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A matemática está por todo lado

 

20/10/2013

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Distâncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer que estamos inseridos no universo da Matemática;
  • Aperfeiçoar o desenho utilizando a escala;
  • Aprender o que é dobro e metade;
  • Identificar antecessor e sucessor;
  • Realizar cálculos mentais de  porcentagem;
  • Reconhecer que a tecnologia auxilia no processo de alfabetização;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista, que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:         <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em "Cadernos de Formação". Acesso em: 06 de out. 2013.

Esta aula tem como parâmetro a maciça presença da Matemática no cotidiano humano. Por mais que o aluno tenha dificuldades neste conteúdo, não há como “fugir” dela, pois, ela está por todo lado.  

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

A Matemática em nossa casa

A matematica em nossa casa

 

Professor, nesta aula, seu desafio é demonstrar a seus alunos que a Matemática está por todo lado. Ela é uma ciência que relaciona o entendimento coerente e pensativo com situações práticas habituais. Ela compreende uma constante busca pela verdade dos fatos através de técnicas precisas e exatas. Ao longo da história, a Matemática foi sendo construída e aperfeiçoada, organizada em teorias válidas e utilizadas atualmente.
Ela prossegue em sua constante evolução, investigando novas situações e estabelecendo relações com os acontecimentos do dia a dia.

Sítio: Brasil Escola. Imagem e conceito disponíveis em: <http://www.brasilescola.com/matematica/>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Professor, demonstre que a Matemática está em nossa casa. Na cozinha: nas medidas das deliciosas receitas utilizadas pela mamãe; na sala: na ciência utilizada para construir a televisão; no quarto: nas medidas utilizadas na distribuição dos móveis no local; na garagem: nas medidas adequadas para proteger um carro; no banheiro: na quantidade programada de água utilizada para dar a descarga e também é encontrada em outros lugares da casa, mesmo antes dela estar pronta. Para isso, leve para sala de aula a cópia de uma planta de uma casa, ou utilize um projetor multimídia e projete a planta abaixo para que eles compreendam o conceito de escala que vamos trabalhar a seguir. Explore a relação entre o espaço que a planta está representando, ou seja, ela representa uma área de 72m² em um desenho que tem uma média de 15cm. Veja a planta a seguir:

Planta de casa - escala

Fonte: Blog: “Mais ou menos Matemática”. Disponível em: <http://maisoumenosmatematica.blogspot.com.br/2010/07/area-de-figuras-planas.html>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Introduzindo o conceito de escala

Professor, introduza o conceito de escala com seus alunos. A escala é uma linha reta (uma régua, por exemplo) que, dividida em partes iguais, permite representar metros, quilômetros ou outra unidade de medida. Estas escalas são utilizadas para traçar/esboçar distâncias e dimensões de maneira proporcional num plano ou mapa. Conceito extraído do sítio: “Conceito. De”. Disponível em: <http://conceito.de/escala>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Este trabalho possibilita o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento: Matemática, Geografia e Língua Portuguesa, pois as atividades propostas transitam pelos três conteúdos. 

Proponha aos alunos, exteriorizarem o engenheiro que existe dentro de cada um deles. Desafie-os a projetarem edificações.

Aluna UCA

Utilizando os conceitos matemáticos de escala, em seu caderno de Matemática, projete três edificações utilizando a escala 1cm = 1m.

a) Sua própria casa.

b) A casa de seus sonhos.

c) A escola em que estudam.

Dobro e metade

Professor, para concluir este momento, trabalhe com seus alunos os conceitos de dobro e metade.

Dobro: É quando se multiplica por dois (2) uma medida, uma quantidade ou um valor numérico.

Exemplo 1: Como está frio, tenho que tomar o dobro de cuidado para não pegar um resfriado. (Tomar 2 vezes mais cuidado.).

Exemplo 2: Como nas férias muitos parentes vêm nos visitar, nossa casa precisaria ter o dobro do tamanho. (Ter 2 vezes mais cômodos.).

Exemplo 3: Como prêmio por nossa turma ter tirado as maiores notas da escola nestas provas, teremos o dobro de tempo no pátio. (O tempo foi multiplicado por 2.).

Metade: É quando se divide por dois (2) uma medida, uma quantidade ou um valor numérico.

Exemplo 1: Em época de promoção, algumas lojas vendem suas mercadorias pela metade do preço. (Preço dividido por 2.).

Exemplo 2: No jogo de hoje no horário da Educação Física, meu time fez a metade dos gols da semana passada. (Gols dividido por 2.).

Exemplo 3: Como consequência por nossa turma não ter se comportado bem hoje, vamos ter apenas metade de pátio (Tempo de brincar dividido por 2.).

Aluna UCA

Leia e analise atentamente as assertivas. Coloque nos parênteses (D) para o dobro e (M) para a metade.

a) Se vou passear na casa de meu colega e eu não estou acostumado com o lugar, devo ter o/a (   ) de atenção para não me perder.

b) Se o caminho de minha casa até a escola era de 4 km e agora é de 2 km, vou caminhar o/a (   ) do caminho.

c) Se anunciarem na sala que os preços dos alimentos do barzinho da escola vão subir, é melhor eu levar o/a (   ) do dinheiro.

d) Eu sou o goleiro do time da escola. No 1º jogo do campeonato eu levei 4 gols e agora levei 8. Eu levei o/a (   ) de gols.

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

 Jogando com a Matemática

Professor, proponha alguns jogos que desenvolvam o raciocínio lógico e a habilidade de seus alunos para fazer cálculos mentais (sem o auxílio do lápis e papel.). Será necessária a sua mediação para explicar os objetivos dos jogos, pois, apesar de ser muito simples, a orientação está em inglês.

Jogo 1: Descubra o sinal da operação de acordo o resultado.

Jogando com a matematica

Fonte: Sítio: “Os jogos.com.br”. Disponível em: <http://www.ojogos.com.br/jogo/Whats-Your-Sign.html?campaignmedium=casualpromo&campaignelement=thumb4&campaignname=gamepromotion>.  Acesso em: 01 de out. 2013.

 Jogo 2:

Jogo matematica

Fonte: Sítio: “Os jogos.com.br”. Disponível em:<http://www.ojogos.com.br/jogo/mathematics-.html?campaignmedium=casualpromo&campaignelement=thumb4&campaignname=gamepromotion>. Acesso em: 01 de out. 2013.

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Descomplicando a Matemática

Professor, é fundamental retirar da cabeça de seus alunos que a Matemática é difícil ou complicada. Existem várias técnicas para amenizar, “aliviar o peso” desta disciplina. A seguir, apresente a eles uma dessas técnicas ensinada por um garoto de apenas oito anos de idade. Antes, trabalhe com eles os conceitos de sucessor/antecessor e porcentagem.

Antecessor e Sucessor

Professor, para explicar a seus alunos de forma lúdica os conceitos de antecessor e sucessor, conte a seguinte história.

O reino dos sonhos

Trono real - Sucessor e antecessor

Fonte: Sítio: “Selado na promessa”. Imagem disponível em: <http://seladonapromessa.wordpress.com/2011/06/08/como-se-apresentar-diante-de-deus/>. Acesso em: 01 de out. 2013.

 

Em um lugar muito distante, existia um reino muito antigo e poderoso. Neste reino as pessoas viviam maravilhosamente bem umas com as outras. Elas eram amigas e gostavam de ajudar a todos que precisavam. O nome do rei era Auxiliador da Bondade Generosa. Ele teve vários antecessores (reis que reinaram antes dele – seu pai, seu avô, seu bisavô e outros tantos de sua família) e sua esposa estava grávida de um filho que seria seu sucessor (rei que irá reinar depois dele.).

O rei Auxiliador não foi responsável por todas as coisas boas que existiam neste reino, pois, desde muitos séculos os seus antecessores vinham realizando esses grandes feitos. Mas, como todo bom político, ele deu continuidade a essas maravilhas e em sua administração respeitava o povo, dando a eles a dignidade que todo súdito merece ter: vida, saúde, educação, moradia, emprego, lazer e vários outros benefícios.

Aquele povo era muito feliz, pois, era respeitado. O tempo foi passando e o reino só ia melhorando. O filho daquele rei cresceu e se tornou um grande homem. Mas como o tempo passa para todo mundo, seu pai – o rei Auxiliador – também envelheceu e ficou muito doente e após alguns anos veio a falecer. Os súditos ficaram muito tristes e choraram muito, pois, amavam o seu rei, contudo, a alegria deles não morreu, pois, tinha a certeza que seu sucessor daria o melhor de si para que aquele reino continuasse maravilhoso como era. De fato, isso aconteceu e aquele reino viveu feliz por muitos séculos.

Autor: Rones Aureliano de Sousa

Produzindo texto

Professor, aproveite a história e proponha uma atividade interdisciplinar. Solicite que os alunos façam uma releitura da história, ou seja, reconte-a alterando os personagens e o enredo, mas mantendo a ideia de antecessor e sucessor. Após a produção de texto, solicite que troquem as produções; um colega vai ler a história do outro e comentar. Após este trabalho, faça uma exposição no varal de histórias na sala de aula, para que todos tenham acesso às produções dos colegas.

Aluna UCA

Introduzidos os conceitos de antecessor e de sucessor, proponha a atividade abaixo referente à história contada pelo professor. É interessante fornecer uma cópia escrita da mesma, para cada aluno.

1) Qual é o título da história? ______________________________________________

2)  Qual era o nome completo do rei? _______________________________________

3) Naquele reino as pessoas eram tristes ou alegres? Explique.___________________________________________________________________________________________________________________________________

4) O que significa o termo antecessor?________________________________________

5 ) O que significa o termo sucessor?________________________________________

Professor, diga a seus alunos que assim como os reis, os números também possuem antecessores e sucessores, pois, os números naturais nascem da necessidade de os homens contarem quantidades de coisas ou objetos. Esse conceito foi estabelecido a partir da sucessão dos números naturais, que se constitui num conjunto infinito de números, denominado conjunto dos números naturais.

IN = {0, 1, 2, 3, 4, 5, …}

Esse conjunto tem as seguintes características:

  • É representado pelas letras IN (maiúscula);
  • É um conjunto infinito (não tem fim);
  • Todo número natural dado tem um SUCESSOR (número que vem depois do número dado), considerando também o zero.

Por exemplo: 

O sucessor de 0 é 0 + 1 = 1
O sucessor de 5 é 5 + 1 = 6
O sucessor de 57 é 57 + 1 = 58
O sucessor de 113 é 113 + 1 = 114

  • Todo número natural dado, exceto o zero, tem um ANTECESSOR (número que vem antes do número dado.).

Por exemplo:

O antecessor de 1 é 1 – 1 = 0
O antecessor de 7 é 7 – 1 = 6
O antecessor de 14 é 14 – 1 = 13
O antecessor de 73 é 73 – 1 = 72

Fonte: Conceito extraído do sítio: “Colégio Web”. Disponível em: <http://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/4-ano/o-sucessor-e-o-antecessor-de-um-numero-natural.html>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Professor, certamente seus alunos apreenderam os conceitos dos termos, sucessor e antecessor. Agora, proponha a seguinte atividade:

Aluna UCA

1) Qual é o sucessor dos seguintes números:

a) 12: _________________________________________________________________

b) 28: _________________________________________________________________

c) 69: _________________________________________________________________

d) 00: _________________________________________________________________

2) Qual é o antecessor dos seguintes números:

a) 12: _________________________________________________________________

b) 28: _________________________________________________________________

c) 69: _________________________________________________________________

d) 00: _________________________________________________________________

3) Observe a figura abaixo e responda quem é o sucessor ao trono da Inglaterra:

Kate e William - Sucessor

Fonte: Sítio: “Humor Geral”. Disponível em: <http://www.humorgeral.com/humor/quem-vai-ser-o-sucessor-ao-trono-da-inglaterra>. Acesso em: 01 de out. 2013.

                a) (   ) O pai de Kate

                b) (   ) O filho de Kate e William

                c) (   ) O irmão de William

Porcentagem

Professor, explique com suas próprias palavras para seus alunos que porcentagem é quando dividimos um valor ou medida por 100. Qual é a necessidade de sabermos isso? A resposta é simples. É porque em nosso dia a dia, sentimos a necessidade de comprar coisas. Quando pedimos desconto, o vendedor diminui o preço em partes.

Pensemos no seguinte exemplo. O valor de um conjunto de roupas é R$ 100,00. Para calcular a porcentagem, divide-se o valor total (R$100,00) por cem (100) partes iguais, que no caso, daria (R$ 1,00). Agora, é só multiplicar o valor de uma parte (R$ 1,00) pelo valor do desconto dado pelo vendedor (10%).

  • Ficaria assim:

R$ 100/100 partes = 1 (resultado).

1(resultado) x 10% (desconto) = 10 parte que o cliente recebeu de desconto.

R$ 100 (valor inicial) – 10 (valor que o cliente deixou de pagar) = 90.

Logo, o valor que devemos pagar é R$ 90,00.

Veja de outro modo: imagine que o retângulo abaixo é a barra completa de chocolate.

 R$ 10,00 (valor total) 100% do valor do chocolate

Agora, a barra de chocolate está dividida em 10 porções iguais. Cada porção equivale a 10% da barra de chocolate.

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

R$ 1,00 10%

Se o cliente receber um desconto de 10%, basta diminuir uma porção da barra completa. Ficaria assim:

10,00 (Valor total da barra) – 1 parte (Desconto) = 9,00 (Valor que o cliente vai pagar).

Professor, de posse desses conceitos, os alunos estão aptos a assistirem e compreenderem as dicas apresentadas no vídeo a seguir. Para isso, conduza os alunos ao Laboratório de Informática ou projete o vídeo em um projetor multimídia. Mas, se os alunos possuem o laptop do Projeto Um Computador por Aluno – UCA, conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

Menino de 8 anos - bom em matematica

Fonte: Sítio: “Youtube”. Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=oBCdJ_q7urw>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Professor, incentive seus alunos a utilizarem as dicas do menino do vídeo para fazerem cálculos de porcentagem.

Aluna UCA

Utilizando as dicas do menino do vídeo, responda:

a) Quanto é 43% de 432?

b) Quanto é 15% de 123?

Recursos Complementares

- Sítio: “Matemática Essencial”. Disponível em: <http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/>. Acesso em: 01 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, inclusive nos jogos sobre Matemática e verifique se aprenderam: fazer desenhos utilizando a escala; os conceitos de: dobro e metade, sucessor e antecessor e porcentagem. Estas observações serão úteis para que você elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.

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