22/10/2013
Elizabet Rezende de Faria, Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Valores culturais |
Conhecimentos relacionados à diferença conceitual entre atividade física e exercício físico. Para tanto, sugerimos a seguinte aula Atividade Física ou Exercício Físico, existe diferença? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34688. Acesso em 05 de Outubro de 2013.
Aula 1, 2 e 3. Por que você faz exercícios físicos? Um convite à pesquisa...
1. Na primeira aula, o professor fará uma roda de conversa para que os alunos dialoguem em função das seguintes perguntas:
Obs.: Caso o professor perceba que as respostas dos alunos não apontam para o significado correto de exercício físico (Ex.: Confusão com o conceito de atividade física). Ele deverá interromper a atividade para prestar os devidos esclarecimentos.
O objetivo dessa dinâmica inicial é permitir que os alunos reflitam sobre suas motivações e de seus colegas.
O professor registrará as respostas no quadro à medida que os alunos forem respondendo.
Em seguida, ele analisará as respostas, juntamente com a turma, para extrair a categoria motivacional de cada resposta.
Veja o exemplo abaixo:
Exemplo de Respostas | Categorias |
"Eu faço ginástica para ficar com um corpo mais bonito" | Estética |
"Eu faço musculação porque eu preciso ganhar massa muscular" (tratamento). |
Saúde |
"Meu objetivo é adquirir e manter o condicionamento físico" |
Performance |
"Eu pratico os exercícios físicos para a reabilitação de minha perna em função de um acidente que tive há 2 anos" |
Reabilitação |
"Eu utilizo os exercícios físicos em momentos de ócio para ocupação do tempo livre" |
Lazer |
Fonte: Elaboração do próprio autor.
2. Ao final da aula, o professor convidará a turma para vivenciar na próxima aula um dos exercícios físicos que apareceram nas respostas. Para tanto, deverá ser feita uma votação de modo que os alunos escolham a atividade preferida pela maioria. Ex.: Supondo a turma composta por 30 alunos. A Ginástica foi o tipo de exercício físico mais votado. O professor poderá, na próxima aula, possibilitar uma vivência de Ginástica Localizada e uma de Aeróbica.
3. Na aula seguinte, o professor conduzirá a vivência das duas modalidades de ginástica.
Durante a vivência os alunos deverão prestar atenção nos pontos positivos e negativos de cada atividade.
Ginástica Localizada
Fonte: http://www.ecbanespa.com.br/fotos_cursos/vinhedo_ginastica_localizada.jpg. Acesso em 05 de Outubro de 2013.
Ginástica Aeróbica
Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/saude-chegada/files/2013/04/ginastica-aerobica-renato-dutra-620.jpg. Acesso em 05 de Outubro de 2013.
Após a vivência, os alunos deverão avaliar e socializar para o grupo, qual foi a sua motivação ou finalidade para realizar os exercícios físicos nas duas modalidades de ginástica. Para tal, eles deverão ter como referência os mesmos critérios presentes na atividade 1, ou seja, deverão resgatar as categorias motivacionais em estudo: Estética, Saúde, Performance, Reabilitação, Lazer.
3. Na aula seguinte, o professor levará a turma a pensar sobre a frequência das respostas presentes em cada categoria na primeira aula. Para tanto, o professor apresentará as frequências e o valor percentual de incidência em cada categoria.
Ex.: Tomando como referência uma turma de 30 alunos. Supondo que a categoria da estética apareceu nas respostas de 15 alunos. Ele informará que a categoria incidiu em 50% das respostas. Deve ser feito o mesmo exercício para todas as categorias.
Após a apresentação da incidência e do valor percentual de cada categoria, o professor deverá conduzir a discussão e análise sobre os resultados. Ele poderá fazer isto lançando as seguintes perguntas:
O intuito dessa atividade é fazer com que os alunos elaborem hipóteses e que o professor convide-os para realizar uma pesquisa com o objetivo de investigar, dentre outras, se tais hipóteses são pertinentes. Tudo isso, a partir da próxima aula.
O professor poderá apresentar a ideia de pesquisa com a seguinte provocação: E se a gente fizesse essas mesmas perguntas aos colegas de outras turmas? Será que teríamos a mesma incidência?
A pergunta acima poderá despertar o interesse dos alunos para pesquisa, que será detalhada na aula seguinte.
Aulas 4, 5 e 6: Questionário Piloto: conhecer as motivações dos colegas
1. O professor convidará a turma para uma pesquisa piloto cujas perguntas (problemas) iniciais serão as mesmas que foram direcionadas a eles na primeira aula.
Nesse primeiro momento de pesquisa, nossos objetivos serão mais modestos, ou seja:
Para tanto, será elaborado conjuntamente com a turma, ainda nesta aula, um instrumento de aplicação dessas perguntas (questionário).
Sugestão de instrumento de pesquisa:
ROTEIRO DE ENTREVISTA "Pesquisa Exercício Física e Motivação" |
|
NOME: _____________________________________________ IDADE: ___ Sexo: Masculino: (___) Feminino: (___) TURMA: _________ |
|
1) Você pratica exercício físico? Qual? ________________________________________________________ ________________________________________________________ 2) Quantas vezes por semana você pratica exercício físico? ________________________________________________________ ________________________________________________________ 3) Por que e/ou para que você pratica?* ( ) Estética ( ) Saúde ( ) Performance ( ) Reabilitação ( ) Lazer ( ) Outros: _______ Justifique: ________________________________________________________ ________________________________________________________ |
Fonte: Elaboração do próprio autor.
*Obs.: O aluno deverá orientar o entrevistado na resposta da pergunta nº 3, quanto ao significado de cada uma das opções de categorias motivacionais apresentadas. A justificativa da mesma permite identificar se o entrevistado se manteve restrito ao significado da categoria que ele elegeu para sua motivação de prática de exercício físico.
2. A aula seguinte será o dia da aplicação do questionário, o professor orientará a turma na aplicação dentro do melhor horário possível (Ex.: horário de intervalo/recreio).
Professor, você poderá combinar com os demais professores da escola, a possibilidade dos alunos que realizarão a pesquisa entrar nas salas em que estão ministrando aula para divulgar e realizar a pesquisa com os demais alunos da escola.
Após aplicação dos mesmos, o professor dividirá a turma em grupos (máximo de 05 alunos) para compilar as respostas dos questionários.
Sob a orientação do professor, cada grupo terá até o final do horário para entregar a compilação para o professor. Este organizará os dados e apresentará para turma na aula seguinte, para procederem ao início da análise dos dados apresentados. O professor deverá orientar os alunos sobre a compilação em função das categorias motivacionais em estudo. Caso apareçam outras categorias, o professor deverá avaliar se elas realmente são distintas ou se estão contempladas naquelas já identificadas.
Antes de encerrar a aula, cada grupo terá a seguinte tarefa de casa: ler e interpretar um texto científico sobre motivação para exercício físico. Os alunos terão que identificar nos textos repassados a eles, quais categorias motivacionais se aproximam das que eles estão trabalhando até o momento (saúde, estética, performance, reabilitação, lazer) e quais argumentos forma utilizados para justificar essas categorias nas escolhas das pessoas para prática de exercícios.
Fonte da imagem: http://artigocientifico.uol.com.br/templates/br/default/images/home_02.gif. Acesso em 05 de Outubro de 2013.
Sugestões de textos para tarefa de casa acima:
LACERDA, Rodrigo; MATHIAS, Thiago Sousa. Motivação para a prática de exercícios físicos em academias: um ensaio teórico. Disponível em: http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/000000000014/000014AE.pdf. Acesso em 05 de Outubro de 2013.
BRAGA, Páblius. Motivação para fazer atividade física. A. Disponível em: http://revistavivasaude.uol.com.br/colunas/motivacao-para-fazer-atividade-fisica/827/. Acesso em 05 de Outubro de 2013.
MIRANDA, Renato. "10 razões para fazer atividade física e o que fazer para ter uma ótima motivação". Disponível em: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/atividade_fisica_motivacao.htm. Acesso em 05 de Outubro de 2013.
3. Na aula seguinte, o professor apresentará a compilação dos resultados da aplicação dos questionários.
Da mesma maneira que foi feita com as respostas da turma nas primeiras aulas, o professor organizará as categorias que apareceram nas respostas pela frequência e o valor percentual da incidência das mesmas.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-RxkoUHmhVR0/UZ_V-ZvGKqI/AAAAAAAAM9c/gWc8Q8MpPeg/s1600/motivac%CC%A7a%CC%83o.jpg. Acesso em 05 de Outubro de 2013.
Depois da exposição o professor conversará com a turma sobre os seguintes aspectos:
a) Observem se os percentuais das categorias mais incidentes aproximaram-se com os das respostas de vocês.
b) Vocês conseguiriam explicar as razões das categorias de maiores incidências?
Após lançar as perguntas os alunos deverão responder já com base na leitura da tarefa de casa.
4. Após a roda de conversa de primeira análise dos resultados das entrevistas, os grupos voltarão a se reunir e terão como tarefa redigir um texto coletivo respondendo a pergunta do item "b" com base nos argumentos identificados na leitura do texto da tarefa de casa.
Sugestão de material de estudo para o professor:
RODRIGUES, Adriana do Nascimento. Motivação dos praticantes de Atividade Física em academias de ginástica em Porto Velho. Disponível em: http://www.def.unir.br/downloads/1683_motivacao_a_pratica_de_atividades_fisicas_em_uma_academia_de_ginastica_de_porto_velho.pdf. Acesso em 05 de Outubro de 2013.
1. O professor deverá avaliar se, durante as falas dos alunos nas rodas de conversas, os alunos conseguem explorar corretamente o conceito de exercício físico sem confundi-lo com atividade física.
2. Deve ser avaliado o compromisso dos alunos nos trabalhos em grupos, principalmente no que tange às tarefas de coleta de dados e produção de texto em grupos.
3. Os alunos deverão avaliar se a proposta de pesquisa realizada conseguiu proporcioná-los uma compreensão maior dos problemas de pesquisa e da análise das motivações para práticas de exercícios físicos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!