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Utilizando a noção de lateralidade para fazer labirintos e traçar rotas no Google maps

 

13/10/2013

Autor y Coautor(es)
MARIANA MARTINS PEREIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as competências da área 2 da matriz do ENEM que é utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela é proposto para essa aula o seguinte objetivo:

  • Utilizar a noção de lateralidade para resolver situações cotidianas.
Duração das atividades
4horas/aula (50 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ângulos de 45° e 90° graus.
Estratégias e recursos da aula
  • Computador com acesso à internet para todos os alunos
  • Fotocópias das atividades sugeridas

 

Antes de colocar em prática o planejamento a seguir, acesse a proposta da aula intitulada “A geometria como recurso para o ensino da noção de lateralidade” disponível em  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51358>(Acesso em 15 de setembro de 2013), pois a mesma apresenta considerações iniciais importantes e complementares para realização dessa aula.

Primeiro Momento:

Professor (a), o objetivo é trabalhar noções de lateralidade que são importantes e úteis em diversas situações do dia a dia.  Inicie a aula, no laboratório de informática,  e oriente os alunos a acessarem à internet no jogo “Daqui pra lá, de lá pra cá” disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?212_mapa.swf>. Acesso em 08 agosto de 2013.

Primeiramente, peça aos alunos para clicarem no ícone “COMO JOGAR” para que eles consigam aprender como jogar e quais são os objetivos do jogo, conforme ilustra a Figura 1.

Figura 1: Imagem das instruções iniciais do jogo “Daqui pra lá, de lá pra cá”

Figura 1: Imagem das instruções iniciais do jogo “Daqui pra lá, de lá pra cá”

Fonte: Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?212_mapa.swf>.  Acesso em 08 ag. 2013.

Em seguida, oriente-os a escolher o nível do jogo “Fácil” e vai aparecer a tela conforme ilustra a Figura 2.

Figura 2: Imagem inicial do jogo

Figura 2: Imagem inicial do jogo

 Fonte: Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?212_mapa.swf>. Acesso em 08 ag. 2013.

Nesse jogo, o participante recebe diversas tarefas, ele precisa percorrer a cidade fazendo o menor trajeto possível e para fazer esse trajeto  terá que escolher as direções para serem seguidas: frente, virar à esquerda 90 graus, virar à esquerda 45 graus, virar à direita 45 graus e virar à direita 90 graus. Deixe que os alunos joguem os níveis “FÁCIL” e “DIFÍCIL” e motive-os a acessarem o jogo em casa.

Segundo Momento:

Assim como no labirinto, usamos  no dia a dia usamos expressões à direita, à esquerda, à frente e outras como em cima, em baixo, atrás e na frente para indicar um caminho a alguém que está perdido ou indicar a localização de um objeto etc.

Na sala de aula, distribua para cada aluno fotocópias dos dois labirintos  sugeridos na figura 3 e na figura 4 e os desafie a buscar estratégias para encontrar o caminho de saída. A medida que os alunos vão conseguindo realizar a tarefa, oriente-os a colorir todo o percurso para que eles consigam visualizar que em cada labirinto forma uma imagem. Essa atividade servirá para que os alunos criem estratégias, trabalhem a questão da lateralidade, testem hipóteses, além de proporcionar um momento lúdico para os alunos.

Figura 3: Exemplo de realização a atividade do labirinto

Figura 3: Exemplo de realização a atividade do labirinto

Fonte: Imagem adaptada da revista ART LABIRINTO. PUZZLE JAPONÊS.  Rio de Janeiro, Ano 01 – nº 1. ISSN 1806-7859.

Figura 4: Exemplo de realização a atividade do labirinto

Figura 4: Exemplo de realização a atividade do labirinto

Fonte: Imagem adaptada da revista ART LABIRINTO. PUZZLE JAPONÊS.  Rio de Janeiro, Ano 01 – nº 1. ISSN 1806-7859.

Terceiro Momento:

No laboratório de informática, com acesso à internet, oriente os alunos a acessarem o Labirinto (figura 5) on line que está disponível em <http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/> (Acesso em 09 de outubro de 2013). Para levar o ratinho até o centro do labirinto (onde está o queijo), os alunos precisam usar as setas do teclado.

Figura 5: Print screen da página inicial do Labirinto

Figura 5: Print screen da página inicial do Labirinto.

Fonte: Disponível em <http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/>. Acesso em 09 out. 2013.

Após cumprirem a missão de levar o ratinho até o queijo, oriente os alunos a voltarem na página inicial no endereço <http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/> e clique no “Construtor de Labirintos” (Figura 6). Esse aplicativo é muito interessante, pois cada aluno pode construir seu próprio labirinto utilizando inúmeras imagens e caminhos diferentes. A figura 7 ilustra um modelo de labirinto que pode ser construído. A manipulação do aplicativo é intuitiva, pois basta passar o mouse sobre as ferramentas e aparecerão algumas informações sobre elas.

Figura 6: Print screen da página inicial do Construtor de Labirintos

Figura 6: Print screen da página inicial do Construtor de Labirintos.

Fonte: Disponível em <http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/>. Acesso em 09 out. 2013.

Figura 7: Modelo de labirinto que pode ser construído

Figura 7: Modelo de labirinto que pode ser construído

Fonte: Labirinto construído a partir do aplicativo disponível em <http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/>. Acesso em 09 out. 2013

Quando todos os alunos tiverem criado o seu labirinto, se for possível, imprima e oriente-os a desafiarem o seu colega em uma disputa para ver quem conseguirá completar a missão o mais rápido possível. Peça que alguns alunos falem a sequência de comandos (à direita, à esquerda, à frente, atrás) necessários para cumprirem a missão. Se não for possível imprimir, peça que os alunos troquem de lugar com o seu colega no laboratório de informática e realizem a atividade on line.

Para finalizar, ainda no mesmo endereço <http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/>, oriente-os a acessarem o aplicativo “Encontre a frase” (Figura 8). Para cumprir a tarefa do aplicativo é preciso seguir o caminho do diagrama com borda vermelha no diagrama de borda verde e descobrir a frase escondida, onde cada jogador tem que clicar nas letras para marcar seu caminho e clicar no botão “Conferir” para verificar sua resposta.

Figura 8: Print screen da página inicial do Labirinto

Figura 8: Print screen da página inicial do Labirinto.

Fonte: Labirinto construído a partir do aplicativo disponível em <http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/>. Acesso em 09 de out. 2013

Quarto Momento:

Professor (a), depois de trabalharmos com várias propostas direcionadas a lateralidade nos momentos anteriores, a proposta agora é que cada aluno construa no aplicativo do Google disponível no link <https://maps.google.com.br/>,(Acesso em 11 de outubro de 2013), uma rota que oriente o caminho a percorrer para se sair de um local e chegar em outro. Para isso, peça a cada aluno que digite um endereço, o qual deseje partir e outro em que se deseje chegar. A figura 9 mostra um exemplo onde, o caminho de partida (A) é o aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte-MG e o destino (B) é A Universidade Federal de Minas Gerais situada na Av. Antônio Carlos, nº 6627.

A figura 10 apresenta uma rota para chegar ao destino de carro, ressaltando em cada etapa quais são as direções a serem seguidas.

Permita que cada aluno apresente para os demais colegas qual foi a sua rota e quais são as direções a serem seguidas para que se chegue ao destino escolhido por eles.

Figura 9: Print screen da página inicial do Labirinto.

Figura 9: Print screen da página inicial do Labirinto.

Fonte: Aplicativo disponível em <https://maps.google.com.br/>.Acesso em 11 de out. de 2013.

Figura 10: Print screen do modelo de uma rota sugerida pelo aplicativo

Figura 10: Print screen do modelo de uma rota sugerida pelo aplicativo

Fonte: Rota sugerida pelo aplicativo do google disponível em <https://maps.google.com.br/>Acesso em 11 out. 2013.

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que você acesse o link a seguir:

MM MAT – Anos Iniciais

Fonte: Disponível em <http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/>. Acesso em 09 out. 2013.

Avaliação

Professor (a), avalie se cada participante está envolvido com a proposta e também avalie se os alunos estão realizando as atividades propostas no laboratório de informática conforme orientação.

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