade.

2. Conhecer algumas normas da NBR 9050 por meio de um Manual de Acessibilidade e identificar as principais dificuldades de Acessibilidade da pessoa cadeirante.

3. Discutir os sentimentos e as ações das pessoas cadeirantes diante da falta de Acessibilidade.

4. Observar, analisar, registrar e propor sugestões para situações e/ou lugares que apresentam regularidades e irregularidades quanto à acessibilidade para pessoa cadeirante.

5. Discutir as questões de Acessibilidades com cadeirantes e profissionais que lidam com a temática.

6. Sensibilizar a comunidade escolar em prol da Acessibilidade para as pessoas cadeirantes.

Duração das atividades
Cinco (5) aulas de 50min cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. Capacidade de interpretação;

2. Diálogo entre seus pares, professor e convidados;

3. Produção textual e audiovisual.

4. Uso de tecnologias audiovisuais.

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRO MOMENTO: Entendendo sobre Acessibilidade

Professor(a), em sala de aula, solicite que algum(a) aluno(a) descreva suas atividades e percurso – detalhadamente – desde o momento em que se levantou até chegar em sala de aula. Durante a descrição, registre no quadro dois grupos de palavras: verbos e lugares.

Na sequência, escolha outro aluno para descrever as ações e os lugares relacionados ao período em que está na escola; e, por último, um terceiro aluno para realizar a mesma atividade, porém relacionada ao momento em que sair da escola até deitar-se.

VERBOS

LUGARES

Ao acordar até chegar em sala de aula...

 

 

 

 

Na escola...

 

 

 

 

Da escola até deitar-se...

 

 

 

 

Em seguida, eleja mais três alunos(as), cada qual para descrever as ações e lugares de cada etapa do dia, porém realizados por uma pessoa com deficiência física.

Durante o relato, observe se será uma fala natural ou se o(a) aluno(a) fará interrupções para pensar a recriação e as descrições para cada lugar. Além disso, observe que tipos de adaptações e adequações foram mencionados.

Na sequência, questione o restante da turma sobre as diferenças que apareceriam em suas descrições caso fossem escolhidos na tarefa anterior relativa às ações e lugares da pessoa com deficiência física.

Logo após, questione:

1. Vocês se basearam em alguém ou em algum tipo de deficiência física para tecer a descrição? Quem e que tipo de deficiência?

2. Na opinião de vocês, quais são as principais dificuldades das pessoas com deficiência física?

Registre as respostas, pois elas serão retomadas em outro momento.

Posteriormente professor(a), crie situações hipotéticas em que a pessoa com deficiência física, em algum momento ou lugar descrito, tenha dificuldade de acessibilidade. Pergunte como o(a) “personagem” da história iria superá-la.

Baseado(a) nas atividades anteriores, será possível diagnosticar um pouco a representação que os alunos têm sobre o cotidiano da pessoa com deficiência física.

Explique, portanto, que essas situações hipotéticas dizem respeito à falta de acessibilidade e conceitue esse termo, deixando claro que não está relacionado apenas à pessoa com deficiência, nem mesmo somente às adaptações arquitetônicas. Para que isso fique claro, usando os verbos e lugares registrados no quadro, crie outras situações hipotéticas para grupos de pessoas como idosos, gestantes, cegos, obesos ou surdos, por exemplo.

 

Figura 1: Imagens que remetem o público que requer acessibilidade

AcessibilidadeAcessibilidade

Fonte: Disponível em <http://detaquaritinga.edunet.sp.gov.br/acessa/images/acessi.jpg>. Acesso em: 06 de out. 2013.

 

Figura 2: Imagens que remetem o público que requer acessibilidade

Acessibilidade

Fonte: Disponível em <http://www.prograd.uff.br/sensibiliza/sites/default/files/banner_site_acessibilidade_sensibiliza-01.png>. Acesso em: 06 out. 2013.

 

No quadro abaixo (quadro 1) , seguem algumas sugestões de leitura sobre acessibilidade para o(a) professor(a).

 

Quadro 1: Sugestões de leitura para o(a) professor(a) sobre acessibilidade.

SUGESTÕES DE LEITURA (Acesso em 06 ago. 2013):

1. Dicionário online de português: Disponível em: <http://www.dicio.com.br/acessibilidade/>

Dicionário Informal: <http://www.dicionarioinformal.com.br/acessibilidade>

2. Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul: <http://www.creams.org.br/Default.aspx?tabid=415>

3. Todos nós – UniCamp: <http://styx.nied.unicamp.br/todosnos/historico/unicamp-de-portas-abertas/acessibilidade_html>

 

Para finalizar esse primeiro momento, exponha o vídeo a seguir (figura 3) que foi divulgado como campanha do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Figura 3: Imagem do vídeo

Vídeo Campanha Acessibilidade

Fonte: Disponível em <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=-zs3kLeLtgU>. Acesso em: 06 out. 2013.

 

Por fim, tire as dúvidas que ainda restarem sobre acessibilidade.

 

SEGUNDO MOMENTO: História em Quadrinhos e Vídeos sobre Acessibilidade para Cadeirantes

Professor(a), proponha a leitura coletiva do “Manual de Acessibilidade: como fazer certo e fácil”, publicado pela Associação do Paraplégicos de Uberlândia – MG.

 

Figura 4: Capa do Manual de Acessibilidade

Capa Manual de Acessibilidade

Fonte: Disponível em: <https://drive.google.com/?authuser=0#folders/0BzdY2uM4rOHNLXZSZkZCbmM3VUE>. Acesso em: 06 ago. 2013.

 

Durante a leitura, explique o que é a NBR 9050 (http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf) e registre no quadro os lugares onde esteve a personagem da história em quadrinhos. Em seguida, proponha um debate entre os alunos.

 

Questões que podem norteá-lo:

1. Anteriormente, lhes foram questionadas as principais dificuldades de uma pessoa com deficiência física. A história em quadrinhos forneceu novos elementos a esse respeito? Quais?

2. Como a personagem Clara resolveu suas dificuldades? Será que todas as pessoas com deficiência teriam condições ou posturas semelhantes? O que você faria se fosse a Clara?

3. Quais os sentimentos de Clara que lhes chamaram a atenção?

4. Quais as situações merecem destaque? Por quê?

3. Como as pessoas sem deficiência poderiam contribuir para as questões de acessibilidade?

 

Proponha que cada aluno escolha um desses lugares (ou outros sugeridos pela turma) para observar, registrar e analisar, durante a semana, as regularidades ou irregularidades dos mesmos para um(a) cadeirante. Na próxima aula, haverá a socialização da tarefa com os colegas e a entrega do trabalho por escrito ao(à) professor(a), contando com a participação de convidados(as).

 

Figura 5: Sugestão de instrumental para registro

Nome do(a) aluno(a):

Local observado:

IRREGULARIDADES PARA UM(A) CADEIRANTE:

 

 

 

REGULARIDADES PARA UM(A) CADEIRANTE:

 

 

 

SUGESTÕES:

 

 

 

 

Para auxiliá-los na tarefa, disponibilize a NBR 9050 digitalmente para uma consulta mais detalhada e também cópias impressas do “Manual de Acessibilidade” para os alunos distribuírem nos locais de sua preferência.

 

A fim de sensibilizar ainda mais os alunos, proponha os vídeos (figuras 4 e 5) a seguir que tratam de uma reportagem de protesto em favor das pessoas com deficiência:

 

Figura 4: Imagem do vídeo (Parte 1)

Protesto sobre Acessibilidade

Fonte: Disponível <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vSfo3-9-1cY>. Acesso em: 06 out. 2013.

 

Figura 5: Imagem do vídeo (Parte 2)

Protesto sobre Acessibilidade 2

Fonte: Disponível <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=NqEfBYnvNBI>. Acesso em: 06 out. 2013.

 

TERCEIRO MOMENTO: Socializando a tarefa de casa na presença de convidados

Professor(a), para este momento viabilize a presença de um ou mais convidados, por exemplo, cadeirantes, representantes de instituições para pessoa com deficiência física, secretário de planejamento e urbanismo, especialistas em acessibilidade ou mobilidade urbana.

Faça a apresentação dos convidados e, em um primeiro momento, solicite que os alunos façam as apresentações da tarefa de casa. Em seguida, passe a palavra para os convidados a fim tecerem suas falas a partir das apresentações dos alunos e, em um terceiro momento, abra para dúvidas e um debate entre convidados, alunos e professor(a).

Por último, proponha aos alunos a construção de um mural. Para tanto, será necessário que a turma se divida em grupos. Sugestões de grupos:

1. Produção e/ou seleção de textos e/ou fragmentos textuais;

2. Seleção de imagens sobre o tema;

3. Tiragem de fotografias sobre regularidades e irregularidades na acessibilidade na cidade;

4. Construção de vídeos para uma campanha entre a comunidade escolar;

5. Produção de uma carta ou folheto de sensibilização à causa em debate, para distribuição entre os agentes da comunidade escolar, juntamente com a entrega do Manual de Acessibilidade utilizado em sala de aula.

 

QUARTO MOMENTO: Planejamento e Execução da Campanha

Professor(a), organize e coordene as apresentações das tarefas de cada grupo e definam coletivamente como ocorrerá a construção do mural e a sensibilização da comunidade escolar para questão da acessibilidade para pessoa cadeirante.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, tomando como referência principalmente o cumprimento, a participação nas tarefas e as dinâmicas propostas em e fora de sala de aula. A partir das falas, dos questionamentos, das proposições, do envolvimento, dos debates, das formas e da produção material para campanha de sensibilização, será possível identificar pontos que representam a ampliação dos conhecimentos sobre a Acessibilidade, especificamente da pessoa cadeirante.  

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