20/10/2013
Giandréa Reuss Strenzel
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Estabelecer um diálogo de forma coerente;
Desenvolver a criatividade e a imaginação por meio da história;
Representar os personagens que conheceu na história nos momentos de brincadeiras de papéis sociais;
Demonstrar e ampliar os conhecimentos que possui sobre a profissão apresentada ao grupo.
Esta aula é indicada para crianças de 3 a 4 anos de idade. Para a efetivação deste plano é necessário a articulação entre dois profissionais, professor e auxiliar.
1º Momento: Uma música que nos lembra uma história.
Materiais Necessários: tapetes, almofadas e o livro sugerido do plano.
Iniciando o dia, o professor deverá acolher as crianças em espaço aconchegante com tapetes e almofadas em que elas possam se sentar e conversar. Este espaço não necessita ser a sala de referência, mas sim, qualquer espaço da instituição que propicie este momento de conversa. Ao iniciar a conversa, o professor questionará as crianças, perguntando se há algo que desejam contar ao grupo e deixará que se expressem livremente. Após ouvir as crianças que manifestaram este desejo, convidará as crianças para cantarem uma canção em que irão brincar com os nomes dos colegas. O nome da canção é " A canoa Virou". Ao iniciar a canção o professor irá introduzir o nome dos colegas, até que todos sejam contemplados. Uma estratégia interessante e que faz desta situação um momento de descontração e riso é modificar o nome das crianças, como por exemplo João, pode ser Joãozinho, Joãozoca...
A Canoa Virou
A canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa de Maria
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava Maria
Do fundo do mar
Siri pra cá,
Siri pra lá
Maria é bela
E quer casar.
Disponível em: http://letras.mus.br/temas-infantis/956057/
Com o término da brincadeira, a professora deverá perguntar às crianças o que acharam da música, quem já andou em um barco e como é esta sensação. Após ouvir o grupo sobre suas impressões, o professor irá convidá-los para ouvir uma história emocionante: um marinheiro, um homem que trabalha em um barco, vive aventuras e conhece seres mágicos. A narrativa escolhida para este momento é " O barquinho e o Marinheiro" do escritor Jonas Ribeiro. A opção por essa narrativa, dentre tantas outra, é dar visibilidade para essa profissão e instigar a imaginação das crianças pequenas sobre as criaturas que podem habitar o fundo do mar.
Livro: O barquinho e o marinheiro
Escrito por: Jonas Ribeiro
Imagem disponível em: http://www.cortezeditora.com.br/DetalheProduto.aspx?ProdutoId={85235AB0-D7B3-E011-955F-842B2B1656E4}
Acesso em: 09/10/2013
Com o término da narração da história, o professor irá questionar a turma sobre essa profissão. Primeiramente ouvirá os meninos e meninas sobre suas hipóteses e em seguida, explicará que essa profissão é muito antiga e fundamental para levar as pessoas em viagens distantes, bem como, levar os pescadores em alto mar para pescar peixes e outros animais marinhos. Para conhecer mais sobre a profissão, o professor irá propor às crianças e seus familiares que pesquisem e tragam no próximo dia imagens e noticias desta profissão.
2º Momento: A profissão de Marinheiro.
Materiais Necessários: Tesouras, colas, canetas hidrocor, 4 cartolinas, fita adesiva, tapetes e a pesquisa solicitada no dia anterior.
Neste dia, o professor receberá as pesquisas trazidas de casa e organizará junto com as crianças todo o material em fichas individuais, com o nome das crianças e as informações que elas trouxeram sobre a profissão de Marinheiro. Após organizar as fichas, o professor auxiliará as crianças a fixarem-nas no papel pardo, para então dar início às apresentações desse material, convidando os autores da pesquisa para apresentarem o que desejarem. Neste momento, é fundamental que o professor atue como mediador, auxiliando-os a elaborar a sua fala e incentivando-os a compartilharem com o grupo o que descobriram sobre a profissão abordada.
Se o grupo de crianças for grande, sugerimos que esse momento de apresentação seja realizado em subgrupos, deste modo, as crianças se sentirão mais acolhidas em suas falas e poderão prestar mais atenção nos colegas. Com o término das apresentações, o grupo decidirá onde expor sua pesquisa, podendo o professor sugerir que o material fique à disposição da unidade escolar para que outras crianças possam ler e aprender sobre a profissão de Marinheiro.
3º Momento: Um barco de papel e muitas aventuras.
Materiais Necessários: Aparelho de multimídia, papéis coloridos, tesoura, cola, lápis de cor.
Retomando a pesquisa e apresentação do dia anterior, o professor irá convidar as crianças para assistirem um desenho que auxiliará na compreensão desta temática. O vídeo chama-se "Vai dar Samba" (Ver recursos complementares), originado de uma cantiga popular e que transformada em desenho exemplifica a vida de um marinheiro em alto mar, bem como, a produção do samba no Brasil.
Após assistirem o vídeo, o professor irá convidar as crianças para aprenderem uma dobradura de barco (Ver recursos complementares). Essa proposta será realizada em pequenos grupos, sendo que um grupo ficará nas mesas de dobradura em que o professor ensinará a atividade, e o outro grupo estará envolvido com a auxiliar de classe em um espaço previamente organizado. Sugerimos um momento de manuseio de massinha e de leitura de livros.
Dobradura de Barco
Imagem disponível em: http://www.blogdajulieta.com.br/?p=1833
Acesso em: 09/10/2013
Finalizando o plano, o professor convidará as crianças para brincarem com seus barcos na água. Para essa proposição, sugerimos um dia quente, em que as crianças possam brincar com água e criar enredos com seus barcos e outros brinquedos que possam enriquecer esse momento.
Imagem disponível em: http://emeicelisa2013.blogspot.com.br/2013/06/roda-de-conversa-paz-professora-lais.html
acesso em: 10/10/2013
O professor deve observar e registrar como o grupo interagiu nas diferentes propostas e de que forma as rodas de conversa, músicas e histórias, alteraram as relações estabelecidas entre as crianças do grupo. É importante perceber se o livro ampliou as possibilidades de brincadeira, diversificando os repertórios de papéis a serem vivenciados, e se o momento de criação com papel (dobradura) auxiliou no processo de imaginação e criação das crianças.
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