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As vias de transporte do Brasil: analisando as rodovias, ferrovias e hidrovias do estado em que moro

 

18/10/2013

Autor y Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Exercitar o processo de observação e leitura de mapas;
  • Observar e analisar as informações referentes às vias de transporte do estado em que vivem;
  • Sistematizar as informações referentes à presença das vias de transporte existente no estado em que vivem.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos da divisão politica do Brasil e de vias de transporte.  

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

ATIVIDADE

 

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) a circulação de pessoas e produtos no Brasil ocorre, principalmente, pelos meios de transporte terrestre: rodoviário, ferroviário e aquático. Sendo assim, faz-se necessário possibilitar aos alunos momentos de análise e de reflexão sobre a presença destes meios de transporte para a circulação de mercadorias interferindo diretamente na economia do país.

Figura 1: Ilustração Mapa do Brasil Político

Mapa Político do Brasil - IBGE 

Fonte: http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf

 Acesso em: outubro de 2013

 

Para realizar esta atividade, as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), poderão utilizar o equipamento em sala de aula ou no Laboratório de Informática da Escola. Com o computador conectado a internet, acesse o site do Ministério dos Transportes (Figura 2) no endereço web: http://www.transportes.gov.br/ Acesso em outubro de 2013.

Figura 2: Página Inicial do Ministério dos Transportes

Página Inicial do Ministério dos Transportes

Fonte: http://www.transportes.gov.br/

Acesso em: outubro de 2013

Depois, acesse o link MAPAS E INFORMAÇÕES, na barra superior seguido de MAPAS E GEOINFORMAÇÕES (Figura 3).

Figura 3: Página Inicial do Ministério dos Transportes

Figura 3: Página Inicial do Ministério dos Transportes

Fonte: http://www.transportes.gov.br/

Acesso em: outubro de 2013

E, finalmente, no link MAPAS E GEOINFORMAÇÕES, poderá realizar downloads de mapas do Brasil.

Figura 4: Página Inicial do Ministério dos Transportes

Figura 4: Página Inicial do Ministério dos Transportes 

Fonte: http://www.transportes.gov.br/.

Acesso em: outubro de 2013

COMENTÁRIO: O processo de alfabetização cartográfica é contínuo, aproveite o momento para abordar os elementos que compõem o mapa como: título, escala, orientação (rosa dos ventos), fonte e a legenda.

1. Inicialmente solicite aos alunos que acessem o Mapa Rodoviário (Figura 5).

Figura 5: Mapa Rodoviário do Brasil

 Figura 5: Mapa Rodoviário do Brasil

Fonte: http://www2.transportes.gov.br/bit/01-inicial/07-download/rodo2013.pdf

Acesso em: outubro de 2013

Direcione as seguintes atividades de observação do Mapa Rodoviário do Brasil:

a. Localize o estado em que moram.

b. Identifique a capital do estado em que moram.

c. Observe a existência de rodovias no estado em que moram. 

d. E na região em que se localiza o seu estado identifique a presença das rodovias.

e. Em que região apresenta uma menor concentração de rodovias? 

f. Por qual motivo você acredita que exista a concentração de rodovias nesta região?

 

SEGUNDO MOMENTO

1. Solicite aos alunos que acessem o Mapa Ferroviário do Brasil (Figura 6).

Figura 6: Mapa Ferroviário do Brasil

 Figura 6: Mapa Ferroviário do Brasil

Fonte: http://www.transportes.gov.br/public/arquivo/arq1368557187.pdf

Acesso em: outubro de 2013

Direcione as seguintes atividades de observação do Mapa Ferroviário do Brasil:

a. Localize o estado em que moram.

b. Observe a existência de ferrovias construídas no estado em que moram. 

c. E na região em que se localiza o seu estado existem ferrovias construídas?

d. Em que região apresenta uma maior concentração de ferrovias? 

e. Para que direção do país as ferrovias estão direcionadas?

 

TERCEIRO MOMENTO

1. Solicite aos alunos que acessem o Mapa Hidroviário do Brasil (Figura 7).

Figura 7: Mapa Hidroviário do Brasil

 

Figura 7: Mapa Hidroviário do Brasil

Fonte: http://www.transportes.gov.br/public/arquivo/arq1368557214.pdf

Acesso em: outubro de 2013

 

Observe no mapa Hidroviário do Brasil:

a. O estado em que moram.

b. Observe a existência de trechos navegáveis no estado em que moram. 

c. E na região em que se localiza o seu estado é possível identificar a presença de trechos navegáveis?

d. Em que região apresenta uma maior concentração de trechos navegáveis? 

e. Para você por qual motivo os trechos navegáveis localizam-se nesta região?

f. Faça uma lista com os nomes dos estados que apresentam portos fluviais.

g. Agora, faça uma lista com os nomes dos estados que apresentam portos marítimos.

h. Qual a diferença de localização existente entre os portos fluviais e os portos marítimos?

Professor(a) para que os alunos sistematizem o conhecimento em relação as vias de transporte do estado em que moram sugerimos a elaboração de um texto coletivo seguindo as seguintes etapas:

  • Retorne nos mapas rodoviários, ferroviários e hidroviários do Brasil utilizados nas aulas anteriores.
  • Compare os mapas das vias de transporte do estado e sistematize, coletivamente, as descobertas dos alunos em um texto coletivo, com o objetivo de possibilitar aos alunos conhecerem como as pessoas e as mercadorias circulam pelo estado.
Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

 

Ministério dos Transportes

Disponível em: http://www.transportes.gov.br/

Acesso em: outubro de 2013

 

G1- Ministérios dos Transportes

Disponível em: http://g1.globo.com/topico/ministerio-dos-transportes/

Acesso em: outubro de 2013

 

O portal das rodovias do Brasil

Disponível em: http://estradas.com.br/

Acesso em: outubro de 2013

 

Ferrovias do Brasil

Disponível em: http://ferroviasdobrasil.blogspot.com.br/

Acesso em: outubro de 2013

 

Transporte hidroviário do Brasil

Disponível em: http://www2.transportes.gov.br/bit/04-hidro/hidro.html

Acesso em: outubro de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A habilidade  de realizar a leitura de mapas como um recurso de aprendizagem;
  4. A sistematização e a elaboração dos conhecimentos construídos.   
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