17/10/2013
Sônia Jordão e Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
* Proporcionar às crianças atividades diversificadas;
* Exercitar a autonomia das crianças na medida em que escolhem as atividades nas quais participarão;
* Favorecer a relação entre as crianças;
* Viabilizar o acesso a conteúdos historicamente produzidos pela humanidade;
* Organizar uma atividade de pintura livre com as crianças.
Essa atividade não exige um conhecimento prévio, mas um esforço do professor em organizar o espaço de modo em que a autonomia seja estimulada, as preferências pessoais respeitadas e o acesso ao conhecimento produzido pela humanidade seja garantido. Para isso sugere-se aqui a organização do espaço por meio dos "cantinhos pedagógicos" inspirados no educador Célestin Freinet.
Material utilizado:
* Tapete;
* Jogos de montar;
* Livros infantis;
* Brinquedos de casinha;
* Papel branco e giz de cera coloridos;
* Tintas coloridas e pincéis.
Atividade 1 - Roda de conversas (30 minutos);
No momento da roda de conversas, o professor deve contar para as crianças que irá disponibilizar atividades diferentes para que eles decidam em qual querem participar. É importante que o professor deixe claro que as crianças podem escolher as atividades que preferirem e depois podem trocar. No momento da roda, o professor pode também perguntar às crianças suas preferências, pois assim, terá elementos para reelaborar a proposta em outro momento.
Momento da roda de conversas
Fonte: Acervo NDI 2013. Fotografia: Thaisa Neiverth
Atividade 2 - Atividades diversificadas (1 hora e 30 minutos);
A sala deve ser organizada em cantos, sendo que o professor pode organizá-los de acordo com a disponibilidade de materiais oferecidos na sua instituição. A sugestão aqui é que tenhamos um tapete para disponibilizar livros infantis; um canto com brinquedos de casinha; um canto para brincar com jogos de montar; um canto para brincar com fantasias e uma mesa com papéis e giz de cera coloridos.
As crianças podem transitar livremente entre os espaços, mas a mediação do adulto é indispensável, no sentido de orientar as brincadeiras e auxiliar na organização das escolhas das crianças e também em possíveis conflitos que possam vir a surgir durante as atividades.
Observação de livros
Fonte: Acervo NDI 2013.
Jogos de Montar e brincadeira na pista de carrinhos
Fonte: Acervo NDI 2013.
Brincadeira de papéis sociais
Fonte: Acervo NDI 2013.
Brincadeira de papéis sociais
Fonte: Acervo NDI 2013.
Fotografias: Thaisa Neiverth
Atividade 3 - Atividade coletiva "pintura livre" (40 minutos);
Depois que as crianças usufruíram das atividades diversificadas o professor pode agregá-las em uma atividade direcionada que, no caso desta proposta, será uma atividade de pintura livre, com papel branco, cola colorida e pincéis. Essa atividade pode também ser substituída por uma contação de histórias ou qualquer outra atividade que o professor desejar.
Pintura com guache
Fonte: Acervo NDI 2013. Fotografia: Thaisa Neiverth
Site:
Educar para crescer: Célestin Freinet.
Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/celestin-freinet-307897.shtml
Site:
O espaço físico e sua relação no desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/o-espaco-fisico-sua-relacao-no-desenvolvimento-aprendizagem-.htm
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/05/2014
Cinco estrelasEsta aula é muito importante para o desenvolvimento das crianças, principalmente sua autonomia e socialização com os pares. Estimula a criatividade e possibilita a capacidade dos alunos resolver conflitos entre eles.
10/05/2014
Cinco estrelasMuito bom! Com certeza o trabalho com cantos contribui para o exercício da autonomia da criança.