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Genética: aprendendo sobre a 1ª Lei de Mendel – Parte 1

 

20/10/2013

Autor y Coautor(es)
CLAUDIA REGINA MONTES GUMERATO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lérida de Oliveira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as funções da 1ª Lei de Mendel, conforme competência 4 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Reconhecer a importância da genética, conforme a habilidade H14 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Relacionar as diferentes transformações que ocorrem no processo genético, conforme a habilidade H16 da matriz de referência do ENEM, especificamente a matriz de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Desenvolver a leitura relacionada com o assunto e sua interpretação, conforme competência 5 da matriz de referência do ENEM, especificamente a de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de Genética (Ensino Fundamental).

Noções básicas de Informática.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: Conhecendo o assunto

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a exibição do vídeo 'Primeira Lei de Mendel", o qual resume a trajetória de um jardineiro que fez uma grande descoberta na área da Genética. Caso o Laboratório de Informática não disponha de um projetor multimídia, os alunos podem assistir ao vídeo diretamente nos computadores acessando o link http://www.youtube.com/watch?v=RDgZ6ihemV4 (Acesso em 05 de out. 2013).

Comentário: Caso seja necessário, o professor pode, previamente, fazer o download do vídeo o e gravá-lo em DVD, para exibição em um televisor conectado a um DVD player em sala de aula. Os alunos deverão utilizar caderno para anotações, caneta e lápis.

Observação:

Fica a critério do professor a interrupção parcial do vídeo para a discussão de algumas cenas. Essa estratégia possivelmente será mais proveitosa se a turma demonstrar, mediante comentários espontâneos, maior interesse em determinadas passagens. Outra possibilidade é a exibição completa do vídeo seguida da discussão.

Figura 1: Vídeo - Primeira Lei de Mendel (17:55)

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Fonte: Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=RDgZ6ihemV4 (Acesso em 05 de out. 2013)

O professor deve incentivar a expressão de impressões e opiniões por parte dos alunos em relação ao conteúdo do vídeo.

Finalizada a discussão, os alunos deverão se organizar em duplas para responderem o Questionário de Contextualização.

O computador e o projetor multimídia utilizados na exibição do vídeo poderão ser empregados também para a veiculação do Questionário de Contextualização. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno.

Se não for possível utilizar o Laboratório de Informática, o professor pode também “copiar” e “colar” o Questionário de Contextualização em um editor de texto, como por exemplo, o software Microsoft Word, e imprimi-lo em uma transparência para exibição em um retroprojetor em sala de aula. Nesse caso, cada aluno deverá registrar as questões em seu caderno. Outra opção é entregar a cada aluno uma via impressa do Questionário de Contextualização.

Questionário de Contextualização

1 – Quem foi Mendel?

2 – O que fez Mendel entrar para um mosteiro?

3 – Por que Mendel escolheu estudar as ervilhas?

4 – Por que as ervilhas possuem uma farta descendência? Explique.

5 – Com funciona a polinização das flores da ervilha?

6 – Qual a primeira etapa do trabalho de Mendel?

7 – Qual a metodologia usada por Mendel? Explique.

8 – O que significa a geração P?

9 – Como surgiram as gerações F1 e F2?

10 – Quais são as três conclusões de Mendel?

11 – Por que Mendel não teve reconhecimento da sua descoberta?

Comentário: Os alunos deverão responder o Questionário de Contextualização por escrito, registrando as respostas no caderno. Depois disso, o professor pode, para cada item do Questionário de Contextualização, sortear uma dupla para apresentar oralmente a resposta elaborada pela mesma. O professor deve ficar atento com possíveis equívocos, cabendo a ele imediatamente interferir sempre que necessário, assim como complementar as respostas se assim considerar conveniente.


Segundo momento: Pesquisa on-line

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula deverá ser desenvolvido no Laboratório de Informática. Agora serão utilizados computadores com acesso à internet, caderno para anotações, caneta e lápis.

O professor deverá organizar a turma em sete grupos, preferencialmente com, pelo menos, quatro integrantes cada, para a utilização dos computadores, sendo necessário, no mínimo, um computador por grupo.

Observação:

Caso a escola não disponha de um Laboratório de Informática, o professor pode orientar os alunos a realizarem a coleta de dados em casa, mantendo a organização em grupos.

Como se vê abaixo, cada um dos sete grupos ficará responsável por coletar dados sobre uma das diferentes descobertas da 1ª Lei de Mendel, consultando, para tanto, sites específicos.

Mais especificamente, cabe ao professor orientar cada um dos sete grupos a coletar dados referentes:
 

 - como foi feita a descoberta

- principais características da descoberta

- qual a importância da descoberta

- qual o mecanismo genético presente na descoberta
 

Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar, em um documento de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados a partir dos parâmetros estabelecidos, as quais serão utilizadas no momento seguinte da aula.

Sites indicados para consulta:

Grupo 1: 1ª Lei de Mendel

Disponível: http://www.cb.ufrn.br/dbg/as%20primeiras%20leis%20de.html  (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Disponível: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel3.php (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gen%C3%A9tica_mendeliana (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Grupo 2 : Fenótipo

Disponível: http://www.mundoeducacao.com/biologia/genotipo-fenotipo.htm  (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Disponível: http://www.infoescola.com/genetica/fenotipo/  (Acesso feito em 06/10/2013)

Disponível: http://www.infopedia.pt/$fenotipo;jsessionid=-VffMfaiaa0xujhlBfihVA__ (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Grupo 3: Genótipo

Disponível: http://www.infoescola.com/genetica/genotipo/  (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Disponível: http://www.infopedia.pt/$genotipo(Acesso feito em 06 de out. 2013)

Disponível: http://www.mundoeducacao.com/biologia/genotipo-fenotipo.htm(Acesso feito em 06 de out. 2013)


Grupo 4: Dominância

Disponível: http://www.infoescola.com/genetica/dominancia-incompleta/ (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Disponível: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domin%C3%A2ncia_incompleta (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Disponível: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel6.php  (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Grupo 5: Codominância

Disponível: http://geneticavirtual.webnode.com.br/genetica-virtual-home/prefacio/intera%C3%A7%C3%A3o%20g%C3%AAnica/co-domin%C3%A2ncia/   (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Disponível: http://www.qieducacao.com/2011/05/codominancia.html   (Acesso feito em 19 de out. 2013)

Disponível: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel6.php (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Grupo 6: Alelos

Disponível: http://www.infoescola.com/genetica/alelos/ (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Disponível: http://www.odnavaiaescola.com.br/alelos.html(Acesso feito em 06 de out. 2013)

Disponível: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel7.php (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Grupo 7: Alelos Múltiplos

Disponível: http://www.infoescola.com/genetica/polialelia/(Acesso feito em 06 de out. 2013)

Disponível: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel10.php (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Disponível: http://www.mundoeducacao.com/biologia/alelos-multiplos.htm (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Terceiro momento: Organizando um seminário de pesquisa

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido em sala de aula ou em outro local a critério do professor, e consiste na apresentação de seminários de pesquisa.

Serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos no momento anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao professor orientar os alunos a manter os mesmos grupos.

O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo e a apresentação em grupo sobre um determinado assunto - informação disponível em: http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario  (Acesso em 06 de out. 2013).

A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart, cartazes, etc.

Cabe ao professor, após a apresentação de todos os seminários, abrir espaço para uma discussão, estimulando os alunos a identificarem as informações que puderam adquirir a partir do trabalho dos colegas. Além disso, ele deve acompanhar a apresentação dos grupos, de modo a intervir para enfatizar informações relevantes, bem como para promover uma síntese das conclusões.


Quarto momento: Redação

Preparação do ambiente:

Esse momento da aula poderá ser desenvolvido no Laboratório de Informática ou em sala de aula. Serão necessários um computador e um projetor multimídia para a projeção dos textos. O professor pode também “copiar” e “colar” os textos em documentos de um editor de texto – como, por exemplo, o Microsoft Word – e imprimi-los em transparências para exibição em um retroprojetor em sala de aula.


Texto 1 - Terapia genética cura crianças impedidas de andar e falar, site Folha de São Paulo
Disponível: http://www1.folha.uol.com.br/bbc/2013/07/1310016-terapia-genetica-cura-criancas-impedidas-de-andar-e-falar.shtml (Acesso feito em 06 de out. 2013)


Texto 2 - Estudo descobre falha genética que pode causar alergias, site Veja
Disponível: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/estudo-descobre-falha-genetica-que-pode-desencadear-alergias  (Acesso feito em 06 de out. 2013).

O professor deverá solicitar que um aluno leia em voz alta o texto 1 e outro aluno faça o mesmo com o texto 2.

Com base no conteúdo já trabalhado na aula e a partir das informações veiculadas por meio dos textos, o professor deverá orientar os alunos a, individualmente, elaborarem uma redação com o seguinte tema:


- Genética: limites e possibilidades
 

Essa atividade poderá ser realizada em conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá, durante sua aula, realizar, com os alunos, uma discussão sobre como elaborar uma redação dissertativa, por exemplo. Procedendo dessa forma, acredita-se que os alunos possam obter um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado na aula em ambos os conteúdos.

Cabe ao professor promover a socialização convidando os alunos a exporem suas redações no mural da sala. Se o espaço do mural for insuficiente para expor todas as redações concomitantemente, o professor pode realizar um rodízio diário das redações, adotando como critério, por exemplo, a ordem alfabética da lista de presença.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

Texto: “Primeira Lei de Mendel”, site Brasil Escola
Disponível: http://www.brasilescola.com/biologia/primeira-lei-mendel.htm(Acesso feito em 06 de out. 2013)

Texto: “5 etapas para realizar uma boa pesquisa escolar”, site Nova Escola
Disponível:http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/planejamento/cinco-etapas-realizar-boa-pesquisa-escolar-607946.shtml?page=4(Acesso feito em 06 de out. 2013)


Sugestões de links para alunos:
 

Vídeo: “Genética Princípios Básicos”, site Youtube
Disponível: http://www.youtube.com/watch?v=prA82ejgMiA(Acesso feito em 06 de out. 2013)

Texto: “Primeira lei de Mendel”, site Info Escola
Disponível: http://www.infoescola.com/biologia/primeira-lei-de-mendel/ (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Texto: “Primeira Lei de Mendel”, site Mundo Educação
Disponível: http://www.mundoeducacao.com/biologia/primeira-lei-mendel.htm (Acesso feito em 06 de out. 2013)

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Como sugestão, o professor pode avaliar a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade de contextualização, no seminário de pesquisa ou mesmo na redação.

Os resultados dessa avaliação servirão de subsídio para o desenvolvimento das atividades propostas na aula Genética: aprendendo sobre a 1ª Lei de Mendel – Parte 2, disponível no Portal do Professor.

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