18/10/2013
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Com esta aula o aluno poderá:
Domínio dos conceitos da divisão politica do Brasil e de vias de transporte.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) a circulação de pessoas e produtos no Brasil ocorre, principalmente, pelos meios de transporte terrestre: rodoviário, ferroviário e aquático. Sendo assim, faz-se necessário possibilitar aos alunos momentos de análise e de reflexão sobre a presença destes meios de transporte para a circulação de mercadorias interferindo diretamente na economia do país.
Figura 1: Ilustração Mapa do Brasil Político
Fonte: http://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_politico.pdf
Acesso em: outubro de 2013
Para realizar esta atividade, as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), poderão utilizar o equipamento em sala de aula ou no Laboratório de Informática da Escola. Com o computador conectado a internet, acesse o site do Ministério dos Transportes (Figura 2) no endereço web: http://www.transportes.gov.br/ Acesso em outubro de 2013.
Figura 2: Página Inicial do Ministério dos Transportes
Fonte: http://www.transportes.gov.br/
Acesso em: outubro de 2013
Depois, acesse o link MAPAS E INFORMAÇÕES, na barra superior seguido de MAPAS E GEOINFORMAÇÕES (Figura 3).
Figura 3: Página Inicial do Ministério dos Transportes
Fonte: http://www.transportes.gov.br/
Acesso em: outubro de 2013
E, finalmente, no link MAPAS E GEOINFORMAÇÕES, poderá realizar downloads de mapas do Brasil.
Figura 4: Página Inicial do Ministério dos Transportes
Fonte: http://www.transportes.gov.br/.
Acesso em: outubro de 2013
COMENTÁRIO: O processo de alfabetização cartográfica é contínuo, aproveite o momento para abordar os elementos que compõem o mapa como: título, escala, orientação (rosa dos ventos), fonte e a legenda.
1. Inicialmente solicite aos alunos que acessem o Mapa Rodoviário (Figura 5).
Figura 5: Mapa Rodoviário do Brasil
Fonte: http://www2.transportes.gov.br/bit/01-inicial/07-download/rodo2013.pdf
Acesso em: outubro de 2013
Direcione as seguintes atividades de observação do Mapa Rodoviário do Brasil:
a. Localize o estado em que moram.
b. Identifique a capital do estado em que moram.
c. Observe a existência de rodovias no estado em que moram.
d. E na região em que se localiza o seu estado identifique a presença das rodovias.
e. Em que região apresenta uma menor concentração de rodovias?
f. Por qual motivo você acredita que exista a concentração de rodovias nesta região?
SEGUNDO MOMENTO
1. Solicite aos alunos que acessem o Mapa Ferroviário do Brasil (Figura 6).
Figura 6: Mapa Ferroviário do Brasil
Fonte: http://www.transportes.gov.br/public/arquivo/arq1368557187.pdf
Acesso em: outubro de 2013
Direcione as seguintes atividades de observação do Mapa Ferroviário do Brasil:
a. Localize o estado em que moram.
b. Observe a existência de ferrovias construídas no estado em que moram.
c. E na região em que se localiza o seu estado existem ferrovias construídas?
d. Em que região apresenta uma maior concentração de ferrovias?
e. Para que direção do país as ferrovias estão direcionadas?
TERCEIRO MOMENTO
1. Solicite aos alunos que acessem o Mapa Hidroviário do Brasil (Figura 7).
Figura 7: Mapa Hidroviário do Brasil
Fonte: http://www.transportes.gov.br/public/arquivo/arq1368557214.pdf
Acesso em: outubro de 2013
Observe no mapa Hidroviário do Brasil:
a. O estado em que moram.
b. Observe a existência de trechos navegáveis no estado em que moram.
c. E na região em que se localiza o seu estado é possível identificar a presença de trechos navegáveis?
d. Em que região apresenta uma maior concentração de trechos navegáveis?
e. Para você por qual motivo os trechos navegáveis localizam-se nesta região?
f. Faça uma lista com os nomes dos estados que apresentam portos fluviais.
g. Agora, faça uma lista com os nomes dos estados que apresentam portos marítimos.
h. Qual a diferença de localização existente entre os portos fluviais e os portos marítimos?
Professor(a) para que os alunos sistematizem o conhecimento em relação as vias de transporte do estado em que moram sugerimos a elaboração de um texto coletivo seguindo as seguintes etapas:
Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):
Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.
Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
Ministério dos Transportes
Disponível em: http://www.transportes.gov.br/
Acesso em: outubro de 2013
G1- Ministérios dos Transportes
Disponível em: http://g1.globo.com/topico/ministerio-dos-transportes/
Acesso em: outubro de 2013
O portal das rodovias do Brasil
Disponível em: http://estradas.com.br/
Acesso em: outubro de 2013
Ferrovias do Brasil
Disponível em: http://ferroviasdobrasil.blogspot.com.br/
Acesso em: outubro de 2013
Transporte hidroviário do Brasil
Disponível em: http://www2.transportes.gov.br/bit/04-hidro/hidro.html
Acesso em: outubro de 2013
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
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