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Refletindo sobre a produção e o destino do lixo doméstico

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poderá:

  • Exercitar o processo de observação da produção e da presença do lixo;
  • Observar, coletar e organizar informações referentes a produção do lixo doméstico;
  • Desenvolver uma postura crítica e reflexiva em relação a produção e o destino do lixo doméstico.
Duração das atividades
03 horas aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio dos conceitos de meio ambiente e paisagem urbana.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetização na Idade Certa as diferentes áreas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que é o da valorização dos “conhecimentos oriundos das diferentes áreas que podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade”.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser analisado de maneira neutra e apolítica, é de extrema importância compreender o papel e a contribuição das disciplinas que compõem o currículo nesse nível de ensino. O caráter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na prática docente, as diversas transformações de ordem cultural, política e econômica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca é demasiado repetir que uma alfabetização com qualidade é essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inserção depende, em grande parte, do processo de alfabetização. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribuição a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

ATIVIDADE

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) atualmente a paisagem urbana sofre com os diferentes tipos de poluição que, a cada dia,  tem aumentado em função da expansão urbana e da mudança de hábitos da população. Um dos grandes problemas urbanos é a produção dos resíduos sólidos (lixo) e o seu destino.  Vários são os atores que são responsáveis pela produção dos resíduos sólidos como as indústrias, comércios e as residências. Nesta proposta de aula destacaremos o papel de cada indivíduo na produção e a sua responsabilidade pelo destino dos resíduos sólidos produzidos.

Sendo assim, faz-se necessário possibilitar aos alunos momentos de reflexão e análise sobre os seus hábitos e a importância de mudanças tendo em vista a melhoria do meio ambiente.  

Inicie a aula pela leitura individual da crônica de Luís Fernando Veríssimo – “O lixo” - do livro O analista de Bagé disponível no endereço web http://www.nre.seed.pr.gov.br/goioere/arquivos/File/anexo1_cronica_o_lixo.pdf  (Acesso em outubro de 2013).

 

O LIXO
 

Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
- Bom dia...
- Bom dia.
- A senhora é do 610.
- E o senhor do 612
- É.
- Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente...
- Pois é...
- Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo...
- O meu quê?
- O seu lixo.
- Ah...
- Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena...
- Na verdade sou só eu.
- Mmmm. Notei também que o senhor usa muito comida em lata.
- É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar...
- Entendo.
- A senhora também...
- Me chame de você.
- Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim...
- É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas, como moro sozinha, às vezes sobra...
- A senhora... Você não tem família?
- Tenho, mas não aqui.
- No Espírito Santo.
- Como é que você sabe?
- Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo.
- É. Mamãe escreve todas as semanas.
- Ela é professora?
- Isso é incrível! Como foi que você adivinhou?
- Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora.
- O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo.
- Pois é...
- No outro dia tinha um envelope de telegrama amassado.
- É.
- Más notícias?
- Meu pai. Morreu.
- Sinto muito.
- Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos.
- Foi por isso que você recomeçou a fumar?
- Como é que você sabe?
- De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo.
- É verdade. Mas consegui parar outra vez.
- Eu, graças a Deus, nunca fumei.
- Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo...
- Tranqüilizantes. Foi uma fase. Já passou.
- Você brigou com o namorado, certo?
- Isso você também descobriu no lixo?
- Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora. Depois, muito lenço de papel.
- É, chorei bastante, mas já passou.
- Mas hoje ainda tem uns lencinhos...
- É que eu estou com um pouco de coriza.
- Ah.
- Vejo muita revista de palavras cruzadas no seu lixo.
- É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é.
- Namorada?
- Não.
- Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha.
- Eu estava limpando umas gavetas. Coisa antiga.
- Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte.
- Você já está analisando o meu lixo!
- Não posso negar que o seu lixo me interessou.
- Engraçado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la. Acho que foi a poesia.
- Não! Você viu meus poemas?
- Vi e gostei muito.
- Mas são muito ruins!
- Se você achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles só estavam dobrados.
- Se eu soubesse que você ia ler...
- Só não fiquei com eles porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela?
- Acho que não. Lixo é domínio público.
- Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso?
- Bom, aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que...
- Ontem, no seu lixo...
- O quê?
- Me enganei, ou eram cascas de camarão?
- Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei.
- Eu adoro camarão.
- Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode...
- Jantar juntos?
- É.
- Não quero dar trabalho.
- Trabalho nenhum.
- Vai sujar a sua cozinha?
- Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora.

- No seu lixo ou no meu?

 

Após a leitura realize um conversa coletiva com os alunos sobre a crônica. Questione-os sobre:

  • Quem mora no apartamento 610?
  • E no apartamento 612?
  • Por qual motivo o morador do 610 utiliza comida em lata?
  • A família da moradora do 612 mora no estado do Espírito Santo. Qual o nome da capital do estado? E de que região este estado faz parte?
  • Como foi possível para o vizinho descobrir o estado em que mora a família de sua vizinha?
  • O que aparece no lixo dos moradores que não deve ser consumido e que faz mal para a saúde?
  • O que o vizinho encontrou no lixo que possibilitou que ele percebesse que sua vizinha tinha terminado o namoro?
  • O vizinho encontrou poesias escritas no lixo. Por qual motivo ele não ficou com as poesias?
  • Você concorda que o lixo produzido por uma pessoa é uma propriedade particular?
  • Você concorda que através do lixo, o particular se torna público? Por qual motivo?
  • Você já parou para observar o seu lixo? O que tem jogado nele?

 

SEGUNDO MOMENTO

Solicite aos alunos que acompanhem, durante uma semana, o que tem produzido de resíduos sólidos (lixo seco e lixo úmido) ao longo do dia e que preencham o quadro (figura 1) com o nome do produto que consumiu e o que produziu de lixo. Não é necessário anotar os resíduos sólidos produzidos pela higiene pessoal.

Figura 1: Modelo de quadro de acompanhamento de resíduos sólidos produzidos durante uma semana

DIA DA SEMANA

PRODUTO CONSUMIDO

RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDO

SEGUNDA

banana

bala

casca

papel

TERÇA

 

   

QUARTA

 

   

QUINTA

 

   

SEXTA

 

   

SÁBADO

 

   

DOMINGO

 

   

Fonte: Elaboração própria

COMENTÁRIO: Para realizar a atividade é importante explicar para os alunos sobre a diferença entre lixo seco e lixo úmido. O lixo seco é o que pode ser reciclado: papelão, PET, plásticos, latinhas, sucatas, papéis, jornais e vidros de embalagens limpos e sem tampas. E o lixo úmido que é composto por materiais orgânicos e não recicláveis como as cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida. 

 

Após a coleta de dados, registrados no quadro, proponha as seguintes atividades:

  1. Analise o quadro em que você anotou o nome dos resíduos sólidos produzidos durante uma semana. Depois, responda as questões propostas:
  2. Observe a lista com o nome dos produtos consumidos e faça uma lista com o nome dos produtos industrializados e dos produtos naturais consumidos por você durante uma semana. 

 

PRODUTOS NATURAIS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS
 

 

 

 

 

 

 

 

 

a. Você consome mais produtos industrializados ou naturais?

b. Analisando a lista dos produtos consumidos. Para você, como anda a sua alimentação?

c. Você considera que é necessário melhorar a sua alimentação? O que seria possível fazer? 

d. Em que lugar você depositou os resíduos sólidos produzidos por você ao longo de uma semana?

e. Faça uma lista com o nome dos resíduos sólidos que você produziu e que poderiam ser reciclados?

f. O que você poderia fazer para diminuir a produção de resíduos sólidos?

g. Você saberia dizer qual o destino final dos resíduos sólidos produzidos por você?

h. De quem é a responsabilidade pelos resíduos sólidos que você produziu? Justifique sua resposta.

 

COMENTÁRIO: Estabeleça uma relação interdisciplinar com Ciências e proponha uma ampliação do assunto com a discussão sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis que interfere na melhoria da qualidade de vida e também na diminuição da produção de resíduos sólidos industrializados. 

 

3. Em dupla, realize uma pesquisa na Prefeitura do município, em sites ou em outras fontes que possam fornecer informações sobre a produção e o destino final dos resíduos sólidos produzidos pela população do lugar em que você vive. Procure descobrir:

a. Qual a produção diária de lixo do seu município?

b. Em que lugar o lixo é depositado? Em aterros sanitários? Se não, em que lugar?

c. Existe no município em que vocês vivem coleta seletiva dos resíduos sólidos? Por qual motivo?

d. Para vocês, os resíduos sólidos produzidos pela população do município em que moram são tratados de forma correta?

e. O que seria possível fazer para melhor o cuidado com os resíduos sólidos produzidos em seu município? Tem alguma sugestão? Qual?

f. No dia combinado com o professor e os colegas apresentem os dados da pesquisa.

 

4. Sugere-se a leitura e a discussão do texto Quem produz o lixo tem que cuidar dele disponível no endereço web http://g1.globo.com/nova-etica-social/platb/2013/07/03/quem-produz-o-lixo-tem-que-cuidar-dele/ (Acesso em outubro de 2013). Para tanto, providencie cópias do texto ou encaminhe os alunos para o laboratório de informática para que, com as máquinas conectadas a internet, tenham acesso ao texto para a leitura.

 

COMENTÁRIO: Professor(a) para realizar esta atividade, possibilite aos alunos que apresentem suas descobertas e conversem sobre o assunto conduzindo as apresentações para que seja possível propor algumas ações que contribuam para diminuir os impactos provocados pelos resíduos sólidos no meio ambiente.

 

TERCEIRO MOMENTO

Professor(a) espera-se que a partir da pesquisa e da discussão proposta, realizada no segundo momento desta aula, os alunos tenham apresentado sugestões de ações práticas que sinalizem a mudança de seus hábitos e propostas atividades que possam ser desenvolvidas com a comunidade escolar. Para continuação e fechamento dessa discussão sugere-se, então, duas atividades.

1ª atividade:

A produção coletiva de um folder ou prospecto, que é um tipo de impresso publicitário, de apenas uma folha, geralmente produzido em papel A4, frente e verso, para divulgar as informações levantadas durante a pesquisa e sugestões de como cuidar dos resíduos sólidos domésticos produzidos pela comunidade escolar. O folder pode ser produzido coletivamente ou individualmente, conforme decisão do grupo.

2ª atividade:

Sugere-se que, seja realizada na escola, a encenação da crônica de Luís Fernando Veríssimo – “O lixo” - do livro O analista de Bagé e, após a apresentação da peça teatral sejam distribuídos os folders para os participantes.

 

COMENTÁRIO: Estabeleça uma relação interdisciplinar com Português para a produção do folder e Artes Cênicas e Artes Visuais para a preparação do cenário e a organização e desenvolvimento da peça teatral.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura e pesquisa para o professor(a):

 

Entendendo o Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa.

Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto.

Acesso em: maio de 2013

 

O que é lixo seco?

Disponível em: http://separeseulixo.com.br/?pagina=4

Acesso em: outubro de 2013

 

O que é lixo úmido?

Disponível em: http://separeseulixo.com.br/?pagina=6

Acesso em: outubro de 2013

  

Quem produz o lixo tem que cuidar dele

Disponível em: http://g1.globo.com/nova-etica-social/platb/2013/07/03/quem-produz-o-lixo-tem-que-cuidar-dele/.

Acesso em: outubro de 2013

 

Dicas de como fazer um folder

Disponível em: http://www.des1gnon.com/2011/06/dicas_folder/.

Acesso em: outubro de 2013

 

VERISSIMO, Luis Fernando. O lixo. In.: VERISSIMO, Luis Fernando. O analista de Bagé.

Disponível em: http://www.nre.seed.pr.gov.br/goioere/arquivos/File/anexo1_cronica_o_lixo.pdf

Acesso em: outubro de 2013

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A capacidade de registrar, observar e analisar situações do dia a dia;
  5. A habilidade  de trabalhar em grupo e de realizar pesquisas, que é um dos importantes recursos para aprendizagem;
  6. A elaboração e a apresentação utilizando diferentes linguagens do que foi compreendido.
  7. O desempenho na apresentação teatral.
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