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Contextualizando o alfabeto português e as vogais

 

20/10/2013

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o alfabeto Português;
  • Aprender sobre a influência da colonização brasileira em nosso alfabeto;
  • Compreender que o surgimento do alfabeto significa um avanço no processo de civilização humana;
  • Conhecer o alfabeto: as consoantes e as vogais;
  • Reconhecer a fundamental importância das vogais na formação de palavras;
  • Reconhecer que a tecnologia auxilia no processo de alfabetização;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista, que as pessoas possuem sobre o assunto.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita. Além disto, é preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informações sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, acesse o sítio: “MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Disponível em:         <http://pacto.mec.gov.br>. Clique em “Cadernos de Formação”. Acesso em: 06 de set. 2013.

Esta aula tem como parâmetro o processo de alfabetização e letramento nas séries iniciais do ensino Fundamental. O enfoque principal é a utilização das vogais na formação de palavras.

1º Momento: aproximadamente 60 minutos.

Conhecendo nosso alfabeto: Brasileiro ou Português?

Alfabeto vivo

Blog: Cris Mandarini. Imagem disponível em: <http://crismandarini.blogspot.com.br/2012/03/riscos-de-alfabeto.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Professor, apresente a imagem do alfabeto acima. Utilize um projetor multimídia ou faça um cartaz para deixar exposto na sala de aula. A imagem é do alfabeto Português com “pernas” e “braços”. Sabe por quê? A resposta é simples: porque o alfabeto é tão rico em sua grafia e nos possibilita tantas variações e combinações para a formação de palavras, que nos permite compreender que ele está vivo.

E em relação ao nome de nosso alfabeto, é possível que algum aluno venha a perguntar: “por que nosso alfabeto se chama Português se nós moramos no Brasil”? É o momento adequado para explicar. Caso queira, parta da seguinte linha de raciocínio:

          Bandeira de Portugal  Bandeira do Brasil

Bandeira de Portugal. Imagem disponível em: <http://www.guiageo-portugal.com/bandeira.htm>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Bandeira do Brasil. Imagem disponível em: <http://www.infoescola.com/brasil/bandeira-do-brasil/>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Em um determinado período da história – por volta do ano 1500, existia um território chamado de “Terra da Santa Cruz” (hoje conhecido por Brasil) habitado por homens de costumes simples que viviam em harmonia com a natureza, pois, retirava dela todo o seu sustento (alimentação). Esse território não era comandado por ninguém, pois, não havia a necessidade de alguém comandá-lo, pois, como já falado, viviam todos em paz e na tranquilidade entre si e com a natureza.

Por um acidente de percurso (erro no caminho), a paz e a tranquilidade desse território chegaram ao fim. Navegantes de um país chamado Portugal (situado na Europa), procuram um país chamado Índia, mas avistaram 1º o nosso território. Pensando que havia chegado às Índias, chamou os habitantes da Terra de Santa Cruz de índios e os colonizaram (apropriaram desse território e ali aplicaram suas leis, seu modo de viver, sua cultura e seus costumes).

Após muitos anos, nosso território mudou algumas vezes de nome e deixou de ser colônia de Portugal, contudo, muitos costumes dos europeus foram mantidos, inclusive a língua. Assim, nosso alfabeto também não sofreu alteração e até hoje é conhecido por Português e não Brasileiro.

 

Professor, é importante explicar a seus alunos que o nome alfabeto, é de origem grega (alphabetos) – inspirado no alfabeto grego – através do latim (alphabetum), constituída pelas duas primeiras letras do alfabeto grego (alfa e beta, correspondentes às nossas letras A e B, respectivamente), e significa um conjunto de letras usadas para escrever.

Conceito extraído do sítio: Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto>. Acesso em: 10 de out. 2013.

A criação do alfabeto foi uma evolução na história humana, pois, por meio dele nos diferenciamos dos outros animais pelo fato de nossa comunicação ser muito mais eficiente do que a deles.  Os outros animais só se correspondem por meio de sons, o que os impossibilita de se comunicarem se estiverem muito distante uns dos outros. Já os seres humanos – por meio da escrita – pode se comunicar com outros seres humanos que estão em outros bairros, outras cidades, outros estados e até mesmo em outros países.

Chame a atenção dos alunos para a presença das consoantes: K, W e Y, que foram incorporadas ao nosso alfabeto recentemente, com a nova reforma ortográfica, apesar de serem pouco utilizadas em nosso vocabulário, elas têm uma forte presença em palavras de origem estrangeiras e nomes próprios.

Professor, para verificar se os alunos compreenderam o que lhes foi exposto, proponha a seguinte atividade.

Aluna UCA

1) Quantas letras possuem o nosso alfabeto? _______________________________

2) Por que na imagem que abre esta aula, as letras de nosso alfabeto estão com “braços” e “pernas”?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Marque um (X) na alternativa que considerar correta. Considerando que nós moramos no Brasil, o nosso alfabeto é chamado:

a) (   ) Brasileiro

b) (   ) Brasiliense

c) (   ) Portuguense

d) (   ) Português

4) Observe as bandeiras acima de Brasil e Portugal. Agora, colora as que estão abaixo de acordo com suas cores originais.

a) Bandeira do Brasil para colorir

Sítio: "Desenho para colorir.net". Imagem disponível em: <http://desenhoparacolorir.net/desenho-da-bandeira-do-brasil-para-colorir>. Acesso em: 10 de out. 2013.

b) Bandeira de Portugal para colorir

Sítio: "Colorir grátis". Imagem disponível em: <http://www.colorirgratis.com/desenhos-de-bandeiras-dos-paises-de-europa-para-colorir_2.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

2º Momento: aproximadamente 60 minutos.

As vogais na formação de palavras

As vogais na centopeia

Blog da Professora Ananda Schultz. Imagem disponível em: <http://profanandaschultz.blogspot.com.br/2011/09/vogais.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Professor, inicie este momento falando da importância das vogais na formação de palavras. Das 26 letras do nosso alfabeto, apenas 05 são vogais, mas sem elas, é impossível formar alguma palavra na língua portuguesa. Proponha a seus alunos fazer este teste. Seguramente eles não conseguirão.

Para apresentar as vogais de forma lúdica, exiba o vídeo abaixo. Para isso, conduza os alunos ao Laboratório de Informática ou projete o vídeo em um projetor multimídia. Mas se os alunos possuem o laptop do Projeto Um computador por Aluno (UCA) conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).

As vogais - video

Sítio: "Youtube". Vídeo completo disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=nL4QDKXm6_Y>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Professor, para exercitar a memória de seus alunos, proponha a atividade abaixo.

Aluna UCA

1) No vídeo que assistimos, foi apresentadas palavras que se iniciam com vogais. Coloque sua memória para trabalhar e escreva duas palavras iniciadas com as vogais:

a) A: _____________________________; __________________________________

b) E: _____________________________; __________________________________

c) I: _____________________________; ___________________________________

d) O: _____________________________; ___________________________________

e) U: _____________________________; ___________________________________

Atividades de casa - aluno UCA

1) Agora, com a ajuda de sua família, tente se lembrar de três nomes de pessoas iniciadas com cada uma das cinco vogais.

Lembre-se que nomes de pessoas devem iniciar com letra maiúscula.

a) A: ______________________; ________________________; __________________

b) E: ______________________; ________________________; __________________

c) I: ______________________; ________________________; __________________

d) O: ______________________; ________________________; __________________

e) U: ______________________; ________________________; __________________

2) Ainda com a ajuda de sua família, tente se lembrar de três nomes de países, estados brasileiros ou cidades iniciadas com cada uma das cinco vogais.

Lembre-se que nomes de países devem iniciar com letra maiúscula.

a) A: ______________________; ________________________; __________________

b) E: ______________________; ________________________; __________________

c) I: ______________________; ________________________; __________________

d) O: ______________________; ________________________; __________________

e) U: ______________________; ________________________; __________________

Professor, relembre seus alunos da importância das vogais na formação de sílabas, palavras, frases e textos. Exija deles atenção em seu emprego, pois, uma simples vogal pode modificar totalmente uma palavra.

Veja um exemplo:

C O P O: recipiente utilizado para beber algum líquido.

C O P A: Cômodo de uma casa, extensão da cozinha. 

B O B O: Aquele que só diz ou faz coisas que a ninguém interessam.

B A B A: secreção mucosa que escorre da boca de alguns animais, inclusive do ser humano.

Aluna UCA

1) Utilize as vogais entre parênteses e forme palavras.

a) (   ) F __ R __ F __ (Utilize as vogais A e O).

b) (   ) C __ V __ L __ (Utilize as vogais A e O).

C) (  ) S __ L __ D __ (Utilize a vogal A).

d) (   ) __ V __ (Utilize as vogais U e A).

e) (   ) __ L __ F __ N T __ (Utilize as vogais E e A).

3º Momento: aproximadamente 60 minutos.

É exercitando que se aprende

Professor, a teoria é de fundamental importância para o aprendizado de crianças, contudo, a prática é indispensável. Assim, oportunize seus alunos a praticarem alguns exercícios para aperfeiçoar o emprego das vogais.

A primeira sugestão é o jogo da memória. Crie fichas de dupla face: de um lado, uma das vogais e um desenho de algo que se inicia com aquela vogal, do outro lado, uma estampa qualquer. Lembrando que no lado da estampa, não pode haver nada que leve o aluno a fazer associações.

Aluna UCA

1) Jogo da memória. Exercite sua memória: tente encontrar duas fichas com a mesma vogal e o mesmo desenho. Quando não virar duas fichas idênticas na sequência, desvire as fichas e passe a vez para o outro jogador. À medida que encontrar o par idêntico, retire as fichas do jogo e retenha com você. No final, vence o jogo que estiver com o maior número de fichas.

Jogo da memoria - vogais

Blog da Professora Ananda Schultz. Imagem disponível em: <http://profanandaschultz.blogspot.com.br/2011/09/vogais.html>. Acesso: em 10 de out. 2013.

2) Observe as figuras abaixo e faça o que se pede.

Atividades - vogais2b)Atividades - vogais1

a)

Atividades - vogais4d) Atividades - vogais3

c)

Blog Giselle Padilha 09. Imagens e exercícios disponíveis em: <http://gisellepadilha09.blogspot.com.br/2012/05/complete-com-as-vogais.html>. Acessadas em: 10 de out. 2013.

Outras possibilidades

Professor, se quiser poderá utilizar alguns jogos online. Veja a sugestão abaixo de uma “Carta enigmática”. Para isso, leve-os ao Laboratório de Informática ou utilizem os laptops do Projeto UCA, caso sua escola participe do programa. Você poderá também criar uma “Carta enigmática” em que os alunos devem completar somente com vogais.

Vogais - link

Fonte: Sítio “Pingado.com”. Disponível em: <http://www.pingado.com/portfolio/jogos_animacoes/0906itau_carta_enigmatica.swf>, Acesso em: 11 de out. 2013.

Recursos Complementares

Sugestões de sítios para o professor:

- Blog: Cris Mandarini. Imagem disponível em: <http://crismandarini.blogspot.com.br/2012/03/riscos-de-alfabeto.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

- Sítio: "Wikipédia, a enciclopédia livre". Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto>. Acesso em: 10 de out. 2013.

- Blog da Professora Ananda Schultz. Imagem disponível em: <http://profanandaschultz.blogspot.com.br/2011/09/vogais.html>. Acesso em: 10 de out. 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avaliação formativa que leve em consideração todo o processo de construção do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, Brasília: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participação e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se: conheceram e aprenderam o alfabeto português, aprenderam sobre a colonização brasileira, compreenderam que o surgimento do alfabeto significou um avanço no processo de civilização humana, conheceram as vogais e também a sua fundamental importância na formação de palavras; desenvolveram a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema; desenvolveram atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.

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