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Refletindo sobre o uso dos rios brasileiros e suas relações com o relevo

 

18/10/2013

Autor y Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Exercitar o processo de observação da presença dos rios na paisagem;
  • Estabelecer uma relação entre os rios e o  relevo;
  • Observar, coletar e organizar informações referentes ao uso das águas dos rios;
  • Desenvolver uma postura crítica e reflexiva em relação ao uso e a preservação das aguas dos rios.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de bacia hidrográfica e de formas do relevo brasileiro.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo. O contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

ATIVIDADE

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) as bacias hidrográficas (imagem 1), localizadas no interior do continente, são cursos de água natural, geralmente água doce, formada por um rio principal e seus afluentes, que são rios tributários que desaguam no rio principal. Geralmente os rios são utilizados pelos seres humanos para diversos fins e devido à sua presença e importância, torna-se necessário conhecer suas características e compreender a sua função na vida da população, tendo como ponto de partida o lugar em que vivem os alunos.

Sendo assim, faz-se necessário possibilitar aos alunos momentos de análise sobre a importância dos rios para a sociedade e de reflexões sobre a sua presença no seu uso no dia a dia.

 

Imagem 1: Ilustração Bacia Hidrográfica

 

 

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/-6JVWKq9xM_0/T68YQw_JxfI/AAAAAAAAJzk/1RCIWnslysI/s1600/1.JPG

Acesso em: outubro de 2013

 

Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre o principal rio do município em que vivem e, em seguida, registrarem no caderno:

  • o nome do principal rio do município;
  • Onde fica a nascente do desse rio;
  • O lugar em que esse rio deságua;
  • As atividades que são desenvolvidas utilizando a água desse rio.

No dia combinado os alunos deverão apresentar e conversar sobre suas descobertas.

COMENTÁRIO: Lembre os alunos que o rio faz parte de uma bacia hidrográfica, o rio nasce e deságua em um determinado lugar e, ao longo do seu curso, recebe água de seus afluentes, muitas vezes as águas do rio que passam pelo lugar em que moramos vieram de outros rios e, também, irão passar em outros lugares, formando as bacias hidrográficas.  

 

SEGUNDO MOMENTO

Professor(a) para realizar esta atividade, as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), poderão utilizar o equipamento em sala. A atividade também poderá ser desenvolvida no Laboratório de Informática da Escola. Com o computador conectado a internet, solicite aos alunos que acessem o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no endereço web: http://atlasescolar.ibge.gov.br/ que é o link do Atlas Geográfico Escolar Digital (imagem 2).

 

Imagem 2: Atlas Escolar Digital - IBGE

 Atlas Escolar Digital - IBGE 2

Disponível em: http://atlasescolar.ibge.gov.br/

Acesso em: outubro de 2013

 

Depois, oriente os alunos a acessarem o link MAPAS, seguido de MAPAS DO BRASIL e, posteriormente o link FEDERAÇÃO E TERRITÓRIO (imagem 3).

 

Imagem 3: Atlas Escolar Digital - IBGE

Atlas Escolar Digital - IBGE 2

Disponível em: http://atlasescolar.ibge.gov.br/mapas-atlas/mapas-do-brasil

Acesso em: outubro de 2013

 

E, finalmente, que acessem o link POLÍTICO, que abrirá a imagem do Mapa Político do Brasil (imagem 4 e 5).

Imagem 4: Atlas Escolar Digital - IBGE

4  

Disponível em: http://atlasescolar.ibge.gov.br/mapas-atlas/mapas-do-brasil/federacao-e-territorio

Acesso em: outubro de 2013

 

Imagem 5: Mapa Político do Brasil - IBGE

Mapa Político do Brasil - IBGE

Disponível em: http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf

Acesso em: outubro de 2013

 

COMENTÁRIO: O processo de alfabetização cartográfica é contínuo, aproveite o momento para abordar os elementos que compõem o mapa como: titulo, escala, orientação (rosa dos ventos), fonte e a legenda.

Em seguida, proponha aos alunos as seguintes atividades de observação do Mapa Político do Brasil:

a. Localize o estado em que moram.

b. Identifique a capital do estado em que moram.

c. Observe a existência de rios no estado em que moram. 

Solicite que retornem no endereço web http://atlasescolar.ibge.gov.br/mapas-atlas/mapas-do-brasil/federacao-e-territorio e acessem o link FÍSICO (imagem 6).

 

Imagem 6: Mapa Físico do Brasil - IBGE

 Imagem 6: Mapa Físico do Brasil - IBGE

Disponível em: http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf

Acesso em: outubro de 2013

 Agora, com o Mapa Físico do Brasil na tela, proponha coletivamente as atividades a seguir:

Atividade

1. Localize o estado em que moram.

2. Identifique os principais rios do estado em que moram.

3. Observe a legenda:

a. O que ela indica?

b. A cor mais clara indica o que?

c. E a mais escura?

d. Podemos afirmar que a alteração das cores na legenda refere-se à variação da altitude do relevo?

e. Quais são os pontos de maior altitude no relevo do Brasil?

f. Qual a altitude media da maior parte do estado em que você mora? 

4. Observando a altitude do relevo e os principais rios do estado em que você mora identifique para que direção o rio segue?

5. Para você, existe relação entre o relevo o os cursos dos rios? Explique.

COMENTÁRIO: O relevo brasileiro apresenta Planaltos que são superfícies com elevação e aplainadas, de maior altitude, marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é superior ao de acúmulo de sedimentos, as Planícies que são superfícies relativamente planas, de menor altitude, onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste e a Depressão Absoluta que é a região que fica abaixo do nível do mar e a Depressão Relativa que fica acima do nível do mar, regiões de menor altitude.

Posteriormente, oriente os discentes a acessarem o Mapa do Relevo do Brasil no endereço web http://www.escolakids.com/public/images/legenda/96216aafcb60044406aa43d2a75a98c9.jpg e que  realizem, coletivamente, a seguinte atividade:

Atividade: Observando o Mapa do relevo do Brasil, na tela do computador:

Imagem 7: Mapa Relevo do Brasil

Imagem 7: Mapa Relevo do Brasil

 

Disponível em: http://www.escolakids.com/public/images/legenda/96216aafcb60044406aa43d2a75a98c9.jpg

Acesso em: outubro de 2013

a. Localize o estado em que moram.

b. Compare o mapa das formas do relevo com o mapa da altitude.

c. Identifique a forma do relevo do estado em que moram.

 

TERCEIRO MOMENTO

Professor(a) inicie a aula evidenciando a importância dos rios para os seres humanos e que, dependendo da sua localização, suas águas são utilizadas para diversos fins. Para que os alunos compreendam melhor a função dos rios nas sociedades solicite uma pesquisa, em sala de aula, utilizando como fonte de pesquisa a internet. Para tanto, sugerimos as seguintes etapas:

 

Etapa 1:  Pesquisa

1. Organize os alunos em duplas;

2. Retorne ao mapa “Mapa Físico do Brasil” - IBGEno link http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_fisico.pdf

3. Peça para que os alunos identifiquem e selecionem um rio que se localiza em área de planalto e outro que se localiza em área de planície;

4. Para conhecer um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas nos rios de planície e de planalto, solicite-lhes que pesquisem e que:

a. Descubram em que estado e em que região se localiza estes rios;

b. Identifiquem no mapa do relevo do Brasil a localização do lugar e em que tipo de relevo está localizado;

c. Quais são as atividades desenvolvidas nestes rios e que fatores levaram a serem desenvolvidas neste lugar;

d. Estabeleçam uma relação entre a forma do relevo em que o rio se localiza e as atividades desenvolvidas.

5. Pesquisem e organizem uma apresentação utilizando os recursos da informática. Sugere-se que apresente imagens para ilustrar as descobertas. 

 

Etapa 2:  Socialização

1) No dia combinado os alunos deverão apresentar os resultados de suas pesquisas.

2) No final das apresentações sistematize, coletivamente, as descobertas dos alunos em um quadro (figura 1) que poderá ficar em exposição na sala de aula.

 Figura 1: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS RIOS BRASILEIROS 

RIOS DE PLANALTO RIOS DE PLANÍCIE
 

 

 

 

 

     Fonte: Arquivo do autor

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto.

Acesso em: maio de 2013

 

Água

Disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/agua.html.

Acesso em: maio de 2013

 

Portal do São Francisco – Relevo Brasileiro

Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/relevo-brasileiro/relevo-brasileiro.php.

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A habilidade  de utilizar a informática como um recurso par a aprendizagem;
  5. A capacidade de leitura e analise de mapas;
  6. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  7. A elaboração da apresentação e o domínio do conteúdo.   
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