Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CANTINHOS PEDAGÓGICOS! COMO ORGANIZAR UM DIA DE AULA PARA CRIANÇAS DE 4 ANOS?

 

17/10/2013

Autor e Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Sônia Jordão e Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Proporcionar às crianças atividades diversificadas;

* Exercitar a autonomia das crianças na medida em que escolhem as atividades nas quais participarão;

* Favorecer a relação entre as crianças;

* Viabilizar o acesso a conteúdos historicamente produzidos pela humanidade;

* Organizar uma atividade de pintura livre com as crianças.

Duração das atividades
Roda de conversas (30 minutos); atividades diversificadas (1 hora e 30 minutos); atividade coletiva (40 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa atividade não exige um conhecimento prévio, mas um esforço do professor em organizar o espaço de modo em que a autonomia seja estimulada, as preferências pessoais respeitadas e o acesso ao conhecimento produzido pela humanidade seja garantido. Para isso sugere-se aqui a organização do espaço por meio dos "cantinhos pedagógicos" inspirados no educador Célestin Freinet. 

Estratégias e recursos da aula

Material utilizado:

* Tapete;

* Jogos de montar;

* Livros infantis;

* Brinquedos de casinha;

* Papel branco e giz de cera coloridos;

* Tintas coloridas e pincéis.

 

Atividade 1 - Roda de conversas (30 minutos);

No momento da roda de conversas, o professor deve contar para as crianças que irá disponibilizar atividades diferentes para que eles decidam em qual querem participar. É importante que o professor deixe claro que as crianças podem escolher as atividades que preferirem e depois podem trocar. No momento da roda, o professor pode também perguntar às crianças suas preferências, pois assim, terá elementos para reelaborar a proposta em outro momento.

 

1

Momento da roda de conversas

Fonte: Acervo NDI 2013. Fotografia: Thaisa Neiverth

 

Atividade 2 - Atividades diversificadas (1 hora e 30 minutos); 

A sala deve ser organizada em cantos, sendo que o professor pode organizá-los de acordo com a disponibilidade de materiais oferecidos na sua instituição. A sugestão aqui é que tenhamos um tapete para disponibilizar livros infantis; um canto com brinquedos de casinha; um canto para brincar com jogos de montar; um canto para brincar com fantasias e uma mesa com papéis e giz de cera coloridos.

As crianças podem transitar livremente entre os espaços, mas a mediação do adulto é indispensável, no sentido de orientar as brincadeiras e auxiliar na organização das escolhas das crianças e também em possíveis conflitos que possam vir a surgir durante as atividades.

 

3

Observação de livros

Fonte: Acervo NDI 2013.

62

Jogos de Montar e brincadeira na pista de carrinhos

Fonte: Acervo NDI 2013.

 

8

Brincadeira de papéis sociais

Fonte: Acervo NDI 2013.

 

5

Brincadeira de papéis sociais

Fonte: Acervo NDI 2013.

Fotografias: Thaisa Neiverth

 

Atividade 3 - Atividade coletiva "pintura livre" (40 minutos); 

Depois que as crianças usufruíram das atividades diversificadas o professor pode agregá-las em uma atividade direcionada que, no caso desta proposta, será uma atividade de pintura livre, com papel branco, cola colorida e pincéis. Essa atividade pode também ser substituída por uma contação de histórias ou qualquer outra atividade que o professor desejar.

 

4

Pintura com guache

Fonte: Acervo NDI 2013. Fotografia: Thaisa Neiverth

 

Recursos Complementares

Site:

Educar para crescer: Célestin Freinet.

Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/celestin-freinet-307897.shtml

Site:

O espaço físico e sua relação no desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Disponível em: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/o-espaco-fisico-sua-relacao-no-desenvolvimento-aprendizagem-.htm

Dissertação de mestrado:
A reorganização do espaço da sala de educação infantil: uma experiência concreta à luz da Teoria Histórico-Cultural.
 
Aula do portal:
Organização de espaço da sala de aula: como - o que fazer.
Avaliação
A avaliação na Educação Infantil deve ser processual. O professor é o responsável por pensar nela de forma intencional, mas pode também encontrar algumas respostas nas reações das crianças. Durante o desenvolvimento das atividades propostas, o professor poderá avaliar vários aspectos, dentre eles, se as crianças aproveitaram as oportunidades diversificadas, se exercitaram a autonomia, se diversificaram também as relações entre os colegas e se participaram da atividade de pintura. É importante que o professor também registre por fotografias e por escrito a reação das crianças durante a participação das atividades no espaço organizado. 
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Cláudia Suênia dos Santos Pereira, EPG Machado de Assis , São Paulo - disse:
    claudiasspereira2008@gmail.com

    18/05/2014

    Cinco estrelas

    Esta aula é muito importante para o desenvolvimento das crianças, principalmente sua autonomia e socialização com os pares. Estimula a criatividade e possibilita a capacidade dos alunos resolver conflitos entre eles.


  • Fernanda Geremias, Ceim Judite Terezinha Dias , Santa Catarina - disse:
    nanda.2008.1977@hotmail.com

    10/05/2014

    Cinco estrelas

    Muito bom! Com certeza o trabalho com cantos contribui para o exercício da autonomia da criança.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.