18/10/2013
Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Recursos:
Professor, essa é uma aula cujo objetivo é fixar o aprendizado sobre as funções da linguagem. Essa fixação será feita de forma bem lúdica, tendo como objeto de estudo textos de canções, textos publicitários e poemas. Você vai precisar de um computador, um projetor e caixas de som ou, caso isso não seja possível, um toca CD ou um aparelho de USB será suficiente para reprodução das músicas. Incentive seus alunos a cantar, pois como reza o ditado, "quem canta seus males espanta". Além disso, aprender cantando é prazeroso e traz resultados positivos.
Para introduzir o assunto, prepare slides ou cartazes com as definições das seis funções da linguagem para fazer uma boa revisão com os alunos sobre esses conceitos. Veja as sugestões abaixo:
1) Função Referencial ou DenotativaPalavra-chave: referente Transmite uma informação objetiva sobre a realidade. Dá prioridade aos dados concretos, fatos e circunstâncias. É a linguagem característica das notícias de jornal, do discurso científico e de qualquer exposição de conceitos. Coloca em evidência o referente, ou seja, o assunto ao qual a mensagem se refere. Exemplo: Numa cesta de vime temos um cacho de uvas, uma maçã, uma laranja, uma banana e um morango. (Este texto informa o que há dentro da cesta, logo, há função referencial). |
2) Função Expressiva ou EmotivaPalavra-chave: emissor Reflete o estado de ânimo do emissor, os seus sentimentos e emoções. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação. Exemplos:
|
3) Função Apelativa ou ConativaPalavra-chave: receptor Seu objetivo é influenciar o receptor ou destinatário, com a intenção de convencê-lo de algo ou dar-lhe ordens. Como o emissor se dirige ao receptor, é comum o uso de tu e você, ou o nome da pessoa, além dos vocativos e imperativo. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Exemplos:
|
4) Função PoéticaPalavra-chave: mensagem É aquela que põe em evidência a forma da mensagem, ou seja, que se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. O escritor, por exemplo, procura fugir das formas habituais e expressão, buscando deixar mais bonito o seu texto, surpreender, fugir da lógica ou provocar um efeito humorístico. Embora seja própria da obra literária, a função poética não é exclusiva da poesia nem da literatura em geral, pois se encontra com frequência nas expressões cotidianas de valor metafórico e na publicidade. Exemplo:
|
5) Função FáticaPalavra-chave: canal Tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação. É aplicada em situações em que o mais importante não é o que se fala, nem como se fala, mas sim o contato entre o emissor e o receptor. Fática quer dizer "relativa ao fato", ao que está ocorrendo. Aparece geralmente nas fórmulas de cumprimento: Como vai, tudo certo?; ou em expressões que confirmam que alguém está ouvindo ou está sendo ouvido: sim, claro, sem dúvida, entende?, não é mesmo? É a linguagem das falas telefônicas, saudações e similares. Exemplo:
|
6) Função MetalinguísticaPalavra-chave: código Esta função refere-se à metalinguagem, que ocorre quando o emissor explica um código usando o próprio código. É a poesia que fala da poesia, da sua função e do poeta, um texto que comenta outro texto. As gramáticas e os dicionários são exemplos de metalinguagem. Exemplo:
Observações: - Em um mesmo texto podem aparecer várias funções da linguagem. O importante é saber qual a função predominante no texto, para então defini-lo. - As funções para a linguagem foram bem caracterizadas em 1960, por um famoso linguista russo chamado Roman Jakobson, num célebre ensaio intitulado "Linguística e Poética". |
Os slides acima foram adaptados pelo formador. As definições estão disponíveis em: http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil13.php. Acesso em: 17 out 2013.
Entregue aos alunos cópias da letra da canção "Sinal fechado" de Chico Buarque. Como se trata de um diálogo, peça a dois alunos que façam a leitura em voz alta, em tom de dramatização. Você pode pedir para duas ou mais duplas para fazerem a leitura, assim os alunos terão oportunidade de compreender melhor a letra da canção e também de ouvir interpretações diferentes.
Terminada a leitura, pergunte aos alunos qual é a função da linguagem predominante no texto. Em seguida, peça-lhes que destaquem todos os exemplos dessa função da linguagem encontrados no texto da canção.
Sinal FechadoChico Buarque- Olá! Como vai? - Eu vou indo. E você, tudo bem? - Tudo bem! Eu vou indo, correndo pegar meu lugar no futuro… E - Tudo bem! Eu vou indo, em busca de um sono tranquilo… Quem sabe? - Quanto tempo! - Pois é, quanto tempo! - Me perdoe a pressa, é a alma dos nossos negócios! - Qual, não tem de quê! Eu também só ando a cem! - Quando é que você telefona? Precisamos nos ver por aí! - Pra semana, prometo, talvez nos vejamos… Quem sabe? - Quanto tempo! - Pois é… Quanto tempo! - Tanta coisa que eu tinha a dizer, mas eu sumi na poeira das - Eu também tenho algo a dizer, mas me foge à lembrança! - Por favor, telefone! Eu preciso beber alguma coisa, - Pra semana… - O sinal… - Eu procuro você… - Vai abrir, vai abrir… - Eu prometo, não esqueço, não esqueço… - Por favor, não esqueça, não esqueça… - Adeus! - Adeus! - Adeus! |
Letra da canção disponível em: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/sinal-fechado.html. Acesso em: 17 out 2013.
Feita a compreensão da letra musical, exiba o vídeo da canção Sinal fechado na voz de Chico Buarque e Maria Bethania. Convide os alunos para cantar. Divirtam-se, a canção é linda!!
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=1pMXoeVh8_s. Acesso em: 17 out 2013.
Professor, para a exploração da letra dessa canção, caso queira economizar papel, apenas projete a letra em tamanho suficiente para que todos acompanhem a leitura. Para que os alunos participem de forma ativa, peça-lhes que façam a leitura em voz alta. Deixe que dois ou três alunos façam a leitura. Em seguida, pergunte-lhes qual é a função de linguagem predominante na letra musical. Verifique a compreensão do texto e, se necessário, façam uma pesquisa no dicionário para checar a definição de palavras que possam ser desconhecidas para os alunos, tais como, ideograma, anagrama, barbarismo, neologismo entre outras.
Gramática O substantivo |
Letra da canção disponível em: http://www.vagalume.com.br/palavra-cantada/gramatica.html. Acesso em: 17 out 2013.
Agora, projete o vídeo com a letra da canção e cante com a turma!!!
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iCK1aaF8Yi4. Acesso em: 17 out 2013.
Pergunte aos alunos se já ouviram falar sobre o cantor Moacyr Franco. Verifique se eles conhecem alguma(s) de suas músicas. Comente com os alunos que a música que vocês vão ouvir é do gênero marcha de carnaval e foi lançada em 1959. Faça cópias da letra da música e entregue aos alunos. Projete o vídeo da canção. Deixe que os alunos ouçam uma ou duas vezes, depois pergunte a eles qual é a função da linguagem predominante na letra da música. Aproveite para comentar com a turma como era a festa de carnaval na época do lançamento dessa música. Peça aos alunos que conversem com seus pais e perguntem a eles se conhecem essa canção.
Me dá um dinheiro aí! Autores: Homero Ferreira Ei, você aí! |
Letra disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/me-dinheiro-ai-673441.shtml. Acesso em: 17 out 2013.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wTDdd3dFPG4. Acesso em: 17 out 2013.
Projete o vídeo sugerido abaixo e mostre aos alunos uma paródia feita com a marchinha de carnaval que eles acabaram de ouvir. A paródia se chama Melô do mensalão. Depois da exposição do vídeo, verifique se os alunos reconheceram a função da linguagem predominante no texto da paródia. Discuta com os alunos sobre a mensagem crítica explicitada na letra da paródia.
Imagem e vídeo disponíveis em: http://www.youtube.com/watch?v=8cPcm_eHP_8. Acesso em: 17 out 2013.
Nessa atividade, exponha o texto publicitário sugerido abaixo e pergunte aos alunos qual é a função da linguagem predominante. Reforce com os alunos que o objetivo da função conativa ou apelativa é influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem, sugestão, convite ou apelo. Chame a atenção para o fato de que os verbos normalmente estão no imperativo: fuja, escolha, procure, conheça. Esse tipo de função é muito comum em textos publicitários, em discursos políticos ou de autoridade.
Pergunte aos alunos se eles reconhecem outra função também presente nas primeiras frases do texto.
Imagem disponível em: http://duvidasredacao.blogspot.com.br/2009/10/funcao-apelativa-ou-conotativa.html. Acesso em: 17 out 2013.
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-CKl7uTzccwg/TtWNrnDJeOI/AAAAAAAAAYY/PwVexvjU7i8/s1600/Transarte+-+27nov11+-+Encerramento+-+Alexandra+Martins-36.jpg. Acesso em: 17 out 2013.
Encerre a aula trabalhando um poema que tenha como função predominante a emotiva. Você pode escolher um poema grande ou vários pequenos. Aproveite esse momento para trabalhar a técnica de declamação de poemas. Você pode pedir aos alunos que declamem os poemas por meio da leitura ou até mesmo que memorizem os poemas. Os alunos podem trabalhar individualmente ou em grupo aplicando a técnica de jogral. Incentive seus alunos!!! Seja criativo e envolva a turma nessa atividade!!! É uma ótima oportunidade para descobrir talentos novos. A sugestão do poema abaixo Eu sei que vou te amar é uma canção de Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Morais. Portanto, vários alunos poderão participar, cantando, tocando violão e declamando. Você poderá, inclusive, fazer um trabalho em parceria com o professor de Artes.
Canção:
Eu Sei Que Vou Te Amar Compositor: Antônio Carlos Jobim/Vinícius De MoraesEu sei que vou te amar |
Letra e canção disponíveis em: http://www.vagalume.com.br/vinicius-de-moraes/eu-sei-que-vou-te-amar.html. Acesso em: 17 out 2013.
Poema declamado:
De tudo ao meu amor serei atento |
Poema disponível em: http://pensador.uol.com.br/frase/MTI4OTcy/. Acesso em: 17 out 2013.
http://www.slideshare.net/LilianLima3/funes-de-linguagem-11389349. Acesso em: 17 out 2013.
http://bergamocarolina15.blogspot.com.br/2013/03/exercicios-funcoes-da-linguagem-1-ano.html. Acesso em: 17 out 2013.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!