O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Lendas Urbanas: ai, que medo!

 

24/10/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer lendas urbanas.
  • diferenciar lendas de lendas urbanas.
  • criar uma lenda urbana, a partir de palavras dadas.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • habilidades de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Acesso à internet.
  • Vídeo.
  • datashow
  • Trabalho em grupo
Professor, o gênero "lendas urbanas" é muito interessante e os alunos gostam. 

monstros

Imagem disponível em: http://www.x-colawilson.com/t258-artigolendas-urbanas  Acesso em: 15 out. 2013.

MÓDULO 1 - LER, LER E LER.....TUDO DE BOM!!!

ATIVIDADE 1

  • PROFESSOR, Comece a aula, perguntando aos alunos:

VOCÊ ACREDITA EM LENDAS URBANAS OU EM ALGO SOBRENATURAL?

 ACREDITANDO OU NÃO, ELAS SÃO CONTADAS EM TODAS AS PARTES DO MUNDO, ATERRORIZANDO MUITAS PESSOAS. E VOCÊ , O QUE ACHA?

Professor, deixe os estudantes falarem à vontade sobre o tema para depois você introduzir o assunto da aula.

 

ATIVIDADE 2

Apresente no datashow o vídeo: 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7rc3LmjMcw4 Acesso em: 15 out. 2013

Lendas Urbanas - A boneca enfeitiçada.

Ao final do vídeo, pergunte aos alunos:

  • O que acham que aconteceu com a menina?

 

ATIVIDADE 3

Para saberem um pouco mais sobre as lendas urbanas, apresente aos estudantes os seguintes slides:

slide 1

SOBRE AS LENDAS URBANAS

 

slide 2

Lendas Urbanas mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. Geralmente são histórias que guardam algumas verdades mas como são transmitidas através do efeito “telefone sem fio” sofrem distorções grotescas, visto que cada um conta a história da forma que acha mais interessante. Pela falta de provas e pelas alterações que sofrem ninguém fica sabendo ao certo aonde começa e aonde termina a verdade embutida em uma lenda urbana. Mesmo assim não deixam de ser interessante e um tanto assustadoras.

slide 3

As Lendas urbanas sempre fizeram parte do conhecimento popular. Não importa a cidade em que você more, certamente existe uma história misteriosa contada por algum dos moradores capaz de fazer você passar a noite em claro ou ficar bastante incomodado com os piores pesadelos.

slide 4

 Mesmo quando não havia internet, as LENDAS URBANAS se propagavam rapidamente e com muita facilidade. Embora pouca coisa tenha sido provada, os mistérios permanecem e há quem diga que tudo isso é verdade. Prepare-se para conhecer alguns dos piores pesadelos de sua vida.

slide 5

Não importa no que você acredite ou não. É possível perceber o medo estampado em seus olhos ao ficar de frente para o sobrenatural. Seu coração dispara, suas mãos começam a tremer e o suor pinga de sua testa. Não há o que fazer, você não tem forças para continuar e, imóvel, apenas espera pelo seu fim.

 

Converse com os alunos sobre:

  • Vocês conhecem alguma lenda urbana?
  • Qual/is?

 

ATIVIDADE 4

Professor, reproduza para os alunos cópias dos textos abaixo. Distribua os textos para grupos de 4 ou 5 alunos cada. Faça de modo que os textos passem em cada grupo. No final, todos deverão ter lido todas as lendas. Peça para que as leiam com bastante atenção.

LENDA 1 - A mulher da estrada-mundo

Essa também é muito conhecida, seu surgimento ocorreu em meados dos anos 50/60 devido ao grande crescimento de rodovias que se deu nesses anos. Na maioria das vezes, a lenda fala de uma mulher loira (que pode ser trocada por uma índia ou prostituta) que fica na beira da estrada pedindo carona para os motoristas que passam, quando um resolve parar (muitas vezes caminhoneiros) ela conduz a pessoa até um cemitério próximo, chegando lá a bela mulher desaparece deixando o motorista sem entender nada, logo depois ele a reconhece na foto de uma das lápides. Em outras versões ela simplesmente desaparece dentro do próprio veículo, depois o motorista descobre pelos moradores das redondezas que a moça havia sido atropelada há muitos anos naquela mesma estrada.  Algumas vezes, antes de desaparecer, o espírito da mulher pede ao motorista que ele construa uma capela no lugar onde ele a encontrou para que assim ela possa finalmente descansar em paz. Há ainda versões em que ela se deita com o motorista que quando acorda no dia seguinte descobre que ela simplesmente desapareceu sem deixar vestígios de sua existência. Uma versão mais sangrenta diz que a loira, antes de desaparecer, seduz o motorista que quando tenta beijá-la, acaba perdendo a língua.

Outras versões dessa lenda se passam em cidades grandes e são protagonizadas por motoristas de táxi, nelas o taxista recebe uma passageira muito bela e jovem, ela pede uma corrida até um cemitério qualquer da região, chegando lá ela dá ao motorista o endereço de sua casa e diz que lá ele irá receber seu pagamento, no dia seguinte, quando o motorista vai receber o dinheiro, o pai da menina lhe diz que é impossível sua filha ter feito essa corrida, afinal, ela havia morrido há muitos anos. O taxista, sem entender nada, fica ainda mais confuso ao reconhecer numa foto a menina que ele conduziu no dia anterior.

Disponível em: http://ahduvido.com.br/50-lendas-urbanas Acesso em 13 out. 2013.

LENDA 2 - A Loira do banheiro ou a mulher de algodão

Loira do banheiro

Essa é sem dúvida a lenda mais conhecida da lista, já tinha ouvido diversas versões diferentes em diversos estados diferentes (em Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Bahia e Espírito Santo, em cada lugar é uma história diferente …) dessa mesma lenda, mas no final, a base era quase sempre a mesma. Uma aluna (algumas vezes uma professora) loira e muito bonita que aparece nos banheiros dos colégios assustando os estudantes que matam aula. Uma constate em todas as versões é o algodão, a Loira está sempre envolta nele, ou com ele saindo de suas feridas, olhos e ouvidos. Algumas versões a retratam como um professora que foi assassinada por alunos revoltados, que não satisfeitos, a torturaram fazendo cortes profundos em sua pele e enfiando algodão nas feridas. Em outras versões ela é uma aluna que morreu no banheiro da escola enquanto matava aula (às vezes devido a um escorregão que terminava com sua cabeça na privada, outras vezes ela morria sufocada com um mau cheiro que saía do ralo, bizarro mesmo!), após sua morte, seu espírito passou a ficar vagando pelos banheiros assustando os alunos que matam aula como ela fazia. Nesse caso, o algodão é referente aos tufos que os médicos enfiam no nariz, boca e ouvidos dos mortos por conta das secreções post mortem. Há ainda quem diga que pode-se invocar a Loira do Banheiro dando descarga três vezes, depois chutando o vaso uma vez e por fim virando-se rapidamente para o espelho. Outras vertentes dizem que basta falar 5 vezes Maria Sangrenta na frente do espelho à meia noite.

Disponível em:  http://ahduvido.com.br/50-lendas-urbanas  Acesso em 13 out. 2013.

LENDA 3 O Palhaço da Kombi


Em meados de 1990 uma estória assombrou a grande São Paulo. Por ocasião do lançamento de uma série especial no jornal NP chamada "os Crimes que abalaram o Mundo".
Foi apresentado o caso de um Palhaço norte americano que na década de 60 assassinava crianças. Alguém inspirado na reportagem começou a difundir a história de que um palhaço na cidade de Osasco estaria roubando crianças para vender seus órgãos, moda na época, aos poucos a estória chegou em toda grande São Paulo, e ganhava tons cada vez mais verídicos, agora o palhaço atacava em todo a região, tinha dois ajudantes, uma Kombi azul, e só atacava em escolas publicas.
A história chegou ao ponto que pessoas juravam ter visto reportagem no "AQUI AGORA", e realmente o boato foi tão forte que o NP chegou a dar algumas capas para a "gangue do Palhaço", uma escola (nome desconhecido), em Mauá chegou a ser "atacada" pelo Palhaço, todos sabiam de alguém que conhecia a vítima, mas ninguém conhecia a própria vítima.

Texto disponível em: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/186058/ Acesso em: 15 out. 2013.

 

LENDA 4 - A Mulher de branco

No folclore brasileiro, o mito é descrito como sendo a materialização de um fantasma de mulher que, aparentando ser real e de grande beleza física, seduz homens solitários e os convence a acompanhá-la até à sua casa. Invariavelmente seguem-na até às proximidades de um cemitério, por volta da meia-noite, quando então são informados ser ali a sua morada, desaparecendo em seguida.

Texto disponível em; http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/186058/ Acesso em: 16 out. 2013.

Agora, depois de lidas as lendas, vamos conversar?

  • Qual a lenda de que gostaram mais? Por quê?
  • Qual ou quais as impressões que as lendas causaram em vocês?

 

  • Professor, permita que seus alunos falem e apresentem seus pontos de vista sobre as lendas.

 

MÓDULO II - PRODUZINDO UMA LENDA URBANA

 

ATIVIDADE 1

  • PROFESSOR,  distribua os estudantes em grupos e reproduza cópia do texto abaixo para os grupos. 

Peça que leiam o texto com atenção e depois, cada grupo deverá ficar responsável por resumir uma parte do texto motivador para os colegas. O professor deve direcionar os grupos, dividindo o texto entre eles.

 

COMO FUNCIONAM AS LENDAS URBANAS

Em 1994, a polícia de Las Vegas relatou uma preocupante série de crimes ocorridos na área. A primeira vítima foi um homem de Ohio que estava na cidade para um congresso de vendas. No bar do hotel, o homem iniciou uma conversa com uma atraente mulher. Segundo ele, os dois ficaram conversando e tomaram alguns drinks no decorrer de umas duas horas. Em algum momento, o homem apagou e quando voltou a si, ele se viu deitado numa banheira de hotel coberto de gelo. Ao lado, no chão, havia um telefone e um bilhete dizendo "Ligue para o 911 senão você vai morrer". Ele chamou uma ambulância e foi levado às pressas ao hospital, onde os médicos o informaram de que tinha passado por uma grande cirurgia. Um de seus rins foi removido, aparentemente por uma gangue que vende órgãos humanos no mercado negro. Após esta ocorrência, muitos crimes similares foram relatados, fazendo com que a polícia de Las Vegas emitisse avisos aos turistas.

 

 

Há uma boa probabilidade de você ter escutado esta história ou alguma variação dela. As notícias sobre os "ceifadores de órgãos" de Las Vegas passaram por milhares e milhares de pessoas no decorrer de dez anos. Foi repetida de boca em boca, por e-mail e até mesmo através de folhetos impressos. Mas não há absolutamente nenhuma evidência que alguma coisa desse tipo tenha ocorrido em Las Vegas ou em qualquer outro lugar. Esta história fictícia é essencialmente uma lenda urbana, um incrível conto passado de uma pessoa a outra como sendo verdadeiro.

Neste texto, vamos conhecer as lendas urbanas e saber como são, de onde vêm e porque se propagam tão rapidamente. Também iremos explorar algumas ideias referentes ao seu significado social e ver como as histórias se modificam no decorrer dos anos.

De modo geral, uma lenda urbana é qualquer história fictícia da atualidade, dita como verdadeira, que alcança um público muito grande ao ser passada de uma pessoa a outra. Muitas foram inspiradas em um evento real, mas evoluíram ao serem transmitidas verbalmente. Não é possível rastrear uma lenda para descobrir a sua origem: elas parecem ter vindo de lugar nenhum.

 

 

Lenda ou falta de informação?

 

Os folcloristas apresentaram diversas definições para as lendas urbanas. Para muitos, uma lenda é uma história com personagens e alguma trama. Já outros atribuem às lendas as informações falsas amplamente divulgadas. Por exemplo, uma crença errônea de que você irá automaticamente concluir a faculdade em um semestre se o seu companheiro de quarto se matar é geralmente considerado uma lenda urbana.

Mesmo que estes "fatos" nem sempre possuam as características narrativas de uma lenda típica, são passados de uma pessoa para outra e geralmente possuem os elementos: alerta, terror ou humor nos contos. Lendas urbanas específicas podem ser propagadas tanto como fato ou como história. Por exemplo, alguém poderia lhe dizer que há jacarés gigantes no esgoto de Nova York ou poderia lhe contar sobre um grupo de garotos que tropeçou num destes animais.

As lendas urbanas estão em todo lugar, mas há alguns aspectos que se repetem. Normalmente, as lendas se caracterizam pela combinação de humor, terror, alerta, embaraço, moralidade ou apelo à empatia. Geralmente têm um enredo imprevisível, mas verossímil o suficiente para ser considerado verdadeiro.

 

Na história dos ceifadores de órgãos, você pode observar como estes elementos se juntam. O aspecto mais extraordinário é a sensação de terror: a imagem do homem que ao acordar se vê deitado numa banheira cheia de gelo com um rim a menos é realmente lúgubre. Mas o gancho real é o alerta. De tempos em tempos, muitas pessoas viajam para cidades desconhecidas e Las Vegas é um dos pontos turísticos mais populares do mundo. Esta história também traz uma lição de moral: a de que o executivo acabou numa situação desagradável, depois de tomar uns drinques no bar e flertar com uma mulher misteriosa.

Isto é chamado de conto preventivo. Outra vertente que surgiu recentemente numa torrente de reportagens é a história da contaminação por fluidos do corpo humano encontrados numa comida de restaurante. O que mais se espalhou foi o rumor da presença de ratos e camundongos em garrafas de refrigerante e outros alimentos pré-embalados.

Há também muitas histórias de contaminação que têm a ver com a injeção de drogas não intencional. Uma lenda particularmente difundida relata que os traficantes de drogas estavam revestindo tatuagens temporárias com LSD. Eles fornecem estas tatuagens às crianças que as aplicam e assim absorvem a droga através da pele. Supostamente, esta seria uma maneira de fazer com que as crianças ficassem viciadas em LSD e se tornassem clientes habituais. Embora repetidos anúncios públicos afirmem que esta história não é verdadeira, pessoas preocupadas continuam a advertir sobre estas tatuagens, colocando avisos em delegacias policiais, escolas e outros locais públicos.

Nem todas as lendas urbanas possuem aspectos tão mórbidos e pesados. Muitas delas não têm nenhum elemento preventivo ou moral. São simplesmente histórias engraçadas ou piadas comuns contadas como se realmente tivessem acontecido. Uma delas relata que um homem fez um seguro da sua valiosa caixa de charutos, fumou todos eles e depois tentou receber o seguro alegando que foram danificados num incêndio. Um outro conto fala sobre o motorista bêbado que foi parado pela polícia. O policial manda o homem sair do carro para um teste de sobriedade. Mas quando o teste está para começar, um outro carro cai numa vala. O policial corre para ajudar o outro motorista e o homem bêbado aproveita a oportunidade para fugir. Quando chega em casa, ele rapidamente adormece no sofá. De manhã, ele ouve batidas na sua porta, abre e encontra o mesmo policial da noite anterior. O homem jura que estava em casa a noite toda até que o policial pede para olhar a sua garagem. Quando abre o portão, ele fica chocado ao ver o carro do policial estacionado lá ao invés do seu próprio.

Esta história sobre o carro policial se espalhou pelo mundo de formas diferentes. Foi até assunto de um filme "Gênio Indomável", onde um dos personagens diz que isto aconteceu com um de seus amigos. 

Texto e imagens disponíveis em: http://pessoas.hsw.uol.com.br/lendas-urbanas.htm Acesso em: 15 out. 2013.

 

ATIVIDADE 2

 

Produção de texto

Professor, a ideia é solicitar aos alunos que criem uma lenda urbana. Para tanto, eles terão que usar as dez palavras sugeridas abaixo para compor o texto, que deverá fazer sentido. 

  • Professor, você pode sugerir outras palavras. Fique à vontade. 

 

MONSTRUOSO               CRIANÇAS

DECAPITADO                   FUTEBOL

OBESO                               TAÇA

VAGALUMES                      ÁRVORES

MULETA                             VÍRUS

 

Os estudantes deverão escrever os textos diretamente no computador. Eles deverão salvá-lo em word e enviar para o e-mail da professora que os devolverá corrigidos. Poderão procurar imagens na internet para ilustrar os textos.

 

ATIVIDADE 3

Depois de corrigidos os textos, o professor e os alunos poderão publicá-los no blog da turma ou afixá-los nos murais da escola.

Recursos Complementares

Professor, para auxiliá-lo na tarefa de ensinar, acesse:

 

Aula Portal do Professor:

Avaliação
  • A avaliação deverá ser um processo contínuo de observação e reflexão por parte do professor, em todas as atividades propostas.  A reflexão deve servir para que o professor repense sua prática pedagógica, principalmente se algum aluno se mostrar desinteressado pelas atividades.

Professor, avalie, principalmente, a capacidade de os estudantes trabalharem em grupo, bem como a capacidade  deles organizarem o texto usando as palavras sugeridas, de forma que o texto tenha sentido. Para avaliar, você pode usar os critérios:

  • (   ) criatividade
  • (     ) ortografia
  • (     ) coesão
  • (     ) coerência
  • (     ) estrutura sintática
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 7/7 - 100%
  • Quatro estrelas 0/7 - 0%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alex, Centro de Integração Empresa-Escola , Distrito Federal - disse:
    allex-amaral@hotmail.com

    19/09/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito da proposta pedagógica. Com certeza vou aplicar aos meus alunos, com algumas adaptações. Grato pela disponibilidade do arquivo.


  • susi de fatima batista, em nazira anache , Mato Grosso do Sul - disse:
    susifatima@hotmail.com

    14/11/2013

    Cinco estrelas

    Ótima aula, contemplou a criatividade, coesão, boa ortografia, coerencia na abordagem dos assuntos.


  • cicera, indigena direito de aprender do povo anace , Ceará - disse:
    raylannefreitas@hotmail.com

    07/11/2013

    Cinco estrelas

    Muito criativo, farei com os meus alunos!!!


  • Maurioni de Souza, E.E.B "Cruz e Sousa" , Santa Catarina - disse:
    maurioni@unetvale.com.br

    07/11/2013

    Cinco estrelas

    trabalho bem elaborado


  • Raquel Gizelle Modesto Silva, Secretaria Municipal de Educação , Goiás - disse:
    raquelgizelle@gmail.com

    07/11/2013

    Cinco estrelas

    A professora Marta Pontes Pinto reuniu nesta aula um tema interessante e sugestivo; o uso das novas tecnologias( que motiva os jovens a serem mais participativos); a pesquisa (que informa,e mobiliza ); a produção oral e escrita( Principal foco do professor). Fora a socialização, interação, motivação ,conhecimentos e informação. Elementos cruciais nesta aula. O que se observa neste Planejamento é a preocupação da professora em diagnosticar o assunto(lendas Urbanas) para depois sistematizá-lo .


  • Antonio dos Santos Vieira, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA , Bahia - disse:
    antinuos@gmail.com

    30/10/2013

    Cinco estrelas

    excelente. criativo. envolvente. experimentarei a ideia e direi posteriormente os resultados.


  • MARTA CEZAR SAPATA, EEB OSVALDO REIS , Santa Catarina - disse:
    martagaucha@hotmail.com

    28/10/2013

    Cinco estrelas

    Vocês estão de parabéns! Adorei essa sugestaõ.Irei trabalhar com meus alunos. Obrigada, pela dica!


REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.