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Bioluminescência e extinção: os vagalumes e a degradação do cerrado

 

16/10/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Ensino Médio Biologia Interação entre os seres vivos
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Controle Ambiental
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação Escolar Indígena Ciências Seres humanos e o meio ambiente
Educação Profissional Ambiente, Saúde e Segurança Técnico em Meio Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando  medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade.

  • Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.

  • Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos vagalumes como alimentação, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

  • Interpretar modelos e experimentos para explicar o processo biológico da luminescência dos vagalumes.

  • Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem ambiental.

  • Caracterizar substâncias bioluminescentes produzidas pelos vagalumes, identificando rendimentos ou implicações biológicas, econômicas ou ambientais de sua obtenção.

  • Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes brasileiros.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos básicos de ecologia: cadeia alimentar, relações entre seres vivos; características do bioma cerrado.

Estratégias e recursos da aula

ESTRATÉGIAS

Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; coleta, pesquisas na internet; montagem e apresentação de trabalho; produção de charges e/ou tirinhas.

RECURSOS

Utilização de computadores com acesso à internet; imagens e textos digitais.

Módulo 1- Abordagem do tema

Atividade 1- Observação e discussão de imagens

Para a abordagem do tema,  sugerimos que o professor utilize as imagens apontadas na sequência. Deverá salvá-las previamente em seu computador e apresentá-las aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho  data show ou disponibilizá-las em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Sugerimos que, ao expor as imagens, o professor estabeleça um diálogo com os alunos, momento em que fará a sensibilização e  motivação para o estudo do tema, além de um levantamento prévio do que eles já conhecem da temática da aula.

Ao expor as imagens, algumas questões, como as sugeridas a seguir, deverão ser levantadas pelo professor:

  • O que representam estas imagens?

  • Qual impressão elas causam em vocês?

  • Vocês já viram algo parecido?

 

vagalumes 1

Imagem 1 - Disponível em: http://livingdigital.com.br/wp-content/uploads/2012/01/Vagalumes-1.jpg.  Acessado em 10/10/2013.     

vagalumes 2      

Imagem 2 - Disponível em:  http://livingdigital.com.br/wp-content/uploads/2012/01/Vagalumes-2.jpg. Acessado em 10/10/2013.

vagalumes 3

Imagem 3 - Disponível em: http://livingdigital.com.br/wp-content/uploads/2012/01/Vagalumes-3.jpg. Acessado em 10/10/2013.

O professor deverá permitir que os alunos se expressem e apresentem seus pontos de vista e relatos.

Após as falas dos alunos, o professor deverá esclarecer que as imagens são do fotógrafo japonês karo Yuki que criou um ensaio fotográfico capturando vagalumes com a exposição da câmera aberta, captando o rastro de suas luzes. As imagens foram capturadas em junho/julho de 2010, época que ocorre o acasalamento.

Continuando o diálogo, deverá fazer novas indagações:

  • O que são vagalumes?

  • Vocês conhecem este animal?

  • Como ele fica brilhante?

  • Eles ficam acesos o tempo todo ou piscando? Por quê?

  • Onde este animal pode ser encontrado?

Atividade 2- Fechamento do diálogo

Para fechar este diálogo inicial, sugerimos que o professor se dirija aos alunos nos termos propostos a seguir.

"Quem nunca viu pontinhos brilhantes piscando no ar durante a noite? Esses pontinhos nada mais são que vagalumes ou pirilampos, insetos parentes do besouro que têm a capacidade de produzir luz em seu próprio corpo. Esse fenômeno de produção de luz é chamado de bioluminescência. Além dos conhecidos vagalumes, outros seres como bactérias, algas e fungos também têm capacidade de produzir luz. Esses animais só conseguem realizar esse fenômeno graças a um processo de transformação de energia química em energia luminosa".

Em seguida deverá encaminhar a leitura do texto Balé de luzes, disponível em http://chc.cienciahoje.uol.com.br/bale-de-luzes/, acessado em 10/10/2013. Trata-se de uma publicação da coluna denominada "No laboratório do Sr. Q" e explica  como os vaga-lumes se transformam em pontos brilhantes no cair da noite.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o texto diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar  previamente o texto em seu computador e apresentá-lo aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Terminada a leitura, os alunos deverão retomar as questões feitas pelo professor anteriormente e respondê-las em seu caderno.

vagalume 4

Vagalume. Imagem disponível em: http://www.tnsustentavel.com.br/uploads/artigos/ef4e8cdd6ed5cd9dbe2bdbcf62e021e4.jpg. Acessado em 10/10/2013.

Atividade 3 - Vagalumes: luz emitida para namorar e inspiradora para poetas, escritores, compositores...

Atividade interdisciplinar

Nesta atividade, sugerimos que o professor de Biologia estabeleça parcerias com seus colegas de outras áreas, como Artes e Língua Portuguesa para que seja feito um levantamento de referências feitas aos vagalumes em diversas formas de linguagem. Cada professor deverá explorar em suas aulas a forma de linguagem pertinente à sua área de conhecimento.

Sugerimos que após este levantamento, aconteça um momento na sala de aula, de se socializar o material.

Algumas sugestões de materiais que poderão ser encontrados.

Músicas

"E ao passar na porteira, a mata, o perfume,

Eu fui escoltado pelos vagalumes

Pois era uma linda noite de luar."

                                                          Sérgio Reis

ESCOLTA DE VAGALUMES. SÉRGIO REIS E FILHOS. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jNKhCA98ww0. Acessado em 10/10/2013.

"Vou caçar mais de um milhão de vagalumes por aí
E pra te ver sorrir eu posso colorir o céu de outra cor
Eu só quero amar você
E quando amanhecer eu quero acordar...
Do seu lado"

Vagalumes.Composição de Ivo Mozart / Adriel / Luiz Tomim. Letra e música. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/ivo-mozart/vagalumes.html. Acessado em 10/10/2013.

Poesia

O vagalume – Fagundes Varela. Disponível em: http://peregrinacultural.wordpress.com/2010/06/27/o-vagalume-poesia-uso-escolar-de-fagundes-varela/. Acessado em 10/10/2013.

Fábula

A cobra e o vagalume. Disponível em: http://www.contandohistorias.com.br/historias/2004007.php. Acessado em 10/10/2013.

Módulo 2 - Vagalumes e cupinzeiros

Atividade 1- Desvendando os misteriosos cupinzeiros luminosos

cupinzeiro luminoso

Cupinzeiro luminoso. Imagem disponível em: http://goiasmais20.com.br/wp-content/gallery/cerrado-na-riomaisvinte/02.jpg. Acessado em 10/10/2013.

Para desvendar o mistério dos cupinzeiros luminosos, fenômeno raro que acontece no bioma cerrado do Brasil central, sugerimos que os alunos assistam aos vídeos da série Cupinzeiros luminosos. Trata-se de uma reportagem exibida no Globo Rural (Rede Globo) em 13 de dezembro de 1998. O assunto são os cupinzeiros luminosos do cerrado brasileiro, na divisa de MS com GO, perto do município de Costa Rica, MS. Pesquisa realizada pelo grupo do Prof. Etelvino Bechara, do Instituto de Química da USP.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar  previamente os vídeos em seu computador e apresentá-los aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-lo em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

Vídeos

1- Cupinzeiros luminosos - Globo Rural (parte 1A). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=i6NCNeo_-Wo. Acessado em 10/10/2013.

2- Cupinzeiros luminosos - Globo Rural (parte 1B). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=9L6ZUGUk8wk. Acessado em 10/10/2013.

3- Cupinzeiros luminosos - Globo Rural (parte 2). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Xnhp9KwiIwM. Acessado em 10/10/2013.

Atividade 2 - Estudo de texto

Para complementar as informações contidas na reportagem, sugerimos a leitura de dois textos.

Texto 1-  Luzes no Cerrado. Disponível em http://www.terradagente.com.br/NOT,0,0,297691,Cerrado+Noticias+Luzes+apagam+cumpinzeiros+vaga-lumes+Planalto-central+soja+cerrado+bioluminescencia+UFScar+Parque-nacional-das-Emas+meio+ambiente+terra+gente.aspx. Acessado em 13/10/2013. Os cupinzeiros, prédios” dos vaga-lumes no Planalto Central, estão dando lugar à cultura da soja.

Texto 2- Como os vaga-lumes acendem? Disponível em:  http://www.hsw.uol.com.br/questao554.htm. Acessado em 10/10/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá salvar  previamente os textos em seu computador e apresentá-los aos alunos, por meio de projeção, utilizando o aparelho data show ou ainda disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.

A primeira leitura deverá ser individual e silenciosa. Em seguida, cada aluno deverá responder em seu caderno as questões propostas pelo professor.

O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão dos vídeos e dos textos, como as sugeridas a seguir.

Questões para discussão dos vídeos e dos textos

  • Por que os cupins do cerrado ficam iluminados?

  • As larvas de vagalumes se alimentam de que? Que posições ocupam nas cadeias alimentares?

  • Identifique e explique a relação ecológica estabelecida entre os cupins e os vagalumes em um cupinzeiro.

  • Que pesquisas estão sendo realizadas utilizando os vagalumes que habitam cupinzeiros?

  • Quais são as três principais famílias de vagalumes?

  • Que animais habitam um cupim, além dos vagalumes?

  • Em qual época do ano os cupinzeiros ficam iluminados? Por quê?

  • Por que a luminescência dos cupinzeiros tem diminuído?

  • Os vagalumes são vistos no cerrado durante o ano todo? Explique.

  • Qual é a função da bioluminescência para os vagalumes?

  • Qual é a importância da bioluminescência para a Ciência?

  • Como o vagalume produz a luz?

  • O que tem provocado o desaparecimento das luzes do cerrado oriundas dos vagalumes?

  • Qual é o significado ambiental do desaparecimento dos vagalumes?

Atividade 3- Discussão da reportagem e dos textos

A discussão dos vídeos e do texto deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos de três alunos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos

montagem vagalume

Imagem disponível em: http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/05/28/montagemufscar.jpg. Acessado em 10/10/2013.

Módulo 3 - Biologia, importância e extinção dos vagalumes

Atividade 1- Pesquisas na internet

Tendo como referência as informações já apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementação e ampliação dos conhecimentos sobre o tema, o professor deverá orientar os alunos para que façam pesquisas na internet.

Abaixo, sugerimos tópicos e endereços para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos deverão ser orientados a buscar referências para acesso nos sítios de busca, como o Google.

  • Cabe ao professor orientar os alunos no sentido de selecionarem sítios mais confiáveis, como os das instituições públicas e revistas de divulgação científica. 

Sugerimos três temas. O professor deverá dividir a turma em seis grupos e sortear os temas, de modo que cada dois grupos aprofunde mais o estudo de um item.

Temas e fontes

Tema 1- Biologia dos vagalumes

A química do vagalume. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfXw0AJ/a-quimica-vagalume. Acessado em 10/10/2013.

As famílias de vaga-lumes. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/as-familias-de-vaga-lumes/ . Acessado em 10/10/2013.

O que são vaga-lumes? Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/conhecimentos-gerais/como-vaga-lume-emite-sua-luz.php. Acessado em 10/10/2013.

Como os vagalumes acendem suas luzes? Disponível em: http://www.dedetizacaoinsetan.com.br/curiosidades/como-os-vaga-lumes-acendem-suas-luzes/. Acessado em 10/10/2013.

Estudo: vagalumes sincronizam luzes para conquistar fêmeas. Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/pesquisa/estudo-vagalumes-sincronizam-luzes-para-conquistar-femeas,da8cc4bdea737310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html. Acessado em 10/10/2013.

A linguagem do pisca-pisca. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/vaga-lumes-a-linguagem-do-pisca-pisca/. Acessado em 10/10/2013.

Tema 2- Vagalumes e meio ambiente

Desaparecimento de vagalumes denuncia degradação do Cerrado. Disponível em: http://www.tnsustentavel.com.br/noticia/3111/desaparecimento-de-vagalumes-denuncia-degradacao-do-cerrado. Acessado em 10/10/2013.

Luzes de alerta. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/12138. Acessado em 10/10/2013

Sob o impacto da luz. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/11844. Acessado em 10/10/2013.

Vaga-lumes sinalizam impactos ambientais. Disponível em: http://agencia.fapesp.br/10738. Acessado em 10/10/2013.

Tema 3- Importância científica dos vagalumes

Os superpoderes dos vagalumes. Disponível em: http://galileu.globo.com/edic/96/nossa_terra1.htm Acessado em 10/10/2013.

A proteína do pirilampo. Disponível em: http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=567:a-proteina-do-pirilampo&catid=3:artigos&Itemid=77. Acessado em 10/10/2013.

Pesquisadores da UFSCar estudam enzima semelhante à dos vagalumes. Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/05/pesquisadores-da-ufscar-estudam-enzima-semelhante-dos-vagalumes.html. Acessado em 10/10/2013. Trabalho que analisa ação da luciferase será publicado em revista científica. No futuro, técnica da bioluminescência pode ter fim médico e ambiental.

O sol da terra- Pesquisa desvenda mais um segredo sobre o misterioso brilho do vaga-lume. Disponível em: http://www.istoe.com.br/reportagens/detalhePrint.htm?idReportagem=38736&txPrint=completo. Acessado em 10/10/2013.

larva vagalume cupim

Larva de vagalume no cupim. Imagem disponível em: http://e-cerrado.com/wp-content/uploads/2012/06/foto_Viviani.jpg. Acessado em 10/10/2013.

Atividade 2 - Montagem de apresentações do conteúdo da pesquisa

Os dois grupos que pesquisaram sobre o mesmo tema deverão se reunir em um novo grupo para discussão dos aspectos considerados mais relevantes e prepararem a apresentação do assunto pesquisado.

Cada novo grupo de alunos deverá montar uma apresentação do conteúdo estudado na atividade de pesquisa. Para isso, cada grupo deverá utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inserção de texto e imagens.

As apresentações deverão ser salvas em pendrives que deverão ser conectados a um computador que, por sua vez, deverá estar conectado ao aparelho data show, para a exposição aos colegas e professor.

Atividade 3 - Seminários - Socialização do conteúdo pesquisado

Após a realização da montagem das apresentações, o professor deverá organizar o espaço para que cada grupo as socialize. Propomos uma organização no formato de um seminário, em que cada grupo tem seu tempo de exposição, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes. 

Cabe ao professor ressaltar informações não contempladas e prestar esclarecimentos para as dúvidas apresentadas e que os grupos não souberem responder.

larva vagalume

Larva de vagalume. Imagem disponível em: http://www.agencia.fapesp.br/fotos/2010/18/foto_dentro12138_1.jpg. Acessado em 10/10/2013.

Atividade 4- Produção de charges e/ou tirinhas

Interdisciplinaridade

Cada grupo de alunos deverá produzir uma charge ou uma tirinha sobre o tema desta proposta. A preocupação com a degradação do cerrado e a extinção dos vagalumes deve ser o foco desta produção que tem como objetivo transmitir ao leitor uma mensagem sobre a necessidade de preservação do habitat para salvar os animais.

Esta atividade deverá ser desenvolvida em parceria com os professores de Língua Portuguesa, Artes e informática a partir de um planejamento conjunto.

As charges e as tirinhas poderão ser produzidas manualmente, com contribuições do professor de Artes. Poderão também ser produzidas on line, por meio de programas específicos para este fim, com orientações do professor de informática.

Para desenvolver uma charge os professores e alunos poderão tomar como referência a aula do Portal do Professor "Leitura e produção de charges" de autoria da professora Lazuíta Goretti de Oliveira, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25116 (acessada em 13/10/2013).

Para produzir uma tirinha, os professores e alunos poderão tomar como referência o vídeo Como fazer tirinhas no PhotoScape disponível em http://www.youtube.com/watch?v=fi9Z_yDzwoE (acessado em 14/10/2013), que explica didaticamente e de maneira clara como fazer.

O google disponibiliza imagens ótimas para tirinhas e charges como a apresentada abaixo (google => vagalumes =>imagens).

vag img

Imagem disponível em https://lh4.googleusercontent.com/-G-d50TrPArQ/TXEgsDKSzjI/AAAAAAAAb5Q/E-nVV_XgG88/s1600/vagalume.jpg. Acessado em 14/10/2013.

As charges e as tirinhas produzidas à mão deverão ser digitalizadas e expostas nos murais e publicadas no site da escola.

Recursos Complementares

Professor, nos sites abaixo, você encontrará informações para complementar sua aula:

 

  • Barghini, Alessandro. Antes que os vaga-lumes desapareçam – ou A influência da iluminação artificial sobre o ambiente, Ed. Annablume, 2010, 192p.

Sinopse: Alessandro Barghini analisa os benefícios e os riscos que a iluminação artificial pode apresentar. Alguns desses riscos, infelizmente, têm passado desapercebidos até mesmo pela comunidade científica. Os indícios de que o aumento da iluminação artificial poderia acarretar consequências nefastas para o meio e sobre o homem levaram Barghini a se aprofundar sobre o tema. Seu objetivo principal foi verificar se iluminação artificial noturna seria capaz de atrair insetos vetores de doenças

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas. 

Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa:

i) as produções escritas individuais ou em grupo, especialmente os registros da pesquisa na internet e das questões para discussão com respostas;

ii) a montagem e a apresentação do trabalho de pesquisa;

iii) as charges e/ou tirinhas .

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Fernanda Ribeiro, Escola Estadual Padre José Maria De Man , Minas Gerais - disse:
    fernanda.jribeiro@hotmail.com

    29/05/2015

    Cinco estrelas

    Cara Selma, a elaboração desta aula ficou excelente!! Além de um assunto de grande importancia quanto a degradação de ambientes por extinção de espécies, ainda pode dar um ótimo projeto se houver interdisciplinaridade!! Parabéns!!


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