14/10/2013
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
Investigar os principais motivos bilaterais, que levam imigrantes bolivianos a migrarem principalmente para a Região Metropolitana de São Paulo.
Investigar relações entre a imigração de povos latino-americanos e as formas contemporâneas de escravidão.
Reconhecer o papel dos consumidores de produtos de grifes famosas na erradicação da escravidão, e o papel da Justiça no combate a esse mal.
Investigar informações sobre as relações diplomáticas, comerciais e culturais entre o Brasil e a Bolívia.
Migrações internacionais: definição e contextualização
Relações internacionais do Brasil com os países da América Latina: histórico e conceituação
Solidariedade universal: princípios
Aula recomendada para a segunda série do ensino médio.
http://debatendo-a-educacao.blogspot.com.br/2011/02/os-tipo-de-alunos.html
Os professores de História, Artes, Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia poderão dar grande contribuição no desenvolvimento desta aula.
O professor de Geografia deverá dividir a sala em grupos, distribuindo matérias jornalísticas para leitura. Elas serão impressas ou lidas diretamente no computador. Para a segunda opção, os alunos deverão estar no laboratório de informática. As leituras serão feitas em voz alta, estimulando a participação de todos.
Sugestões de matérias jornalísticas abordando a temática da vinda de bolivianos ao Brasil e o problema recorrente da escravidão de parte desses imigrantes podem ser encontradas em
Roupas da Le Lis Blanc são fabricadas com escravidão Operários estrangeiros em SP são resgatados de trabalho escravo Governo pede prioridade em caso de morte de menino boliviano em SP MTE resgata 28 trabalhadores em SP http://blog.mte.gov.br/trabalho/detalhe-2176.htm#.UkhBm9KkrxQ
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Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava http://reporterbrasil.org.br/2011/08/roupas-da-zara-sao-fabricadas-com-mao-de-obra-escrava/ Estrangeiros resgatados de escravidão no Brasil são 'ponta de iceberg' http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130508_trabescravo_estrangeiros_fl.shtml Voltar para a Bolívia não é uma opção, diz vítima de exploração em SP http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110818_bolivianos_pc_pai.shtml Flagrante de trabalho escravo muda paradigmas de atuação no setor têxtil |
Quadro 1: Sugestão de matérias jornalísticas para leitura sobre escravidão de bolivianos em São Paulo GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Conversa entre professoresO deslocamento internacional de pessoas tem motivações econômicas, sociais, políticas, religiosas e até mesmo naturais (enchentes, explosões vulcânicas, secas etc.). A decisão de deixar o seu local de origem envolve questões afetivas, portanto pessoais. Há um emaranhado de sentimentos tanto para quem sai quanto para quem fica: sensação de perda, esperanças e incertezas povoam o imaginário dos envolvidos. Essa dimensão subjetiva deve ser contemplada pelo professor, levando os alunos a perceberem o realismo dos temas estudados. |
Considerando os vários aspectos que envolvem a questão do trabalho escravo, sugere-se que a socialização das leituras ganhe uma conotação mais ampla. O professor deverá propor um debate operacionalizado da seguinte maneira:
- Cada grupo indica um aluno representante para expor, em até quatro minutos, a síntese da matéria lida.
- Além dos alunos expositores, a turma indicará colegas que representarão os seguintes segmentos: imigrante boliviano, agente aliciador dessas pessoas em seu país de origem, empresário do setor de confecção (de uma marca famosa), consumidor/a de produtos dessas marcas de grife, agente do Ministério do Trabalho, cidadão militante de uma ONG ligada aos direitos humanos. Cada segmento terá um representante, que apresentará seus argumentos em até três minutos.
- Os alunos expositores serão colocados em destaque, com as carteiras dispostas em forma de uma mesa de debates. Os demais colegas da sala ouvirão as exposições e farão perguntas pertinentes ao tema.
OBS: Um grupo ficará responsável pela representação espacial do fenômeno estudado. Num mapa mundi de grande proporção (disponível em quase todas as escolas), poderão ser fixadospequenos papeis autocolantes (chamados de post-its).
- Com uma determinada cor, será demarcada a Bolívia. Algumas matérias indicam a vinda de peruanos, haitianos, e outros vizinhos da América Latina. Esses países também deverão ser demarcados com a mesma cor usada para assinalar a Bolívia. No território brasileiro, os post-its serão colados na Região Metropolitana de São Paulo, área de destino da maior parte desses povos.
- Na internet, é possível copiar as logomarcas das empresas citadas nas matérias jornalísticas. A ideia é representar a espacialização das mesmas, mostrando, no mapa mundi, em que países elas têm movimentação comercial. Sugere-se que as logomarcas sejam impressas e coladas em pequenos papeis autocolantes (post-its) e fixadas nos países onde estão presentes. Com apoio da coordenação de área e da direção da escola, sugere-se a impressão colorida. No caso do Brasil, as logomarcas serão coladas em todos os Estados onde elas estão presentes. Os sites dessas marcas costumam indicar a relação de filiais, com os respectivos endereços.
OBS: Esse mapa mundi deverá ser afixado atrás das carteiras onde estarão sentados os alunos expositores, formando uma espécie de cenário para o debate.
A conclusão da experiência didática vivenciada deverá ocorrer por meio da redação de uma síntese, em estilo narrativo dissertativo. Para enriquecer o trabalho, sugere-se que cada grupo faça a redação sob uma das seguintes perspectivas: imigrante boliviano, agente aliciador dessas pessoas em seu país de origem, empresário do setor de confecção (de uma marca famosa), consumidor/a desses produtos de grife, agente do Ministério do Trabalho, cidadão militante de uma ONG ligada aos direitos humanos.
Após a revisão feita pelo professor, as redações deverão ser fixadas no mural da sala de aula, para que todos possam ler a produção da turma.
http://debatendo-a-educacao.blogspot.com.br/2012/10/deia-do-professor.html
Objetiva-se aprofundar o tema, levando os alunos a compreender e a argumentar sobre alguns aspectos, como: o que tem levado os bolivianos a virem para o Brasil? A Bolívia também recebe brasileiros? Quais são as implicações legais e diplomáticas da recepção desses estrangeiros no país? Por que o Brasil tornou-se polo de interesse de povos latino-americanos? Seria possível uma convivência harmoniosa?
A temática da recepção desses povos tem provocado calorosos debates entre os brasileiros. Por outro lado, a mídia tem noticiado casos extremos, como o trabalho escravo e algumas agressões criminosas contra esses vizinhos estrangeiros.
Para responder a esses e a outros questionamentos, sugere-se o desenvolvimento de uma atividade especial: uma mesa de debates, com a participação de professores da própria escola, das áreas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia. Sugere-se também que o convite seja estendido a algumas autoridades da cidade, como o juiz de direito ou o promotor de justiça da comarca, o delegado, ou um advogado conhecido. OBS: A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) mantém um projeto denominado OAB vai à escola. Um contato antecipado pode promover esta parceria.
Uma proposta de tema para o debate pode ser: O papel do Brasil na América Latina: imigração, cooperação, trabalho e política.
Os debatedores deverão ser contatados com antecedência para que preparem suas apresentações, de modo a abordar diferentes perspectivas. Com apoio da coordenação de área e da direção da escola, deverá ser feita uma adequação no horário de aulas para que os professores debatedores e as turmas envolvidas estejam disponíveis na data preestabelecida. Cada debatedor terá dez minutos para as suas argumentações, que serão seguidas de um momento de perguntas e participação dos alunos.
http://escolartes.blogspot.com.br/
A solidariedade universal é um dos valores a ser construído e cultivado entre as pessoas, principalmente entre os jovens, que vivem neste tempo de pós globalização. O conhecimento formal é importante, porém, o respeito é fruto da convivência. Pouco conhecemos acerca de nossos vizinhos sul-americanos e a escola pode se transformar num local privilegiado para que isso aconteça.
Com o apoio do professor de Artes e de História, pode-se fazer uma investigação sobre a cultura boliviana, incluindo sua ascendência indígena e espanhola, suas músicas e danças, pratos típicos, vestimentas, tipos de moradia, entre outros aspectos. A iniciativa torna-se mais viva se houver, na comunidade, um/a boliviano/a ou alguém que já tenha visitado aquele país. Essas pessoas devem ser convidadas para darem seus depoimentos e ajudarem, de alguma forma, na organização do evento. Objetos e fotos de diferentes regiões da Bolívia, se possível, ajudarão a compor o cenário do evento.
Grupo 1: Formação histórica do povo boliviano Investigar a formação histórica da nação boliviana, identificando os principais grupos indígenas, a colonização espanhola, brasileiros que migraram para aquele país, entre outros povos. Fontes de pesquisa Formação dos estados nacionais http://www.coladaweb.com/historia/formacao-dos-estados-nacionais Bolívia http://pt.wikipedia.org/wiki/Bol%C3%ADvia Comitê soma forças por agricultores brasileiros da Bolívia |
Grupo 4: Moradias bolivianas típicas e modernas Investigar a caracterização da arquitetura boliviana, identificando a influência indígena e espanhola. Fontes depesquisa Bolívia principais destinos turísticos http://www.consuladodeboliviaenrio.org.br/pri_rut_br.php Vestimentas e moradias na Bolívia http://viagem.uol.com.br/album/copacabana_bolivia_album.htm#fotoNav=5
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Grupo 2: Músicas e danças típicas bolivianas Investigar algumas das principais manifestações artísticas da Bolívia, destacando as músicas e danças típicas. Identificar as influências culturais presentes nessas manifestações culturais. Fontes de pesquisa Bolívia declara danças típicas como patrimônios culturais http://missoesembolivia.blogspot.com.br/2007/12/danas-tpicas-de-bolvia.html La Paz – Festas populares http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/lapaz De Portugal a Bolívia, 1ª Parada Migrante apresenta danças e músicas típicas de 12 países
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Grupo 5: Geografia da Bolívia: paisagens naturais Investigar a caracterização geral da geografia boliviana, identificando aspectos naturais e antrópicos na produção espacial daquele país. Fontes de pesquisa Geografia da Bolívia http://www.infoescola.com/bolivia/geografia-da-bolivia/ Bolívia http://www.brasilescola.com/geografia/bolivia.htm
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Grupo 3: Pratos típicos bolivianos Investigar a caracterização da culinária regional boliviana, identificando as influências culturais presentes. Fontes de pesquisa Comidas típicas de Bolívia Chairo: um prato típico da Bolívia que aquece e alimenta
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Grupo 6: Geografia da Bolívia: economia e desenvolvimento social Investigar a caracterização econômica e social da Bolívia, identificando PIB, IDH, e outros indicadores socioeconômicos. Identificar soluções encontradas pelos governantes e pela sociedade para superação das desigualdades sociais.
Fonte de pesquisa Economia da Bolívia http://www.infoescola.com/bolivia/economia-da-bolivia/ Imagens da economia da Bolívia
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Quadro 1. Temas para pesquisa em grupo GIL, Izabel Castanha, 2013 (Org.)
Em data e horário predefinidos, alunos e professores apresentarão esta manifestação cultural, estendendo o convite a outras turmas da escola.
Brasil e Bolívia: um histórico de polêmicas e constrangimentos http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2013/08/27/brasil-e-bolivia-um-historico-de-polemicas-e-constrangimentos/
Mais cultura nas escolas
Participação, interesse, pontualidade, são aspectos comportamentais e atitudinais que devem ser considerados na composição da média final. Em relação ao conhecimento, o professor deverá considerar o desempenho dos alunos nas interpretações propostas.
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