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A linguagem e suas funções: canções e poemas

 

18/10/2013

Autor e Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • (Re)conhecer as funções da linguagem.
  • (Re)conhecer as diferentes funções da linguagem em canções e poemas.
Duração das atividades
02 aulas de 60 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidades de leitura e compreensão de textos;
  • Funções da linguagem;
  • Intencionalidade discursiva.
Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • Computador;
  • Projetor;
  • Toca CD;
  • Cópias das letras das canções;
  • Trabalho em dupla;
  • Trabalho em grupo.

Módulo 1

ATIVIDADE 1

Professor, essa é uma aula cujo objetivo é fixar o aprendizado sobre as funções da linguagem. Essa fixação será feita de forma bem lúdica, tendo como objeto de estudo textos de canções, textos publicitários e poemas. Você vai precisar de um computador, um projetor e caixas de som ou, caso isso não seja possível, um toca CD ou um aparelho de USB será suficiente para reprodução das músicas. Incentive seus alunos a cantar, pois como reza o ditado, "quem canta seus males espanta". Além disso, aprender cantando é prazeroso e traz resultados positivos.

Para introduzir o assunto, prepare slides ou cartazes com as definições das seis funções da linguagem para fazer uma boa revisão com os alunos sobre esses conceitos. Veja as sugestões abaixo:

1) Função Referencial ou Denotativa

Palavra-chave: referente

Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere.

Exemplo:

Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma maçã, uma laranja, uma banana e um morango. (Este texto informa o que há dentro da cesta, logo, há função referencial).

 

2) Função Expressiva ou Emotiva

Palavra-chave: emissor

Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação.

Exemplos:

a) Ah, que coisa boa!

b) Tenho um pouco de medo...

c) Nós te amamos!

 

3) Função Apelativa ou Conativa

Palavra-chave: receptor

Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.

Exemplos:

 

a) Você já tomou banho?

b) Mãe, vem cá!

c) Não perca esta promoção!

 

4) Função Poética

Palavra-chave: mensagem

É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da lógica ou provocar um efeito humorístico. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequência nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade.

Exemplo:

a)  “... a lua era um desparrame de prata”.
(Jorge Amado)

 

5) Função Fática 

Palavra-chave: canal

Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. É aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. Fática quer dizer "relativa ao fato", ao que está ocorrendo. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, claro, sem dúvida, entende?, não é mesmo? É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares.

Exemplo:

Alô? Está me ouvindo?

 

6) Função Metalinguística

Palavra-chave: código

Esta função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem.

Exemplo:

Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.

(Para dar a definição de frase, usamos uma frase.)

Observações:

- Em um mesmo texto podem aparecer várias funções da linguagem. O importante é saber qual a função predominante no texto, para então defini-lo.

- As funções para a linguagem foram bem caracterizadas em 1960, por um famoso linguista russo chamado Roman Jakobson, num célebre ensaio intitulado "Linguística e Poética".

Os slides acima foram adaptados pelo formador. As definições estão disponíveis em: http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil13.php. Acesso em: 17 out 2013.

ATIVIDADE 2

Entregue aos alunos cópias da letra da canção "Sinal fechado" de Chico Buarque. Como se trata de um diálogo, peça a dois alunos que façam a leitura em voz alta, em tom de dramatização. Você pode pedir para duas ou mais duplas para fazerem a leitura, assim os alunos terão oportunidade de compreender melhor a letra da canção e também de ouvir interpretações diferentes.

Terminada a leitura, pergunte aos alunos qual é a função da linguagem predominante no texto. Em seguida, peça-lhes que destaquem todos os exemplos dessa função da linguagem encontrados no texto da canção.

Sinal Fechado

Chico Buarque

- Olá! Como vai?

- Eu vou indo. E você, tudo bem?

- Tudo bem! Eu vou indo, correndo pegar meu lugar no futuro… E
você?

- Tudo bem! Eu vou indo, em busca de um sono tranquilo… Quem sabe?

- Quanto tempo!

- Pois é, quanto tempo!

- Me perdoe a pressa, é a alma dos nossos negócios!

- Qual, não tem de quê! Eu também só ando a cem!

- Quando é que você telefona? Precisamos nos ver por aí!

- Pra semana, prometo, talvez nos vejamos… Quem sabe?

- Quanto tempo!

- Pois é… Quanto tempo!

- Tanta coisa que eu tinha a dizer, mas eu sumi na poeira das
ruas...

- Eu também tenho algo a dizer, mas me foge à lembrança!

- Por favor, telefone! Eu preciso beber alguma coisa,
rapidamente…

- Pra semana…

- O sinal…

- Eu procuro você…

- Vai abrir, vai abrir…

- Eu prometo, não esqueço, não esqueço…

- Por favor, não esqueça, não esqueça…

- Adeus!

- Adeus!

- Adeus!

Letra da canção disponível em: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/sinal-fechado.html. Acesso em: 17 out 2013.

Feita a compreensão da letra musical, exiba o vídeo da canção Sinal fechado na voz de Chico Buarque e Maria Bethania. Convide os alunos para cantar. Divirtam-se, a canção é linda!!

Observação: Caso você tenha tempo e interesse, saia um pouco do tema da aula e provoque uma discussão com os alunos a respeito da mensagem da música. Chame a atenção dos alunos para a revisitação da mensagem subjetiva da letra. Essa canção foi escrita nos anos 1970 e é atual até hoje. Veja, por exemplo, como a cena descrita nos versos abaixo é atual e acontece todos os dias:

- Tudo bem! Eu vou indo, correndo pegar meu lugar no futuro… E
você?

- Tudo bem! Eu vou indo, em busca de um sono tranquilo… Quem sabe?

Ainda com relação à falta de tempo, percebe-se que essa queixa não é característica dos dias atuais, pois na época em que a canção foi escrita já se dizia:

- Me perdoe a pressa, é a alma dos nossos negócios!

- Qual, não tem de quê! Eu também só ando a cem!

E, para finalizar, pergunte aos alunos o que eles entendem dos versos:

- Tanta coisa que eu tinha a dizer, mas eu sumi na poeira das
ruas...

- Eu também tenho algo a dizer, mas me foge à lembrança!

 

sinal fechado

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1pMXoeVh8_s. Acesso em: 17 out 2013.

Módulo 2

ATIVIDADE 1

Professor, para a exploração da letra dessa canção, caso queira economizar papel, apenas projete a letra em tamanho suficiente para que todos acompanhem a leitura. Para que os alunos participem de forma ativa, peça-lhes que façam a leitura em voz alta. Deixe que dois ou três alunos façam a leitura. Em seguida, pergunte-lhes qual é a função de linguagem predominante na letra musical. Verifique a compreensão do texto e, se necessário, façam uma pesquisa no dicionário para checar a definição de palavras que possam ser desconhecidas para os alunos, tais como, ideograma, anagrama, barbarismo, neologismo entre outras.

Gramática

 

Palavra Cantada

O substantivo
É o substituto
Do conteúdo

O adjetivo
É a nossa impressão
Sobre quase tudo

O diminutivo
É o que aperta o mundo
E deixa miúdo

O imperativo
É o que aperta os outros
E deixa mudo

Um homem de letras
Dizendo ideias
Sempre se inflama

Um homem de ideias
Nem usa letras
Faz ideograma

Se altera as letras
E esconde o nome
Faz anagrama

Mas se mostro o nome
Com poucas letras
É um telegrama

Nosso verbo ser
É uma identidade
Mas sem projeto

E se temos verbo
Com objeto
É bem mais direto

No entanto falta
Ter um sujeito
Pra ter afeto

Mas se é um sujeito
Que se sujeita
Ainda é objeto

Todo barbarismo
É o português
Que se repeliu

O neologismo
É uma palavra
Que não se ouviu

Já o idiotismo
É tudo que a língua
Não traduziu

Mas tem idiotismo
Também na fala
De um imbecil

 

Letra da canção disponível em: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/gramatica.html. Acesso em: 17 out 2013.

Agora, projete o vídeo com a letra da canção e cante com a turma!!!

palavra cantada

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iCK1aaF8Yi4. Acesso em: 17 out 2013.

ATIVIDADE 2

Pergunte aos alunos se já ouviram falar sobre o cantor Moacyr Franco. Verifique se eles conhecem alguma(s) de suas músicas. Comente com os alunos que a música que vocês vão ouvir é do gênero marcha de carnaval e foi lançada em 1959. Faça cópias da letra da música e entregue aos alunos. Projete o vídeo da canção. Deixe que os alunos ouçam uma ou duas vezes, depois pergunte a eles qual é a função da linguagem predominante na letra da música. Aproveite para comentar com a turma como era a festa de carnaval na época do lançamento dessa música. Peça aos alunos que conversem com seus pais e perguntem a eles se conhecem essa canção.

Me dá um dinheiro aí!

Autores: Homero Ferreira
Intérprete: Moacir Franco
Ano: 1959

Ei, você aí!
Me dá um dinheiro aí!
Me dá um dinheiro aí!

Não vai dar?
Não vai dar não?
Você vai ver a grande confusão
Que eu vou fazer bebendo até cair
Me dá me dá me dá, ô!
Me dá um dinheiro aí!

Letra disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/me-dinheiro-ai-673441.shtml. Acesso em: 17 out 2013.

me da um din

Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wTDdd3dFPG4. Acesso em: 17 out 2013.

ATIVIDADE 3

Projete o vídeo sugerido abaixo e mostre aos alunos uma paródia feita com a marchinha de carnaval que eles acabaram de ouvir. A paródia se chama Melô do mensalão. Depois da exposição do vídeo, verifique se os alunos reconheceram a função da linguagem predominante no texto da paródia. Discuta com os alunos sobre a mensagem crítica explicitada na letra da paródia.

mensalão

Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=8cPcm_eHP_8. Acesso em: 17 out 2013.

ATIVIDADE 4

Nessa atividade, exponha o texto publicitário sugerido abaixo e pergunte aos alunos qual é a função da linguagem predominante. Reforce com os alunos que o objetivo da função conativa ou apelativa é influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem, sugestão, convite ou apelo. Chame a atenção para o fato de que os verbos normalmente estão no imperativo: fuja, escolha, procure, conheça. Esse tipo de função é muito comum em textos publicitários, em discursos políticos ou de autoridade.

Pergunte aos alunos se eles reconhecem outra função também presente nas primeiras frases do texto.

Imagem disponível em: http://duvidasredacao.blogspot.com.br/2009/10/funcao-apelativa-ou-conotativa.html. Acesso em: 17 out 2013.

ATIVIDADE 5

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-CKl7uTzccwg/TtWNrnDJeOI/AAAAAAAAAYY/PwVexvjU7i8/s1600/Transarte+-+27nov11+-+Encerramento+-+Alexandra+Martins-36.jpg. Acesso em: 17 out 2013.

Encerre a aula trabalhando um poema que tenha como função predominante a emotiva. Você pode escolher um poema grande ou vários pequenos. Aproveite esse momento para trabalhar a técnica de declamação de poemas. Você pode pedir aos alunos que declamem os poemas por meio da leitura ou até mesmo que memorizem os poemas. Os alunos podem trabalhar individualmente ou em grupo aplicando a técnica de jogral. Incentive seus alunos!!! Seja criativo e envolva a turma nessa atividade!!! É uma ótima oportunidade para descobrir talentos novos. A sugestão do poema abaixo Eu sei que vou te amar é uma canção de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Morais. Portanto, vários alunos poderão participar, cantando, tocando violão e declamando. Você poderá, inclusive, fazer um trabalho em parceria com o professor de Artes.

Canção:

eu sei q vou

Letra e canção disponíveis em: http://www.vagalume.com.br/vinicius-de-moraes/eu-sei-que-vou-te-amar.html. Acesso em: 17 out 2013.

Poema declamado:

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor ei de espalhar meu canto
e rir meu riso e derramar meu pranto
ao seu pesar ou seu contentamento

E assim quando mais tarde me procure
quem sabe a morte angustia de quem vive
quem sabe solidão fim de quem ama

Eu possa lhe dizer do amor (que tive)
Que não seja imortal posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes

Poema disponível em: http://pensador.uol.com.br/frase/MTI4OTcy/. Acesso em: 17 out 2013.

Recursos Complementares

Para outros slides sobre as funções da linguagem, acesse:

http://www.slideshare.net/LilianLima3/funes-de-linguagem-11389349. Acesso em: 17 out 2013.

Para exercícios sobre as funções da linguagem, acesse:

http://bergamocarolina15.blogspot.com.br/2013/03/exercicios-funcoes-da-linguagem-1-ano.html. Acesso em: 17 out 2013.

Avaliação
  • A avaliação será feita ao longo da aula, de modo processual. O professor deverá observar se os alunos são capazes de reconhecer as funções da linguagem nos vários textos abordados durante as atividades propostas. Caso o professor queira, poderá fazer uma avaliação quantitativa, posteriormente, por meio de aplicação de exercícios orais e/ou escritos sobre os conceitos das funções e suas aplicações em textos diferentes.
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