Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Construindo sentidos a partir do texto e seu contexto

 

20/10/2013

Autor y Coautor(es)
SELMA SUELI SANTOS GUIMARAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias; Lazuíta Goretti de Oliveira.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Inferir em um texto os objetivos de seu produtor e o público alvo a quem se destina;
  • Ler as entrelinhas, isto é, buscar informações para além do que está escrito em um texto, partindo da informação textual claramente veiculada, considerando-se o contexto textual e seu conhecimento de mundo prévio;
  • Produzir um texto publicitário.
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estratégias de leitura.
Estratégias e recursos da aula

Recursos:

  • Internet;
  • Computador e projetor;
  • Textos publicitários veiculados na internet;
  • Dicionários;
  • Trabalho em grupo.

Módulo 1

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais,
 
"A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e  interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o assunto,  sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem etc. Não se trata de extrair informação, decodificando letra por letra, palavra por palavra. Trata-se de uma atividade que implica  estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação, sem as quais não é possível  proficiência. É o uso desses procedimentos que possibilita controlar o que vai sendo lido,  permitindo tomar decisões diante de dificuldades de compreensão, avançar na busca de  esclarecimentos, validar no texto suposições feitas. Um leitor competente sabe selecionar, dentre os textos que circulam socialmente, aqueles que podem atender a suas necessidades, conseguindo estabelecer as estratégias adequadas para abordar tais textos. O leitor competente é capaz de ler as entrelinhas, identificando, a partir do que está escrito, elementos implícitos, estabelecendo relações entre o texto e seus conhecimentos prévios ou entre o texto e outros textos já lidos". (PCNs, 1998, p. 69-70)
Texto disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 18 out 2013.
 
Nesse sentido, esta aula objetiva proporcionar ao aluno condições de "ler as entrelinhas", isto é, condições de fazer inferências, partindo da informação textual claramente veiculada, considerando-se o contexto textual e seu conhecimento de mundo prévio.

ATIVIDADE 1

Se você pode fazer sua aula no laboratório de informática ou tem a possibilidade de utilizar um computador e um projetor, prepare a aula com esses recursos. Caso contrário, faça cópias da imagem publicitária abaixo e distribua-as entre os alunos. Nesse caso, faça pelo menos uma cópia colorida, pois a mensagem visual da publicidade também dever ser decodificada.

Primeiramente, mostre a imagem aos alunos e façam juntos uma leitura da mensagem não verbal. Explorem as cores, os objetos retratados, relacionem a mensagem não verbal e a verbal.

grego

Imagem da Revista Veja Edição 2342 de 09/10/2013, p. 27. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 18 out 2013.

Professor, veja abaixo a transcrição do texto publicitário para facilitar a leitura:

CHEGOU VIGOR GREGO ZERO

TRADICIONAL E MORANGO. O PRIMEIRO

IOGURTE GREGO ZERO GORDURAS.

Ultracremoso, ultrassaboroso e sem gordura.

Mais uma novidade extraordinária da Vigor.

-----------------------------------------------------------------

VIGOR GREGO

Iogurte grego bem feito como deve ser.

 

Em seguida, faça observações e questionamentos como:

1. Chame a atenção dos alunos para a imagem do iogurte, que sugere cremosidade e sabor.

2. Peça aos alunos pra relacionar a imagem do iogurte e a frase: "Ultracremoso, ultrassaboroso e sem gordura".

3. Pergunte aos alunos o que entenderam da frase introdutória da publicidade: "Se existia algum motivo para resistir, agora existe zero".

4. O que esse zero significa?

5. Por que agora não é preciso resistir à tentação de tomar um iogurte?

6. Essa publicidade é atual, foi publicada no início do mês de outubro. Qual sua relação com o contexto em que ela foi produzida? O público alvo dessa publicidade está interessado em manter a forma? Em resistir à tentação de comer alimentos gordurosos?

7. Qual é o público alvo dessa publicidade?

8. Quais são os adjetivos utilizados no texto para descrever o produto veiculado?

9. Esses adjetivos foram modificados por um prefixo? Qual? Como esses prefixos modificaram o sentido dos adjetivos?

10. O que o uso desses adjetivos provoca no leitor? O uso dos adjetivos intensificou a mensagem publicitária?

11. Na frase "Mais uma novidade extraordinária da Vigor", também temos um adjetivo. Qual? Qual o significado de "extraordinária"? Qual o efeito do uso desse adjetivo? Procure o significado desse adjetivo no(s) dicionário(s). Você acha que o adjetivo foi bem empregado? Por quê?

Em Houaiss; Villar, 2009, encontramos a seguinte definição para extraordinário:

n adjetivo
1    que foge do usual ou do previsto; que não é ordinário; fora do comum. Exs.: acontecimento e., despesas e.
2    não regular, fora do estabelecido. Ex.: medidas e., poderes e.
3    que se caracteriza por ser raro, excepcional, notável. Ex.: aluno e.
4    que se caracteriza pela estranheza; esquisito. Ex.: suas extravagâncias o tornavam um ser e.
5    que é digno de grande admiração; fabuloso, inacreditável. Ex.: histórias e.
6    que é excessivo em quantidade ou em intensidade. Exs.: houve um número e. de comparecimentos,  um silêncio e.

12. Qual o impacto no leitor da frase "Iogurte grego bem feito como deve ser."?

13. Essa publicidade alcançou seu objetivo? Convenceu o público alvo? Você ficou com vontade de experimentar o iogurte?

ATIVIDADE 2

Projete a publicidade sugerida abaixo e trabalhe a compreensão do texto com seus alunos.

dia dos pais

Imagem da Revista Veja Edição 2333 de 07/08/2013, p. 27. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 19 out 2013.

1. Qual é a data da edição desse texto publicitário?

2. Qual é a data comemorativa que temos no mês de agosto?

3. Existe alguma relação entre a data de publicação da publicidade e a mensagem nela veiculada?

2. Em qual revista essa publicidade foi veiculada? Qual é o público alvo da Revista Veja?

4. A quem é dirigido esse texto publicitário?

5. Quais são as palavras que nos permitem inferir que esse texto se dirige aos filhos?

6. Qual é a função de linguagem expressa na frase "Dê um kit Lupo para seu pai."?

7. O que você pensa do slogan #cuecaemeiadasorte, que está à esquerda na parte de baixo da publicidade?

8. O texto diz que o pai está precisando de meia e cueca. Entretanto, no kit Lupo apresentado, além das meias e cuecas, podemos ver uma camiseta. Qual sua opinião sobre isso?

9. Você acredita que um presente deve sempre surpreender, isto é, ir além das necessidades?

10. Seria esperado, isto é, seria normal encontrar uma campanha publicitária na Revista Veja da semana que antecede o Dia dos Pais?

ATIVIDADE 3

Projete esta outra publicidade e deixe que os alunos façam uma leitura silenciosa do texto.

sandisk

Imagem da Revista Veja Edição 2333 de 07/08/2013, p. 55. Disponível em: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx. Acesso em: 19 out 2013.

Veja a transcrição do texto publicitário que está abaixo da foto:

Gargalhadas memoráveis e broncas perdoáveis. Cada instante ao lado

dele se torna inesquecível. Sandisk, dedicada à memória flash, com a

confiança dos profissionais em todo o mundo. Dia dos Pais: preserve

com Sandisk.

Depois que os alunos tiverem feito a leitura silenciosa, proponha uma discussão:

1. Qual o produto veiculado nessa publicidade?

2. Qual a data da publicação da publicidade?

3. É a mesma data da publicidade anterior. Portanto, foi publicada no mês em que se comemora o Dia dos Pais. Se não houvesse texto escrito, apenas pela imagem poderíamos inferir que o adulto e a criança são pai e filho? Por quê?

4. A frase "De 4 GB a 128 GB" faz referência à quê? Além da capacidade de memória dos cartões que varia de 4 a 128 GB, qual outra sugestão de crescimento veiculada pela imagem?

5. O que a moldura vermelha ao redor do rosto da criança sugere?

6. O que sugerem as frases "Gargalhadas memoráveis e broncas perdoáveis. Cada instante ao lado dele se torna inesquecível."?

7. Qual o sentido da frase "Dia dos Pais: preserve com Sandisk."?

8. Quais são as expressões do texto que remetem ao tempo?

9. Por que o tempo seria importante nessa publicidade? Qual a mensagem implícita relacionada ao tempo e à relação pai e filho?

!0. A quem se dirige essa publicidade? Na sua opinião, ela convence o público alvo?

Módulo 2

ATIVIDADE 1

Projete a imagem publicitária sugerida abaixo ou prepare uma cópia colorida para mostrar aos alunos:

Imagem disponível em: http://obviousmag.org/archives/2008/11/publicidade_criativa.html. Acesso em: 19 out 2013.

1. Qual a mensagem veiculada nessa imagem?

2. Há apenas uma pequena frase escrita em inglês. Mas, mesmo que o leitor não saiba inglês, a mensagem veiculada pela imagem poderia ser decodificada?

3. Você acredita que essa imagem possa convencer o leitor? Por quê?

4. Você concorda com a mensagem veiculada nessa imagem?

5. A quem a mensagem verbal "Leia mais." se dirige? Quem é o público alvo dessa publicidade?

ATIVIDADE 2

Projete a imagem publicitária sugerida abaixo ou faça uma cópia colorida para mostrar aos alunos:

 Anuncios Criatividade Publicidade

Imagem disponível em: http://obviousmag.org/archives/2008/11/publicidade_criativa.html. Acesso em: 19 out 2013.

1. Ao projetar a imagem ou mostrá-la aos alunos, esconda a frase embaixo. Mostre apenas a imagem não verbal e pergunte aos o significado da imagem.

2. Em seguida, descubra a frase e leia-a com os alunos. Caso os alunos não consigam entender a frase em inglês, você poderá passar a tradução: "Não compre lembranças de animais exóticos". Agora, pergunte novamente aos alunos o significado dessa imagem.

3. Qual a mensagem veiculada nessa imagem?

4. Por que a mala está sangrando?

4. Qual a relação que se estabelece entre lembranças e viagem?

5. Você sabe o que significa a sigla WWF? (Veja nos Recursos Complementares)

ATIVIDADE 3

Mostre a imagem publicitária sugerida abaixo aos alunos:

http://2.bp.blogspot.com/_MfnX51I9FHk/S-H1BaSZhzI/AAAAAAAAAFY/JcGDNC-cW0o/s1600/horta+de+elite+2.jpg

Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_MfnX51I9FHk/S-H1BaSZhzI/AAAAAAAAAFY/JcGDNC-cW0o/s1600/horta+de+elite+2.jpg. Acesso em: 19 out 2013.

1. Qual o produto veiculado nessa publicidade?

2. Qual o "jogo de palavras" que se percebe nesse texto? Você conhece o filme Tropa de Elite?

3. O slogan "Aqui a natureza é a estrela" também faz referência ao cinema? Como se percebe isso?

4. Você conhece a frase "pede pra sair"? Já a ouviu em outra situação? Qual?

5. Por que a imagem mostra um tomate com uma boina?

Mostre aos alunos a imagem abaixo e peça-lhes que comparem a tipologia do anúncio publicitário e a tipologia do cartaz do filme e também a boina do tomate e a boina do personagem.

http://marcosself.files.wordpress.com/2010/11/tropadeelite1.jpg

Imagem disponível em: http://marcosself.files.wordpress.com/2010/11/tropadeelite1.jpg. Acesso em: 19 out 2013.

ATIVIDADE 4

http://4.bp.blogspot.com/-5Nx0ynReRws/T1bWgJEH-EI/AAAAAAAAAB4/P4X_a7O5fjg/s1600/fazer-propaganda-eficiente.jpg

Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-5Nx0ynReRws/T1bWgJEH-EI/AAAAAAAAAB4/P4X_a7O5fjg/s1600/fazer-propaganda-eficiente.jpg. Acesso em: 20 out 2013.

Com a participação dos alunos, faça uma lista, no quadro, de títulos de filmes, seriados ou novelas que todos conheçam. Feita a lista, escolham um ou dois títulos e criem uma publicidade a partir deles, como o modelo da publicidade analisada na Atividade 3.

Como atividade extra classe, você pode solicitar que os alunos criem uma publicidade. Eles poderão utilizar o mesmo recurso de trabalhar a partir de um título de filme, seriado ou novela. Poderão também utilizar frases "clichês", como a utilizada na publicidade da Hortifruti "pede pra sair". 

Recursos Complementares

Referência do dicionário citado:

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro Salles. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 1 CD ROM, 2009.

Para mais informações sobre WWF, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/World_Wide_Fund_for_Nature. Acesso em: 19 out 2013.

Para informações sobre títulos de filmes, acesse:

http://www.interfilmes.com/listadefilmes.html. Acesso em: 20 out 2013.

http://melhoresfilmes.com.br/listas/melhores. Acesso em: 20 out 2013.

http://50anosdefilmes.com.br/2009/os-titulos-dos-filmes-estrangeiros-no-brasil-e-em-portugal-uma-confusao-louca-e-ate-divertida/. Acesso em: 20 out 2013.

Avaliação
  • A avaliação será feita durante as aulas, por meio da observação da participação dos alunos nas atividades propostas. Nas discussões, observe se todos são capazes de fazer hipóteses e inferências sobre os textos abordados nas aulas. A atividade individual de criação de uma publicidade, feita em casa, poderá ser utilizada como uma avaliação quantitativa.Professor, veja se os alunos foram criativos e se a tarefa ficou bem feita: colorida e chamativa.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.