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Receitas que dão água na boca: cientista da cozinha

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

·      Descobrir diferentes receitas;

·      Analisar a escrita por meio de textos instrucionais;

·      Refletir sobre os usos e a função social da escrita;

·      Ampliar o vocabulário;

·      Compreender a diversidade cultural;

·      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

·      Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.

Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o diálogo e a troca de ideias sobre questões relacionadas ao sistema alfabético de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno já possua noções básicas sobre a utilização do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Receitas que dão água na boca

Professor, a alimentação é algo que fazemos todos os dias e que por isso constitui uma fonte rica de possibilidades para a aprendizagem da leitura e da escrita e principalmente para favorecer hábitos alimentares saudáveis. Problematizar o que comemos todos os dias, colocar em análise nossa alimentação, constitui um recurso fundamental para que os alunos se conscientizem e levem um aprendizado para a vida. Para isso, propomos a presente aula, com o intuito de favorecer a reflexão e também a aprendizagem da leitura e da escrita mediante a vida cotidiana da criança. Vamos lá!

 

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Informações ao professor

 

Professor, a presente aula está em consonância com o programa de formação do MEC denominado Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, exploramos nossas vivências com os anos iniciais do ensino fundamental e trazemos aqui práticas pedagógicas direcionadas à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

 

Você sabia? O trabalho com gêneros textuais, como o texto instrucional, pode promover um ensino voltado para a vida das crianças, favorecendo a cidadania, tendo em vista um sujeito ativo e consciente que usa o que aprende de forma crítica. Por isso, o trabalho com os gêneros textuais constitui um direito dos alunos e cabe a nós elaborarmos formas de como realizar este trabalho, visando à aprendizagem de todos.

Para outras informações acesse o material abaixo:

Fonte: MAGALHÃES, Luciane Manera; et al. Planejamento do ensino: alfabetização e ensino/aprendizagem do componente curricular - Língua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Brasília: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de out. 2013.

 

Iniciando o diálogo

Aula 3.3_Outubro_Luciana_2013

 

Fonte da imagem: Sítio: “Livraria Folha”. Disponível em: <http://livraria.folha.com.br/catalogo/1075142/manual-de-receitas-da-magali>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Solicite que os alunos expressem oralmente, os tipos de comida que mais gostam. Aproveite o momento para registrar em uma cartolina e promover a participação de todos.

Agora, que tal promover com a turma uma reflexão sobre alguns pontos?

  • Quais os utensílios que uma cozinha precisa ter?
  • O que é importante no momento de preparar uma comida?

Professor, assista com a turma aos vídeos sugeridos a seguir, com o intuito de problematizar o tipo de alimentação das crianças.

Aula 3.4_Outubro_Luciana_2013

Sítio: “Globo TV.” Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/meu-filho-nao-come-e-preciso-muita-paciencia-diz-mae/2656179/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Aula 3.5_Outubro_Luciana_2013

Sítio: “Globo TV.” Disponível em: <http://globotv.globo.com/rede-globo/bem-estar/v/criancas-sao-levadas-para-comer-em-restaurante/2653920/>. Acesso em: 04 de out.  2013.

Após assistirem aos vídeos, retome as comidas prediletas da turma e faça uma investigação do que é saudável e do que não é. Leve para a sala de aula, panfletos de supermercados e com os alunos organizados em grupos de quatro ou cinco elementos, peça para que recortem imagens dos alimentos e cole-as de acordo com a tabela a seguir:

Alimentos saudáveis

Alimentos não saudáveis

 

 

 

Quando todos os grupos terminarem, solicite que apresentem à turma as suas produções e observem o que se diferenciou nas respostas dos grupos.

Agora, providencie uma cópia para cada aluno do material a seguir, para que possam descobrir algumas dicas importantes para fazer compras no supermercado e também sobre a falta de apetite.

Aula 3.6_Outubro_Luciana_2013

Sítio: “Globo TV”. Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/07/adultos-e-criancas-podem-e-devem-mudar-de-habitos-alimentares.html>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Elaborando listas de compras

Após as descobertas, cada aluno poderá criar sua própria lista de dicas para as compras de comida no supermercado. A lista poderá ser criada no caderno de Ciências e em seguida ser encaminhada para casa, de modo que os familiares possam aprender mais com os alunos e também ampliar ou reduzir a lista.

Em sala de aula, retome a atividade de casa e crie uma lista coletiva com a turma sobre as dicas de compra de comida no supermercado. Esta lista poderá ser disponibilizada à comunidade escolar. Para isso, faça cópias da mesma e organize um momento para que os alunos possam distribuí-las na escola, em um processo de conscientização.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Aula 3.1_Outubro_Luciana_2013

Fonte da imagem: Sítio: “Português”. Disponível em: <http://www.portugues.com.br/redacao/diario-um-genero-discursivo.html>. Acesso em: 04 de out. de 2013.

Meu diário de comidas prediletas

Professor, crie com a turma, um diário de comidas prediletas. Para isso, você pode organizar, para cada aluno, um total de oito folhas de papel em branco grampeadas. Na primeira folha, solicite que os alunos escrevam as seguintes informações:

Você pode utilizar uma moldura ou solicitar que os alunos ilustrem as páginas.

Aula 3.2_Outubro_Luciana_2013

Fonte da imagem: Disponível no sítio: "Leitura da noite." <http://www.leituradanoite.com.br/wp-content/uploads/2013/01/molduras-para-fotos-11.png >. Acesso em: 01 de out. 2013.

Nas próximas folhas, os alunos deverão registrar, durante uma semana, a comida predileta de cada dia. Para isso, poderão fazer o seguinte cabeçalho:

Nome:_________________________________________________

Data:_______________Dia da semana:_______________________

Cardápio predileto do dia

Professor, oriente os alunos a registrarem o nome da comida predileta e se possível colar os rótulos da mesma e/ou sua receita. Tudo irá depender do tipo de comida escolhida.

Após uma semana de registro, retome as atividades e faça uma roda de conversa. Inicie o trabalho por um dia da semana, podendo ser o domingo. Solicite que cada aluno mostre o seu diário deste dia e aproveite para promover um diálogo sobre a comida predileta de cada um. Considere alguns pontos:

  • Vocês acham a comida escolhida saudável?
  • Por que vocês escolherem esta comida?
  • O que ela tem de gostosa?

Pesquisando: entrevistando um/a nutricionista

Ao final, depois que todos expressarem suas comidas prediletas. Se for possível, convide um/a nutricionista para falar sobre os hábitos saudáveis. Para isso, planeje a atividade com seus alunos. Esta atividade possibilita um trabalho interdisciplinar, pois dialoga com as áreas de Ciências, Língua Portuguesa e ética. Veja algumas atividades que poderá desenvolver:

  • Definam a data, o local e o horário da entrevista.
  • Elaborem o convite para o/a nutricionista. Explore a estrutura deste gênero textual e sua função social.
  • Organize com a turma as possíveis perguntas que gostariam de fazer para a pessoa convidada.
  • Discuta com eles sobre como devem tratar o/a entrevistado/a.
  • O/A nutricionista poderá auxiliar na análise do cardápio diário dos alunos, ressaltando comidas saudáveis.
  • Ao final da entrevista façam um relatório, destacando as principais questões colocadas.
  • Em seguida, entregue a tabela abaixo para que cada aluno possa avaliar seu cardápio de comidas prediletas.

Olá, amiguinho!

Hoje descobrimos mais sobre as comidas que são mais saudáveis e que contribuem para nossa saúde. Agora, avalie você mesmo o seu próprio cardápio semanal:

Dia da semana

Saudável

Pouco saudável

Não saudável

Domingo

 

 

 

Segunda-feira

 

 

 

Terça-feira

 

 

 

Quarta-feira

 

 

 

Quinta-feira

 

 

 

Sexta-feira

 

 

 

Sábado

 

 

 

 

Após todos terminarem a atividade, faça um momento de diálogo para descobrir como está a alimentação dos alunos. Em seguida os alunos poderão levar a atividade para casa e dialogar com seus familiares. Você poderá pedir como atividade de casa, uma avaliação dos familiares do cardápio da criança e as possíveis mudanças que podem ser feitas.

 

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Cientistas na cozinha!

Professor, crie com a turma um cardápio que poderá ser executado junto com os alunos ao longo da semana. Para isso, organize os alunos em uma roda de conversa e instigue a participação de todos. Os alunos deverão falar alguns tipos de comida que gostam e que são saudáveis. Providencie uma cartolina e divida-a da seguinte forma:

Cardápio da turma

Segunda-feira

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o cardápio criado faça um planejamento com a turma, organizando as receitas e os seus ingredientes.

Faça uma sondagem com a turma sobre o que já sabem sobre um texto instrucional. Os alunos poderão dar exemplos de receitas que já conhecem. Escolha uma das comidas do cardápio e instigue os alunos a construírem um texto instrucional para a mesma. É preciso lembrar-se de alguns itens:

  • Nome da receita;
  • Ingredientes;
  • Modo de fazer;
  • Rendimento.

Para isso, auxilie os alunos a encontrarem as receitas acessando no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e os sítios sugeridos abaixo. Também poderá ser utilizado o Laboratório de Informática ou o tablet.

Sítio: “Tudo Gostoso”. Disponível em: <http://tudogostoso.uol.com.br/>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Sítio: “Receitas.com”. Disponível em: <http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce>. Acesso em: 04 de out. 2013.

 

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Após a pesquisa, organize os ingredientes para cada dia da semana e o local em que será realizada a receita.

O importante é que a cada dia os alunos possam avaliar a receita escolhida, tendo em vista os seguintes aspectos:

  • A receita é saudável?
  • Ficou gostoso?
  • O que podemos mudar na receita?
  • Os ingredientes foram suficientes?
  • Faltou alguma coisa?
  • A quantidade foi suficiente para todos da turma?
  • Dentre outras questões.

Professor, levante questões com a turma sobre o que querem descobrir com a realização das receitas. Durante a realização da receita, os alunos poderão utilizar uma prancheta com uma folha de papel e um lápis, e registrar os pontos que acharem essenciais. É importante organizar a turma para que todos possam participar, tanto na preparação da receita, quanto na sua avaliação.

Ao final, elabore com a turma uma ficha dos cientistas da cozinha contendo:

Dia da semana

Nome da receita

Ilustração

Avaliação

Segunda-feira

 

 

 

 

 

Terça-feira

 

 

 

 

 

Quarta-feira

 

 

 

 

 

Quinta-feira

 

 

 

 

 

Sexta-feira

 

 

 

 

 

 

Depois de todo o trabalho, faça um momento de socialização das respostas e dialogue com os alunos sobre os resultados do trabalho, tendo em vista as avaliações da turma. É importante que compreendam a importância de uma alimentação saudável.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

BURKE, Lisa. Pequenos Cientistas na Cozinha. Editora: Publifolha. Disponível em: <http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4266377>. Acesso em: 04 de out. 2013.

 

Sugestões de links para professores:

BRASIL. Cardápios Saudáveis: Técnico em alimentação escolar. Brasília: MEC, 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/card_saud.pdf>. Acesso em: 03 de out. 2013.

Sítio: “TV Escola: Série– Com Ciência – EPS 18 – Reeducação Alimentar”. Disponível em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5043>. Acesso em: 04 de out. 2013.

Avaliação

Professor, em consonância com a aula proposta e com as orientações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, a avaliação é um processo fundamental que deve permear as atividades realizadas, constituindo-se de observação e registros de cada aluno. Tais instrumentos de avaliação possibilitam conhecer o perfil de cada criança o qual garantirá a singularidade das atividades propostas e também norteará as decisões pedagógicas. Desta forma, a análise das produções escritas dos alunos constitui um recurso avaliativo necessário ao processo de aprendizagem, bem como o diálogo com o próprio aluno, com o intuito de compreender como cada um aprende e atuar sobre suas possíveis dificuldades e potencializando suas facilidades.

Para mais informações sobre como a avaliação pode ser realizada no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, acesse os sítios abaixo:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões. Brasília: MEC, SEB, 2012. Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf>. Acesso em: 04 de set.  2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012.  Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_1_MIOLO.pdf>. Acesso em: 04 de set. 2013.

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